A Suécia é um país que oferece uma variedade de atrações para todos os tipos de viajantes, que vai desde cidades históricas tradicionais até maravilhosos cenários naturais intocados. Diante de tantas opções, estamos aqui para ajudar você a montar um roteiro diferenciado com os principais pontos turísticos da Suécia.

Prepare-se para conhecer muitas atrações e dicas sobre tours, ingressos, passeios e diversão. Confira!

Pontos turísticos mais visitados da Suécia

Antes de entrarmos na lista, preciso dizer que a menos que você passe cerca de duas semanas viajando pelo país, vai ser muito difícil conseguir visitar todos eles.

Há várias opções do que fazer em Estocolmo e ainda tem muitas outras atividades em outras cidades que, com certeza, valem muito a pena serem visitadas. Por isso, para ajudar na sua organização, criei esse mapa para você. Os pontos em vermelho estão localizados em Estocolmo e os pontos em azul correspondem a outras cidades.

Dessa maneira, você consegue ter uma ideia de quais locais deseja visitar primeiro e também se lembrar que a Suécia é um país bem comprido, por isso, não dá para conhecer todos esses lugares em menos de uma semana.

Outro ponto importante que preciso mencionar é que os passeios apresentam um custo em coroa sueca (kr), para se ter noção da cotação, kr 1 = R$ 0,50.

1. Museu Vasa

O Museu Vasa é uma das atrações mais populares de Estocolmo. Localizado na ilha de Djurgården, o museu abriga o navio Vasa, um impressionante navio de guerra do século XVII, que afundou em sua viagem inaugural.

Museu Vasa, ponto turístico da Suécia, em formato de navio
O Museu Vasa é um museu histórico marítimo repleto de arte de cultura

Os visitantes podem explorar as exposições interativas e aprender sobre a história por trás dessa embarcação naufragada.

Quero visitar o Museu Vasa!

O museu tem horários de funcionamento diferentes durante o ano. De setembro a maio, ele funciona das 10h às 17h, sendo que nas quartas-feiras, ele fica aberto até às 20h. Durante os meses de junho a agosto, ele funciona das 8h30 até às 18h.

Você pode comprar o ingresso na hora e correr o risco de não conseguir comprá-lo, ou pode adquiri-lo antecipadamente. Você tem a opção de fazer o tour em inglês, ou em espanhol, e o ingresso custa a partir de kr 595.

2. Cidade Antiga de Estocolmo (Gamla Stan)

Gamla Stan é o coração histórico da cidade de Estocolmo, com suas ruas de paralelepípedos, prédios coloridos e praças pitorescas. Você pode passear pelas ruas estreitas, visitar a Catedral de Estocolmo e explorar lojas de artesanato e cafés aconchegantes.

Gamla Stan, significa “Cidade Antiga” e foi a região onde Estocolmo começou a ser construída. Você pode ver os edifícios dos séculos XVII e XVIII que oferecem um mergulho profundo na história sueca.

Quero visitar a Cidade Antiga de Estocolmo!

A boa notícia é que como é um espaço aberto, você pode visitar a qualquer hora do dia, sábados, domingos e feriados.

É um local onde você explorar a área a pé. E nesta mesma região, você encontra outros pontos turísticos da cidade como o Museu Nobel, a Grande Praça (Stortorget) e o Palácio Real de Estocolmo.

Para quem fala inglês, uma ótima opção é fazer um tour gratuito pela região da Cidade Antiga. Esse tipo de tour é muito comum na Europa, sendo que você só paga alguma coisa por ele no final. Geralmente é uma gorjeta, mas não existe um valor estipulado para isso.

3. Palácio Real de Estocolmo

O Palácio Real é uma das residências oficiais do Rei da Suécia e um dos maiores palácios da Europa. Você pode fazer uma visita guiada para explorar os salões deslumbrantes, a Capela Real e os apartamentos reais.

Outra coisa que você não pode deixar de fazer ao visitar o Palácio Real, é assistir à troca da guarda, uma cerimônia tradicional que ocorre diariamente. Ela tem a duração de 40 minutos e em dias de semana às 12h15 e aos domingos, ela acontece às 13h15.

Quero visitar o Palácio Real de Estocolmo!

O horário de funcionamento varia de acordo com os meses do ano. De maio a setembro de 2024 ele está funcionando das 10h às 17h, e de outubro a dezembro de 2024 ele funcionará 10h às 16h, fechando em alguns feriados, como na véspera de Natal e no dia do Natal.

Palácio Real de Estocolmo, na Suécia
O Palácio Real de Estocolmo apresenta toda a sua magnitude e grandeza da realeza

Caso você queira imergir ainda mais nesta parte da cidade, pode contratar um tour privado pela Cidade Antiga, o Museu Vasa e o Palácio Real de Estocolmo. O passeio custa a partir de kr 1.666.

4. Museu Nobel (Nobelmuseet)

O Museu Nobel, localizado no coração de Gamla Stan, é dedicado à história do Prêmio Nobel e às realizações dos laureados. O museu oferece uma visão aprofundada das contribuições notáveis feitas em campos como a literatura, a paz, a medicina, a física e a química.

Quero visitar o Museu Nobel!

O Museu Nobel está aberto durante todo o ano, mas fecha em algumas datas específicas que estão listadas em seu site oficial. De maneira geral, o museu está fechado às segundas-feiras, mas ele abre de terça a quinta das 11h às 17h, na sexta das 11h às 21h e aos finais de semana das 10h às 18h.

O ingresso para o Museu e a visita à Exposição custa a partir de kr 140 por pessoa.

5. Museu ABBA

O Museu ABBA em Estocolmo é um destino imperdível para os fãs da icônica banda sueca que ficou mundialmente conhecida após ganhar uma competição europeia, o Eurovision e emplacar hits como “Mamma Mia” e “Dancing Queen”.

Entrada do Museu Abba, em Estocolmo
Cantar “Mamma Mia” no Museu Abba é uma experiência emocionante para os amantes da banda

No museu, você pode explorar exposições interativas, ver trajes e objetos pessoais dos membros da banda, e até mesmo participar de uma experiência de karaokê com as músicas mais famosas do ABBA.

Quero visitar o Museu ABBA!

Este museu só vende ingressos online para evitar filas e atrasos, preço do ingresso é a partir de kr 239.

O horário de funcionamento vai depender da época do ano, sendo que a abertura ocorre na maior parte do ano às 10h, e o encerramento varia de 18h até às 20h, no site oficial tem todos os horários detalhados.

6. Tivoli Gröna Lund

O Tivoli Gröna Lund é o parque de diversões mais antigo da Suécia, localizado na ilha de Djurgården em Estocolmo. O parque oferece diversão para todas as idades, incluindo montanhas-russas, jogos e shows ao vivo durante o verão.

Quero visitar Tivoli Gröna Lund!

O parque abre geralmente de abril a setembro, com horários especiais para eventos como shows e noites temáticas. O horário de funcionamento também varia, pois em alguns dias ele só abre para shows e apresentações especiais. Por isso, é sempre bom consultar o site oficial para saber qual será a programação do parque durante a época da sua visita.

Crianças até 3 anos e idosos com mais de 65 anos não pagam para entrar no parque. Os ingressos para acessar o parque e andar nos brinquedos custam a partir de 345 coroas suecas para crianças, ou 395 coroas suecas para adultos.

Os ingressos podem ser adquiridos na entrada ou online para evitar filas, mas recomendo sempre comprar online com antecedência para não ter problemas na hora de não conseguir ingressos suficientes para toda a família.

7. Catedral de Uppsala

Localizada na cidade de Uppsala, a Catedral é um dos exemplos mais espetaculares da arquitetura gótica na Suécia, originalmente construída por volta de 1270, é a sede da Igreja da Suécia.

Catedral de Upsala, em Estocolmo na Suécia
Visitar a Catedral Uppsala é um passeio incrível para admirar o estilo gótico

Ao longo dos séculos, a Catedral recebeu adições, deixando a própria influência de cada uma dessas épocas. Suas características exteriores mais marcantes são as torres neo-góticas adicionadas no final do século XIX, bem como janelas de vitrais do mesmo período de reforma.

Quero visitar a Catedral de Uppsala!

A catedral está aberta ao público e a entrada é gratuita. O horário de visita é das 8h às 18h, porém, durante os horários de culto, alguns locais da Igreja podem estar restritos.

8. Jardim Botânico de Gotemburgo

Este extenso Jardim Botânico é um dos maiores e mais impressionantes da Europa, com uma grande coleção de plantas e flores de todo o mundo.

Jardim de Gotemburgo, na Suécia
Caminhar pelo natureza no Jardim de Gotemburgo é uma atividade relaxante e revigorante

Fundado em 1923, se estende por cerca de 175 hectares, incluindo tanto áreas cultivadas, quanto reservas naturais. O jardim serve como um local tanto para conservação quanto para educação e pesquisa.

Quero visitar o Jardim Botânico de Gotemburgo!

O jardim está aberto todo o ano, a qualquer hora, pois ele não fecha.

A entrada no jardim é gratuita, mas quem quiser, pode fazer uma doação voluntária para o local. Para entrar nas estufas é cobrado uma taxa de 30 coroas suecas.

9. Icehotel

Localizado em Jukkasjärvi, bem no norte da Suécia, o Icehotel é uma experiência única, pois foi o primeiro hotel de gelo construído no mundo em 1989. Lá é possível se hospedar no hotel, conhecer o bar de gelo, suas galerias e fazer alguns passeios pela região.

Quero visitar o Icehotel!

O Icehotel está aberto para visitação e hospedagem durante o ano todo. Você tanto pode escolher um quarto aquecido, como conhecer as “suítes de gelo” que são mantidas durante os 365 dias do ano.

Pessoas a frente da entrada do Hotel de Gelo na Suécia
Hospedar-se em um hotel gelado oferece uma experiência congelante e divertida

Você pode reservar uma excursão que sai da cidade de Abisko e vai até o Icehotel, o passeio dura 7 horas e custa a partir de kr 1.495.

10. Museu ao Ar Livre Skansen

Skansen é o primeiro museu ao ar livre do mundo e fica na capital sueca. Ele apresenta a cultura sueca de diversas épocas e regiões do país por meio de construções em tamanho real, como casas, fazendas e igrejas.

Além disso, em Skansen também funciona como um zoológico, abrigando animais típicos do norte, como alces e renas.

Quero visitar o Skansen!

Skansen está aberto durante todo o ano e o preço dos ingressos variam dependendo da temporada. Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência e durante o verão ele custa kr 120 para adultos.

O horário de abertura também varia conforme a época do ano, sendo que em abril ele abre das 10h às 16h. De maio a setembro, ele funciona das 10h às 18h, e de outubro a janeiro, abre das 10h às 15h durante a semana, e das 10h às 16h nos finais de semana.

entrada do Museu Skansen na Suécia coberta de neve
O Museu Skansen tem muitos monumentos para conhecer

Em algumas datas especiais, o Skansen pode ficar aberto até mais tarde, por isso é importante consultar também o site oficial para verificar o horário.

11. Vikingaliv

Se você se interessa por história Viking, nada melhor do que visitar o Museu Viking mais famoso da Suécia.

O local apresenta uma vasta coleção de artefatos, réplicas e até mesmo exibições multimídias que retratam como era vida dos vikings. O Vikingaliv também oferece simulações e atividades que permitem aos visitantes de experimentar aspectos da vida viking, desde a navegação até as técnicas de batalha.

Quero visitar o Vikingaliv!

O horário regular de abertura é das 10h às 17h em dias de semana e 10h às 18h, aos sábados e domingos. O ingresso pode ser comprado online e custa a partir de kr 189.

Pontos turísticos da Suécia menos comuns

Além dos pontos turísticos populares, a Suécia também oferece uma série de atrações menos conhecidas, mas igualmente fascinantes em várias cidades.

Confira 7 outros pontos turísticos da Suécia que também valem a visita:

  1. Aldeia histórica de Rättvik;
  2. As antigas minas de cobre de Falun;
  3. A ilha de Öland, com suas paisagens rurais e praias tranquilas;
  4. A cidade medieval de Visby;
  5. A aldeia de pescadores de Gränna;
  6. O arquipélago de Gotemburgo;
  7. Museu IKEA— sim, a loja mais famosa da Suécia tem um museu que conta sua história.

Esses locais proporcionam uma perspectiva um pouco diferente da cultura e do estilo de vida suecos, ideal para aqueles que buscam uma experiência mais profunda e pessoal que vai além de museus famosos e cidades movimentadas.

Acredito que estes pontos turísticos podem ser incluídos no seu roteiro pela Escandinávia.

Precisa comprar os ingressos com antecedência?

Sim, pois durante a alta temporada, você pode correr o risco de não conseguir comprar ingresso para visitar alguns desses pontos turísticos da Suécia.

Além disso, os sites GetYourGuide e Civitatis oferecem algumas opções para que você combine mais do que um passeio e consiga economizar em sua viagem.

Outra vantagem são as formas de pagamento facilitadas, sendo que o Civitatis aceita pagamento em real, aumentando a conveniência e segurança da sua compra antes de sua viagem.

Dicas e cuidados para visitar os pontos turísticos da Suécia

Agora que você já sabe quais são os principais pontos turísticos da Suécia e outros que não são tão famosos, mas que valem a visita, separamos algumas dicas e cuidados para a sua viagem:

  • Compre seus ingressos com antecedência para evitar perder tempo de viagem em filas, ou correr o risco que não conseguir visitar um ponto turístico interessante. Compre com antecedência, na modalidade online;
  • Esteja preparado para o clima, na Suécia ele pode variar bastante, especialmente durante o inverno e o verão. Sendo assim, verifique a previsão do tempo antes de sair para os pontos turísticos e vista-se adequadamente para não passar muito frio, ou até mesmo calor no verão;
  • Use transporte público, muitos dos pontos turísticos na Suécia são facilmente acessíveis por transporte público, como ônibus, trens e metrô;
  • Não se esqueça de contratar um seguro viagem antes de ir para a Suécia, pois além de ser um item obrigatório para entrar no país, ele ainda oferece cobertura para despesas médicas, cancelamento de viagem, bagagem perdida e outros imprevistos;
  • Considere utilizar serviços como o cartão Wise para transações financeiras, evitando carregar grandes quantias de dinheiro ou voltar com várias notas e moedas quebradas no bolso;
  • Considere investir no Stockholm Go City Pass, para quem deseja visitar vários pontos turísticos, este cartão ajuda a economizar tempo e dinheiro, facilitando o acesso a várias atrações;
  • Não fique desconectado, com um chip internacional, como o oferecido pela America Chip, você terá à internet durante toda a sua estadia em Estocolmo, o que vai facilitar e muito a sua vida de turista por lá.

Com essas dicas e cuidados em mente, você estará pronto para explorar os incríveis pontos turísticos da Suécia e aproveitar ao máximo sua viagem. Trevlig resa!