Zurique, a maior cidade da Suíça e também centro econômico do país, é uma mistura de luxo, história e cultura. O local é dividido em duas grandes partes: centro antigo, com prédios construídos antes do século XV e a zona oeste, a parte mais moderna. Os pontos turísticos de Zurique, em qualquer uma das regiões, de tão lindos, chegam a te fazer duvidar se são reais.

Ao longo desse artigo vou te apresentar os 13 pontos turísticos imperdíveis da cidade e como visitá-los, para que você possa só relaxar e se apaixonar por cada cantinho da região. Boa leitura!

Pontos turísticos mais visitados de Zurique

Um local encantador e apaixonante – assim posso descrever essa cidade da Suíça. Os pontos turísticos de Zurique contam com todo o charme de uma cidade histórica mesclada à modernidade de um centro cosmopolita. Mas o que incluir no roteiro quando for visitar a cidade?

A seguir, vou contar um pouquinho mais sobre as atrações do local e explicar como é possível conhecer cada uma.

1. Lago de Zurique

Não poderia começar por outro ponto turístico de Zurique senão por esse. O Lago de Zurique, conhecido no local como Zürichsee, é o principal cartão postal da cidade, possui águas cristalinas e vistas com montanhas ao fundo simplesmente deslumbrantes.

No verão os locais e os turistas comumente mergulham nas suas águas para se refrescarem, passeiam de barco ou então fazem caminhadas em suas margens.

O Lago de Zurique foi um importante e estratégico ponto de transporte de mercadorias e, consequentemente, desenvolvedor econômico, já que muitos negócios ocorriam por ali, e um facilitador para se locomover ao longo dos séculos. Tem um papel central no desenvolvimento da cidade e é um dos elementos naturais mais importantes de Zurique.

Enquanto em suas margens iam crescendo prédios, parques, casas, estradas e ferrovias, houve uma atenção e cuidado geral para preservar a qualidade da água e da natureza ao redor.

Como é visitar o Lago de Zurique?

Incrível! Visitar esse ponto turístico de Zurique é imperdível para todos os visitantes dessa cidade da Suíça.

Com vistas de tirar o fôlego e uma calmaria sem fim, é uma ótima opção para tirar fotos e se divertir com os amigos e família, seja fazendo um passeio de barco, dando um mergulho ou um piquenique na margem.

Quero visitar o Lago de Zurique!

Se quiser conhecer o Lago de Zurique, recomendo que visite a cidade durante o verão, para que possa aproveitar todas as atividades aquáticas e ao ar livre do local.

Uma das opções é fazer um passeio de cruzeiro pelo lago, enquanto admira a vista e escuta um pouco mais da sua história. É uma atividade imperdível se estiver indo durante o período de verão.

Se você estiver em um pequeno grupo, também é possível conhecer o rio enquanto faz um tour particular de barco e explorar Zurique a bordo de uma lancha clássica. Incrível, né?

Mas se a sua intenção é conhecer Zurique em outra estação não se preocupe. Em todas, o lago proporciona vistas esplêndidas e momentos únicos aos visitantes. No inverno, por exemplo, você terá a vista das montanhas com neve e, durante a primavera e o outono, terá uma cidade mais calma e poderá usufruir ainda mais da tranquilidade no local.

2. Cidade Velha (Altstadt)

A Cidade Velha de Zurique é um dos pontos turísticos que mais atrai visitante na cidade. Nesse local é onde se concentra a maior parte das atrações a serem vistas na cidade. Suas ruas estreitas e charmosas possuem inúmeros edifícios históricos, praças e igrejas.

Prédios antigos que remontam a Idade Média e pessoas caminhando, em Zurich
A Cidade Velha é um dos pontos turísticos de Zurich. Foto: Juliana Desterro

Todo o cenário remonta à Idade Média e você pode conhecer cada cantinho enquanto desfruta de deliciosos cafés, restaurantes e lojas.

A Cidade Velha, conhecida como Altstadt, é o coração histórico de Zurique. É também o berço da cultura, política e história que foram moldando a cidade ao longo dos séculos. Todo esse local atualmente fala sobre uma cidade que soube preservar os seus pontos históricos e contar a sua história sem deixar de abraçar a modernidade com o passar do tempo.

Como é visitar a Cidade Velha (Altstadt)?

Visitar esse ponto turístico de Zurique é como fazer uma viagem de volta no tempo. Caminhar por suas ruas de paralelepípedo, suas construções pitorescas da época da Idade Média e do Renascimento, casas coloridas, charmosos cafés, fazem viver um momento diferente do nosso.

Recomendo fortemente que você se perca por essas ruas e se delicie em um passeio a pé, leve e descontraído por suas vielas e ruas estreitas. E que se apaixone por cada uma delas, assim como foi comigo. Se perder nunca foi tão gostoso!

Quero visitar a Cidade Velha (Altstadt)!

Bom, minha primeira indicação aqui é que você reserve uma manhã inteira só para visitar Altstadt. E, preferencialmente, começando bem cedinho, antes que as ruas lotem de turistas.

Caminhe sem pressa, admire a arquitetura e todas as surpresas que aparecem pelo caminho. Fotografe cada cantinho, sente para beber um café, chá ou chocolate quente em alguma charmosa cafeteria. De novo, não tenha pressa. Desfrute de cada momento que tiver.

Uma ótima opção é fazer um tour guiado por essas ruas, para você ir tirando todas as curiosidades que forem surgindo e conhecer ainda mais sobre a história de cada cantinho.

3. Bahnhofstrasse

Se falamos de Altstadt, a Cidade Velha, então vamos ao ponto turístico de Zurique que é o seu oposto: Bahnhofstrasse e toda a sua modernidade. Essa é a rua comercial mais luxuosa da cidade e considerada, nada mais nada menos, que a região mais cara da Europa e uma das mais caras do mundo.

Nela você encontrará as lojas de marca mais famosas do mundo e cafés e restaurantes muito elegantes.

Pessoas caminhando e um bonde azul passando, em um dos bairros mais caros de Zurique
Banhhofstrasse é um dos bairros mais famosos e luxuosos de Zurique

Essa famosa rua de Zurique foi construída em 1864 sobre as antigas muralhas de Zurique. Ela liga a Estação Central de Zurique até o lago da cidade, conectando importantes áreas comerciais, financeiras e de transporte do local.

A cidade é um dos maiores centros financeiros do mundo e Bahnhofstrasse está no epicentro dessa atividade econômica. Inclusive, após uma caminhada, quase no final da famosa rua, você chegará a uma das principais e mais importantes praças do local, a Paradeplatz, que reúne as sedes dos principais bancos suíços.

Como é visitar Bahnhofstrasse?

É um luxo! A rua atrai visitantes de todo o mundo que não querem apenas fazer compras, mas também viver essa energia luxuosa que o local exala.

Além disso, no período do Natal e do réveillon a rua é toda enfeitada com uma decoração linda e elegante.

Quero visitar Bahnhofstrasse!

Se o intuito for fazer compras, Bahnhofstrasse é a rua ideal. Mas isso já tá bem claro, né?  Tirando compras, recomendo que você faça uma parada na confeitaria Sprungli, uma das mais famosas do local.

Quando chegar, peça um chocolate quente acompanhado dos famosos macarrons ou de algum doce que te encante na vitrine, pois essa confeitaria é recheada de doces deliciosos.

É uma ótima parada para descansar da caminhada e foi um dos programas que mais amei fazer nessa rua, quando passei por ela.

4. Museu da Lindt

Para quem não sabe, a Lindt, uma das marcas de chocolate mais famosas do mundo, é da Suíça. O maior museu interativo sobre chocolate do mundo, o Lindt Home of Chocolate, conta a história do produto de uma forma única e deliciosa, através de exibições multimídias e degustações de todo o tipo de chocolate Lindt.

Assim que chega você já se depara com uma enorme fonte de chocolate da marca, que possui mais de 9 metros, e a partir daí entra no mundo do chocolate e passa a conhecer a sua história. De verdade, é uma experiência muito incrível e recomendo demais. E o melhor, tudo isso a 15 minutos do centro de Zurique.

A marca foi fundada em 1845 e é uma das mais antigas e respeitadas de chocolate do país. Ao longo do passeio o visitante aprende um pouco mais sobre a história do chocolate desde as suas origens e conhece mais sobre a história da Lindt.

O Museu de Chocolate Iterativo foi inaugurado em 2020, durante o aniversário de 175 anos da Lindt & Sprungli. Localizado na sede de Kilchberg, Zurique, ela abriga o museu, uma unidade piloto de pesquisa, a maior loja de chocolate do mundo, um café e uma chocolateria desenvolvida para cursos de chocolate. Além, claro, da fonte que citei – uma das maiores do mundo.

Como é visitar o Museu da Lindt?

Um dos destaques da visita, na minha opinião, é ver como o chocolate é produzido de pertinho. Durante todo o processo eles te oferecem um audioguia, você seleciona o idioma em que deseja escutar e então fica imerso na história incrível que é contada a partir daí.

Não menos relevante, claro, são as degustações. Sério, é uma experiência incrível! Em algumas salas estão espalhadas diversas estações com chocolate ao leite, amargo, branco — líquido e em barra, para que você possa provar quantas vezes quiser. Sim, é isso mesmo: ilimitadamente.

Ao final do passeio ainda é possível comprar diversas opções de chocolates da marca na sua loja, para si ou como opção de lembranças para alguma pessoa querida.

Inclusive, quando fui em fevereiro de 2024, tinha uma parte para personalizar gratuitamente o seu chocolate comprado. E posso falar? Foi uma experiência bastante especial sair de lá com esse presente.

Quero visitar o Museu da Lindt!

Bom, se você é um amante de chocolate já deve estar querendo conhecer esse ponto turístico de Zurique, né?! A recomendação que te dou é que você compre seu ingresso com antecedência.

Dessa forma você garante que vai conseguir viver essa experiência no dia em que estiver pela cidade e não perde nada dessa atração.

5. Rio Limmat

O Rio Limmat, também conhecido localmente como Rio Linth, é o maior afluente do famoso Lago Zurique e uma joia natural que fica localizado bem no coração da cidade.

Inclusive, muitos locais aproveitam a hora de almoço ou até o horário de saída dos seus trabalhos para sentar-se às margens do rio e fazer lanches e refeições enquanto sentem o sol aquecendo a sua pele. Quando estiver em Zurique, recomendo muito que viva essa experiência – é encantadora.

Vista de cima do Rio Limmat, maior afluente do famoso Rio Zurique, em um dia de sol
O Rio Limmat é o maior afluente do Rio Zurique e divide o centro histórico e o núcleo financeiro da cidade

O Rio Limmat divide a cidade de Zurique em duas partes: de um lado o centro histórico e do outro o núcleo financeiro. O rio percorre cerca de 35 km, atravessando a cidade de ponta a ponta, com as águas claras e o visual de tirar o fôlego.

Hoje as suas margens são repletas de prédios históricos, bares, cafés e o rio parece ser parte da identidade dessa cidade tão encantadora.

Como é visitar o Rio Limmat?

Simplesmente único! Foi em suas margens que, ao pôr do sol, fiquei sentada em um banquinho, bebendo chá para aquecer e admirando toda a grandiosidade dessa joia. Difícil escolher um lugar preferido na cidade suíça, mas se eu tivesse que falar um, seria esse.

O rio foi o primeiro lugar que avistei durante o meu primeiro passeio pela região e, no mesmo segundo, fiquei boquiaberta com sua beleza.

Quero visitar o Rio Limmat!

Você quer conhecer esse ponto turístico de Zurique? É só chegar! Recomendo um chá da tarde – ou uma bebida da sua preferência, enquanto admira a paisagem. Também indico uma ida durante o pôr do sol, porque ele consegue ficar ainda mais lindo.

Uma ótima oportunidade é fazer um tour guiado em português e conhecer não só o rio como também a história dos prédios ao redor.

6. Limmatquai

Essa é simplesmente uma das principais ruas de Zurique. Fica localizada à margem direita do Rio Limmat, no centro histórico. Essa histórica rua conecta vários pontos turísticos de Zurique, além de ser animadíssima, com restaurantes, cafés, lojas e bares ao longo dela.

Historicamente, sua proximidade com o Rio Limmat evidenciou a sua importância para o comércio e o transporte, tornando-a uma das principais áreas de entrada para a cidade murada, com casas e centros comerciais ao longo de suas margens.

Ao longo dos séculos a rua foi sendo transformada e passou por inúmeras reformas. No século XX foi construída uma linha de bonde, tornando a rua ainda mais acessível, consolidando a sua importância para a cidade.

Como é visitar a Rua Limmatquai?

É simplesmente mágico! Fiquei 3 dias em Zurique e em todos esses dias passei por essa rua e me encantei um pouquinho mais. Daí também veio a minha paixão pelo Rio Limmat, que está presente durante toda a caminhada.

É uma região incrivelmente charmosa, com diversos cafés e restaurantes com cadeiras voltadas para a Rua Limmatquai e para o Rio Limmat, além de edifícios históricos.

Quero visitar a Rua Limmatquai!

Você pode visitá-la a hora que quiser, mas se o seu intuito for sentar-se em um dos restaurantes ou cafés existentes ao longo de sua margem, saiba que eles costumam funcionar das 10h às 19h. Alguns podem ter horário mais prolongado, mas vale a pena pesquisar antes de ir.

Ali perto também têm muitos hotéis onde os turistas optam por se hospedar, pois é uma região bem central e, a partir dela, você faz tudo a pé.  Eu mesma fiquei hospedada nos entornos e recomendo bastante.

7. Üetliberg

Essa é uma montanha de 870m acima do nível do mar que oferece uma das vistas mais lindas de Zurique, do lago local e dos Alpes. É um mirante incrivelmente lindo, onde você vai poder fazer fotos maravilhosas e relaxar com uma vista de tirar o fôlego. Imperdível!

Na sua origem, a montanha Üetliberg teve grande importância para a região, pois como tinha uma vista privilegiada da cidade, servia como local de observação e defesa.

Hoje é um local onde muitos locais e turistas vão para relaxar, fazer caminhada, trilha ou até ciclismo. Além disso, também serve como observatório de estrelas, já que sua iluminação não é alta como a da cidade.

Como é visitar a Üetliberg?

É simplesmente incrível!

O local possui uma vista deslumbrante, que te deixa sem palavras. É uma ótima opção para aqueles que querem fugir da correria da cidade e respirar mais tranquilamente em meio a natureza.

Além disso, lá no topo da montanha, tem uma torre de observação que pode ser escalada para que o visitante tenha uma vista ainda mais privilegiada da cidade.

Também possui um restaurante, o único do local, onde você pode fazer uma parada para beber ou comer algo.

Quero visitar Üetliberg!

Você pode chegar a esse maravilhoso ponto turístico de Zurique a partir de um trem saindo da Estação Central de Zurique, com duração de 20 minutos, que te deixará na estação de Üetliberg. De lá você caminha 10 minutos até o topo.

Outra opção é fazer um incrível passeio turístico por Zurique, em um ônibus particular e um audioguia em 11 idiomas, inclusive português. O trem para a montanha Üetliberg está incluso no pacote e, ao final do passeio, você será guiado até o “Topo de Zurique”.

8. Museu da Fifa

O Museu da Fifa é um ponto turístico de Zurique para todos os fãs de futebol! Ele conta a história do futebol e fica localizado no coração de Zurique, em um prédio de 3 andares e mais de 3.000m2.

Nele o visitante tem uma visão completa da história do futebol no mundo, tem acesso aos melhores momentos dessa narrativa, os personagens mais marcantes e como o esporte evoluiu ao longo dos anos.

O Museu da Fifa foi inaugurado em 2016 e é um dos pontos turísticos de Zurique mais visitados pelos turistas.

Foi criado com a proposta de eternizar e compartilhar a história do futebol com o mundo inteiro através de uma experiência interativa e imersiva, repleta de tecnologia.

Como é visitar o Museu da Fifa?

É profundamente envolvente!

Uma das atrações mais buscadas no museu, e uma das que mais me atraiu, foi a parte dedicada à Copa do Mundo. Como uma boa amante de futebol, foi incrível ver a evolução do campeonato desde o ano da sua primeira edição, em 1930, até os dias atuais.

A Galeria dos Troféus também é uma parte bem especial da visita. Nela é possível conhecer mais sobre a história do troféu da competição e ver uma réplica da taça.

No Salão dos Campeões tem uma homenagem a todos os vencedores do torneio, com histórias e uma homenagem linda. Claro que o Brasil está por lá!

Tem outras galerias muito interessantes com jogos interativos, uma exposição com as camisas de todas as seleções e muito mais. A visita é realmente muito envolvente!

Quero visitar o Museu da Fifa!

O museu funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h – às segundas ele permanece fechado.

Você pode comprar o seu ingresso pelo GetYourGuide, site de atrações turísticas, com uma página web toda em português  e vantagens para o visitante. Um exemplo dessa vantagem é poder cancelar o ingresso gratuitamente, caso não possa ir, desde que o faça até 24h antes do dia e horário marcados na sua entrada.

9. Igreja Grossmünster

Uma das mais importantes igrejas da cidade, Grossmünster é um dos pontos turísticos de Zurich com maior importância histórica para a cidade.

Possui estilo românico, uma arquitetura impressionante e duas torres grandiosas. É um local imprescindível para visitar durante a sua estadia em Zurique. Imponente, é possível subir até o topo e ter uma vista incrível da cidade.

A Igreja Grossmunster em um dia de sol
A Igreja Grossmunster é um dos pontos turísticos de Zurique mais visitados

O ponto mais importante a ser destacado da história da Igreja Grossmünster foi a sua participação crucial na Reforma Protestante na Suíça.

Em 1519, um pastor reformista da Grossmünster chamado Huldrych Zwingli, começou a fazer pregações no púlpito da igreja, defendendo uma ruptura com a Igreja Católica Romana.

Sob o seu comando, a Grossmünster se tornou o centro da Reforma em Zurique, introduzindo transformações significativas nas práticas religiosas da cidade.

Como é visitar a Igreja Grossmünster?

É viver a história em cada passo!

Ao longo dos séculos esse grande ponto turístico de Zurique sofreu diversas transformações, mas ainda hoje mantém a sua herança medieval e é uma referência cultural e histórica na Suíça.

Quero visitar a Igreja Grossmünster!

Você pode visitar a igreja de segunda a sábado, das 10h às 18h. Aos domingos costuma estar aberta ao público das 12h30 às 18h.

A entrada é gratuita, porém para subir até a torre com vista para cidade é cobrado um valor. O visitante deve desembolsar cerca de 5 CHF (francos suíços).

Mas antes da sua ida é bom confirmar o horário, pois ele pode variar de acordo com eventos especiais, feriados ou eventos religiosos.

10. Igreja Fraumünster

De uma igreja importante para outra: com os seus famosos vitrais que são impactantes e deslumbrantes, criados pelo renomado Marc Chagall, esse local é um dos mais emblemáticos pontos turísticos de Zurique.

Inicialmente construída com estilo românico, aos poucos foi sendo ampliada com o estilo gótico, o que confere a ela uma fusão de estilos bem especial.

O Convento Fraumünster foi criado para abrigar mulheres da nobreza europeia. Com o apoio do imperador da época, Henrique III, o convento possuía diversos privilégios que contribuíam bastante para o aumento do seu patrimônio.

Quando ocorreu a Reforma Protestante, grande parte do acervo do local foi perdido, pois a Reforma apoiava que os Templos não poderiam ter qualquer tipo de decoração que fosse capaz de desviar a atenção dos fiéis. Foi por isso que séculos depois, com o intuito de reverter essa falta de decoração, que os famosos vitrais da igreja foram instalados.

Unindo história e modernidade, os deslumbrantes vitrais contam as histórias de Cristo, Jacó, Sião, dos Profetas e da Lei. Cada um tem seu conjunto de cores únicos e iluminam a igreja de uma maneira magnífica, esplendorosa.

Como é visitar a Igreja Fraumünster?

É simplesmente magnífico e uma das visitas aos pontos turísticos de Zurique mais imprescindíveis. Mescla história, arte e espiritualidade e te permite viajar ao longo dos séculos, se admirando com os vitrais e com sua atmosfera serena.

Quero visitar a Igreja Fraumünster!

Se você quer visitar um dos principais pontos turísticos de Zurique não tem segredo: ele funciona no mesmo horário da Igreja Grossmünster e fica a apenas 4 minutos andando da mesma. Você pode aproveitar e fazer duas visitas em uma!

A Igreja Fraumünster funciona de segunda a sábado, das 10h às 18h. Aos domingos das 12h30 às 18h. A entrada ocorre mediante o pagamento de uma taxa de cerca de 5 CHF que costuma ser usada para fazer melhorias no local, além de manutenção.

Mas também recomendo confirmar se estará funcionando nos dias em que estiver na cidade, pois o horário pode variar de acordo com eventos especiais ou feriados.

11. Lindenhof

Esse parque histórico está localizado bem no coração da Cidade Velha e, com toda certeza, está no topo dos pontos turísticos de Zurique que mais amei conhecer.

Ele tem uma vista incrível para o Lago Limmat, para a Igreja Grossmünster e para uma parte da cidade. Tem uma paz e tranquilidade absurdas, mesmo com turistas passeando pelo local.

Muitas árvores, umas casinhas lindas e com um toque medieval no entorno e um caminho lindo para ir até o parque e para voltar para a cidade, com ruas estreitas e históricas.

Vista do Parque Lindenhof, em Zurique, em um dia de sol.
Lindenhof, um dos principais pontos turísticos de Zurique, possui uma das vistas mais bonitas da cidade

Esse ponto turístico de Zurique tem origem romana, quando abrigava, no século IV, um forte para proteger a cidade.

Ao longo dos séculos, em Lindenhof, existiram momentos históricos até que nos períodos mais recentes ele deixou de ser uma área militar e se tornou uma área de recreação para locais e turistas.

Como é visitar Lindenhof?

Simplesmente lindo e tranquilo. Independente se visitar ao mesmo tempo que outros turistas, é possível se sentar em um dos banquinhos do parque e respirar o ar fresco e limpo, admirando a vista e a paisagem do próprio parque.

Quero visitar o Lindenhof!

Se quiser visitar o Parque Lindenhof é só chegar! Como é um parque público, está aberto todos os dias, em qualquer horário.

E, se você quiser registrar esse momento especial e guardá-lo para sempre, também pode agendar uma sessão de fotos nesse parque histórico.

12. Zurique West

Zurique West é um dos bairros mais animados e modernos da cidade, que atrai todo o tipo de visitante ao longo do ano.

Com uma arquitetura moderna, possui apartamentos e escritórios mais atuais, locais de arte, bares, restaurantes, teatro e boates. Inclusive a famosa Prime Tower — o edifício mais alto da cidade, com 126 metros! Dele é possível ter vistas panorâmicas simplesmente perfeitas!

Se você busca badalação, aqui você encontra, pois esse é o local mais descolado da cidade. Se apenas quiser visitar para conhecer uma Zurique diferente, eu recomendo, pois essa região é distinta do resto da cidade.

Zurique West era o coração industrial da cidade entre o final do século XIX e início do século XX, quando era dominada por fábricas, armazéns e oficinas. Após a Segunda Guerra Mundial a cidade foi esquecida, as fábricas foram fechando e, apenas em 1990, foi iniciada uma revitalização.

O plano de revitalização consistia em transformar os lugares antes abandonados em centros culturais, comerciais e residenciais, construindo um bairro moderno e multifuncional.

Como é visitar Zurique West?

Visitar Zurique West é ver modernidade, atividades culturais, boates e restaurantes modernos!

Diferente do restante da cidade, aqui é um dos poucos lugares onde você tem uma experiência completamente distinta — mas não menos especial.

É incrível ter a oportunidade de, em uma mesma cidade, ver cenários tão diversos. Portanto, recomendo que não deixe de visitar essa região e se encantar com esse “outro lado” de Zurique.

Quero visitar Zurique West!

Zurique West é bem comunicado com o restante da cidade e diversos transportes públicos podem te deixar lá, como bonde, trem ou ônibus.

A maioria dos restaurantes abre para almoço e jantar e alguns funcionam até bem tarde! A região é cheia de lojas e elas costumam funcionar das 10 às 19h, mas se tiver alguma em especial que deseja visitar recomendo que você pesquise o horário certinho.

Também existem museus, galerias e a famosa Prime Tower, que funciona de segunda a sexta das 7h às 20h e aos sábados das 11h45 às 21h. Domingo não abre.

13. Casa da Ópera de Zurique (Opernhaus Zürich)

Uma das mais prestigiadas casas de ópera do mundo, o local possui uma história riquíssima e uma agenda cultural incrível. A Casa da Ópera da cidade é uma visita obrigatória para todos aqueles apaixonados por balé, música e arte no geral.

A Casa da Ópera fica localizado na Praça Sechseläuten, um dos pontos turísticos de Zurique mais famosos, que constantemente reúne locais e turistas em suas ruas.

Ópera de Zurique, visto pelo lado de fora, em um dia nublado
A Ópera de Zurique é uma das mais renomadas de todo o mundo e um dos principais pontos turísticos da cidade

A história da Casa de Ópera de Zurique começa em 1834, quando o primeiro teatro da cidade foi inaugurado (onde se encontra atualmente a ópera). Após um incêndio que destruiu o teatro em 1890, obras foram realizadas às pressas e, em 1891, foi criada a Casa da Ópera de Zurique.

Ao longo dos séculos o local sofreu diversas reformas garantindo instalações mais modernas e uma capacidade maior de pessoas, mantendo sempre a sua arquitetura histórica e repleta de charme.

É reconhecida internacionalmente pela qualidade de suas produções e a sua orquestra, a Philharmonia Zürich, é considerada uma das melhores da Europa.

Como é visitar a Casa da Ópera de Zurique?

Visitar o local é simplesmente histórico e alucinante. Além do prédio possuir uma beleza imponente, a programação cultural é diversa e inclui ópera, balé, concertos e eventos especiais. Ao longo do ano a programação varia, mas a temporada principal ocorre entre setembro e julho.

O local possui um restaurante onde os visitantes podem comer antes ou depois de alguma apresentação. O menu possui opções de pratos suíços e europeus no geral.

Um ponto muito importante a destacar é que o ambiente é bastante sofisticado! Não existe um tipo específico de código de vestimenta, mas principalmente se você for assistir a algum espetáculo, saiba que os visitantes costumam se vestir de uma maneira muito elegante.

Quero visitar a Casa da Ópera de Zurique!

Existem visitas guiadas para o público geral. Elas são uma ótima oportunidade para escutar mais sobre a história do local e suas mudanças ao longo dos séculos, além de se encantar com a beleza do edifício.

Caso você não consiga assistir a um espetáculo, recomendo demais que faça a visita. Caso assista a alguma apresentação, mas queira também se aprofundar na história do local, também recomendo que realize a visita.

Esse local é bem procurado pelos turistas de Zurique, então independente se desejar fazer só a visita guiada ou o espetáculo, ou os dois, recomendo que compre o seu ingresso com antecedência. A bilheteria funciona de segunda a sábado, das 11h30 às 18h. Aos domingos a bilheteria abre 1h30 antes das apresentações. Também é possível comprar as entradas online.

Um ponto muito importante é que a ópera costuma ficar fechada do final de julho até o final de agosto. Então, caso você queira visitar o local, confirme se estará aberto na data em que planeja viajar para Zurique.

Pontos turísticos de Zurique menos comuns

Se você quer fugir do óbvio ou já foi a Zurique outras vezes e quer conhecer novos lugares, eu vou te contar atividades menos comuns que pode fazer na cidade.

Começo indicando que você explore o Botanical Garden, o Jardim Botânico de Zurique. Sua antiga estufa tropical na região de Sihlquai é uma joia escondida, que oferece uma experiência na vegetação tropical e poucos turistas desbravam.

O tour pelos telhados da Universidade de Zurique é um passeio pouco conhecido, mas que proporciona ao turista um encantamento enorme com as vistas maravilhosas do local. Recomendo muito!

Você gosta de beber? E está passando frio em Zurique? Então recomendo que participe de uma degustação de Absinto. A Suíça é muito conhecida por seu queijo e chocolate, mas por mais que não seja tão abordado, a bebida é bem famosa na cidade suíça. Se você gosta de bebida forte, deveria experimentar uma degustação em algum bar especializado! É algo diferente e único.

Aos sábados acontece o Mercado das Pulgas em Bürkliplatz, onde o visitante pode encontrar antiguidades e tesouros em forma de arte. É uma ótima oportunidade de conhecer um lado mais local da cidade.

Em Zurique você também encontra alguns museus dignos de serem apreciados, mas um não tão conhecido que vale a pena ser explorado é o Kriminalmuseum. O museu expõe crimes e casos dos policiamentos da cidade, com artefatos históricos e casos famosos. Se tem dias sobrando na cidade, recomendo a ida.

Dicas e cuidados para visitar os pontos turísticos de Zurique

Cuidado com o horário em que você decide visitar as atrações: opte por passear pela cidade cedo, assim evita encontrar os pontos turísticos de Zurique cheios e consegue aproveitar mais.

Outro ponto é aproveitar as áreas verdes da cidade. Faça piqueniques às margens do Lago de Zurique ou do Rio Limmat, sente-se nos parques e aprecie as vistas, respire o ar limpo. Tudo isso vai deixar a sua viagem ainda mais prazerosa.

Desfrute da gastronomia local. Os queijos e chocolates são muito famosos em Zurique, mas recomendo que explore os mercados locais, feiras de comidas e, principalmente, os pratos típicos. Tem muita opção legal e gostosa que vai somar à sua experiência.

No mais, Zurique é uma cidade muito tranquila e segura e assaltos ou furtos não são comuns. Claro que não vamos nos desligar das bolsas e celulares, mas pode relaxar e curtir a sua viagem, porque o local é maravilhoso e seus dias têm tudo para serem super especiais.

Precisa comprar os ingressos com antecedência?

Sim, precisa!

Podendo se precaver e já viajar com os seus ingressos garantidos, você otimiza tempo e faz uma viagem mais tranquila, sem preocupações.

Comprar as suas entradas e passeios antecipados através do GetYourGuide ou Civitatis também te proporciona segurança em saber que o site em que está comprando é confiável e que, se tiver qualquer problema e não puder ir, você não perde o dinheiro do seu ingresso.

No mais, eu desejo a você uma ótima viagem, que aproveite essas dicas e tenha dias tão bons como os que eu tive em Zurique!