Rota romântica na Alemanha: dicas sobre como ir e cidades para visitar

Visitar Alemanha  / 

Viajar é sempre incrível, não é? Conhecer os principais pontos turísticos e as badaladas cidades europeias é o sonho de boa parte das pessoas. Porém, a Europa esconde roteiros e destinos tão encantadores quanto as grandes capitais. Por isso, vamos apresentar todos os encantos que envolvem a Rota Romântica na Alemanha.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Essa rota é certamente um passeio que merece ser visto e vivido por todos aqueles que adoram fugir do lugar-comum. Você pode aproveitar a boa gastronomia e conhecer de perto curiosidades e belezas culturais únicas.

Descubra a Rota Romântica na Alemanha

A Rota Romântica na Alemanha é um percurso de cerca de 400 km que corta o estado da Baviera. Ao todo, 28 cidades e vilarejos com o melhor estilo medieval fazem parte da Rota e proporcionam aos visitantes paisagens dignas de conto de fadas. Você vai encontrar castelos, alpes, parques eólicos, jardins floridos, vinhedos e montanhas.

Muitas das cidades e suas construções são originais da Era Medieval, sobrevivendo aos ataques da Segunda Guerra Mundial. Aliás, diz a lenda que a Rota Romântica surgiu como uma tentativa de atrair visitantes, principalmente os soldados americanos que dominavam a região após o fim da guerra, para tentar melhorar e suavizar a imagem do país nos anos 50.

Rotemburgo

Atualmente, a Rota Romântica na Alemanha é uma das principais atrações turísticas do país e atrai pessoas do mundo todo. Apesar do nome e das paisagens inspiradoras, a viagem não é dedicada exclusivamente a casais. Ela é ideal para férias em família, entre amigos ou mesmo para quem adora viajar sozinho.

Quantas cidades fazem parte da rota romântica?

Ao todo são 28 cidades e vilarejos que compõem a Rota Romântica na Alemanha. O percurso vai da cidade de Würzburg até Füssen.

Ao longo do caminho podem ser vistas grandes cidades e também pequenos vilarejos. Por isso, é fundamental contar com um bom GPS e mapa turístico. Lembre-se de anotar os nomes das cidades para que você consiga aproveitar tudo o que o roteiro tem a oferecer.

Quantos dias para percorrer todo o roteiro da rota romântica na Alemanha?

A viagem pode ser feita em quatro ou cinco dias, já que não se trata de um trajeto muito extenso. Os vilarejos e cidades menores podem ser visitados em poucas horas. Mas, para quem deseja aproveitar de forma mais intensa, é ideal reservar pelo menos 7 dias para conhecer mais de perto a cultura e os principais pontos turísticos.

Aliás, procure incluir alguns dias a mais caso você opte por fazer a rota de trem ou ônibus. A viagem é igualmente bonita, mas é preciso considerar que a viagem de trem é bem mais lenta e ficar atento aos horários de cada meio de transporte.

Quais cidades merecem destaque?

A Rota Romântica na Alemanha merece ser apreciada em seus detalhes. Cada cidade, vilarejo e estrada têm as suas particularidades e belezas próprias. Porém, alguns lugares precisam ser aproveitados com mais intensidade.

Então, anota aí cinco locais para você reservar um pouco mais de tempo durante a viagem:

Würzburg

Onde tudo começa. Würzburg é o ponto de partida da Rota Romântica. Assim como toda região da Baviera, a cidade é super charmosa, com uma bela arquitetura. Para contemplar a cidade, percorra a ponte Alte Mainbrücke. O rio Main – que banha toda Würzburg – e os belos parreirais formam a paisagem desse local idílico.

Ponte Alte Mainbrucke

Além disso, não deixe de ir aos restaurantes que ficam no centro da cidade para começar a entrar no clima da viagem.

Burg Harburg

Aqui você vai encontrar um dos mais antigos e preservados castelos do sul do país: Castelo de Harburg. Datado da idade média, sua estrutura é quase inteiramente original e mantém o estilo medieval de sua fachada. O Castelo permaneceu em pé mesmo após os bombardeios da Primeira e Segunda Guerra Mundial e só por esse motivo já merece uma visita.

Rotemburgo

Com ar de contos de fadas, Rotemburgo é considerada a cidade mais bonita da rota. Isso se dá pela sua arquitetura clássica enxaimel, que é uma característica singular da região da Baviera alemã. Passear por suas ruas é como estar em um filme romântico da década de 20.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Dinkelsbühl

Essa é uma cidade que vale muito a pena parar para conhecer e admirar cada cantinho. Dinkelsbühl também conseguiu permanecer intacta às duas Guerras Mundiais. As suas construções são originais, bem preservadas e carregam o autêntico estilo enxaimel.

É uma das mais bonitas cidades de toda a rota romântica e uma das cidades culturalmente mais importantes de toda Alemanha.

Füssen

O ponto final da rota romântica. Füssen é bela surpresa, quase como o pote de ouro no fim do arco-íris. A cidade é encantadora por si só, alegre, cercada por muito verde, montanhas e campos floridos e como se tudo isso não bastasse, está em Füssen o castelo que serviu de inspiração para Walt Disney criar o castelo da Cinderela e da Bela Adormecida.

O Castelo de Neuschwanstein é o clássico castelo das princesas Disney, deslumbrante, imponente. Está localizado em uma área privilegiada da cidade e é inegável sua semelhança com o castelo da Cinderela.

Castelo de Neuschwanstein

Além dele outros dois merecem visita: o belíssimo Castelo de Hohenschwangau e Castelo de Linderhof.

Quando ir para a Rota Romântica na Alemanha?

A rota romântica pode ser feita durante todo o ano e, a cada estação, o turista tem a oportunidade de desfrutar de uma paisagem diferente. Porém, entre os meses de julho e setembro, ou seja, durante o verão, as cidades ficam mais movimentadas e é possível aproveitar festas e apresentações típicas da cultura germânica e da região da Baviera.

Esses festejos costumam ser regados a muita comida e boas opções de vinhos e cervejas produzidos na região. Já entre os meses de novembro e dezembro, o turista vai se deparar com neve na estrada e também pode aproveitar os mercados de Natal – que muitos consideram os melhores da Europa.

Como ir?

É muito fácil percorrer a rota de carro, já que as estradas estão em excelentes condições e são bem sinalizadas. O meio mais confortável de conhecer as 28 cidades é de carro. Ao chegar ao aeroporto de Frankfurt basta alugar um automóvel – escolha um modelo já com GPS – e aventure-se pela Rota Romântica.

Outras alternativas

No entanto, há quem opte por seguir os 400 km de bicicleta, ônibus ou trem. O circuito de bicicleta é tranquilo já que a Alemanha tem uma ótima infraestrutura. Mas, certamente, vai exigir bastante preparo físico e disposição.

Já quem escolher ir de ônibus ou trem precisa apenas ficar atento aos horários, datas e estações de saída e chegada. Não são todas as cidades do circuito que possuem estação de trem, por exemplo, logo você pode perder algumas coisas pelo caminho.

Dicas

Procure fazer a reserva do aluguel do carro ainda no Brasil, pois os preços podem sair mais em conta se você reservar com antecedência. Além disso, é possível pagar em Real e ainda parcelar no cartão de crédito.

E, então, já está ansioso para percorrer a Rota Romântica na Alemanha? Aproveita o passeio para tirar muitas fotos das deslumbrantes paisagens e encantadoras cidades ao longo do percurso. Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório para visitar o país. Recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas Turismo.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.