A rota romântica ou Romantische Straße, é uma famosa rota turística no sul da Alemanha, conhecida por suas paisagens encantadoras, vilarejos pitorescos e castelos medievais. São 29 cidades oficialmente incluídas nos 460 km desta rota que existe há mais de 70 anos.

Neste artigo, você vai descobrir como montar o roteiro ideal nesta famosa rota alemã.

Como fazer o roteiro pela Rota Romântica?

Para montar seu roteiro pela Rota Romântica, você deve considerar que ela percorre cerca de 460 km no sul da Alemanha, começando em Würzburg e terminando em Füssen. Ao longo do caminho, passa por 29 cidades e vilarejos em cenários mágicos.

O primeiro passo para montar seu roteiro é saber quantos dias você tem disponíveis. Quanto mais dias tiver, mais paradas poderá incluir no seu roteiro. A seguir, disponibilizo um mapa com todas as cidades da rota romântica para que você possa melhor compreender a rota e visualizar as suas possíveis paradas.

Sabendo a sua disponibilidade de tempo, fica mais fácil decidir por quais cidades passar. O segundo passo é, portanto, decidir as melhores cidades para se hospedar e fazer de base. No fim deste artigo, voltaremos a este tema.

Quantos dias são suficientes para fazer a Rota Romântica na Alemanha?

A quantidade correta de dias para visitar a Rota Romântica não existe e depende inteiramente da sua disponibilidade – de tempo e de recursos financeiros.

São 29 cidades em 460 km e muitos desvios possíveis. Com duas semanas você já consegue visitar todas as atrações e com vinte dias, faz tudo bem lentamente. Quanto mais dias você tiver, melhor poderá desfrutar de todos os encantos da Rota Romântica na Alemanha, porém é possível ter uma ideia de seu charme em roteiros mais curtos.

A seguir irei sugerir algumas opções de roteiro para disponibilidade diferentes, focando nos destinos que considero mais icônicos na Rota Romântica. A magia de cada cidade da rota está em caminhar por suas ruelas e admirar a sua beleza única sem rumo, mas há algumas atividades que julgo imperdíveis.

Roteiro de 3 dias pela Rota Romântica

Com 3 dias na Rota Romântica, você poderá focar na primeira e última cidades da rota, Würzburg e Füssen, e uma cidade do meio, que recomendo ser Augsburg.

Em Füssen você deverá escolher entre visitar um dos castelos próximos, incluindo o Castelo de Neuschwanstein, conhecido por ser inspiração para o castelo da Cinderella ou explorar a própria cidade de Füssen. A seguir, incluirei as atividades mais importantes nesta cidade, mas com apenas um dia ali, não será possível fazer tudo.

Würzburg

Augsburg:

Füssen ou Schwangau:

Roteiro de 5 dias pela Rota Romântica

Com 5 dias pela Rota Romântica, você pode manter as cidades do roteiro anterior como base e acrescentar alguns bate e voltas no meio do roteiro.

Túnel para pedestres em torre medieval
Rothenburg ob der Tauber é um dos destinos mais marcantes da Rota Romântica

Incluiria Rothenburg ob der Tauber e faria todas as atrações de Füssen e Schwangau descritas no roteiro anterior.

Rothenburg ob der Tauber:

Roteiro de 7 dias pela Rota Romântica

Com 7 dias inteiros pela Rota Romântica você pode relaxar e aproveitar mais cada pedacinho da rota. Sugiro manter as mesmas três bases mencionadas antes e explorar seus arredores com calma.

Além dos destinos mencionados nas rotas de 3 e 5 dias, sugiro tornar Rothenburg ob der Tauber como uma quarta base e incluir as seguintes visitas no roteiro de 7 dias:

Lauda-Königshofen

  • Conhecer o Castelo Lauda;
  • Degustar vinhos locais;
  • Ir até o Biergarten.

Schillingsfürst

  • Visitar o Castelo de Schillingsfürst;
  • Para os amantes de atividades outdoors, uma opção é fazer as trilhas na natureza;
  • Conhecer a gastronomia local.

Friedberg

  • Visitar o Friedberger Burg – Castelo e Fortificação de Friedberg;
  • Andar pela Cidade Velha – Altstadt;
  • Fazer uma excursão pelo Schloss Friedberg – Castelo de Friedberg;
  • Conhecer a igreja ​​St. Marienkirche.

Halblech

  • Conhecer os impressionantes Lagos Alpinos;
  • Fazer a Trilha Tegelberg;
  • Para os corajosos, se aventurar no esqui e snowboard no inverno.

Roteiro de 10 dias pela Rota Romântica

Considere-se com muita sorte! Com 10 dias pela Rota Romântica você consegue visitar realmente a maior parte dela com tranquilidade.

Além dos destinos mencionados anteriormente, sugiro incluir mais alguns. E, é claro, relaxar e absorver a encantadora e mágica atmosfera desta rota tradicional. Confira os pontos turísticos que selecionei em cada cidade:

Weikersheim

  • Palácio de Weikersheim;
  • Cidade Velha;
  • Igreja St. Georg;
  • Vinhedos.

Creglingen

  • Klingenmühle;
  • Vinhedos;
  • Cidade Velha;
  • Igreja Herrgottskirche.

Landsberg am Lech

  • Castelo Landsberg;
  • Muralhas da cidade;
  • Passeio pela Lechpromenade;
  • Passeio de barco no Lech;
  • Biergarten.

Schongau

  • Cidade Velha;
  • Muralhas da cidade;
  • Passeios pela Natureza;
  • Marienplatz.

Wildsteig

  • Passeios na natureza deslumbrante;
  • Esportes de inverno;
  • Igreja de São Pantaleão.

Qual a melhor época para fazer a Rota Romântica?

A Rota Romântica pode ser feita em qualquer época do ano, mas as melhores são outono e primavera devido às suas temperaturas amenas e à baixa temporada. O cenário de renovação da primavera ou as folhas coloridas do outono conferem um visual ainda mais mágico a esta rota que é linda em qualquer momento.

No fim do outono, mas já em dezembro, é possível ainda desfrutar dos mercados de Natal como uma atração à parte.

O verão é a alta temporada na Europa e, além disso, pode fazer muito calor. Há alguns lagos ao longo da Rota Romântica, portanto, você pode encaixar umas paradas refrescantes durante esta temporada.

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Planejando seu roteiro pela Rota Romântica na Alemanha

É sempre muito recomendável estudar previamente a região para qual iremos viajar, especialmente quando se trata de uma rota tradicional como a Rota Romântica.

Ter um panorama das cidades na rota, assim como das atividades por lá, pode fazer toda a diferença na sua viagem. A seguir, algumas dicas gerais para planejar seu roteiro:

Escolha da hospedagem

A escolha da hospedagem em qualquer rota deve ser sempre estratégica. Pessoalmente, prefiro escolher menos cidades para ficar e fazer bate e voltas. Desta maneira não preciso me preocupar a cada dois dias com horários de check-in e check-out, fazer malas e desfazer malas.

Wuzburg, clássico destino da rota
Würzburg é a primeira cidade da Rota Romântica e uma ótima base para explorar o norte deste percurso

Na Rota Romântica, que é uma rota linear, indico escolher uma acomodação no início dela, onde há uma grande aglomeração de cidades para visitar, outra no meio e uma última no fim, onde também há uma grande quantidade de atrações oficiais da rota concentradas.

As cidades a seguir são ideais na minha opinião, pois também oferecem uma oferta maior de serviços e hotéis:

  • Würzburg;
  • Augsburg;
  • Füssen.

Se preferir cidades menores, indico:

  • Würzburg;
  • Rothenburg ob der Tauber;
  • Schwangau.

Escolha o melhor transporte para o período

Para a Rota Romântica definitivamente recomendo alugar um carro para maior flexibilidade de horários e assim poder visitar mais vilarejos e atrações em um só dia. Sempre uso a DiscoverCars, comparador de preços, para escolher a melhor oferta de aluguel de carro quando viajo.

Caso alugar um carro não seja uma opção ou você planeje fazer o percurso de bicicleta, os trens certamente são a segunda melhor opção para fazer a Rota Romântica. Na Omio, é possível comparar e encontrar os melhores preços de passagens de trem.

Além disso, é possível fazer de ônibus também, mas estes costumam atrasar muito e requerem um maior planejamento de horários e menos espontaneidade. Caso escolha essa opção, a Flixbus é uma empresa que oferece bilhetes para diversas cidades e com bom custo-benefício.

Programe os passeios com antecedência

Para passeios privados ou compra de ingressos, é sempre bom comprar com antecedência, especialmente se você estiver fazendo a Rota Romântica durante algum feriado ou no verão.

Neste caso, recomendo fortemente checar o GetYourGuide para a compra dessas atividades. Se você baixar o aplicativo, todos os ingressos ficam ali juntos e organizados.

Fique conectado durante a viagem

É possível comprar um chip internacional antes de sair do Brasil para a sua viagem. Recomendo muito fazer isso, especialmente para a Alemanha, onde nem sempre é fácil comprar um chip no aeroporto. Há muitas burocracias de registro e depois de uma longa viagem queremos simplesmente chegar no hotel.

Com um chip internacional você evita altas taxas de roaming e já chega com acesso a mapas, telefone e e-mail. Recomendo a compra de chip na America Chip, que oferece diversas opções de plano e, a depender do lugar do Brasil, entrega no mesmo dia mediante pagamento de uma taxa extra.

O que saber antes de viajar pela Rota Romântica

O mais importante em termos de planejamento antes de viajar pela Rota Romântica é ter ao menos uma ideia das cidades que se quer visitar e guardar algumas opções extra caso você leve menos tempo em algum destino do que imaginou.

É bom manter em mente também que este não é um destino barato, mas que também é possível encontrar opções de acomodação mais em conta com um planejamento apropriado. Por isso, considere este ponto na hora de calcular quanto custa viajar para Alemanha.

Construções Fuggerei em Augsburg
Planeje bem as cidades que quer visitar antes de partir para a sua aventura na Rota Romântica. Foto: Roberta Schmoi

Também considero muito importante levar a viagem com calma, sem pressa. A principal atração da Rota Romântica são os castelos, mas também são as impressionantes paisagens que vale a pena inspirar, muito mais do que guardar apenas em uma foto rápida.

É importante também considerar como você vai levar dinheiro. A Alemanha é avançada em muitos aspectos, mas ainda usa muito pouco pagamentos por cartão e há vários lugares que não aceitam esta forma de pagamento. Recomendo demais sempre ter dinheiro em espécie consigo, especialmente em cidades menores.

A minha forma favorita de levar dinheiro em viagens e que recomendo para todo mundo é usando o cartão da Wise. Você pode fazer uma conta gratuita pelo site e com o cartão, você vai pagar menos IOF nos saques internacionais em diversas moedas. É realmente super prático e te dá a oportunidade de realizar saques em caixas automáticos por toda a Rota Romântica.

Por fim, não se esqueça que para viajar para a Alemanha é obrigatória a contratação de um seguro de viagem internacional. Além disso, o seguro pode ser útil em caso de emergências médicas, cancelamento de viagens, perda de bagagem e outros imprevistos.

O Seguros Promo compara as melhores ofertas de seguro de viagem para você e seu destino. Assim você tem a certeza de contratar a melhor oferta possível.

Boa viagem!