Mercados de Natal na Europa: 6 ambientes natalinos a não perder

Viajar pela Europa  / 

Os mercados de Natal na Europa, também conhecidos como Christkindlmarkt, Marché de Noël, Christkindlesmarkt, Christkindlmarket e Weihnachtsmarkt, são grandiosas feiras com clima natalino.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Os mercados de Natal na Europa são comuns a partir da segunda quinzena de novembro até o final de dezembro e têm sido grandes atrações do inverno nos países europeus. Por isso, hoje vamos falar sobre os principais, quando ir e suas peculiaridades.

Mercados de Natal na Europa: saiba sobre as feiras natalinas

Os mercados de Natal são feiras localizadas em centros históricos e em praças das cidades europeias. Geralmente, o comércio funciona todos os dias, desde a manhã até à noite. Porém, inserimos a seguir as datas e os horários desses eventos natalinos nos diferentes países.

Nos mercados de Natal na Europa você encontra comidas e bebidas típicas do país, artigos de decoração, artesanatos, roupas, brinquedos, enfeites natalinos, além de muito entretenimento e clima natalino. A decoração, a iluminação e o espírito de Natal chamam a atenção de moradores e turistas.

Essas feiras são muito procuradas, principalmente pelos turistas, que querem comprar lembranças, provar a culinária típica da região e curtir, é claro, o verdadeiro clima do Natal na Europa.

Descubra quais os melhores lugares para passar o Natal na Europa.

Conheça os principais mercados de Natal na Europa

Selecionamos para você seis dos principais mercados de Natal da Europa que você não pode deixar de conhecer quando for visitar o continente.

Mercado Wiener Christkindlmarkt, em Viena, Áustria

O mercado Wiener Christkindlmarkt ou, traduzindo, o Mercado do Menino Jesus, está localizado próximo à Câmara Municipal. Possui cerca de 150 casinhas de madeira da Rathausplatz, praça onde há a maior quantidade de eventos natalinos.

É o mercado de Natal mais antigo do mundo que se tem notícia (surgiu em 1298) e também um dos mais populares da Áustria.

Gastronomia, artesanato e entretenimento

Aproveite para experimentar as batatas assadas e os pretzels macios do mercado de Natal. Os vinhos quentes, que são os grandes destaques para as noites frias, são muitas vezes “ofuscados” pelo feuerzangenbowle, ponche de vinho com rum, que é flambado na hora em que é servido.

Além das deliciosas comidas nesse tradicionalíssimo mercado de Natal, há, ainda, diversos itens de artesanato, concertos natalinos (uma das principais atrações desse mercado), pista de patinação no gelo, carrossel antigo e instalações luminosas que mostram histórias de crianças.

Localização e horário de funcionamento

Funciona diariamente, de 17 de novembro a 23 de dezembro, das 10h às 21h.

Como o mercado fica bem no centro da capital austríaca, o ideal é se locomover de metrô até ele.

A Áustria também possui diversos outros mercados de Natal. O de Innsbruck, por exemplo, ostenta uma árvore com cristais Swarovski!

Saiba tudo sobre turismo em Viena.

Dresdner Striezelmarkt, em Dresden, Alemanha

Como a Alemanha é pioneira em mercados de Natal, é neste país onde tem a maior quantidade de festas natalinas e de diferentes tipos. Além disso, a tradição alemã está presente em todos os mercados de Natal da Europa.

O Dresdner Striezelmarkt é um dos mercados de Natal mais antigos da Alemanha e do mundo, com início datado em 1434. São cerca de 250 barracas destinadas ao artesanato regional, com ornamentos em madeira, candelabros e quebra-nozes, tradicionais na região.

Gastronomia, artesanato e entretenimento

O nome do mercado tem a ver com strüzel ou stroczel, um bolo de frutas secas e marzipã que tem no mercado e que atualmente é conhecido como stollen.

Além desse bolo, há, ainda, outras especialidades do mercado, como o conhecido glühwein (vinho quente), o pulsnitzer pfefferkuchen (pão de mel recheado de geleia e cobertura de chocolate), o dresden rahmklecks (pão fresco com queijo), além de salsichas e pretzels, típicos da região.

E não é somente a culinária regional que chama a atenção de quem visita o mercado. O Striezelmarkt possui o maior arco de Natal do mundo, assim como atrações impressionantes para crianças, teatro de fantoches, carrossel, elementos em movimento no teto e uma ferrovia!

Localização e horário de funcionamento

Dresden fica a cerca de 2 horas de trem e a cerca de 2h30min de ônibus de Berlim.

A feira funciona diariamente, do dia 28 de novembro ao dia 24 de dezembro, a partir das 15h.

Mercado na Piazza Santa Croce em Florença, Itália

Com muita iluminação, decoração natalina e casas de madeira como as de Heidelberg, na Alemanha, no mercado localizado na Piazza Santa Croce, em Florença, você sente o espírito natalino.

Gastronomia, artesanato e entretenimento

É possível degustar da comida típica italiana, além de pretzels e cerveja bávara, clássicos da Alemanha, comprar produtos artesanais e se entreter.

Localização e horário de funcionamento

O mercado fica aberto das 10h às 22h e você pode chegar à Piazza Santa Croce de ônibus ou de trem.

Mercado de Christkindelsmärik em Estrasburgo, França

mercado de natal europa frança

Os principais mercados estão localizados na região da Alsácia, que já foi colônia da Alemanha.

Dos melhores mercados de Natal na Europa, os mercados de Christkindelsmärik em Estrasburgo, são também uns dos mais populares: atraem mais de dois milhões de pessoas todos os anos.

O mercado é tão especial, pois está presente na cidade desde 1570, expandindo-se para cidades vizinhas. O mercado também é conhecido como “Marché de l’Enfant Jésus”, Mercado do Menino Jesus.

Gastronomia, artesanato e entretenimento

Para aproveitar o clima natalino da região da Alsácia, na França, não deixe de experimentar o flammkuchen, um dos pratos típicos da região, o vin chaud, vinho quente e os biscoitos bredele típicos. Aproveite, também, para comprar produtos artesanais em madeira e entrar no clima natalino.

Localização e horário de funcionamento

O mercado funciona todos os dias, de 23 de novembro a 30 de dezembro, das 9h às 19h e você pode chegar ao local de metrô ou ônibus.

O mercado principal de Estrasburgo se localiza a 5 minutos a pé da Praça da Catedral e é rodeado por chalés de madeira, típicos alemãs, de “Petite France”. Todos se surpreendem com este mercado.

Veja como funcionam os transportes públicos na França.

Feira de Natal de Antuérpia, Bélgica

A feira de Natal de Antuérpia estende-se pelas praças de Het Steenplein, de Suikerrui, de Grote Markt e de Handschoenmarkt.

Gastronomia, artesanato e entretenimento

O mercado possui mais de 30 barracas só de comida do mundo inteiro, como pizzas italianas, tapas espanholas, salsichas alemãs e muitos doces natalinos, incluindo chocolates de todas as localidades europeias.

Aproveite para experimentar a gastronomia típica belga, como as batatas fritas, os chocolates e a cerveja. Não deixe de provar, também a antwerpse handjes, mãos bem doces, que são apresentadas (e comidas) em formas de biscoitos, chocolates e batatas fritas!

Localização e horário de funcionamento

O mercado fica em Antuérpia, na região de Flandres, e funciona todos os dias, de 23 de novembro de 2018 a 1º de janeiro de 2019, das 12h às 18h.

Stortorget Julmarknad, em Estocolmo, Suécia

É o mercado mais antigo da Suécia e no local você pode encontrar itens mais baratos do que encontramos normalmente no país.

Gastronomia, artesanato e entretenimento

Experimente o saffransbullar, pão de açafrão, especialidade deste mercado, o glög, um vinho quente e aromático com especiarias, o pepparkakor, biscoito de gengibre.

Não deixe de aproveitar para comprar, também, itens de artesanatos charmosos.

Localização e horário de funcionamento

Esse tradicional mercado ficava localizado no centro da cidade Velha de Estocolmo, mas agora fica na praça do Museu do Nobel.

O mercado Stortorget Julmarknad fica aberto todos os dias, de 24 de novembro a 23 de dezembro, entre 11h e 18h.

Conheça as 10 diferenças do Natal na Suécia e no Brasil.

Informamos que as datas e os horários dos mercados de Natal na Europa podem sofrer alterações. Portanto, é importante confirmá-los antes de viajar.

Selecionamos alguns dos principais mercados de Natal na Europa. Veja também quais são as 5 tradições no Natal em Portugal e saiba mais sobre a Vila Natal de Óbidos em Portugal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.