Milão é internacionalmente conhecida como a capital mundial da moda. Além disso, é berço de uma das obras mais famosas do mundo, a Santa Ceia de Leonardo da Vinci. É também a casa do principal estádio de futebol italiano, o San Siro. Prepare-se para se surpreender com um roteiro em Milão.

Neste artigo, selecionamos os principais pontos turísticos para ajudar você que planeja uma estadia de 1, 2, 3, 4, 5 dias ou mais para conhecer o melhor dessa metrópole. Também indicamos alguns bate e volta incríveis para fazer durante sua viagem por lá. Vamos lá?

Roteiro de 1 dia em Milão

Milão é uma cidade grande, repleta de atrações turísticas que vão muito além da moda. Edifícios com arquitetura deslumbrante, obras de arte e muita história também compõem esse centro econômico italiano. Se está planejando um passeio rápido de apenas um dia, vá direto à Piazza del Duomo, no Centro Histórico.

Duomo di Milano

Localizada na Piazza del Duomo, no centro da cidade, a imponente igreja de mármore em estilo gótico é um dos principais cartões postais de Milão. A terceira maior catedral do mundo é onde iniciamos o roteiro em Milão no primeiro dia.

A sua construção teve início em 1386 e só foi completamente concluída 6 séculos depois, em 1965. Foi no Duomo de Milão, que Napoleão Bonaparte escolheu ser coroado rei da Itália em 1813.

No exterior, são 2 mil estátuas e 136 flechas que lhe renderam o apelido de o “ouriço de mármore”. Aproveite para subir até o terraço e ter uma vista extraordinária de Milão.

Essa também é uma das maiores igrejas católicas do mundo. O interior da Catedral comporta até 40 mil pessoas. Maravilhe-se com incríveis vitrais coloridos que contam histórias do Antigo e Novo Testamento. Do chão se erguem 52 colunas, uma para cada semana do ano. Não esqueça de garantir seu ingresso antecipado para conhecer o Duomo e evite filas.

Galeria Vittorio Emanuele II

Pátria de grifes famosas como Dolce & Gabanna, Versace e Armani, Milão é considerada a Capital da Moda e é fácil ver o porquê também na vestimenta impecável dos italianos.

Seguimos nosso roteiro, ainda na Piazza del Duomo, pela Galeria Vittorio Emanuele II. São diversas lojas de luxo, cafés e restaurantes famosos, como Savini e Biffi – estabelecidos desde a abertura da Galeria há mais de 150 anos.

Chamada sala de estar de Milão, este também é um ponto ilustre da cidade. Uma verdadeira obra de arte arquitetônica que combina arte e luxo sob um esplêndido teto de ferro e vidro. Foi aqui também, em 1913, foi inaugurada a primeira loja da Prada no mundo.

Galeria de grifes em Milão
A Galeria Vittorio Emanuele II foi um dos primeiros shoppings do mundo

E se você gosta de superstições, não deixe de ir até o centro da galeria, para girar os calcanhares três vezes sobre os testículos do touro – brasão de Turim. Diz-se que o ritual traz sorte e você verá muitos turistas rodando por ali.

Teatro Alla Scala

Saindo da Galeria, você chegará a Piazza della Scala, onde você logo se depara com uma estátua em homenagem à Leonardo Da Vinci. Nessa praça, também se localiza o Teatro Alla Scala, uma das três óperas mais ilustres da Itália. Inaugurado em 1778, foi na casa da Ópera de Milão, que compositores como Bellini, Rossini e Verdi, criaram suas obras mais importantes.

Apesar do prédio parecer simples visto de fora, vale a pena adquirir antecipadamente o ingresso para tour guiado de 1 hora pelo seu fascinante interior e museu. E se você ainda tiver tempo disponível, cheque o calendário de eventos no site oficial. A oportunidade de assistir a um espetáculo de ópera ou balé no local é incomparável.

Quadrilátero della Moda

E já que estamos em uma das cidades mais importantes da moda mundial, não dá para deixar de pelo menos passar pelo Quadrilátero della Moda. Formado pelas ruas Via Montenapoleone, Via della Spiga, Via Sant’Andrea e Via Manzoni, é onde acontece a famosa Milan Fashion Week.

Assim como a Champs Élysées em Paris, e a 5ª Avenida em Nova York, essa é uma das ruas mais caras e chiques do mundo. É onde você encontrará uma variedade infinita das mais conhecidas boutiques de alta costura com vitrines que ditam a moda ao redor da Terra.

Roteiro de 2 dias em Milão

Reserve seu segundo dia em Milão para Leonardo da Vinci: sua história em um museu em sua homenagem; uma de suas principais obras de arte. E ainda, uma galeria de arte com mais história e obras icônicas.

Confira o roteiro que selecionamos para o segundo dia na cidade:

Igreja Santa Maria delle Grazie

Comece o dia com uma visita à Igreja Santa Maria delle Grazie. Foi onde Leonardo da Vinci pintou umas das suas obras mais famosas, a Última Ceia, que é Patrimônio Mundial da UNESCO.

O mural pintado no refeitório do mosteiro data do século XV e requer ótimas condições ambientais. Diversos cuidados são adotados: tratamento de ar e procedimentos especiais para acesso de visitantes. Os grupos são limitados por horário pré-agendado, assim como o tempo para admirar a obra-prima, que é de 15 minutos.

Portanto, é imprescindível que você adquira seu ingresso antecipado para visita à Última Ceia.

Museu Nacional da Ciência e da Tecnologia Leonardo da Vinci

Já deu para notar que Leonardo da Vinci construiu parte da sua história em Milão. O maior museu técnico-científico da Itália é uma homenagem ao gênio italiano. Foi inaugurado em 1953, explorando diversas áreas, para mostrar mais sobre a obra de Leonardo. O local possui uma vasta coleção de maquetes de máquinas baseadas nos desenhos dele.

Não esqueça de reservar seu ingresso com antecedência. O GetYourGuide oferece um tour guiado para o museu a partir de 25€.

Pinacoteca di Brera

A Pinacoteca é a principal galeria de arte de Milão, e uma das mais visitadas da Itália. O acervo conta com algumas das obras mais famosas da história da arte, incluindo pinturas de Caravaggio, Rafaello, Bellini e Picasso.

Reserve um passeio guiado para a Pinacoteca para saber ainda mais sobre as obras e os artistas que constituem o prédio do Palazzo Brera, que abrigou um convento de jesuítas no século XVI. Além disso, ao terminar o passeio, não deixe de curtir o bairro boêmio e artístico de Brera.

Roteiro de 3 dias em Milão

Para o terceiro dia, o roteiro em Milão inclui um castelo, que é também um centro cultural. E que tal aproveitar a tarde para um piquenique no parque?

Castelo Sforzesco

O Castelo Sforzesco é uma fortaleza medieval-renascentista. Foi construído no século XV, sobre as ruínas de um antigo castelo romano, por Francesco Sforza, duque de Milão.

O antigo Castelo Visconti era odiado pelos milaneses, que o consideravam um símbolo da tirania e da dominação estrangeira. Quando Sforza começou a reconstruí-lo justificou que o tornaria um prédio para embelezar a cidade e defendê-la de inimigos externos.

Hoje, o local é um centro cultural com bibliotecas, galerias de arte, e diversos museus que exibem inúmeras obras de arte históricas e icônicas de grandes artistas como Michelangelo e Leonardo da Vinci.

Aliás, um dos espaços do Castelo, a Sala dele Asse – Leonardo da Vinci, foi estúdio do pintor italiano durante o período da Renascença italiana. Vale a pena conferir esse e outros espaços do edifício.

Parco Sempione

Atravessando o Castelo Sforzesco, você chegará ao Parco Sempione, o maior parque público de Milão. Um espaço verde incrivelmente belo com lagos para caminhadas e grandes gramados onde parar para descansar e fazer um piquenique.

Lago em parque do castelo em Milão
Aproveite um dia de caminhadas e piquenique no Parque Sempione, atrás do Castelo Sforzesco

O Arco do Triunfo de Milão está nesse parque. Aproveite para andar até lá e conhecer o chamado Arco della Pace, construído para celebrar a paz.

Também faz parte do território do Parque, a Arena Civica, que foi a casa da Internazionale de Milão até 1947. Este é um estádio usado para jogos de futebol e rugby e também para shows e eventos. Inaugurado em 1807, tem capacidade para até 30 mil espectadores.

Conheça um guia completo com o melhor dos museus de Milão.

Roteiro de 4 dias em Milão

Como Milão é também a capital do futebol italiano, no quarto dia reservamos um roteiro especial para os amantes de futebol, mas que garanto que emocionará a todos. E para encerrar, uma noite com muitos aperitivos pelos canais da metrópole.

Estádio San Siro

O Estádio Giuseppe Meazza foi inaugurado em 1926 com um clássico italiano entre os rivais Milan x Inter. Desde a temporada de 1947, o templo do futebol italiano tornou-se a casa da Inter também. E hoje tem capacidade para quase 86 mil torcedores.

Faça o tour pelo estádio e museu. Você realmente terá acesso aos bastidores de um ponto de vista singular: salas de imprensa, vestiários, zona mista e o túnel onde os jogares tem acesso ao campo.

Estádio San Siro em Milão
O San Siro é o templo do futebol italiano e casa dos dois maiores clubes da cidade. Foto: Fê Fassina

Mas se posso dar um conselho sobre o San Siro: reserve esse roteiro para um dia de jogo. Cheque o calendário dos clubes com antecedência no site oficial, porque essa é de fato uma experiência única.

Os italianos realmente amam futebol e sabem bem como demonstrar toda essa paixão. O estádio vibra e é impossível não se emocionar assistindo uma partida de futebol no San Siro ao lado dos torcedores italianos.

Bairro Navigli

E após o futebol, sempre cai bem um aperitivo. Na Porta Ticinese, que fica no distrito de Navigli, é comum os milaneses se encontrarem para um happy hour ali pelos barzinhos e restaurantes. Lá você compra a bebida e ela vem acompanhada de snacks tipicamente italianos.

É também no bairro Navigli, onde ficam os canais de Milão. Sim, assim como Veneza, Milão tinha seus próprios canais para comércio. O principal deles ia até a Suíça e foi a rota usada para trazer os mármores para construção da Duomo di Milano. E sabe quem ajudou a pensar e construir esses canais? Leonardo da Vinci.

Vale a pena aproveitar o anoitecer iluminado pela vida noturna de Milão por ali.

Conheça o Milan Card, o cartão turístico da cidade, e veja se vale a pena levá-lo para a sua viagem.

Roteiro de 5 dias em Milão

E se você planeja ficar por 5 dias ou mais em Milão, aproveite para conhecer algumas cidades nos arredores da metrópole. Selecionamos alguns destinos – e já indicamos alguns passeios em cada um deles – para o seu bate e volta de Milão.

Além disso, reserve um tempinho para conhecer a bela Milano Centrale. Construída em 1931 e inspirada pelo modernismo, se tornou ainda mais majestosa com a ascensão de Benito Mussolini ao poder. Ele planejava que a Estação representasse todo o poder do regime fascista.

Hoje, ela é considerada umas das estações de trem mais bonitas da Europa. Vale a pena visitar para admirar a arquitetura; passear e fazer compras pelas lojas e aproveitar uma refeição em um dos diversos cafés e restaurantes.

Turim

A uma distância aproximada de 140km, Turim é considerada uma das cidades mais industrializadas da Itália. É a sede da fabricante de automóveis Fiat e de outro clube gigante do futebol italiano, Juventus.

Vista panorâmica de Turim no fim de tarde
O Mole Antonelliana é um dos cartões postais de Turim. Mole em italiano é um edifício de proporções monumentais

Além disso, é a “capital do chocolate” e a casa da Martini. Um polo único que mescla a arquitetura barroca do passado com o moderno de uma metrópole agitada; são diversas atrações para conhecer.

No bate e volta a Milão escolha as opções que mais combinam com você:

E para terminar seu passeio por Turim, não perca a oportunidade de escolher um café ou butique para experimentar os chocolates de Turim. A cidade tem tradição na indústria do cacau.

Os belos lagos do norte da Itália

Os Lago Como (50km), Lago di Garda (217km) e Lago Maggiore (134km) ficam entre 1h entre 1h30 de trem ou carro e são destinos incríveis para fazer um bate e volta de Milão com o GetYourGuide.

Prepare-se para vistas que parecem pinturas e inúmeras atividades. Inclusive o Lago Como e o Lago di Garda fazem parte da nossa lista de lagos mais bonitos da Europa.

Além de serem conhecidos como rotas românticas no Velho Continente, os lagos podem reservar muitas aventuras para quem procura por um dia de esportes, por exemplo: vela, surf, mergulho, windsurfe e até voo de asa-delta.

Ou se você prefere aproveitar o dia para relaxar, escolha uma das praias ou spas no entrono dos Lagos. E ainda, conheça mais sobre eles, nos passeios de barco.

Planejando seu roteiro

Sempre que vamos viajar precisamos também planejar muito bem o roteiro que vai além dos pontos turísticos de Milão que vai visitar. É preciso definir o hotel, pesquisar os melhores meios de transporte, comprar ingressos para as atrações, entre outros.

Confira, abaixo, uma lista para te auxiliar nessas e em outras questões para garantir um roteiro completo em Milão e uma viagem tranquila.

Escolha a hospedagem com base no tempo que vai ficar na cidade

Quando você procurar por acomodação para ficar em Milão, não esqueça de considerar quantos dias vai passar na cidade. Para viagens mais curtas, hotéis no Centro Histórico podem ser melhores opções, já que você estará à curta distância dos pontos turísticos do roteiro. E não precisará perder tempo esperando transporte público, já que pode fazer tudo andando.

Se pretende ficar mais dias e planeja alguns bate e volta de Milão, considerar acomodações próximas à Estação Central pode ser uma ótima alternativa para garantir os primeiros horários de trem para os destinos escolhidos. Ou se busca conforto, a cidade oferece diversas opções de hotéis de luxo, cinco estrelas, com spas e piscinas para você também aproveitar as facilidades do local.

E ainda, se você procura também curtir a noite agitada de Milão, você vai gostar de hospedagens próximas ao bairro Navigli. Acrescentando ainda que, se seu perfil de viajante é mais econômico, Milão tem ótimas opções de hostels, confortáveis e modernos.

Escolha o melhor transporte para o período

Para escolher o melhor transporte, depende também de quantos dias vai ficar em Milão. Para um roteiro em Milão de até três dias, você vai fazer quase todos os passeios andando a partir do Centro Histórico.

Considere para esses trajetos também o ônibus de turismo hop-on-hop-off, que é uma ótima opção para se locomover pelos pontos turísticos da cidade. O passe diário para 1, 2 ou 3 dias custa a partir de 19€. E você ainda ouve histórias sobre cada um dos 26 pontos, podendo descer e subir em qualquer deles quantas vezes quiser.

Também de uma forma geral, o transporte público em Milão é bem estruturado e eficiente: opções de ônibus, táxi, metrô ou tram, espécie de bondinho. Compre o bilhete diário já quando chegar na cidade para aproveitar viagens ilimitadas por 24 ou 72 horas.

E se planeja bate e volta, você tem opção de ir de trem, saindo da Estação Central de Milão ou, ainda, alugar um carro. A carteira de habilitação brasileira pode ser usada por turistas na Itália por até três meses. Não esqueça de levar seu passaporte com você.

Além disso, caso opte por alugar carro em Milão, recomendamos que para isso você use um site confiável. Na DiscoverCars você encontrará ótimas opções de custo-benefício para uma viagem segura.

Programe os passeios com antecedência

Preparar um roteiro com antecedência é o segredo para aproveitar ainda mais sua viagem. Portanto, para não perder tempo em filas nas bilheterias, compre seus ingressos com antecedência.

Atrações como a Santa Ceia de Da Vinci, na Igreja Santa Maria della Grazzie, por exemplo, precisam ser comprados com pelo menos um mês de antecedência. Indicamos que você sempre confira as opções nos sites oficiais ou no GetYourGuide.

E outra ótima alternativa, é adquirir o Milan Pass, que é um cartão turístico da cidade, válido por 48 horas, a partir de 79€. Dentro desse período, você poderá usar transporte público, ônibus hop on hop off, além de garantir ingressos para a Duomo de Milão, o Teatro La Scala, Museu Nacional da Ciência e da Tecnologia Leonardo da Vinci, entre outros.

Fique conectado durante a viagem

Sabemos o quanto é essencial se manter conectado nos dias de hoje. Manter contato com amigos e familiares, postar conteúdo da viagem e até mesmo usar mapas e tradutor para se comunicar em outro país.

Por isso, compre um chip internacional. O nosso parceiro, America Chip tem cobertura por todo continente e é possível usar internet ilimitada na Europa pelo menor preço. E o melhor, você recebe o chip antes mesmo de sair do Brasil.

Antes de embarcar, não deixe de conferir as melhores recomendações de onde comer em Milão.

O que saber antes de viajar para Milão

Roteiro em Milão definido, hotel e ingressos reservados é hora de conferir a parte mais burocrática da viagem. Seguro viagem, documentos e cartão de débito: veja a baixo um resumo do que você vai precisar providenciar com antecedência e ter em mãos na sua chegada ao aeroporto da Itália.

Seguro viagem é obrigatório

O seguro viagem Europa é obrigatório em países como a Itália, que fazem parte do Tratado Schengen. De acordo com a lei, você deve ter cobertura de pelo menos 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares. Mas o seguro cobre também perda e extravio de bagagem e cancelamentos de voos, por exemplo.

Faça uma cotação com o Seguros Promo, eles garantem o menor preço do mercado. Além de oferecem diferentes coberturas, você pode usar o website para comparar os benefícios de cada uma. E não se esqueça de imprimir a sua apólice de seguro e levar com seus documentos à serem apresentados na Imigração na sua chegada ao País.

Documentação e visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na Itália como turistas por até 90 dias. Mas tenha em mãos todos os documentos abaixo para garantir que tudo ocorra bem na sua passagem pela Imigração do Aeroporto:

  • Passaporte válido por mais 3 meses após a sua saída do Espaço Schengen;
  • Seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares;
  • Passagem aérea de volta para o Brasil – período de no máximo 90 dias;
  • Reserva do hotel;
  • Dinheiro – calcule pelo menos 60€ por dia – você pode apresentar notas ou saldo do cartão de débito;
  • Visto ETIAS a partir de 2024.

O Sistema de Informação e Autorização de Viagens na Europa (ETIAS) é um novo requisito obrigatório para entrada de viajantes de países isentos de visto para turismo. Com lançamento previsto para 2024, de acordo com o site oficial. Segundo as autoridades, o requisito visa a melhora na segurança e aumento da mobilidade na União Europeia.

Para solicitar o ETIAS, você precisará apresentar o passaporte válido por mais 3 meses após a sua saída do Espaço Schengen; um endereço de e-mail para receber o documento de aprovação; cartão de débito ou crédito para o pagamento da taxa e o formulário de aplicação preenchido, que inclui suas informações pessoais, documento, contato e plano de viagem.

Levar dinheiro

Adquirir um cartão de débito internacional é certamente a opção mais segura para uma viagem sem surpresas com a futura conta do cartão. Você deposita o dinheiro pelo aplicativo que converte os valores na mesmo hora e já atualiza o seu saldo disponível.

Recomendamos o Cartão Wise, válido em mais de 200 países com tarifas econômicas em 50 moedas diferentes. Além disso, você pode sacar dinheiro nos caixas eletrônicos espalhados por esses países e pagar faturas online ou nos próprios estabelecimentos.

Com toda a documentação preparada, hotéis e ingressos reservados, roteiro definido, tenha uma ótima viagem e estadia em Milão. Arrivederci!