Segredos de Roma: o que visitar além dos conhecidos pontos turísticos

Visitar Roma  / 

Você sabia que todas as cidades escondem segredos que muitos turistas deixam de perceber e visitar? Roma é uma cidade que atrai muitos turistas, mas muitos deles vão com foco somente nos principais pontos turísticos e acabam perdendo alguns detalhes da cidade. Para que você não perca nada na sua viagem a Roma, vamos revelar os segredos de Roma.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Descubra os principais Segredos de Roma

Além dos principais pontos turísticos de Roma (que naturalmente são maravilhosos), vamos revelar alguns segredos de Roma que você não pode deixar de desvendar durante a sua viagem.

Acústica na Piazza del Popolo

Quando você chegar na Piazza del Popolo você vai ver duas maravilhosas fontes. Entre elas existe um muro, que guarda o primeiro dos nossos segredos de Roma. Acredite, existe algo muito inusitado nesse muro!

Se você ficar em uma ponta do muro e uma outra pessoa ficar na outra ponta (é uma distância de uns 50 metros) vocês conseguem conversar uma com a outra sem precisar gritar. É mesmo incrível!

Veja mais dicas sobre o que fazer em Roma.

Cúpula de São Pedro

Você já teve a sensação de estar andando a caminho de algum lugar e, quanto mais você anda, mais distante parece que esse lugar está? É exatamente isso que acontece com a ilusão de ótica da Cúpula de San Pietro. Para testar essa ilusão de ótica, você deve caminhar pela Via Niccolò Piccolomini em direção à Cúpula. você vai perceber que, quanto mais você anda em direção à cúpula, menor ela fica, parece que está se distanciando.

Ao final da rua tem um mirante para apreciar a Cúpula e lá você vai perceber que ela está bem pequenina. Isso é bem estranho pois ela deveria estar maior pois estamos mais perto. Se você caminhar ao contrário, se distanciando dela, ela vai ficar cada vez maior, parece que está se aproximando. Por que acontece isso? Mistério!

Na verdade essa é uma ilusão de ótica que acontece por causa dos prédios construídos na região e ao ponto que estamos observando a Cúpula. É um dos segredos de Roma que vale a pena desvendar!

Fechadura do portão dos Cavaleiros de Malta

Eu sei que soa estranho dizer que um dos segredos de Roma se encontra no buraco da fechadura do portão do convento dos Cavaleiros de Malta, mas acredite que é imperdível! Você não vai aguentar não dar uma espiada no buraco da fechadura, afinal vai ter uma fila de pessoas na sua frente e todas vão dizer “uaaau” quando olharem.

O que guarda esse buraco da fechadura? Uma vista incrível para a Cúpula de San Petro (essa mesma da ilusão de ótica que falamos no tópico anterior). A visita pode ser feita durante o dia ou à noite, a vista será deslumbrante de todas as maneiras e o melhor: é de graça!

fechadura do portao dos cavaleiros de malta

O mais curioso desse segredo romano é que pelo buraco de uma fechadura é possível ver território de três países: Itália (que é onde está a fechadura), Malta (que é de quem pertence o convento por onde se olha a fechadura), Vaticano (que é onde fica a Cúpula de São Pedro, bem ao meio da visão). Será que há algum outro lugar no mundo em que isso pode ocorrer? Incrível, não é?

Essa curiosa fechadura está na Piazza dei Cavalieri di Malta.

Decoração com ossos

Na Igreja de Santa Maria della Concezione dei Cappuccini tem uma cripta (na parte de baixo) que tem paredes revestidas com ossos de mais ou menos 4 mil frades. Nessa cripta tem uma parede cheia de crânios. A Igreja fica na Via Veneto.

Você tem coragem de ir ver esse segredo de Roma? Eu sinceramente fico meio apreensiva com essas coisas, muito macabro pro meu gosto!

Quer descobrir mais um segredo? Confira nossa lista dos melhores restaurantes em Roma!

Santuário dos gatos

Um dos segredos de Roma mais curiosos, na minha opinião, é esse santuário dos gatos. Dizem que em Roma existe uma lei que permite aos gatos morarem onde nasceram (isso mesmo, você não entendeu errado). E o lugar que mais tem gatos em Roma é no largo da Torre Argentina.

E lá é a sede de uma associação que cuida desses gatos, que são diariamente alimentados e tratados (tem uma placa que diz que todos os gatos são vacinados e esterilizados).

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Se você é amante de gatos, esse é o seu lugar em Roma.

santuario dos gatos, segredos de roma

Imagens da Virgem Maria

Esse é para aquelas pessoas que gostam de caminhar prestando atenção em todos os detalhes. Estima-se que existem cerca de 500 imagens da Virgem Maria espalhadas pelo centro histórico de Roma.

Está preparado para a caça ao tesouro? Caminhe pelo centro e veja quantas imagens você consegue encontrar!

Disparo de canhão

Você já viu o disparo de um canhão? Na praça Giuseppe Garibaldi, além de ter uma das melhores vistas para a cidade de Roma, existe um canhão que dispara para o rio todos os dias ao meio dia, para marcar a hora que os sinos das Igrejas devem tocar.

Veja quais são as principais fontes de Roma.

Arco do céu com estrelas

Na Via Arco dei Banchi tem uma pequena passagem de pedra com um arco antigo. Quando passamos por esse arco e olhamos para cima, vemos uma pintura de um céu estrelado.

Esse arco está entre a Via Paola e a Via del Banco di Santo Spirito. É uma passagem quase secreta em Roma.

arco do ceu com estrelas, segredos de roma

Você já tinha ouvido falar em algum desses segredos de Roma? Uma ideia é reservar um guia turístico para te mostrar o melhor da cidade.

E se você já esteve na capital italiana, já teve a oportunidade de desvendar algum? Conta pra gente aqui nos comentários!

Pontos turísticos de Roma: conheça as principais atrações e ingressos.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.