Roma, uma cidade imortalizada por sua rica história e cultura, oferece muito mais do que monumentos e ruínas antigas. Na Cidade Eterna, você encontra opções únicas para ir às compras. Nesse artigo, exploramos o que comprar em Roma, onde encontrar os melhores produtos, como evitar as altas taxas de IOF, além de cuidados essenciais ao trazer suas compras de volta para o Brasil.

O que comprar em Roma?

Mais do que fazer um roteiro em Roma, você pode aproveitar sua estadia na cidade para fazer compras.

A Itália é conhecida por sua influência significativa na indústria da moda e beleza, abrigando algumas das marcas mais renomadas e respeitadas do mundo.

Outros produtos que valem a pena comprar em Roma são vinhos regionais, itens religiosos por conta do Vaticano, produtos alimentícios locais, artes e antiguidades e, é claro, souvenirs para trazer como lembrança ao Brasil.

Confira, a seguir, uma lista detalhada do que comprar em Roma e onde encontrar cada um dos itens.

Vinhos

Não poderíamos iniciar a lista sem falar de vinhos. Os vinhos italianos são conhecidos e respeitados em todo o mundo devido à longa tradição vitivinícola do país, suas diversas regiões vinícolas e a qualidade excepcional de suas uvas e métodos de produção.

Três mini garrafas de Prosecco com o Coliseu ao fundo no entardecer.
Nos supermercados, há uma série de opções de vinhos, para todos os gostos e bolsos. Foto: Letícia Rodrigues

Os chamados “Vinhos de Roma” são uma opção do que você pode comprar na capital italiana. Algumas das principais uvas cultivadas na região de Lazio (onde Roma está inserida) incluem Malvasia Puntinata, Trebbiano Toscano, Malvasia del Lazio, Cesanese e Montepulciano. Boa parte delas são cultivadas na região de Castelos Romanos, que conta com 14 pequenos vilarejos e é um ótimo luga para um bate e volta de Roma.

Um dos vinhos mais conhecidos é o vinho branco Frascati DOCG, mas a região também produz o vinho branco Est! Est!! Est!!! di Montefiascone DOC. Os tintos incluem o Cesanese del Piglio DOCG e o Cesanese di Olevano Romano DOC. Mas essas são apenas algumas das incontáveis opções!

Além disso, você pode encontrar vinhos de outras partes da Itália — especialmente da Toscana, conhecida por seus vinhos tintos. Pelas lojas, você também encontra vinhos de Piemonte, Sicília, dentre outras regiões, cada um com suas características próprias.

Onde vale a pena comprar vinho em Roma?

Opções de lugares para comprar vinho em Roma é que não faltam!

Uma opção popular é percorrer a Via del Corso, uma das principais ruas comerciais de Roma, onde você encontrará uma variedade de lojas de vinho, desde estabelecimentos tradicionais até butiques especializadas.

As enotecas, que são lojas especializadas em vinhos, também são uma excelente opção. Algumas opções populares são:

Inclua durante o seu roteiro em Roma um tour até a região de Castelo Romano, visitando as adegas locais, onde é possível comprar os vinhos produzidos nas propriedades. Uma opção é a excursão de meio dia para a vinícola de Frascati com almoço incluído. Também há um passeio de degustação de vinhos particular de três horas e meia pela região.

E uma dica importante aqui é ter uma mala própria para vinhos, assim as garrafas chegam com segurança ao Brasil. Uma indicação é a mala Traveluz Interlaken. Nela, é possível comportar até 12 garrafas.

Cosméticos

Comprar cosméticos e itens de beleza na Itália pode ser vantajoso, especialmente pela qualidade dos produtos e pela variedade de marcas renomadas e pode facilmente entrar na lista sobre o que comprar em Roma.

Uma das principais marcas é a Kiko Milano, que oferece uma gama de produtos de maquiagem e cuidados com a pele de ótima qualidade. No meu período na Europa, quase todos os cosméticos que comprei foram dessa marca. Eles duram e oferecem preços bem mais convidativos comprando na Europa do que no Brasil,

Você também encontra em Roma marcas como Colliistar, Diego Dalla Palma, Acqua di Parma, Bottega Verde, além de várias unidades de lojas da Sephora e MAC. Na capital italiana também é possível comprar cosméticos e produtos de beleza em lojas de grifes de luxo como Gucci, Prada, Dolce & Gabanna, Versace e Giorgio Armani.

Onde vale a pena comprar cosméticos em Roma?

Roma oferece diversas opções para comprar cosméticos. A Via del Corso e áreas comerciais como a Via dei Condotti apresentam lojas de marcas de luxo, mas pela cidade há marcas locais com preços mais econômicos.

Outra opção são as farmácias, que oferecem uma gama completa de produtos de cuidados com a pele e cosméticos. Existem várias espalhadas pela cidade, então não é difícil de incluir uma visita a uma delas no seu roteiro para averiguar as opções de produtos.

A loja de departamento Coin também está espalhada em diversos pontos de Roma, inclusive com uma unidade perto da estação Termini. Nela, você encontra diversas marcas e tipos de maquiagem, cosméticos, perfumaria e até mesmo vestuário e outros produtos. A loja costuma fazer grandes promoções e oferecer preços convidativos.

Vista do Rio Tibre nas imediações da Piazza di Ponte Sant'Angelo.
Roma é conhecida não apenas por sua história, mas também por abrigar autênticas marcas. Foto: Letícia Rodrigues

Outra opção de loja de departamento com diversas marcas e produtos é a La Rinascente. Além de produtos de beleza, conta com vestuário, itens de decoração, acessórios e até produtos para casa. A loja tem unidades na Via Del Tritone e Piazza Fiume.

A Sephora, como já disse antes, está espalhada também em diversos pontos da cidade — algumas unidades próximas de partes turísticas, como na Via Del Corso e em Termini.

Você também pode encontrar alguma dessas marcas (além de outras) nos shopping centers de Roma. Falo mais abaixo!

Roupas

Se você planeja comprar roupas, Roma oferece uma grande variedade de marcas — especialmente aquelas de luxo, como Gucci, Prada, Valentino, Versace, Giorgio Armani, Ferragamo, entre outras. No Brasil, artigos dessas marcas costumam sair mais caro por conta dos impostos, então pode ser válido comprar quando estiver pela cidade.

Lojas de departamento também estão espalhadas por Roma e são uma opção para encontrar peças mais em conta.

Onde vale a pena comprar roupas em Roma?

Para comprar roupas em Roma, explore a área conhecida como Tridente de Roma, formada pelas ruas Via del Corso, Via di Ripetta e Via del Babuino. Essa região oferece desde grandes marcas de moda até lojas de designers locais e butiques exclusivas. Nessa região estão várias marcas de luxo italianas.

Se estiver interessado em roupas a preços mais acessíveis, as lojas de fast fashion, como Zara, H&M e Mango, também estão presentes em áreas movimentadas e centrais da cidade, proporcionando opções a preços mais convidativos.

Já o bairro de Monti oferece opções alternativas, com lojas vintage, butiques independentes e estilistas locais, perfeito para quem busca peças únicas e originais. Outra opção de bairro com lojas pequenas e butiques independentes é Trastevere, conhecido por suas ruas de paralelepípedos e atmosfera descontraída.

Para uma seleção abrangente de marcas internacionais e italianas, as grandes lojas de departamento, como a Rinascente e a Coin (citadas no tópico anterior), oferecem uma variedade de estilos, atendendo a diferentes preferências. No caso da La Rinascente, é possível encontrar marcas como Burberry, Ralhp Lauren, Marc Jacobs, Armani e Lacoste.

Produtos alimentícios locais

A Itália é conhecida pela sua gastronomia, então certamente você pode aproveitar sua ida até Roma para comprar produtos como massas, azeites e outros itens culinários.

Massas artesanais, como a clássica “pasta di Gragnano”, feita na região de Campania, são uma escolha popular. Azeites de oliva extravirgem da região da Toscana ou da Sicília também são uma opção do que comprar em Roma, já que são conhecidos por sua qualidade excepcional.

Arroz para risoto, cafés italianos, farinhas de alta qualidade, azeites, chocolates e guloseimas no geral são apenas algumas das opções do que você encontrará na cidade.

Mas atenção: não são todos os alimentos que podem ser despachados na bagagem — explico mais a frente.

Onde vale a pena comprar produtos alimentícios em Roma?

Supermercados são uma das melhores opções. Há vários espalhados pela capital italiana e esses estabelecimentos são uma ótima forma de conhecer um pouco mais sobre os costumes alimentares dos italianos, já que é lá onde você encontra tudo aquilo que eles consomem no dia a dia.

A cadeia de supermercados mais conhecida é o Coop, com várias filiais na cidade. Outra opção popular é o Carrefour. Em Roma você também encontra opções como o Conad e o Pam, que são supermercados mais locais, encontrados em diferentes bairros da cidade.

Você também pode encontrar alimentos típicos em feiras ao ar livre e mercados locais, como o Campo de’ Fiori e Mercato di Testaccio. Já o Mercato Trionfale, próximo ao Vaticano, é o maior mercado coberto de Roma, com uma enorme variedade de produtos.

Itens religiosos

A capital italiana é o lar do Catolicismo, abrigando o Vaticano e locais sagrados para os católicos, como a Basílica de São Pedro. Por isso, se estiver em Roma, uma das opções a se comprar são itens religiosos.

Vista com zoom aproximada da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Nas proximidades com a Basílica de São Pedro, você encontra muitos objetos religiosos. Foto: Letícia Rodrigues

Há uma série de itens nesse sentido — alguns são, inclusive, abençoados pelo Papa.

Onde vale a pena comprar itens religiosos em Roma?

Você pode explorar as proximidades do Vaticano, onde lojas especializadas oferecem uma variedade de artigos religiosos, desde crucifixos e imagens sacras até rosários, medalhinhas e objetos abençoados pelo Papa.

A área ao redor da Basílica de São Pedro é especialmente rica em lojas com artigos religiosos. A Via della Conciliazione, que leva à Praça de São Pedro, é outra opção.

Não tem segredo: basta se dirigir até essa região para encontrar itens religiosos. Tem desde artigos baratinhos até objetos mais finamente trabalhados.

Arte e artesanato locais

Se você é um admirador de arte e artesanato, Roma é cheia de opções. Esses objetos incluem cerâmicas pintadas à mão, esculturas em pedra ou mármore, joias feitas por designers locais e até mesmo gravuras artísticas.

Além de levar itens com significado para casa, você também apoia os artesãos locais e contribui para a arte continuar viva na cidade.

Onde vale a pena comprar arte e artesanatos locais em Roma?

Os bairros de Trastevere e Monti são conhecidos por suas butiques e estúdios de artistas, proporcionando um ambiente ideal para descobrir peças distintas.

Além disso, mercados tradicionais, como o Mercado de Campo de’ Fiori, oferecem uma variedade de opções, desde quadros a objetos de decoração.

Souvenirs

Certamente você vai querer levar para casa uma lembrancinha de Roma — seja para relembrar essa viagem especial, seja para presentear uma pessoa querida. Ao redor da cidade, opções é que não faltam!

Onde vale a pena comprar souvenirs em Roma?

Ao procurar por souvenirs em Roma, explore as áreas turísticas, como o bairro de Trastevere e as imediações do Coliseu de Roma, onde pequenas lojas oferecem uma variedade de lembranças.

A Via del Corso e a Via dei Condotti, conhecidas por suas butiques de luxo, também apresentam lojas especializadas em souvenirs italianos, desde ímãs e miniaturas até produtos de couro feitos à mão.

Mercados tradicionais, como o Mercado de Campo de’ Fiori, também oferecem esses souvenirs.

Quais são os shopping centers de Roma?

Se você quer encontrar variedades de produtos da sua lista sobre o que comprar em Roma em um único lugar, os shopping centers são uma boa opção.

Roma abriga diversos shoppings, cada um oferecendo uma experiência única de compras. O RomaEst, queridinho dos locais, possui 220 lojas com marcas como Adidas e Calvin Klein, enquanto o Porta di Roma, o maior da cidade, também apresenta 220 lojas com marcas como Apple e Armani Exchange.

Prepare a sua lista sobre o que comprar em Roma antes de chegar na cidade.
A melhor forma de encontrar souvenirs, é explorando as áreas turísticas. Foto: Letícia Rodrigues

Outras opções incluem o Euroma2 e o GranRoma, cada um oferecendo uma seleção diversificada de lojas.

Vale a pena comprar nos outlets de Roma?

Sim, vale! Comprar nos outlets de Roma pode ser uma opção vantajosa para aqueles que buscam produtos de marcas renomadas a preços mais acessíveis.

Esses estabelecimentos oferecem uma variedade de produtos, desde roupas e calçados até acessórios de grife, com descontos significativos em comparação com as lojas regulares.

Os principais outlets para visitar e fazer as suas compras em Roma são:

  • Castel Romano Designer Outlet: localizado nos arredores de Roma, este outlet abriga mais de 140 lojas de marcas de moda, como Burberry, Dolce & Gabbana, Nike e muito mais;
  • Valmontone Outlet: situado a cerca de 40 minutos de carro de Roma, este outlet é conhecido por suas lojas de moda, acessórios e artigos para casa, apresentando marcas como Guess, Calvin Klein e Le Creuset;
  • McArthurGlen Designer Outlet: possui uma localização conveniente perto do Aeroporto de Roma-Fiumicino e oferece uma seleção diversificada de marcas de luxo, como Prada, Versace e Michael Kors;
  • Città del Sole: localizado no coração de Roma, este outlet é especializado em produtos infantis, brinquedos e artigos para bebês, oferecendo descontos em marcas renomadas.

O que não vale a pena comprar em Roma?

Há alguns itens que podem não ser a melhor escolha para a sua lista sobre o que comprar em Roma, considerando os fatores como preço e autenticidade. Exemplos são produtos comumente encontrados em outros lugares a preços mais acessíveis, como eletrônicos. Outro ponto dos eletrônicos é o alto valor, fazendo com que excedam mais facilmente o valor da cota de importação da Receita Federal.

Além disso, na hora de comprar souvenirs, como ímãs e objetos simples que serão levados como lembrança, pesquise preços. Às vezes você encontra o mesmo produto por preços menores em outros estabelecimentos ou em outras cidades italianas.

Deixe para comprar em Roma produtos que são típicos da cidade ou produtos de marcas italianas, que contam com preços mais elevados no Brasil ou não são encontrados aqui.

Como pagar as compras em Roma?

Para efetuar pagamentos durante sua estadia em Roma, a recomendação é utilizar um cartão de débito internacional, evitando assim o pagamento no cartão de crédito, que geralmente implica em taxas elevadas e IOF em cada transação, resultando em custos adicionais nas suas compras.

A opção que mais indico para pagar suas compras em Roma e outros países da Europa é o cartão Wise, já que ele oferece uma taxa de câmbio mais favorável e tarifas justas. Sempre que viajo utilizo esse cartão, o qual é uma opção simples e gratuita. Basta criar sua conta no site e solicitar o cartão Wise, entregue em todo o Brasil.

Conta criada e cartão em mãos, basta transferir o montante em reais para sua conta, convertendo rapidamente para euros assim que ele estiver disponível.

Optar por viajar com um cartão pré-pago também proporciona maior segurança em comparação com a opção de carregar dinheiro em espécie. Além disso, se você precisar de dinheiro em espécie, é possível utilizá-lo nos caixas eletrônicos italianos para saque.

Cuidados com o que comprar em Roma e levar para o Brasil

Existem algumas regras e cuidados sobre o que pode trazer do exterior para o Brasil, como regras do Ministério da Agricultura e da Receita Federal. Explico abaixo.

Regras do Ministério da Agricultura

A Itália é conhecida pela sua gastronomia e por lá encontramos ótimos queijos, frutos do mar e outros produtos. No entanto, o Ministério da Agricultura proíbe o ingresso de alguns produtos.

Carnes naturais, embutidos, laticínios, queijos, ovos, vegetais, frutas, mel, própolis, hortaliças e outros produtos naturais não podem entrar no Brasil. Essas restrições se aplicam tanto à bagagem de mão quanto à despachada.

Pizza italiana e taça de Prosecco durante jantar em Trastevere.
A Itália é conhecida por sua gastronomia, mas e preciso ter cuidado ao viajar com alimentos. Foto: Letícia Rodrigues

No entanto, são permitidos produtos de origem animal ou vegetal que sejam industrialmente processados e sem risco de introdução de pragas, como aqueles embalados a vácuo ou enlatados e com a descrição de origem do produto.

Produtos industrializados, como cafés, chocolates, doces, balas, salgadinhos, massas que não são frescas, bebidas e biscoitos também podem entrar no Brasil. Só é preciso que esses produtos estejam fechados.

E não se esqueça: se você está transportando produtos agropecuários ou alimentícios para o Brasil, é preciso preencher a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV) e informar o que está transportando.

Regras da Receita Federal

A Receita Federal do Brasil estabelece regras específicas para a importação de itens de outros países. Essas regras visam regulamentar o ingresso de bens no território brasileiro e são aplicáveis tanto para compras realizadas no exterior quanto para presentes ou bens pessoais trazidos por viajantes.

No entanto, itens categorizados como de uso pessoal estão isentos do pagamento de imposto. Exemplos desses itens incluem livros, folhetos, jornais e revistas. Para um item ser considerado de uso pessoal, é necessário observar algumas regras, tais como:

  • A aquisição do bem deve ter sido necessária de acordo com o propósito da viagem;
  • A condição física do viajante é um critério relevante;
  • O objeto deve ter contribuído para as atividades profissionais executadas durante a viagem, como o caso de uma máquina fotográfica para fotógrafos;
  • O produto deve apresentar sinais de uso;
  • A natureza e a quantidade do item devem ser compatíveis com as circunstâncias da viagem.

Valor da cota

O limite de compras em viagem ao exterior, por via aérea ou marítima, é de USD 1 mil. Acima disso, o imposto de importação é cobrado. Ou seja: se você gastar mais do que USD 1 mil, terá que pagar as taxas da Receita Federal.

Existem ainda os produtos que, além da soma não poder ultrapassar USD 1 mil, têm um limite de quantidade, dependendo da categoria. Isso vale também para free shop.
Exemplo são bebidas alcoólicas e cigarros, como exemplificado na tabela abaixo:

Item Regras para via aérea Regras marítima
Bebidas alcoólicas

12 litros no total

12 litros no total

Cigarros de fabricação estrangeira

10 maços, no total, contendo cada um 20 unidades

10 maços, no total, contendo cada um 20 unidades

Charutos ou cigarrilhas

25 unidades no total

25 unidades, no total

Fumo

250 gramas no total

250 gramas, no total

Bens não relacionados acima

Inferiores a USD 10: até 20 unidades, no máximo 10 idênticos

Inferiores a USD 5: até 20 unidades, no máximo 10 idênticos

Bens não relacionados acima

Superiores a USD 10: até 20 unidades, no máximo 3 idênticos

Superiores a USD 5: até 10 unidades, no máximo 3 idênticos

O que acontece se comprar além do permitido?

Caso seja parado pela Receita Federal e eles verificarem que você ultrapassou a cota, os seus produtos excedentes serão taxados. Além disso, será aplicada uma multa, fazendo com que seus gastos sejam maiores.

Por isso, se você for ultrapassar o valor da cota, é primordial preencher o formulário e-DBV declarando os itens adquiridos, a fim de pagar os impostos devidos e evitar problemas ao desembarcar.

Quando fizer a sua lista sobre o que comprar em Roma, não esqueça também de adicionar o lembrete de pedir a nota fiscal dos produtos para comprovar o valor pago e ser taxado conforme o valor real que pagou no produto, já que existe uma tabela de estimativa de preço que pode ser maior do que o valor que você de fato pagou.

Como funciona o Tax Free ao fazer compras em Roma?

Você já ouviu falar sobre o Tax Free na Europa? Se não, saiba que esse programa permite com que você seja reembolsado pelo pagamento dos impostos dos produtos.

Por exemplo, ao comprar um produto na Itália, você pagará pelos impostos cobrados aos moradores, o chamado IVA (Imposto Sobre Valor Agregado), cujo valor é embutido no preço final do produto.

A taxa padrão de IVA na Itália é de 22% e você pode receber como reembolso entre 11,4% e 13,6% do valor gasto.

O valor mínimo de compra é de 154,95€. Assim, você tem a possibilidade de reaver uma parte do valor gasto em suas compras, o que faz com a experiência de compra na Itália e na Europa seja mais vantajosa.

Como pedir o Tax free?

Para ter direito ao Tax Free, é necessário comprar seus produtos em estabelecimentos que oferecem o benefício — por isso, antes de fazer sua compra, é preciso perguntar na loja se ela oferece essa possibilidade.

Caso a loja ofereça, é preciso preencher um formulário, que será posteriormente apresentado no aeroporto, antes de você voltar ao Brasil ou ir ao próximo destino, no caso de pegar um voo para outro país.

Onde receber o reembolso?

Como dito, é preciso preencher um formulário. Com ele em mãos, junto da nota fiscal, é necessário se dirigir a um guichê de Tax Free, que fica no aeroporto. Lá, o fiscal averigua os papéis, podendo também verificar os produtos comprados.

E uma dica: nesses casos é importante chegar no aeroporto com bastante antecedência, antes mesmo das 3 horas comumente indicadas para voos internacionais.

Depois que os fiscais averiguarem todas as informações, o reembolso poderá ser feito via dinheiro em espécie, cartão de crédito ou cartão de débito pré-pago, como o cartão Wise.

Vale a pena fazer compras em Roma?

Sim, vale!

Além da sua lista sobre o que fazer em Roma, ir às compras é algo que vale muito a pena na capital italiana.

Como mencionado ao longo do artigo, há uma grande variedade de produtos únicos, muitos deles difíceis de encontrar no Brasil ou com valores mais convenientes — mesmo após a conversão em euros.

Outro ponto é que ainda é possível realizar o reembolso nos casos dos produtos enquadrados no Tax Free, bem como realizar suas compras com taxas baixas de IOF ao utilizar opções de cartões de débito internacional.

Agora que você já sabe como preparar a lista sobre o que comprar em Roma, espero que aproveite seu período na cidade e faça boas compras!