Pontos turísticos de Roma: principais atrações e ingressos

Visitar Roma  / 

Viajar sempre é algo fantástico. Especialmente quando se consegue conhecer uma das cidades mais bonitas e interessantes do planeta. Afinal, os pontos turísticos de Roma englobam muitos monumentos e locais que recontam não apenas a história da cidade, bem como da própria humanidade.

Por isso o ideal é contar com um roteiro de viagem bem completo para saber o que e quando visitar e onde se hospedar. Sem contar os melhores lugares para matar a fome e até aqueles pontos turísticos de Roma menos famosos, mas que valem a visita.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Principais pontos turísticos de Roma

Certamente ninguém pode negar que Roma é um museu a céu aberto. Percorrer as ruas da cidade é, sem sombra de dúvidas, vivenciar uma aula de história super rica e encantadora.

Acompanhe a nossa lista a seguir com os principais pontos turísticos de Roma:

Coliseu

A sua primeira parada deve ser o Coliseu, um verdadeiro símbolo do Império Romano e que foi construído por volta de 72 d.C. Para contemplar o cenário a sua volta, a melhor dica é comprar o ingresso com antecedência.

Você pode comprar sua entrada pela internet e evitar filas! Já o horário de visitação inicia às 8h30 e encerra entre às 16h30 e 19h.

coliseu pontos tuisticos de roma

É possível encontrar filas gigantescas no palco dos gladiadores ao longo do ano inteiro. Isso porque a visitação ocorre durante o dia e a noite por conta própria ou com ajuda de guia. Leia nosso artigo completo sobre como comprar ingressos para atrações turísticas online.

No entanto, a recomendação é optar pelo tour noturno e ter chance de passar pela arena vazia e até caminhar pelo seu subterrâneo.

Fórum Romano e Palatino

Entre os pontos turísticos de Roma, você também pode aproveitar e conhecer o Palatino e o Fórum Romano com o mesmo ingresso usado no Coliseu. Por isso, é indispensável que você conserve o seu bilhete para fazer todo o passeio.

Vale salientar que o Fórum Romano é considerado o centro da vida financeira e cívica ao longo da fase republicana de Roma. Aqui você pode andar pela rua principal, a Via Sacra e admirar o que ainda resta dos templos de Faustina, Antonina e Vespa. Além disso, observar o Arco de SeptimiusSeverus.

Confira o nosso artigo e conheça os principais museus de Roma e como visitá-los.

Via dei ForiImperiali

Já que você está nas mediações do Coliseu, visite outros pontos turísticos de Roma próximos. Basta pegar a Via dei ForiImperiali, também conhecida como via dos Fóruns Imperiais, que conduz da Praça Veneza até a antiga arena dos gladiadores.

Aqui, você está rodeado de antigas construções e obras dos imperadores Augusto e Trajano. Em ambos os lados da via dá para admirar as escavações arqueológicas de maneira gratuita. Neste ponto se encontra o Mercado de Trajano, classificado como o primeiro shopping do mundo e até hoje segue como construção bem preservada.

O Mercado de Trajano também abriga o Museu dos Fóruns Imperiais, que vale a visita. Para saber tudo sobre o Museu e mais detalhes do Mercado de Trajano, é só entrar no site oficial. Dá até para fazer um tour virtual. A visitação ocorre de terça até domingo, das 9:30 às 19:30 horas. O valor da entrada é 11,50€.

E que tal experimentar uma visita guiada privada ao complexo arqueológico?

Dica: se você tiver algum tipo de dificuldade em Roma, a Embaixada Brasileira fica também na Via dei ForiImperiali, precisamente ao lado da Piazza Navona.

Piazza Navona

Aproveitando a proximidade dos demais pontos turísticos de Roma, também é indicado que você confira a Piazza Navona. São três fontes que dão todo o charme para esta praça: Fontana dei QuattroFiumi, Fontana diNettuno e Fontana del Moro. Conheça aqui as principais fontes de Roma e visite cada uma delas.

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

O espaço ocupado pela Piazza Navona é famoso desde a época do império e se transformou em praça ainda no século 15, por determinação do Papa Inocêncio X.

Praça de São Pedro

Que tal conhecer outro país durante a jornada pelos pontos turísticos de Roma? Você pode entrar no Vaticano para conhecer a Praça de São Pedro. A boa notícia é que a entrada no local é gratuita.

É possível agendar um passeio pelas catacumbas abaixo da Basílica de São Pedro, conhecida como maior igreja com capacidade para abrigar até 60 mil e por ser a morada do Papa.

No entanto, esse passeio precisa ser agendado com muita antecedência. A dica é enviar mensagem em inglês aos seguintes e-mails: [email protected] e [email protected], que pertencem ao Escritório de Escavações do Vaticano. Além disso, você pode saber mais informações clicando neste site.

Museu do Vaticano

Se as entradas tanto na Praça quanto na Basílica de São Pedro são gratuitas, a sua visita ao Museu do Vaticano precisará ser paga. Novamente, é indispensável que você garanta o seu ingresso precocemente para não perder tempo nas filas. Dá para comprar neste link.

O preço do ingressos para o Vaticano é 16€ com horário de visitação entre às 9h e 18h. A visita é liberada no último domingo de cada mês.

Mas, será que vale a pena passar por outro museu dentro do Vaticano? Sem dúvida. São diversas obras de arte e a impressionante Capela Sistina ao alcance de suas vistas.

Vaticano outro dos pontos turísticos de Roma

Pontos turísticos de Roma menos comuns

Além dos pontos turísticos de Roma mais famosos, você também pode aproveitar e conhecer outros lugares menos turísticos, mas tão interessantes quanto. Se você tiver tempo, inclua os locais abaixo no seu roteiro em Roma.

Confira o nosso artigo e descubra os segredos de Roma.

Trastevere

Trastevere é um dos bairros mais vibrantes da cidade e ótimo para aproveitar a agitação noturna com vários restaurantes, bares ou pubs. Descubra aqui mais dicas sobre o que fazer em Roma.

Testaccio

Caso você queira curtir a noite, o Testaccio é o local ideal por reunir os melhores clubes da cidade.

San Lorenzo

Este é um dos pontos turísticos de Roma para os jovens, uma vez que é o pólo universitário e reúne uma enorme quantidade de pubs.

Não deixe de aproveitar a sua viagem para a Itália e conhecer o Pantheon.

Termas de Caracalla

As termas eram banhos públicos erguidos pelo Imperador Caracala, por volta de 215 d.C e são consideradas a segunda maior obra de Roma. Esse ambiente costumava ser usado como local de lazer e descanso com piscinas quentes e geladas para sauna, banho e esporte.

O lugar começa a funcionar às 9h todos os dias e fecha por volta das 17h. O bilhete custa 6 euros e ainda libera a entrada nas Villa dei Quintili e Mausoleodi Cecilia Metella, situadas na Via Appia, por uma semana. Todos os detalhes podem ser conferidos no site oficial.

Quer conhecer melhor a Itália? Conheça nosso roteiro pela Itália para 7 dias.

Via Appia

Simplesmente, essa é a via mais antiga do mundo e é prestigiada em função das catacumbas de santos e as vilas imperiais. Até hoje, é possível admirar os afrescos, salões e as tumbas.

O trajeto pode ser feito caminhando, pedalando ou de ônibus. A Linha 118 parte do centro, passa até pelo Coliseu e percorre a Via Appia inteira, alcançando até o ponto mais distante, a Villa dos Quintili.

A visitação está liberada a partir das 9h e fica liberada até às 15h ou 17h, dependendo a atração. Além disso, há passeios que exigem pagamento de taxas e até opções gratuitas. Saiba tudo clicando aqui.

Saiba aqui como funciona o Hop on hop off.

Otimize seu tempo com Get Your Gide

Ficou confuso com tantos horários, taxas e informações sobre os pontos turísticos de Roma? Uma dica bem bacana é contar com a ajuda do Get Your Gide, uma ferramenta para se conectar com o seu destino e ter uma viagem muito prática.

O intuito desta plataforma é fazer com que você não precise perder perde em filas e possa fazer todas as reservas com antecedência. Algo que poderá otimizar muito a sua estadia em Roma para curtir todas as atrações que desejar.

Aproveite e saiba como comprar seus ingressos para museus em Florença.

Melhor época do ano para visitar Roma?

Tudo depende da sua preferência, uma vez que as estações são bem características em Roma. No verão, o calor prevalece com temperatura média de 30°C e você ainda consegue caminhar tranquilamente pelos principais pontos turísticos.

melhor epoca do ano para visitar roma

Não deixe de ler nosso artigo completo e confira qual a melhor época para visitar a Itália.

Exceção feita em agosto, já que é o período de férias e pode gerar o fechamento de muitos estabelecimentos.

Em abril, maio, junho, setembro e outubro, a temperatura fica bem agradável. No entanto, a Páscoa é uma das épocas de grande movimentação pela procura dos católicos.

Em novembro, as chuvas começam a ser constantes e atrapalham os passeios ao ar livre. Dezembro, janeiro e fevereiro são marcados pelo frio intenso do inverno europeu. Programe melhor sua viagem para Europa e poupe dinheiro viajando nas melhores épocas do ano para visitar cidades europeias.

Onde se hospedar em Roma?

O bacana de Roma é a sua diversidade nas hospedagens. É possível encontrar hotéis caríssimos, locação de apartamentos, quartos simples com café da manhã e até hostels.

Confira nossa lista de hostel em Roma: encontre a melhor opção para curtir e economizar.

De modo geral, o Centro Storico é uma boa parada por estar no centro e quase tudo a alguns passos de distância. Se quiser uma região mais calma do centro histórico, o Campo de Fiori oferece boas alternativas próximas a famosa praça, cafeterias, lojas e restaurantes. A sudeste, Gueto Judeu é a dica para quem almeja descobrir a verdadeira cidade, longe dos tradicionais pontos turísticos de Roma.

Outra pedida longe do centro é San Giovanni, com as possibilidades econômicas de cama e café da manhã. O clima é bem residencial e se torna ainda mais vantajoso pelas diversas conexões de metrô para região central. Algumas sugestões de hospedagens abaixo:

Roi Hotel – hotel 2 estrelas a partir de 52€ a diária;
Hotel Re Di Roma – hotel 3 estrelas a partir de 83€ a diária;
Hotel San Giovanni Roma – hotel 5 estrelas a partir de 102€ a diária.

Conheça nossas dicas de como encontrar hotel barato na Europa.

Onde comer em Roma?

Além dos pontos turísticos em Roma, a culinária local também chama a atenção. É impossível sair de lá sem saborear as melhores pizzas. No centro da cidade, a pizzeria Emma tem estrutura bacana e cardápio saboroso. Ao andar por Trastevere, a dica é experimentar a gastronomia siciliana na Osterialagensola.

Bem pertinho da Fontana de Trevi, o bistrô Baccano se destaca pelo estilo mediterrâneo e os pratos deliciosos. Para uma refeição completa, a casa Felice a Testaccio merece a sua visita. No entanto, é essencial agendar com antecedência porque o local é muito prestigiado.

E não dá para passar por Roma sem conhecer algumas de suas conhecidas gelaterias, como a Grom, Il Gelatodi San Crispino e o Gelato Al Bacio.

Agora que você já conhece melhor sobre os principais pontos turísticos de Roma, que tal aproveitar e conferir nossas dicas e confira as cidades italianas mais bonitas.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.