Roma é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo, e sua atmosfera encanta os milhares de visitantes que recebe todo ano. A cidade apresenta monumentos que além de importantes historicamente, ostentam grandiosa imponência e beleza. Conheça agora as principais fontes de Roma e seus detalhes.

Inevitavelmente você vai passar por alguma das fontes de Roma em seu passeio. Não deixe de explorar cada uma, observar os detalhes e, claro, registrar tudo. Cada fontana possui uma história e tem um significado para a cidade. Prepare-se para ficar surpreso com tanta beleza.

1. Fontana Di Trevi

Sempre lotada de turistas, a incrível Fontana Di Trevi é um dos pontos turísticos de Roma mais conhecidos-  A fonte, que é considerada a mais bonita do mundo, era um dos pontos (o último) de um dos aquedutos de Roma.

Existe uma lenda em torno da Fontana Di Trevi, que diz: “Ao jogar uma moeda (com a mão direita, sob o ombro esquerdo), você voltará a Roma. Se jogar duas moedas, você vai conhecer um italiano (a), e se forem três moedas, se casará com ele (a)”.

fontes de roma fontana di trevi

Dica: Visite a fonte também durante a noite, pois ela fica toda iluminada. Ah, e não deixe de provar o delicioso gelato italiano! Perto da fonte, você com certeza irá encontrar um lugar para comprar.

Leia também este artigo sobre as comidas típicas da Itália que você não pode deixar de provar.

2. Fontana della Barcaccia

Localizada na belíssima Piazza di Spagna, lembro-me de ver essa Fontana e imediatamente achar ela uma das mais diferentes de Roma.

fontes de roma fontana della barcaccia

Com um formato de barco e um estilo barroco, sua criação foi realizada para o Papa Urbano III, sendo uma das fontes de Roma que você pode incluir no seu roteiro. A Piazza di Spagna é fabulosa. Não deixe de explorar bem o local e atente-se também para sua charmosa escadaria, que possui muitos (muitos!) degraus.

Vai visitar o Coliseu de Roma? Saiba tudo sobre ele neste artigo, inclusive como garantir o seu ingresso para o Coliseu.

3. Fontana delle Naiadi

As fontes de Roma, possuem muita história. A Fontana que fica na Piazza della Republica, causou certa polêmica no início do século XX, em função das estátuas das ninfas, que eram vistas como forma de desrespeito na cidade.

fontes de roma fontana delle naiadi

4. Fontana dei Quattro Fiumi

A fonte dos quatro Rios (representados por Rio Nilo, Rio Ganges, Rio Prata e Rio Danúbio) está localizada na animada Piazza Navona. Além dela, na praça também se encontram mais duas fontes, que são: Fontana del Moro e a Fontana del Nettuno.

fontes de roma fontana dei quattro fiumi

Uma informação muito importante, é que perto das fontes, está localizada a embaixada Brasileira, de fácil identificação.

5. Fontana del Tritoni

A fonte criada por Gian Lorenzo Bernini é encontrada na Piazza Barberini, e o monumento representa o filho de Netuno, a figura mitológica, Tritão.

Ao visitar Roma, você não pode deixar de ir no Fórum Romano, saiba tudo sobre ele aqui.

6. Fontana dell’Acqua Felice

Belíssima fonte monumental, também pode ser chamada de fonte de Moisés, pois possui uma grande estátua dele. A fontana possui uma forte história da relação da igreja católica, com o povo de Roma.

O que não faltam em Roma, são as lindas fontanas! Citamos algumas delas, mas existem muitas outras, com histórias, características diferentes e peculiaridades.

Vale a pena visitar as fontes de Roma?

Com certeza! Roma é uma cidade inesquecível, com seus monumentos, sua história e sua comida italiana maravilhosa. As fontes tornam tudo ainda mais bonito e emocionante.

Dependendo do dia da semana, e da hora, as fontes (principalmente a Fontana Di Trevi), pode contar com um grande número de turistas. Então, se tiver disponibilidade de horário, tente visitá-las logo cedo, para poder apreciar bem os detalhes e sentir a atmosfera dessa cidade dos sonhos.

E aí? Já incluiu as fontes de Roma, no seu roteiro? Veja o que fazer em Roma no nosso guia completo.