Turismo sustentável: tudo que você precisa saber para viajar

Viajar pela Europa  / 

Ao visitar uma nova cidade ou país, é preciso considerar o impacto que geramos àquele lugar. O turismo sustentável busca estimular as necessidades dos turistas, assim como preservar as comunidades e suas necessidades ambientais, econômicas e sociais. Antes de entrarmos no tema “turismo sustentável”, vamos conversar um pouquinho sobre sustentabilidade e verificar a origem deste termo. Confira tudo no artigo a seguir.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

O que é turismo sustentável?

A origem do termo sustentabilidade/sustentável está no termo “desenvolvimento sustentável”, que surgiu na década de 1980 e foi apresentado formalmente através do relatório Brundtland (ou Nosso Futuro Comum), e ratificado na Rio 92. De acordo com a definição da Organização das Nações Unidas, o desenvolvimento sustentável é:

o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.

Há muitas coisas por trás deste conceito, como, por exemplo, a preocupação com as futuras gerações e com aquilo que tiramos do meio ambiente. Esta forma de desenvolvimento implica na existência de três elementos interligados:

  • Equidade social;
  • Equilíbrio ambiental;
  • Desenvolvimento econômico.

Mais tarde, um autor chamado Sachs sugeriu que as questões culturais e a dimensão regional também deveriam fazer parte do Desenvolvimento Sustentável.

O conceito de turismo sustentável

A Organização Mundial do Turismo (ou World Tourism Organization, em inglês) define o turismo sustentável da seguinte forma:

O desenvolvimento do turismo sustentável atende às necessidades dos turistas atuais e regiões de acolhimento, protegendo e aprimorando oportunidades para o futuro. Prevê-se a gestão de todos os recursos de forma que as necessidades econômicas, sociais e estéticas possam ser atendidas mantendo a integridade cultural, os processos ecológicos essenciais, a diversidade biológica e os sistemas de suporte à vida.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o turismo sustentável deve:

  • Fazer o uso ideal dos recursos ambientais (que constituem um elemento-chave no desenvolvimento turístico) mantendo processos ecológicos essenciais e ajudando a conservar o patrimônio natural e a biodiversidade;
  • Respeitar a autenticidade sociocultural das comunidades hospedeiras, conservar seu patrimônio cultural construído e vivo  valores tradicionais, e contribuir para a compreensão e tolerância interculturais;
  • Garantir operações econômicas viáveis e de longo prazo, proporcionando benefícios socioeconômicos a todos os stakeholders que são razoavelmente distribuídos, incluindo emprego estável e oportunidades de renda e serviços sociais para as comunidades anfitriãs, contribuindo para o alívio da pobreza.

Por que é importante identificarmos todas essas diferenças? Para não comprarmos o pacote errado. Saiba que o turismo sustentável engloba o turismo ambiental (ou ecoturismo), o turismo sociocultural e até o turismo de negócios. As três dimensões do turismo sustentável, são as mesmas do desenvolvimento sustentável, saiba mais a seguir.

Malta é destino de turismo sustentável na Itália

Dimensão ambiental

No meio ambiente, há mais do que apenas a paisagem natural. Na dimensão ambiental, consideramos:

  • Recursos naturais: muitas vezes a atratividade de um destino turístico pode ser recursos naturais como ar limpo, terra, águas minerais e água em lagos e mares;
  • Ambiente natural: há poucas áreas naturais de paisagem ou desertos no mundo. Quase todas as paisagens naturais foram modificadas pelas ações do homem ao longo dos séculos, mas alguns destinos ainda conseguem oferecer florestas naturais, montanhas e regiões que atraem turistas pelos seus rios e lagos;
  • Ambiente cultivado: este é o caso, por exemplo, do turismo rural. O ambiente agrícola pode cobrir uma variedade diversificada de sistemas agrícolas, incluindo paisagens agrícolas, florestas feitas pelo homem e fazendas de peixes;
  • Vida selvagem: a vida selvagem compreende mamíferos terrestres e répteis, flora, aves, insetos, peixes e mamíferos marinhos. Mas cuidado: essa forma de turismo pode ser muito prejudicial à vida selvagem se ele alterar a flora, fauna e o habitat natural;
  • Ambiente de construção: aqui se encontram os ambientes que foram construídos como edifícios e estruturas individuais, aldeias e paisagens urbanas, infraestrutura de transporte, barragens e reservatórios.

Portugal é reconhecido internacionalmente por suas belezas naturais. Aqui podemos encontrar estes diferentes tipos de meio ambiente. Há aldeias históricas, praias belíssimas, serras, cachoeiras e uma vida selvagem bem típica da região.

Dimensão econômica do turismo sustentável

O turismo é uma grande indústria e, para muitas regiões, desempenha um papel importante na geração de riquezas. Portugal recebeu, no ano de 2019, 27 milhões de hóspedes, o que representou um crescimento de 7,2% em relação a 2018.  O setor do turismo é a maior atividade econômica exportadora do país, sendo responsável em 2019 por 52,3% das exportações de serviços e 19,7% das exportações totais, tendo as receitas turísticas registado um contributo de 8,7% no PIB português.

Nesta dimensão, os benefícios sentidos podem ser a criação de empregos, injeção de renda na economia local, estímulos aos negócios locais viáveis, desenvolvimento de infraestrutura rodoviária e de hotelarias e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Por outro lado, o turismo pode trazer algumas externalidades como os empregos sazonais e mal remunerados, congestionamento, inflação no preço dos imóveis, excesso de pessoas em determinadas épocas do ano.

Dimensão social do turismo sustentável

Finalmente, a dimensão social do turismo. Aqui os impactos ocorrem lentamente ao longo do tempo e são de difícil reversão. Na maioria das vezes, os impactos são invisíveis e intangíveis. Nesta dimensão, Portugal se destaca pelas feiras medievais, por diferentes culturas ao longo do país e por uma culinária rica e diversificada. Há muito mais do que bacalhau e Pastel de Belém. Não é à toa que Portugal já recebeu vários prêmios de turismo.

Portugal eleito o melhor destino de turismo sustentável da Europa

Você sabia que em 2019 Portugal recebeu o prêmio ITB Earth Awards 2019 pelo “sucesso da sua estratégia turística e exemplo de liderança global no combate às alterações climáticas e à degradação ambiental”? ITB Earth Awards tem como objetivo incentivar o turismo sustentável pelo mundo, e a ITB Berlim é considerada a maior feira de turismo do mundo.

Lagoa comprida na Serra da Estrela

Dentre os principais destinos sustentáveis de Portugal encontramos as aldeias históricas, a Serra da Estrela, o Parque Gerês, entre tantos outros. Mas isso é conversa para o próximo post. Agora que já sabemos o que é o turismo sustentável, vamos começar a explorar Portugal. Na próxima postagem, vou falar vou trazer um pouco mais sobre o turismo sustentável em Portugal.

Seguro viagem para Portugal

E não esqueça: se você deseja viajar de forma sustentável e segura, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Para contratar um seguro viagem ideal para o seu próximo destino você pode utilizar o nosso comparador de seguro viagem. Em parceria com o portal Seguros Promo, garantimos os menores preços aos nossos leitores em planos completos das principais seguradoras do mercado. Faça a cotação e aproveite!

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »
Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Denise é administradora de Empresas com doutorado em engenharia de produção com foco em Orientação para o Mercado em empresas de tecnologia. Há dois anos vive em Portugal, onde atua como investigadora/ pesquisadora da área de economia social e sustentabilidade. É autora de livros e artigos nas áreas de estratégia, sustentabilidade e inovação. Palestrante, viaja com frequência ao Brasil, e outros países, para ministrar cursos empresariais e realizar atividades de consultoria.