O Quartier Latin é um dos principais bairros de Paris. Além de diversas atrações turísticas, ele foi e é um local importante para Paris e para o mundo ao longo dos séculos. Venha conhecer mais sobre esse bairro imperdível de Paris e o inclua no seu roteiro.

Não tem como ir a Paris e não passear pelo Quartier Latin. Estudantes, moradores e turistas movimentam suas belas ruas, cafés, restaurantes e monumentos. É um bairro muito animado e movimentado. Seus bistrôs receberam/recebem escritores e artistas ao longo dos anos.

História do Quartier Latin

No século II, os romanos vieram se instalar onde hoje é Paris. Enquanto os gaulois estavam na île de la Cité, os romanos começaram a se instalar no monte Sainte-Geneviève, onde hoje está localizado o Panthéon de Paris.

E onde hoje é o Quartier Latin, os romanos construíram todos os edifícios públicos da cidade, assim como as termas (onde hoje é o Museu da Idade Média), teatros, arena para os espetáculos, como os de gladiadores e o Fórum. Era o local onde todos os habitantes iam para se divertir e também para fazer comércio.

Em 1215, a primeira universidade da França é criada no Quartier Latin: a Sorbonne. O bairro passa a ser, então, muito frequentado por estudantes do mundo todo.

Hoje em dia, este é um dos bairros mais movimentados de Paris e é frequentado por professores, estudantes, artistas, turistas e moradores.

O que ver no Quartier Latin

Além de suas belas ruas movimentadas, cafés e restaurantes, o Quartier Latin possui diversos monumentos que merecem a sua visita. Dentre as principais atrações deste bairro se destacam:

Panthéon

A vista exterior do Panthéon já é bonita. Porém, se tiver tempo, vale a pena entrar para ver suas obras de arte, o pêndulo de Foucault e também os túmulos de grandes mulheres e homens que foram importantes para a História da França, assim como da humanidade.

monumento pantheon

Dentre os túmulos mais famosos estão: Pierre e Marie Curie, Victor Hugo, Jean-Jacques Rousseau, Voltaire, e Emile Zola.

Musée de Cluny

Antigamente, onde hoje é o Musée Cluny, também conhecido como Museu da Idade Média, estava localizada a Thermes de Cluny, os “banhos” da época Galo-Romana do século II.

É um dos melhores museus de Paris e contém uma das mais completas coleções de arte medieval do mundo.

Arènes de Lutèce

É um anfiteatro galo-romano do século I. Vale a pena a visita para ver o principal anfiteatro de toda a Gaule. Ainda hoje há espetáculos que são realizados lá.

Rue Mouffetard

Uma das ruas de Paris mais encantadoras. Ótimo local para ir a um restaurante. Aproveite para experimentar os crepes do “Au P’tit Grec“ (para mim o melhor crepe de Paris). Essa rua é movimentada até tarde da noite.

Boulevard Saint-Michel

Se você quiser fazer compras, a Boulevard Saint-Michel é uma ótima opção. No final da Boulevard Saint-Michel aproveite para apreciar a Fonte Saint-Michel. Há também cafés, livrarias e teatro na Boulevard Saint-Michel.

Jardim de Luxembourg

É um dos jardins mais bonitos de Paris. Ele foi criado em 1612 por ordem de Maria de Médices. Aproveite o passeio pelo Quartier Latin para ver seu lago, suas fontes (como a famosa fonte Médicis), suas esculturas (lá dentro tem uma das estátuas de liberdade que tem em Paris), suas flores…

o que fazer de graça em paris jardins de luxemburgo

É um ótimo lugar para ler um livro, fazer um piquenique e relaxar. Dentro do Jardim de Luxembourg tem também o Senado, que em alguns dias do ano pode ser visitado. Vale a pena a visita!

Sorbonne

Localizada no número 1 da Rue Victor Cousin, no Quartier Latin, não tem como não passar em frente ao principal prédio da Sorbonne, uma das mais famosas universidades do mundo.

Le Paradis Latin

É um dos mais antigos cabarets de Paris, fundado em 1802. Foi frequentado por Honoré de Balzac e Alexandre Dumas. Hoje, há shows que podem ser acompanhados de jantares.

Jardim das Plantas

Outro belo jardim no Quartier Latin. Nele, além de parte do jardim botânico de Paris, é possível visitar o Museu de História Natural e o Zoológico de Paris.

Mesquita de Paris

Com uma linda arquitetura e decoração de seu interior, este é um ótimo local para se deliciar com os doces orientais, além de um ótimo chá de menta.

Veja outros passeios para fazer em Paris.

Onde fica o Quartier Latin

O Quartier Latin está localizado no 5e arrondissement de Paris, na Rive Gauche (lado esquerdo do Rio Sena).

Como chegar no Quartier Latin

As principais estações de metrô do Quartier Latin são:

  • Saint-Michel Notre-Dame: RER B, RER C e linha 4;
  • Luxembourg: RER B;
  • Cluny La Sorbonne: linha 10;
  • Ódeon: linha 10;
  • Maubert-Mutualité: linha 10;
  • Cardinal Lemoine: linha 10;
  • Jussieu: linha 7 e linha 10.

Saiba mais sobre o transporte público de Paris.

Ingressos

As lindas ruas do Quartier Latin podem ser visitadas livremente. Mas se você quiser, é possível fazer uma passeio comentado pelo Quartier Latin. Essa é a melhor maneira de conhecer qualquer local, especialmente um local com tanta história.

Curiosidades sobre o Quartier Latin

Você sabe porque se chama Quartier Latin? Esse bairro leva esse nome pois antigamente era o local do ensino superior, da Universidade e seus cursos eram ministrados em Latim. Aliás, até 1789, o Latim era o idioma oficial do ensino superior.

Acredita-se que o primeiro rei católico francês, o Rei Clovis, está enterrado onde hoje é a entrada do prestigioso colégio Lycée Henri IV, no Quartier Latin.

O que ver por perto do Quartier Latin

Este lindo bairro está próximo de diversos outros pontos de Paris que merecem a sua visita como:

Dica: se está planejando viajar para a França, faça uma cotação do seguro viagem no Seguros Promo. Aproveite o cupom de desconto EURODICASTURISMO para ganhar 5% de desconto no seu seguro viagem.