Alentejo em Portugal: conheça a maior região do país

Visitar Portugal  / 

O Alentejo em Portugal parece uma região de contos de fadas! Com charmosas vilas, paisagens deslumbrantes, planícies verdejantes, praias de areias douradas, lagos exuberantes, patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, igrejas, castelos medievais e construções típicas do período romano, a região é a mais autêntica do país.

Além de todo o turismo no Alentejo, a gastronomia da região é deliciosa e o vinho alentejano está entre os melhores do mundo. Então, o turista que visita o Alentejo em Portugal pode provar “de tudo um pouco” e curtir mais essa maravilha do país.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Quer saber mais sobre o Alentejo em Portugal? Então confira este artigo que preparamos para você!

Mapa do Alentejo em Portugal

O Alentejo em Portugal fica no centro-sul do país, a menos de 100 quilômetros da capital, Lisboa. É a maior região portuguesa, cobrindo quase 1/3 do país, com aproximadamente 27 mil km².

Confira o mapa do Alentejo em Portugal.

Caso esteja programando ficar na capital e conhecer o Alentejo, não deixe de conferir o artigo que fizemos sobre onde ficar em Lisboa, com opções de locais e hotéis para se hospedar.

Região do Alentejo em Portugal

O Alentejo em Portugal engloba, integralmente, os distritos de Portalegre, Évora e Beja. Compreende, ainda, a metade sul de Setúbal e parte do distrito de Santarém.

Principais cidades

Como vimos, o Alentejo em Portugal é dividido em regiões. Cada região possui importantes cidades, não apenas no litoral, como também no interior, cidades turísticas com lindas praias e cidades com maravilhosas paisagens naturais.

O Alentejo em Portugal está entre os locais mais indicados para passar a lua de mel em Portugal. Confira.

Litoral Alentejano

Com cerca de 100 mil habitantes, o litoral do Alentejo é composto por cidades como Sines, Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, a vila portuguesa de Odemira, onde se destaca a freguesia de Zabujeira do Mar, entre outras.

Centro Alentejano

Essa parte possui uma população de cerca de 200 mil habitantes. Na parte central do Alentejo em Portugal se destacam as seguintes cidades: Évora, Portel, Monsaraz, Vila Viçosa, Estremoz e Montemor-Novo.

Alto Alentejo

Com mais de 100 mil habitantes, a zona do Alto Alentejo possui cidades como: Monforte, Portalegre, Castelo de Vide, Nisa, Elvas, Marvão e Ponte de Sor.

Baixo Alentejo

Com aproximadamente 150 mil habitantes, o Baixo Alentejo é a maior região do Alentejo. Suas cidades mais importantes são: Serpa, Moura, Mértola, Castro Verde, Beja, Alvito e Barrancos.

Antes de viajar, não deixe de fazer seu checklist de viagem para verificar tudo o que não pode faltar na sua mala!

Sítios a visitar e programações

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Alentejo em Portugal, veja alguns sítios que merecem sua visita e o que fazer em cada local.

1. Évora

Um dos Patrimônios Mundiais em Portugal pela UNESCO desde 1986, a cidade medieval de Évora é a principal do Alentejo e é conhecida como “cidade museu” devido a alguns de seus monumentos datarem a época romana. Évora é considerada a capital do turismo alentejano.

Não é por acaso que Évora está entre as oito cidades mais bonitas de Portugal. Confira o artigo que fizemos e saiba quais são as outras sete.

alentejo em portugal evora

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

A cidade mantém sua tradição nas construções e ruas de pedras. Suas impressionantes muralhas erguidas entre os séculos XVI e XVIII se misturam com casinhas brancas e charmosas.

Não deixe de passear pelas ruas da cidade e de conhecer o icônico Templo Romano, com mais de dois mil anos, uma das ruínas históricas mais importantes de Portugal. Visite, também, a Capela dos Ossos, construída por monges franciscanos com crânios e ossos.

Uma ótima dica para aproveitar melhor o passeio é fazer um tour guiado de 1 dia pela cidade.

Aproveite o passeio para comprar suvenires nas várias lojas de produtos alentejanos. Se você gosta de viajar e de fazer compras, confira o artigo que fizemos sobre o que vale a pena comprar em Portugal.

2. Beja

Conheça a história da cidade por meio das edificações e ruelas de pedra da cidade, que tiveram início no Império Romano. O Castelo de Beja, fortaleza do século XIV, e a Villa Romana de Pisões, classificada como imóvel de interesse público, ocupada entre o século I a.C. e IV d.C., são paradas obrigatórias na visita ao destino.

alentejo em portugal beja

Beja também se destaca pelos seus locais emblemáticos, como o Museu da Rainha Dona Leonor. Por isso, não deixe de visitar a cidade em seu passeio pelo Alentejo em Portugal.

Se você gosta de castelos, vale a pena conhecer, também, o Castelo dos Mouros em Sintra. Saiba mais sobre ele no artigo que escrevemos.

3. Mértola

Mértola fica em meio a um parque natural, próxima ao topo de uma colina, que se ergue às margens do rio Guadiana. A cidade, que possui muita história, é cheia de casas brancas e fica guardada por uma muralha.

alentejo em portugal mertola

Para ter uma vista incrível e panorâmica da cidade, não deixe de ir à Igreja de Nossa Senhora da Assunção, que abriga também o Castelo de Mértola, a museus, como o Museu de Arte Islâmico, e ao Convento de São Francisco.

Por estar localizada na área do Parque Natural do Vale do Guadiana e perto do rio que tem o mesmo nome, Mértola também proporciona atividades ao ar livre, como canoagem e observação de pássaros.

4. Monsaraz

Trata-se de um vilarejo bem pequeno, com um imponente castelo do século XIV, uma bela Igreja Matriz, além de vários comércios de lembrancinhas e restaurantes simples com terraços.

alentejo em portugal monsaraz

Por estar localizada no topo de um monte, o ponto de destaque na cidade em Monsaraz, com certeza, é a paisagem. Os campos de sobreiros e oliveiras e o Lago Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa, retratam um lindo cenário, ideal para ver pôr-do-sol, quando a paisagem ganha um tom mais alaranjado.

5. Elvas

Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, Elvas é uma das mais belas cidades portuguesas e fica localizada na fronteira de Portugal e Espanha. A cidade foi fortificada a partir de 1640, período da restauração da independência portuguesa, para proteção contra os ataques espanhóis.

alentejo em portugal elvas

Elvas é uma cidade-quartel. Representa a maior fortaleza abaluartada do mundo, com muralhas e prédios militares e conta com imponentes construções, como os Fortins de São Mamede, São Domingo e São Pedro, Fortes da Graça e de Santa Luzia e muralhas seiscentistas.

Não deixe de apreciar a vista do Castelo de Elvas e de admirar o pôr-do-sol no local.

Já pensou em fazer uma road trip em Portugal? Confira nossas dicas para se aventurar pelas estradas lusitanas.

6. Sines

alentejo em portugal sines

Se você gosta de praia, não deixe de conhecer a antiga vila de pescadores. Sines detém algumas das melhores praias europeias, como São Torpes, com bastantes surfistas, e a Samoqueira.

Além disso, a cidade possui um castelo e um museu, que são dedicados  ao navegador siniense Vasco da Gama, e apresenta, todos os anos, o Festival Músicas do Mundo, que leva hits de diversos locais do mundo para os palcos.

Outra cidade que vale muito a pena conhecer é Marvão em Portugal. Saiba mais sobre ela no artigo que fizemos.

Gastronomia alentejana

Como dissemos, a gastronomia e o vinho alentejano se destacam na região. O Alentejo em Portugal tem uma grande variedade de comidas tradicionais, como a açorda alentejana (uma sopa típica), as migas (como as feitas com pão ou batatas, por exemplo), o ensopado de borrego e o lombo de porco com amêijoas.

Além desses pratos, tem o gaspacho (uma sopa fria à base de hortaliças), o queijo de ovelha, o queijo de ovelha e as sopas (de espargos, de poejos e de beldroegas), o doce típico alentejano azevia, as boleimas, assim como outros doces à base de amêndoas e os maravilhosos e conhecidos vinhos alentejanos.

Onde se hospedar no Alentejo em Portugal

Como o Alentejo é uma região bastante extensa, o local de sua hospedagem vai depender do seu roteiro. Para lhe ajudar, buscamos algumas opções de hospedagens no Booking, com base nas avaliações dos usuários da plataforma.

Uma informação que pode te animar ainda mais a conhecer o Alentejo em Portugal é que há luxuosos hotéis com excelentes preços! Confira algumas acomodações recomendadas (a maioria, em Évora, principal região do Alentejo em Portugal).

Observação: os valores apresentados são com base em uma diária para casal de um sábado para um domingo no mês de abril de 2019. A pesquisa foi realizada em fevereiro de 2019.

Você sabe como funciona o Airbnb, suas vantagens e desvantagens? Não? Então dê uma olhada neste artigo sobre a plataforma.

Quando ir para o Alentejo em Portugal

Vale a pena visitar o Alentejo em Portugal em qualquer época, exceto no inverno europeu (entre dezembro e março), pois as vegetações ficam mais mortas e faz muito frio. Nos meses de abril, maio e junho, há mais flores na região e os parreirais estão crescendo. Já em julho e agosto, eles estão cheios e verdes, mas a cidade fica bem quente (mais de 30ºC) e cheia (devido às férias europeias).

Setembro é a época para a vindima e o mês proporciona diversas programações diferentes e especiais para as vinícolas. Em outubro está um friozinho na região, mas nada que apague as belas cores de alaranjadas e avermelhadas nas plantações.

Veja que já escrevemos sobre as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro. Descubra também se vale a pena fazer pacotes de viagem para Portugal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.