Estremoz, dicas de turismo no coração do Alentejo em Portugal

Visitar Portugal  / 

O Alentejo é uma das regiões turísticas de Portugal mais bonitas e famosas, e Estremoz é um dos lugares a não perder quando estiver nessa região.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Para ajudar na sua visita a Estremoz, fizemos um pequeno guia turístico, com o melhor de Estremoz e o que você não pode perder. Vamos lá?

Onde fica Estremoz

Fica no Alentejo, perto da cidade de Évora.

Saiba quais são as cidades mais bonitas de Portugal.

Como chegar

Saindo do Porto:

Pegar a A1 até Lisboa; Pegar a A2-Sul até à saída para a A6 (Évora, Espanha). Seguir pela A6 até Estremoz.

Saindo de Lisboa:

Pegar a A2-Sul até à saída para a A6 (Évora, Espanha). Seguir pela A6 até Estremoz.

Sobre Estremoz

Foi casa de vários reis e rainhas de Portugal, como por exemplo D. Dinis e Rainha Santa Isabel. É um patrimônio rico cultural e arqueologicamente, e uma das cidades mais importantes do Alentejo do ponto de vista histórico.

 

Foi palco de batalhas importantes, como Batalha do Ameixial e a Batalha dos Montes Claros, determinantes para a independência de Portugal.

Leia mais sobre os Patrimônios Mundiais em Portugal.

Atrações e pontos turísticos

Para entrar na cidade, é necessário passar por uma das quatro portas que estão nas muralhas do Castelo: Porta de Santo António, Porta de Santa Catarina, Porta dos Currais (ou de Nossa Senhora dos Mártires) e Porta de Évora (ou Porta Falsa).

A partir daí, toda a cidade se transforma em pontos turísticos. Mas alguns se destacam mais:

Castelo de Estremoz

Oferece aos visitantes vistas deslumbrantes das paisagens alentejanas. É possível subir à torre, onde a vista é ainda mais linda. O castelo está muito bem preservado e atualmente é um hotel.

 

Centro Ciência Viva De Estremoz

O Centro ciência viva de Estremoz fica no centro da cidade e é um local onde o visitante pode interagir com o que está exposto, descobrindo assim um pouco mais sobre a Terra.

 

O ingresso para a exposição permanente custa 9€.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Igreja Matriz de Stª Maria

Construída no séc. XVI, essa Igreja tem uma fachada simples, mas um interior muito bonito. Está localizada perto do Castelo de Estremoz.

 

Porta de Santo António

Uma das portas que dá acesso à cidade. Está muito bem conservada e merece uma visita.

 

Porta dos Currais

Outra porta de acesso à cidade que vale a pena visitar. Bem conservada e com detalhes belíssimos.

 

Pelourinho de Estremoz

Um pelourinho feito em mármore, que se encontra na Praça Luís de Camões. É um bom ponto turístico para visitar e tirar umas fotos.

 

Paços medievais do Concelho

Muito bonito e bem conservado, atualmente é usado para algumas exposições. Fica no Largo D. Dinis.

 

Torres da Couraça

Duas torres militares antigas, bem conservadas, que parecem ter sido restauradas recentemente.

 

Lago do Gadanha

É um ex libris da cidade, porém está um pouco desleixado. Fica no Largo General Graça, na zona histórica de Estremoz.

 

Fonte dos Currais

Uma linda fonte feita em mármore, assinatura da cidade de Estremoz. Vale a pena a visita e as fotos. Localizada na rua Brito Capelo.

Igreja de São Francisco

Uma Igreja com uma fachada muito bonita, é classificada como Monumento Nacional. Está aberta ao público todos os dias das 14 às 19 horas. Está situada no Largo dos Combatentes da Grande Guerra.

 

Melhores restaurantes

Quinta Dona Maria

É uma mistura de turismo, com provas de vinho e de quebra um almoço ou jantar. Na Quinta Dona Maria, tudo é preparado especialmente para o cliente.

 

Herdade das Servas

Também conhecido pelas vinícolas, acaba surpreendendo pelo excelente restaurante. Na Herdade das Servas é tudo muito bom, das entradas às sobremesas e, é claro, o vinho.

 

Venda Azul

Um restaurante de comida típica alentejana. O Venda Azul está localizado na rua Victor Cordon, 39. É recomendável fazer reserva pois a casa está sempre cheia.

 

Gadanha Mercearia

Restaurante de comida alentejana com um toque de modernismo. Único em Estremoz, usa produtos de qualidade e preza pela apresentação dos pratos. O Gadanha Mercearia está localizado no Largo Dragões de Olivença, 84 A.

 

Alecrim

O Alecrim oferece aos clientes um bom ambiente e uma excelente refeição. Já recebeu certificado de excelência do TripAdvisor, e é um dos queridinhos dos turistas. Está localizado no Rossio Marquês de Pombal 31 e 32.

 

Comidas típicas

  • Ensopado de borrego;
  • Pezinhos de centrada;
  • Carne de porco com amêijoas;
  • Sopa de cação;
  • Açorda;
  • Migas;
  • Sericaia;
  • Vinho Alentejano.

Conheça as comidas típicas de Portugal.

Quanto custa o alojamento

Os preços dos alojamentos em Estremoz são variados. Por exemplo, para um casal, por um fim de semana em Julho, é possível encontrar alojamento a partir 65€ com café da manhã incluído.

Veja as melhores dicas para encontrar hotel barato em Portugal.

Vale a pena visitar?

Eu nunca visitei o Alentejo, mas tenho muita vontade. Dizem que é uma região de Portugal muito bonita. E pelo que pude perceber, Estremoz parece muito bonita, e pela opinião dos turistas no TripAdvisor, vale sim a pena visitar.

Deve valer mais a pena incluir Estremoz em uma viagem pelo Alentejo ou descendo para o Algarve. De qualquer maneira, acho que vale a pena a visita, e por isso vou incluir na minha lista. A minha lista está só crescendo. Tenho que tirar férias logo para poder viajar mais por Portugal!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.