Zambujeira do Mar: um pedaço do paraíso no Alentejo

Visitar Portugal  / 

Uma vila minúscula sobre uma imensa falésia, onde o tempo corre devagar. É com essa breve descrição que podemos definir em poucas palavras a aldeia de Zambujeira do Mar.

Neste artigo, vamos abordar esse belo lugar que é berço de um dos maiores festivais de música do país, além de suas praias paradisíacas (e quase desertas), tours e opções nos arredores.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Zambujeira do Mar: a origem da aldeia alentejana

A aldeia de casinhas brancas e ruas sinuosas pertence ao concelho de Odemira, e está na região mais ao sul da Costa Alentejana. Foi alçada a freguesia em 1989, antes disso era parte da freguesia de São Teotónio.

Entretanto, devido a uma Reorganização Administrativa Territorial (RAT) em 2013, a freguesia foi extinta e voltou a integrar o território da freguesia de São Teotónio.

Antes de fazer parte do concelho de Odemira, no século XIX, a vila pertencia ao concelho de Sines.

Pequena e charmosa vila

De acordo com um censo populacional realizado em 2011, Zambujeira do Mar tinha apenas 912 habitantes, sendo uma típica vila alentejana de ruas bucólicas, debruçada para o mar com falésias recortadas pela natureza, onde o sossego parece imperar ao longo ano (exceto em agosto).

A costa está incorporada ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e algumas praias são habitadas apenas por aves marinhas, mas existem diversas outras acessíveis por trilhas e escadas a partir das falésias.

pequena e charmosa vila zambujeira

As praias à beira dos rochedos são belas e algumas lembram as do Algarve. Não é de se espantar que o turismo (de natureza) seja a principal atividade do local, atraindo mochileiros, surfistas e turistas (de Portugal e outros países).

Em segundo plano, vem a agricultura, a pesca e a pecuária (o turismo rural tem caminhado a passos largos também).

Estoril: conheça tudo sobre a bela Riviera portuguesa.

Verão agitado

Em agosto (ápice do verão português), ocorrem 3 grandes eventos em Zambujeira do Mar, sendo o Festival Sudoeste a atração mais conhecida (um dos maiores festivais de música de verão do país).

Seguido pelas celebrações religiosas e procissões da Nossa Senhora do Mar, a padroeira da aldeia, celebrado em 15 de agosto. E por fim, no final do mês, a feira anual. Nos outros meses, há atividades culturais e desportivas.

Em 1930, o viajante inglês John Gibbons esteve pela primeira vez no povoado de Zambujeira do Mar. Impressionado com a hospitalidade dos moradores locais, mencionou a aldeia no seu livro “A foot in Portugal”, datado de 1931.

Praias de Portugal: veja quais são as melhores e melhor época para visitar.

Festival MEO Sudoeste – um dos maiores festivais de verão

O festival de verão – que já arrastou mais de um milhão de pessoas em poucos anos -, é sediado na Herdade da Casa Branca (a 6 km de Zambujeira do Mar), em São Teotónio. Mas como é esse famoso festival português?

Diversos estilos musicais despontam no festival, desde rock, reggae, fado e música eletrônica, na voz de artistas consagrados em Portugal e também mundialmente.

O festival fez a sua estreia em 1997, tendo 3 dias de duração. Porém, em 2001, durou 4 dias de festas.

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

Artistas que já passaram pelo festival

Alguns artistas de renome internacional que marcaram presença ao longos dos anos nos vários palcos do Festival Sudoeste foram:

  • Daft Punk (como não se lembrar da música One more time);
  • Jamiroquai;
  • Oasis;
  • Lily Allen;
  • Fatboy Slim;
  • Alanis Morissette;
  • The Cure e diversos outros.

Curiosidade: a grande maioria pisou em solo português pela primeira vez nesse festival.

Infraestrutura do Festival Sudoeste

A organização do Festival Sudoeste está longe de ser precária. Pelo contrário, conta com uma ótima infraestrutura composta por:

  • Área de camping;
  • Banheiros com chuveiros;
  • Área de estacionamento gratuito;
  • Posto de primeiros socorros;
  • Área de alimentação;
  • Lavanderia (com diversas máquinas de lavar e secar);
  • Lounge (para descansar);
  • Caixas eletrônicos;
  • Feira de artesanato;
  • Ônibus (sem custo) para levar as pessoas para a praia mais próxima (Zambujeira do Mar).

Há várias outras facilidades também presentes no festival, como cozinha compartilhada, acomodação nos arredores (para aqueles que não querem acampar), etc.

festival sudoeste em zambujeira

Na edição de 2015, o ingresso do festival custava 48€ a diária e 95€ para os 5 dias, incluindo o camping. Qualquer semelhança com o Rock in Rio é uma mera coincidência (o festival carioca tem uma infraestrutura inferior em se tratando de opções de serviços).

Portugal está repleto de festivais de música espalhados de norte a sul do país, para todos os bolsos, estilos e públicos.

Diferentemente do Brasil, onde os festivais de música de prestígio ocorrem em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, em Portugal esses eventos acontecem em cidades bem pequenas, onde uma grandiosa estrutura é montada especialmente para a festa.

Observação: em algumas edições, o Festival Sudoeste teve 3 dias de duração e em outras 5.

As belas praias de Zambujeira do Mar

Praia da Zambujeira do Mar

Cercada por falésias, a praia mais popular da aldeia fica lotada durante os dias do festival.

Dica: para os amantes do surf é uma boa opção, além de poder visitar o mirante Nossa Senhora do Mar, com uma vista incrível para as praias.

Praia dos Alteirinhos

Alteirinhos está perto da praia da Zambujeira e possui uma escada até a areia para auxiliar no acesso. Inclusive a prática do nudismo é autorizada, atraindo alguns adeptos da prática.

Dica: é considerada uma praia selvagem (isto é, sem infraestrutura).

praia dos alteirinhos

Conheça as praias de nudismo em Portugal.

Praia Nossa Senhora em Zambujeira do Mar

Praia com uma pequena extensão de areia, também possui uma escada que liga a falésia até à praia.

Praia do Tonel

Bonita e quase deserta, alcançá-la vai exigir um pouco de preparo físico, mas o esforço compensa pela beleza do lugar.

Dica: use um calçado adequado para trilhas.

Além das praias, outras opções de passeios são conhecer a igreja matriz, passear de bike pela vila, degustar a culinária local, etc.

Praias fluviais em Portugal: o que visitar de norte a sul do país.

Onde comer em Zambujeira do Mar

Costa Alentejana: no centro da aldeia, é o local ideal para quem gosta de frutos do mar, pois terá todos a disposição;

Espera-m’entrando: apesar do nome inusitado, é um dos bares mais populares do local, com um ambiente descontraído (e às vezes com música ao vivo). O bar tem várias opções de cocktails e sumos naturais e funciona madrugada adentro;

Restaurante Sacas: localizado em uma falésia, esse restaurante charmoso tem uma vista panorâmica para o oceano, mas não é apenas a paisagem que encanta, os pratos também são muito bem avaliados em sites especializados de gastronomia;

O Vicentino: localizado no centro da aldeia, O Vicentino tem uma boa variedade no menu, principalmente para quem não é muito fã de frutos do mar (como eu);

Ti Vitória: esse genuíno restaurante português é muito conhecido pelos pescados frescos. No Ti Vitória é onde o peixe “salta” da vitrine direto para a grelha;

I cervejaria: um dos locais mais indicados do centro da aldeia; apesar do nome se referir a bebida, é possível degustar mariscada e outros pratos;

Mercado Zambujeira do Mar: é onde você encontrará produtos autênticos do Alentejo, com uma vasta variedade de itens, desde enchidos, leitão assado, queijos, azeite, etc.;

Miramar: típica tasca alentejana e com um diferencial atípico, o restaurante só oferece aquilo que os pescadores trazem no dia; aqueles que não apreciam peixes e derivados do mar poderão contar com opções carnívoras.

Comidas típicas de Portugal: 12 obras-primas da gastronomia portuguesa.

O que ver, fazer e comer nos arredores de Zambujeira do Mar

Resort ecológico Zmar Eco Experience

Para aqueles que buscam luxo e muito conforto, o resort ecológico Zmar Eco Experience, de 81 hectares, parece ser o lugar ideal. Dividido em 4 áreas imensas, o local conta com espaços para esportes, arvorismo, piscinas enormes e inúmeras outras atividades, além de um spa com terapias de relaxamento e massagens. Distância de Zambujeira do Mar: 9 km.

Restaurante Barca Tranquitanas

Um restaurante com vista para o mar chama atenção pelo exotismo. Trata-se de uma cabana de madeira com uma paisagem fantástica e que serve pratos típicos da cozinha regional. A Barca Tranquitanas serve desde polvo frito a feijoada de búzios e tem ótimos preços. Distância de Zambujeira do Mar: 3 km.

Farol do Cabo Sardão

Já imaginou visitar um farol com uma vista contrária ao mar? O Farol do Cabo Sardão possui essa peculiaridade inusitada. Erguido no início do século XX, rumores apontam que um mal entendido entre engenheiros da marinha e construtores deu origem a um farol virado para a terra. Distância de Zambujeira do Mar: 9 km.

Praia do Cavaleiro

Praia pequena e com poucas pessoas na maioria das vezes, assim é a praia do Cavaleiro. Para facilitar o acesso, construíram uma escada que favorece bastante na hora de descer. É a última praia antes de chegar no Cabo Sardão. Distância de Zambujeira do Mar: 13 km.

Praia do Alvorião

A praia do Alvorião está rodeada por uma falésia alta e imponente ao longo de toda a extensão de areia, com uma trilha que dá acesso a praia.

Situada a poucos quilómetros ao sul de Zambujeira do Mar, a praia do Carvalhal é acessível por meio de uma estrada de terra e é uma boa opção quando a principal praia (Zambujeira do Mar) está cheia de banhistas.

Praia dos Machados

A praia dos Machados é considerada selvagem. O acesso também é por uma trilha e está localizado logo após a praia do Carvalhal. As altas falésias marcam presença nas praias da região e complementam a paisagem fantástica.

Praia da Amália

O nome “Praia da Amália” faz referência à famosa cantora fadista (Amália Rodrigues) que tinha uma casa pertinho da praia e a frequentava com regularidade (alguns dizem que a casa hoje funciona como um alojamento local).

O lugar continua praticamente intocável, porém o acesso a ela é mais fácil devido a uma escada localizada junto à antiga casa da cantora. Atualmente, a praia é muito frequentada por naturistas e surfistas que buscam esse contato selvagem que a praia oferece.

Considerada uma das praias mais belas da Costa Alentejana, a praia do Almograve tem uma aldeia com o mesmo nome que está a 500 metros da praia, sendo um agradável passeio a pé ou de bicicleta. O visitante tem a chance de observar de perto a fauna e flora do lugar.

Onde se hospedar em Zambujeira do Mar

Hostel Nature

Mochileiros que buscam acomodação barata e boa localização, encontrarão tudo isso nesse hostel localizado no centro da aldeia. O albergue organiza passeios, tem wi-fi nos quartos, cozinha compartilhada e outras facilidades.

Diferencial: preço e localização.

Sol Dourado

A pousada Sol Dourado dispõe de uma localização central, além de ser muito aconchegante. Está a 100 metros da praia e possui também um restaurante à la carte na propriedade, mas se preferir comer fora, a uma variedade de comércios a 50 metros da guest house.

Diferencial: conforto e localização.

Melhores hotéis de Portugal: 15 a não perder.

Sunset Beach House

A vista para o mar encanta os hóspedes que vêm para Zambujeira do Mar pela primeira vez. Além da excelente localização, a Sunset Beach House é ampla e dispõem de vários quartos. O terraço é uma das áreas mais disputadas para ver o pôr do sol.

Diferencial: a vista magnífica.

Hakuna Matata hostel

Em Swahili, Hakuna Matata significa “sem problemas” ou “não se preocupe”. Os quenianos usam essa expressão com frequência.

O albergue, situado a beira mar, é bastante popular entre os jovens mochileiros “low budget” (com orçamento baixo). Possui quartos privativos e compartilhados e também é possível alugar bicicletas. Em função da sua localização, está próximo de padarias, mercados, restaurantes, etc.

Diferencial: preço e localização.

Hotéis mais originais de Portugal: 15 experiências inesquecíveis

Clima em Zambujeira do Mar

  • Clima definido como quente e temperado;
  • Chove bastante no inverno;
  • Temperatura média anual 16.8°C;
  • Julho é o mês mais seco;
  • Novembro é o mês mais chuvoso.

Leia mais sobre o clima em Portugal.

Como visitar Zambujeira do Mar

Se o visitante estiver em Lisboa, saiba que é possível fazer um bate-volta até Zambujeira do Mar em um tour combinado privativo de 9h. O passeio percorre diversos lugares interessantes, como a praia da Comporta, Sines, Porto Covo e alguns outros locais, sendo o almoço em Zambujeira do Mar.

Em se tratando de um país pequeno como Portugal, é uma grande vantagem pode visitar diversos destinos a uma curta distância.

O que você está esperando para visitar este pequeno grande paraíso chamado Zambujeira do Mar?

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.