Andaluzia: roteiro completo pela região Sul da Espanha

Visitar Espanha  / 

Palco de muitas lutas territoriais, a Andaluzia é a região ao sul da Espanha, que faz fronteira com Portugal, a oeste, e fica pertinho de Marrocos, separada pelo Estreito de Gibraltar, ao sul. Ali, o caldeirão cultural se reflete nos hábitos, na arquitetura e na riquíssima cultura local. Vale a pena conhecer a região!

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Para isso, fizemos um roteiro com as atrações que achamos que valem a pena ser vistas, as imperdíveis.

Como chegar a Andaluzia

Há passagens de avião saindo do Brasil com destino a Málaga, em Andaluzia, no sul da Espanha. Mas não há voos diretos. É necessário escolher entre conexão em Lisboa ou Madrid.

como chegar a andaluzia

De outros países da Europa

Você pode pegar um voo para o Aeroporto de Sevilha ou para o Aeroporto de Málaga. Ambos recebem voos internacionais de inúmeras cidades da Europa.

De Madrid

De avião, você conseguirá passagens para Sevilha, Granada ou Málaga por valores em torno de 90 euros.

Se preferir ir de carro até Córdoba, você levará cerca de 4 horas para percorrer os 390 quilômetros. Há opções de ônibus a bons preços e também linhas de trem que cumprem o trajeto em cerca de 2 horas.

De Portugal

Há voos saindo das principais cidades de Portugal. Se for de Lisboa, também existem opções de ônibus que cumprem o trajeto em 4 horas. Veja como é viajar de ônibus pela Europa.

Já de carro, da cidade de Faro, no Algarve, você levará cerca de 2 horas para percorrer a distância de 200 quilômetros até Sevilha. De ônibus, a opção mais barata, você levará 3 horas e gastará cerca de 16 euros.

Confira o roteiro Portugal e Espanha e visite os dois países.

Principais cidades e atrações da região de Andaluzia

Sevilha

A cidade é a estrela da região. Se puder visitar apenas uma cidade na Andaluzia, aposte nela! Sevilha mistura a modernidade do Parasol Metropol à tradição e imponência de sua Catedral, com a Torre Giralda e seus 104 metros de altura.

O Palácio do Alcázar é uma jóia da arquitetura, reunindo referências árabes, barrocas e renascentistas. O local foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade.

principais cidades e atracoes da regiao de andaluzia

A Plaza de Espanha é outro local imperdível de conhecer e respirar um pouco mais da riquíssima cultura andaluz. Se tiver tempo, visite também a Torre de Oro e a Plaza dos Toros.

Tire 2 dias do roteiro para curtir Sevilha. Vale a pena curtir uma apresentação de Flamenco na cidade e experimentar a rota de bares de tapas.

O que conhecer na Espanha: as 9 cidades que valem a pena visitar.

Jerez de la Frontera

De Sevilha vá para Jerez de la Frontera, que está perto, para conhecer uma bodega. Ir à Andaluzia e não conhecer uma bodega é não completar o passeio como se deve. Faça a reserva com antecedência. Veja as opções: Tio Pepe e Sandeman.

Saindo de Jerez de la Frontera, a sua próxima parada pode ser em Cádiz e você pode passar a noite na cidade, incluindo uma boa noitada no centro histórico. Ou se preferir, se hospede na charmosa cidade Puerto de Santa María, aproveite o dia de praia e vá a Cádiz para curtir a noite.

Que tal descobrir quais são as 10 pequenas cidades da Espanha que valem a pena visitar?

Pueblos Brancos

Viajar de carro pela Espanha já é uma atração, porque você vai vendo paisagens incríveis. Uma das rotas que é bem legal de fazer é a dos Pueblos Brancos.

Tire um dia para fazer o trajeto se sua intenção é ir parando nos chamados pueblos. Aliás, nestes lugares da região de Andaluzia você não precisa de indicação para comer, em qualquer lugar que parar, irá provar do melhor da comida espanhola.

pueblos blancos

Alguns lugares que você precisa conhecer são os Arcos de la Frontera, o parque natural da Serra de Grazalema e não deixe de ver as ruínas da época dos romanos na cidade chamada Ubrique.

Siga também a sua intuição. O roteiro é sempre bacana, mas se algum lugar chamar a sua atenção, não pense duas vezes e mude os planos. A região de Andaluzia está cheia de lugares incríveis.

Málaga

A cidade natal de Pablo Picasso tem um centro histórico encantador, onde fica a Catedral de Málaga, construída em estilo Renascentista.

O Castelo Gibralfaro e a Alcazaba, que ficam no topo de uma montanha, são construções milenares, resquícios do domínio mouro na região. Vale conhecer esses monumentos históricos e apreciar a belíssima paisagem da cidade.

Se você é amante das artes, não deixe de visitar o Museu Picasso, que tem 285 obras do mestre do cubismo, doadas por membros da família de Picasso.

Você também pode tirar um dia para conhecer o litoral da cidade e aproveitar as praias, como a linda praia da Malagueta.

Granada

A grande atração da cidade é a arrebatadora Alhambra, um imenso complexo palaciano com forte influência da arte islâmica. Esse Patrimônio Mundial da UNESCO abriga o Palácio de Carlos V, além de inúmeras torres e jardins. Os arabescos e cúpulas que decoram as construções são de beleza ímpar. A visita é imperdível!

Não deixe de reservar sua visita ao Alhambra, para não perder tempo na fila, já que para fazer um passeio como se deve, você gastará pelo menos 4 horas dentro. O ideal é conseguir comprar ingressos para parte da manhã e deixar para conhecer a cidade na parte da tarde. Ou você pode optar por comprar a entrada online com acesso prioritário no Get Your Guide.

granada em andaluzia

Conheça também a Carrera del Darro, rua do bairro árabe Albaicín, considerada uma das mais belas do mundo. Depois vá ao Mirador San Nicolau para ter uma incrível vista da Alhambra. Que tal contratar um guia turístico para conhecer melhor a região?

Conheça a Catedral de Granada. É ali que, na Capela Real, estão enterrados a Rainha Isabel de Castela e o rei Fernando de Aragão, conhecidos como os Reis Católicos.

Córdoba

Comece seu passeio conhecendo a encantadora Calleja de las Flores, um pequeno beco que parece ter saído de um conto de fadas.

Visite a Mesquita/Catedral da cidade, que é uma obra inigualável por se tratar de uma mesquita muçulmana dentro de uma catedral católica, localizada em um bairro judeu. Um lugar incrível de se conhecer na Andaluzia.

cordoba

Vá ao Alcázar de Los Reyes Cristianos, onde viveram Isabel de Castela e Fernando de Aragão. É um palácio que mistura influências arquitetônicas árabes e cristãs.

Por fim, conheça a Judería, um bairro judeu no centro histórico da cidade.

Descubra o que fazer de graça na Espanha.

Alternativas para curtir no verão

Se a sua viagem para a Espanha é no verão, você também pode mudar o roteiro ou incluir mais dias para aproveitar a praia. Tarifa é uma cidade pequena, cheia de charme e com um mar incrível que aconselho a visitar. Outra opção, para quem prefere um lugar de praia mais badalado, é Marbella. Dá para fazer uma em cada dia.

Descubra as 10 melhores praias da Espanha para passar férias e veja também as melhores praias da Europa.

Melhor época do ano para visitar a Andaluzia

A Andaluzia é uma das regiões mais quentes da Europa. No verão, os termômetros chegam facilmente até os 40 graus. A não ser que queira visitar apenas as praias da região, evite os meses de julho e agosto.

Dezembro costuma ser um pouco mais frio e chuvoso. Janeiro e fevereiro também marcam temperaturas baixas. Por isso, prefira os meses mais amenos, entre março e junho ou setembro e novembro.

Vale a pena conhecer a Andaluzia?

A resposta é sim, sem titubear! Além das belezas naturais, a riqueza das construções é arrebatadora. O Alhambra foi, sem dúvida, um dos lugares mais lindos que eu já conheci no mundo inteiro!

vale a pena conhecer a andaluzia

Além disso, você descobre um pouco mais sobre a fascinante história da Espanha, o que te faz entender melhor a cultura e o povo.

Confira os principais pontos turísticos da Espanha a incluir no roteiro.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Ana é uma jornalista brasileira que em 2017 saiu do Rio de Janeiro e se mudou com a família para o Porto. Ao lado do marido, o fotógrafo André Furtado, criou o site Portuguiando, espaço que usa para contar um pouco sobre a rotina de uma família de brasileiros em Portugal. Hoje se dedica à paixão pela escrita, à maternidade e a explorar a cultura lusitana.