Batalha em Portugal: o que visitar, onde se hospedar e o que comer

Visitar Portugal  / 

Conhecer Portugal significa entrar em verdadeiros museus a céu aberto. O país europeu possui muitos monumentos e atrações belíssimas. Se você pretende visitar Batalha em Portugal, certamente irá conhecer o Mosteiro da Batalha, uma das 7 Maravilhas de Portugal e Patrimônio da Humanidade.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Onde fica Batalha em Portugal

Batalha em Portugal está localizada na região centro do país, a apenas 20 quilômetros da cidade de Fátima. É uma vila portuguesa com um significado histórico muito grande para Portugal. No Mosteiro da Batalha estão sepultado o Rei D. João I, juntamente com sua esposa, a Rainha Filipa de Lencastre, e seus filhos.

A pequena vila possui cerca de 15 mil habitantes e a melhor forma de chegar na cidade é alugando um carro. A visita a Batalha em Portugal pode ser combinada com um passeio no Santuário de Fátima, na cidade costeira de Nazaré, ou então com as cidades de Leiria ou Tomar. É possível visitar a cidade em um dia ou então se tiver pouco tempo no seu roteiro de viagem, passar uma manhã por lá.

interior mosteiro da batalha em portugal

Gostou da sugestão? Então garanta seu ingresso para um tour em Fátima e Batalha clicando aqui.

Veja como alugar carro em Portugal.

Ponto turístico da Batalha em Portugal

O principal ponto turístico da Batalha em Portugal é sem dúvida o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, conhecido popularmente como Mosteiro da Batalha.

Mosteiro da Batalha

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória teve o início da sua construção marcado no ano de 1386. O monumento foi erguido em ordem do Rei de Portugal, D. João I, após a vitória na Batalha de Aljubarrota, em 14 de agosto de 1385.

A construção do Mosteiro se estendeu por vários reinados e a cada ano, no mês de agosto, uma festa é celebrada junto ao mosteiro para comemorar a grande vitória de Portugal.

Com uma arquitetura gótica e estilo manuelino, o Mosteiro da Batalha é Patrimônio Mundial da UNESCO. O tempo de duração da visita leva cerca de 2 horas e com certeza vale a pena.

Os ingressos para visitar o Mosteiro da Batalha custam 6€, mas há descontos para idosos acima dos 65 anos, jovens, famílias numerosas, etc. Crianças até 12 anos tem entrada gratuita e o monumento é gratuito todos os domingos e feriados até às 14h para todos os cidadãos que residem em Portugal (necessário apresentar comprovante). Confira todos os preços e horários de visitação no site do Mosteiro da Batalha.

mosteiro da batalha em portugal

Lugares românticos para viajar na Europa: conheça os 4 melhores.

Onde se hospedar na vila?

Batalha é uma vila muito pequena e possui menos de 10 opções de hotéis. Entretanto, há boas opções com vista para o Mosteiro e também dois hotéis 4 estrelas. Os preços de hospedagem variam entre 45 a 76 euros para duas pessoas, com café da manhã incluído.

Veja nossas sugestões:

Mas você também pode optar em se hospedar na cidade de Leiria, Fátima ou Nazaré, próximas da Batalha e aproveitar para passar apenas o dia na vila. Veja nossas sugestões de hospedagem nessas cidades:

Normalmente os turistas que estão hospedados em Lisboa, optam por fazer excursões pré-agendadas até Batalha em Portugal. Além disso, aproveitam para conhecer Óbidos no mesmo dia, outra histórica cidade portuguesa, com um castelo espetacular.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Descubra quais são os melhores hotéis de Portugal e programe sua viagem de férias.

O que visitar por perto

Próximo a vila de Batalha em Portugal, você pode programar passeios para as seguintes cidades e atrações turísticas:

Convento de Cristo – Tomar

Localizado na cidade de Tomar, o Convento de Cristo é um conjunto de monumentos constituído pelo Castelo Templário de Tomar. O convento é datado de 1520 e a arquitetura impressiona.

Veja também o que nunca esquecer numa viagem à Europa: 10 dicas.

Castelo de Leiria

Aproveite também para conhecer a cidade de Leiria, situada a apenas 14 quilômetros de distância de Batalha. Na cidade, visite o Castelo de Leiria, um belo e imponente castelo construído no ano de 1135.

Santuário de Fátima

Durante sua viagem à Portugal, não deixe de conhecer o Santuário de Fátima e a Capela das Aparições. A cidade tem uma energia incrível e quem é católico com certeza irá se emocionar. É um lugar lindo e que passa uma calma e uma paz imensa.

Nazaré

Conhecer Nazaré, a cidade das ondas gigantes também é um excelente passeio, que eu recomendo. Você pode subir de carro até o farol e apreciar a vista lá de cima. Se conseguir um dia com ondas, o visual é ainda mais incrível. Se estiver de carro, com toda a certeza, vale a pena dar essa esticadinha até Nazaré.

Gastronomia

A gastronomia típica da região é bastante centrada em carnes e bacalhau. Os pratos tradicionais da Batalha são: tachadéu (fritada de porco em tacho de barro), morcela de arroz, tibornada (bacalhau com batatas ao murro).

Já entre os doces estão os Bolos de Ferradura, Cavacas do Reguengo do Fetal, Bolos de Palma e Bolo de Perna e o tradicional Pudim da Batalha. Conheça uma lista dos principais doces portugueses e prove todos sem culpa, afinal, você está de férias!

Curiosidade

As Cavacas do Reguengo do Fetal é uma receita muito antiga da Batalha. O doce faz lembrar nuvens, por serem bem leves e terem uma cobertura branca de açúcar. A receita está associada às Festas de Nossa Senhora dos Remédios, porque eram leiloadas após a procissão.

Dicas úteis

Um roteiro de 7 dias por Portugal é o mínimo para conhecer o país do sul ao norte. Para isso, o ideal é alugar um carro a partir de Lisboa e ir subindo o país. Dessa forma, você consegue conhecer muitas locais em um só dia. Confira a nossa dica de roteiro de 7 dias em Portugal e inclua Batalha na sua lista de lugares para conhecer no país luso.

Veja também um Roteiro Portugal e Espanha de 12 dias e programe sua viagem para Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.