Lugares românticos na Europa: conheça destinos imperdíveis

Viajar pela Europa  / 

Seja para comemorar o dia dos namorados, lua de mel, aniversário de casamento ou simplesmente curtir uma viagem a dois, certamente existem centenas de lugares românticos na Europa.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Os destinos são bastante variados e com opções para todos os gostos e bolsos. A escolha vai depender do estilo do casal, afinal, vocês gostam mais de cidade, praia, campo ou montanha? Vocês preferem agitação ou tranquilidade? Querem curtir cidade grande ou pequena? Preferem natureza ou cidade?

Certamente você vai encontrar o seu destino preferido. Descubra a seguir nossa seleção de lugares românticos para viajar na Europa e boa viagem!

Conheça 4 lugares românticos na Europa para viajar com o mozão

Acompanhe uma lista muito bacana com algumas das cidades mais românticas para viajar na Europa.

1. Colmar, na França

Essa pequena cidade francesa está localizada perto da Alemanha e da Suíça e certamente mantém o encanto da atmosfera de uma cidade campestre. É um dos melhores lugares românticos para viajar.

É uma típica vila medieval francesa, com muita influência alemã. Devido a mais de mil anos de história, visitar Colmar é uma viagem ao passado e vai deixar os casais apaixonados.

Colmar na França

O centro histórico é uma área protegida e as cuidadosas restaurações garantiram que o local se mantivesse praticamente intacto.

Passear por suas ruas é como visitar um enorme set de filmagem com centenas de casas centenárias, lindos canais e um centro bem florido apenas para pedestres. Certamente é um excelente convite para uma viagem à dois.

Colmar tem uma impressionante seleção de restaurantes de qualidade e lojas que vendem produtos locais de alta qualidade. Para deixar sua viagem ainda mais romântica, visite o charmoso e encantador bairro Little Venice.

Falando em romantismo pela França, conheça a romântica ponte dos cadeados em Paris.

O que ver e fazer

Você sabia que essa cidade de casas multicoloridas é também onde viveu o escultor Bartholdi, criador da famosa Estátua da Liberdade em Nova York?

E que tal aproveitar os festivais que acontecem durante a primavera? Durante duas semanas você poderá curtir um cenário bucólico na cidade, com canteiros floridos decorando a cidade.

Dois mercados sazonais esperam por você nas praças emblemáticas de Colmar, Place des Dominicains e Place de l’Ancienne Douane. Quase 100 expositores vendem objetos e especialidades tradicionais da Páscoa. Vale a pena conhecer.

Colmar é também a capital dos vinhos da Alsácia. Então, além de curtir a culinária fabulosa, você também pode aproveitar para conhecer outros pontos imperdíveis como:

  • Unterlinden Museum;
  • Bartholdi Museum;
  • Picnic à beira do canal;
  • Caminhar pelo centro histórico;
  • Passeios de barco;
  • Feiras e mercados de Natal (se você viajar em dezembro);
  • Feira do Vinho (realizada em agosto, reúne cerca de 300 mil pessoas durante duas semanas, em um festival com muita música e, claro, degustação de vinho);
  • Degustação de vinhos.

Enquanto estiver em Colmar, não deixe de passear pelas ruas charmosas de Little Venice. É uma área da cidade com vários canais, como Veneza. Com certeza é um charme à parte e vale muitas fotos da viagem romântica.

Onde ficar em Colmar

Colmar, principal cidade na Rota do Vinho na Alsácia, é bem pequena e fácil de se locomover. Aliás, aqui é um excelente ponto de acesso para as vilas mais bonitas da região da rota do vinho, lindos lugares românticos para viajar.

O ideal é se hospedar no centro histórico, certamente um dos mais bem preservados da Europa. Seguem algumas opções:

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Restaurantes

Opções de restaurantes não faltam na cidade, que tem uma culinária realmente fabulosa. Já imaginou um jantar super romântico junto com aquele vinho excepcional? Algumas sugestões são:

O que comer

Aliás, não deixe de experimentar o clássico foie gras (inventado em Estrasburgo em 1780), baeckaoffe (um prato composto de três tipos de carne marinada e batatas no vinho branco), o inevitável chucrute, o prato de peixe matelote du Rhin, le coq au Riesling (frango no vinho) e Kougelhopf (especialidade doce, semelhante a um pão com passas maceradas em kirsch) e, claro, queijo Munster.

2. Santorini, na Grécia é um dos lugares românticos na Europa

Santorini é considerado um dos lugares mais procurados na Europa para aquela viagem bem romântica e um dos lugares românticos para viajar.

Afinal de contas, não há muitos lugares no mundo onde você pode desfrutar de águas extremamente límpidas enquanto está na borda de um enorme vulcão ativo no meio do mar.

Santorini na Grécia

Aliás, essa ilha grega tem uma reputação crescente como um “destino de casamento” para casais não só da Grécia, mas de todo o mundo.

Já pensou trocar juras de amor sob o famoso pôr do sol de Santorini? Certamente é a melhor experiência romântica!

Saiba tudo sobre turismo na Grécia.

O que ver e fazer em Santorini

Santorini certamente é uma sensação absoluta para os viajantes apaixonados e um dos lugares românticos para viajar.

As casas coloridas, o pôr-do-sol pitoresco, as belas aldeias e o clima fantástico fazem desta ilha um lugar perfeito para um romance.

Confira abaixo alguns dos motivos pelos quais deve programar sua viagem para um dos lugares mais românticos na Europa:

  • Relaxar na praia vulcânica de Kamari;
  • Ver o pôr-do-sol em Oia, uma das cidades mais bonitas de Santorini;
  • Curtir a praia de Perissa;
  • Tomar um banho de sol na praia Vermelha;
  • Passear pelas ruas de Thira;
  • Mergulhar na praia de Perivolos;
  • Visitar as ruínas de Akrotiri;
  • Visitar uma vinícola;
  • Curtir a belíssima vista do topo da cratera Caldera.

Onde ficar

Com as suas casas caiadas de branco, igrejas de cúpula azul e vinhas sem fim, Santorini é a Grécia no seu melhor estilo tradicional.

Santorini é uma ilha relativamente cara, mas você consegue encontrar alguns hotéis com preços mais acessíveis. Basta pesquisar bastante e reservar com antecedência.

Uma dica bacana é reservar um hotel sem vista para a Caldera. Normalmente, você consegue economizar até 50% no valor da acomodação.

Firá, junto com Oia, Imerovígli e Firostefáni, localizada no alto de um penhasco, compõem a chamada “sobrancelha da Caldera”, a sacada de Santorini, que oferece uma vista incrível do vulcão.

Sem vista para a Caldera:

O que comer

Além de tantos pontos turísticos para visitar, um dos maiores atrativos em Santorini é a saborosa comida grega que você vai encontrar em cada esquina. E é claro, o delicioso vinho grego deve acompanhar as suas refeições.

Confira o que não pode deixar de provar na cidade:

  • Fava me Koukia (Purê de favas);
  • Tomato Gefthedes (Bolinhos de tomate);
  • Saganaki (Queijo frito em massa coberto com um fio de mel);
  • Salada grega;
  • Keftes/Kofta (carne moída em formato de salsicha);
  • Cordeiro Grego Assado;
  • Spanakopita (torta de espinafre);
  • hloró tyrí (um tipo especial de queijo de cabra fresco).

Restaurantes

A cozinha grega é rica em sabores e aromas autênticos e tem uma história de cerca de 4.000 anos. Os restaurantes levam essa tradição à sério e todos os pratos são de excelente qualidade e cheios de tradição.

Alguns restaurantes que se destacam são:

  • Metaxy Mas: considerado o melhor da ilha;
  • The Good Heart: comida local e pratos tradicionais. Restaurante mais familiar;
  • Cava Alta: fica escondido entre as ruas abaixo do castelo de Pyrgos;
  • Ouzeri: ambiente bem tranquilo e excelente comida;
  • Mezzo: excelente comida com uma vista espetacular;
  • Ambrosia: o restaurante mais romântico em Oia.

3. Praga, na República Checa

Certamente o destino perfeito para aquela escapadinha romântica sem gastar todo o dinheiro guardado na poupança e um dos melhores lugares românticos na Europa.

Aliás, Praga é considerada uma das cidades mais bonitas do mundo desde a Idade Média.

O que ver e fazer em Praga

Bem, você pode começar o seu passeio pelo centro histórico de Praga, listado como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1992.

Também não deixe de visitar o Castelo de Praga e a encantadora área em torno dele, no distrito de Hradcany. Aliás, você sabia que de acordo com o Guinness Book, ele é o maior complexo de castelos do mundo?

Praga na República Tcheca

Você também não deve deixar de visitar o mosteiro Strahov e sua notável biblioteca. Além do passeio histórico imperdível, você será recompensado pela maravilhosa vista de toda a cidade.

Outros pontos de interesse são:

  • Catedral de St. Vitus;
  • Old Town Square (Relógio Astronômico);
  • Charles Bridge;
  • Praça dos Judeus;
  • Powder Tower;
  • Petrín View Tower (inspirado pela Torre Eiffel);
  • Palácio Real;
  • A pitoresca Golden Lane, com suas pequenas casas;
  • Casa onde Franz Kafka trabalhou.

Festival de luzes

E sua viagem vai ficar ainda mais romântica quando começar a anoitecer em Praga. Isso porque os monumentos da cidade começam a iluminar-se depois do anoitecer.

Os primeiros a iluminar-se são monumentos do século X, depois a cada 3 minutos monumentos de séculos mais recentes. Um minuto depois da meia-noite, os monumentos do século XXI são os primeiro a serem desligados e, a cada 3 minutos, os monumentos mais antigos.

Considera-se o ano de 1928 como o primeiro ano deste evento maravilhoso.

Onde ficar em Praga

A grande maioria das pessoas fica na região de Old Town, mas os hotéis aqui são um pouco mais caros. No entanto, como Praga é muito bem servida de transporte público, você pode encontrar opções mais baratas fora dos distritos centrais.

Se você estiver próximo das linhas de metrô noturnas, há opções de transporte público 24h por dia.

A cidade é dividida em 10 áreas, mas vamos falar apenas das áreas principais.

Praga 1

Ao ficar em qualquer parte do bairro de Praga 1, você estará a 20 minutos a pé da maioria das atrações turísticas. Os quatro pontos principais da área são: Cidade Velha, Cidade Nova, Cidade Baixa e a área do Castelo de Praga. Aqui se concentram a maioria das acomodações, bares e restaurantes.

Old Town

Este é o centro geográfico da cidade e o local mais popular para se hospedar em Praga, com muitas áreas para pedestres, mas os bares e restaurantes são mais caros. Ao ficar aqui, você estará a 10 minutos de caminhada de qualquer outro lugar na área.

New Town

A área é considerada um pouco mais barulhenta, com um grande número de bares. Aqui você também vai encontrar muitas opções de lojas, o Museu Nacional e a principal estação ferroviária.

The Lesser Town e Castle

Estas são consideradas as áreas mais tranquilas para ficar em Praga 1 e são o centro histórico da cidade. Aqui você terá poucas opções de bares e quase nenhum clube noturno.

Aliás, é um destino ideal para aqueles que querem ficar em torno dos edifícios mais antigos da cidade e evitar multidões à noite.

Em Lesser Town, você certamente mais opções de bares e restaurantes do que em torno do Castelo.

Praga 4

Essa área é interessante para quem quer ficar próximo ao rio, mas fora do centro de Praga. As acomodações mais encontradas aqui são as pensões e albergues.

Você encontrará algumas opções de hotéis 4 estrelas na parte mais alta da área. No entanto, existe apenas uma opção de metrô e ônibus.

Praga 6

A área mais popular é Dejvice, com conexões rápidas para o aeroporto e a Estação de Metrô Dejvicka. Praga 6 é fortemente residencial e contém a maior concentração de embaixadas e consulados.

O aeroporto fica nessa área, então se você quiser ficar em Praga perto do aeroporto, ficar aqui é uma opção interessante.

O que comer

Não haverá restaurante em Praga que não tenha alguma referência ao Goulash. Existem vários tipos, mas geralmente eles podem ser divididos em goulash de carne ou goulash de porco (mais popular com os tchecos).

O prasto é geralmente servido apenas com bolinhos de massa fatiada, mas os restaurantes podem oferecer diferentes tipos, incluindo Karlovarsky (bolinhos de ervas) ou Bramborovy (bolinhos de batata) ou Bramboráky (panquecas de batata).

Aliás, a grande maioria dos pratos em Praga é servida com carne de porco, mas como uma cidade extremamente turística, é possível encontrar inúmeros restaurantes de comida internacional, vegetariana e até vegana.

Restaurantes

A seleção de restaurantes em Praga, um dos melhores lugares românticos para viajar, cresceu muito nos últimos anos e você vai encontrar inúmeras opções espalhadas pela cidade. Alguns dos melhores restaurantes são:

4. Positano, na Itália é um dos lugares românticos na Europa

Segundo a lenda, essa cidade italiana foi criada por Netuno, o deus do mar que estava apaixonado por uma ninfa.

Construída sobre as rochas da Costa Amalfitana, as pequenas ruas cheias de subidas e descidas são um convite perfeito para uma viagem em um dos melhores lugares românticos na Europa.

Suas pequenas casas coloridas cercadas pelo mar azul, o centro histórico repleto de boutiques e as belíssimas paisagens certamente tornam Positano uma das cidades mais bonitas da Costa. Com certeza vale a visita a este que é um dos melhores lugares românticos para viajar.

O que ver e fazer

Positano é uma vila de escadarias e becos super estreitos. Por isso, para conhecer bem a cidade você vai ter que subir e descer bastante. Aliás, as ruas e casas são um charme.

A cidade não tem muitas atrações históricas, além da Igreja de Santa Maria Assunta, famosa pela sua cúpula de mosaicos coloridos.

Positano na Itália é um dos lugares românticos na Europa

Outras atrações são as praias de Positano, cheias de glamour e celebridades. Laurito, Arienzo, Marina Grande, a praia principal de Positano é o cartão postal da cidade.

Aqui você vai encontrar uma das mais animadas e cosmopolitas de todas as praias da Costa. Há uma série de restaurantes e bares e uma famosa discoteca (Music On the Rocks).

Outras praias são a Praia Grande, já na beira da vila, e a praia del Fornilho, que se chega depois de uma bela caminhada por meio das montanhas. O cenário é muito romântico. Saiba o que conhecer nas praias de Positano:

Onde ficar em Positano

Que tal passar sua lua de mel em um dos fantásticos hotéis localizados na belíssima Costa Amalfitana, um dos melhores lugares românticos para viajar?

A cidade é uma das mais caras de toda costa, por isso o ideal é reservar com bastante antecedência e, se puder pagar o preço, escolher um quarto com varanda ou vista.

Se você quiser evitar subir e descer o dia todo, de preferência para acomodações que fiquem próximas ao centro de Positano, da igreja ou da praia.

Mas se você quiser aproveitar a ocasião e não se importar de pagar bem caro, escolha hotéis no alto de Positano e aproveite a vista espetacular da região.

O que comer

Comer bem aqui é muito fácil. Aliás, você vai encontrar nada menos do que sete restaurantes com estrelas Michelin. Este pequeno trecho de 50km da costa italiana possui uma série de restaurantes gourmet e outros mais familiares.

Independente do que você escolher, certamente vai encontrar algumas das melhores cozinhas do Mediterrâneo.

No verão, os restaurantes tendem a permanecer abertos além do horário normal de funcionamento. À noite, os italianos, em particular, raramente se sentam para comer antes das nove e na alta temporada podem nem começar a pedir até antes das 23h.

Positano é bem movimentada, por isso é sempre uma boa ideia reservar sua mesa, especialmente se você quiser jantar em um dos restaurantes mais famosos da Costa Amalfitana ou durante o fim de semana.

Restaurantes

Finalmente, a lista dos melhores lugares românticos para viajar na Europa é extensa, por isso listamos apenas algumas das cidades. Leia também o que já falamos sobre os requisitos para viajar para a Europa.

E não esqueça: se quer conhecer os lugares românticos na Europa, saiba que o seguro viagem é fundamental. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem.

Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas Turismo.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.