Roteiro de 7 dias em Portugal: paisagens, monumentos e gastronomia

Visitar Portugal  / 

Se você está planejando uma viagem para Europa e colocou Portugal no seu roteiro, hoje vamos te dar dicas de um roteiro de 7 dias em Portugal.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Descubra onde chegar, quais as melhores cidades para visitar em Portugal e as comidas típicas que você precisa experimentar. Vamos embarcar nessa viagem pelas terras de Cabral?

Roteiro de 7 dias em Portugal: como chegar

Portugal está localizado na Europa e é um país pequeno. Possui 10 milhões de habitantes e é possível cruzar o país em um dia.

Com 721 quilômetros de estradas de norte a sul, a melhor forma de conhecer Portugal é alugando um carro. Com a liberdade de horários, é possível conhecer muita coisa em um roteiro de 7 dias em Portugal. Pode visitar o site da Rentcars e escolher a melhor opção de entre as existentes.

Como chegar em Portugal?

Você pode viajar para Portugal escolhendo um dos dois principais aeroportos: de Lisboa e do Porto. Normalmente os voos internacionais vindos do Brasil têm como rota a cidade de Lisboa.

Conheça os aeroportos em Portugal.

O que comer em Portugal?

Portugal possui uma gastronomia muito rica e variada. Os frutos do mar são abundantes no país luso.

Na sua viagem para Portugal, você precisa experimentar o bacalhau de diversas maneiras: com natas, à Brás, com broa, em posta e até mesmo cru no prato que lembra um ceviche, chamado de punheta de bacalhau.

Além do bacalhau, não deixe de comer os pães portugueses, as azeitonas, o azeite de oliva e é claro a francesinha de Portugal.

O prato é tradicional do norte do país e, na sua visita à Portugal você precisa experimentar. É simplesmente divino! Por isso, escolha bem o restaurante e coma a francesinha no norte de Portugal, onde você encontrará as melhores. Opte por um restaurante bem pontuado no TripAdvisor e tenha uma experiência inesquecível.

Além disso, deixe a dieta de lado e coma os tradicionais doces portugueses. Eles não têm muito açúcar e sua grande maioria são feitos com ovos. Os mais importantes sem dúvida são: os pastéis de nata (de Belém) e os ovos moles de Aveiro.

Roteiro de 7 dias em Portugal

Comece seu roteiro de 7 dias em Portugal pela capital Lisboa e vá subindo até o norte do país (ou vice e versa).

Dia 1 – Lisboa

Em Lisboa, aproveite para conhecer o centro histórico e bela vista do Rio Tejo no fim da tarde. Os passeios que você precisa fazer em Lisboa:

  • Praça do Rossio
  • Elevador Santa Justa
  • Baixa de Lisboa
  • Café A Brasileira (estátua Fernando Pessoa)
  • Passeio pelo bairro de fado Alfama
  • Castelo de São Jorge
  • Passeio de bonde
  • Praça do Comércio e vista para o Rio Tejo

lisboa

Dia 2 – Lisboa, Cascais e Estoril

O segundo da road trip em Portugal continua em Lisboa, aproveite para comer os tradicionais Pastéis de Belém e visitar as seguintes atrações:

Depois desses passeios pelo período da manhã, à tarde, aproveite para conhecer Cascais e o Estoril, do ladinho de Lisboa. O local é maravilhoso, com vista para o mar, espaços de lazer e uma arquitetura única.

cascais

Dia 3 – Sintra

Reserve um dia inteiro para conhecer Sintra. A bela vila é muito bem cuidada e fica a apenas 30 quilômetros de Lisboa. Aproveite para dormir por lá. Além de muitas atrações e castelos, Sintra é muito romântica e possui hotéis excelentes.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Por lá, conheça as seguintes atrações:

sintra

Dia 4 – Fátima e Nazaré

Depois de dormir em Sintra, pegue o carro e siga para a cidade Fátima. Visite o Santuário de Fátima e a Capela das Aparições. Se tiver tempo, aproveite para assistir uma missa. A energia do santuário é incrível.

fatima

Depois de Fátima, siga para a cidade de Nazaré e conheça uma das praias mais famosas do mundo. A distância entre as cidades é de apenas 54 quilômetros. Se tiver sorte, poderá ver de perto as famosas ondas gigantes.

Você pode optar por dormir em Nazaré ou Fátima ou, então, seguir viagem.

Dia 5 – Coimbra

No quinto dia do seu roteiro de 7 dias em Portugal, é hora de conhecer a histórica Coimbra.

Na cidade não deixe conhecer a Biblioteca Joanina na importante Universidade de Coimbra. Uma das bibliotecas mais lindas do mundo. Pra mim, sem dúvida, é a mais bonita que já visitei até hoje.

Depois disso, passeie pelo centro histórico da cidade, visite as duas catedrais, o Jardim Botânico e termine o dia na Quinta das Lágrimas. No belo jardim que conta a história de amor de Inês de Castro e D. Pedro I.

coimbra

Aproveite para dormir em Coimbra e jantar na cidade.

Dia 6 – Porto

No sexto dia é hora de conhecer a cidade do Porto. O trajeto de Coimbra ao Porto é de 122 quilômetros. No Porto, se você programar bem, consegue conhecer bastante coisa em dois dias.

Muitas atrações são próximas e, caminhar pelas ruas do Porto trazem agradáveis surpresas. Na cidade conheça os seguintes pontos turísticos do Porto:

A cidade possui excelentes hotéis para todos os tipos de bolsos. Bem como muitas opções de apartamentos pelo Airbnb.

porto

Dia 7 – Porto

No seu último dia no Porto, aproveite para conhecer a Livraria Lello, a Torre dos Clérigos, comer um delicioso bacalhau e se deliciar com a vista da cidade.

Confira também um roteiro Portugal e Espanha, de 12 dias.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.