Preciso me preocupar com a segurança na Espanha? Confira aqui

Seguro Viagem  / 

Brasileiros quando chegam na Europa tem uma sensação muito evidente: a de segurança. Vamos falar aqui sobre como anda a segurança na Espanha e te dar dicas sobre como se precaver de furtos e golpes. Confira!

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Segurança na Espanha é considerada alta

De fato, o país europeu é infinitamente mais seguro do que o Brasil. Mas, mesmo assim, é preciso estar alerta, principalmente quando se é turista.

A Espanha é considerada o 32º país mais pacífico do mundo, de acordo com o estudo “Global Peace Index 2019”, promovido anualmente pelo Institute for Econnomics & Peace.

A título de comparação, o Brasil ocupa a 116ª posição. Islândia, Nova Zelândia e Portugal ficaram com as medalhas de ouro, prata e bronze, nesta ordem.

Mas, em 2018, a Espanha ocupava a 30ª posição, o que demonstra uma leve queda na satisfação dos espanhóis com a segurança.

Tal índice se propõe a medir o nível de paz em todo o mundo. O relatório abrange 99,7% da população mundial e utiliza 23 indicadores quantitativos e qualitativos.

Estes indicadores são agrupados em três áreas principais: “conflitos em andamento”, “segurança e proteção” e “militarização”.

Segurança na Espanha x demais países europeus

Quando a análise do índice da paz é feita somente entre países europeus, a Espanha fica em 21º. Confira o ranking:

1. Islândia;
2. Áustria;
3. Portugal;
4. Dinamarca;
5. República Tcheca;
6. Irlanda;
7. Eslovênia;
7. Suíça;
8. Suécia;
9. Finlândia;
10. Noruega;
11. Alemanha;
12. Hungria;
13. Bélgica;
14. Eslováquia;
15. Países Baixos;
16. Romênia;
17. Bulgária;
18. Croácia;
19. Espanha;
20. Letônia;
21. Polônia;
22. Estônia;
23. Lituânia;
24. Itália;
25. Albânia;
26. Sérvia;
27. Reino Unido;
28. Montenegro;
29. França;
30. Chipre.

Apesar de 19ª na lista, vale observar que a Espanha fica acima de Itália, Reino Unido e França.

Las Ramblas Barcelona pessoas

Saiba tudo sobre o Seguro Viagem Europa e como contratar o seu.

Outros estudos confirmam segurança na Espanha

De acordo com a pesquisa Índice por uma Vida Melhor, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), cerca de 82% das pessoas dizem que se sentem seguras andando sozinhas à noite.

O número é superior à média da OCDE de 68%. O nível do Brasil é de 36%.

A taxa de homicídios (número de assassinatos para cada 100 mil habitantes) é de 0,6. Também menor do que a média da OCDE, que é de 3,7. No Brasil, é de 26,7%.

De acordo com o Índice de Progresso Social (IPS), a Espanha é a 19ª cidade mais segura do mundo. O Brasil ocupa no mesmo ranking a 49ª posição.

O índice é realizado pela Social Progress Imperative. Tem apoio da Deloitte, especialista em auditoria e consultoria, e foi desenvolvido por economistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Turistas devem temer a segurança na Espanha?

Não é preciso se sentir amedrontado. Mas alguns cuidados são sempre recomendados. É comum as pessoas, em viagem, especialmente para a Europa, baixarem a guarda. Mas lembre-se que turistas são sempre um prato cheio para batedores de carteira.

Como funciona a polícia espanhola

O policiamento na Espanha é eficiente e os policiais são muito bem preparados e organizados. Talvez o fato de a Espanha ter sido alvo de terrorismo tenha contribuído para fortalecer ainda mais a segurança do país.

Há policiamento em todos os locais e horários, além de câmeras de segurança em vários pontos das cidades, que melhoram a segurança na Espanha.

Nos últimos anos, a Policía Nacional recorreu às mídias sociais para realizar campanhas de conscientização, divulgar ações de êxito e pedir ajuda para solucionar casos.

A polícia mantém contas no Twitter e no YouTube, através das quais as pessoas ajudam a resolver casos de ameaça a figuras públicas e até de tráfico de drogas.

segurança na Espanha polícia

Conheça a diferença entre seguro de saúde e seguro viagem e veja como escolher o melhor.

Cidades mais e menos seguras da Espanha

O banco de dados global Numbeo divulga anualmente uma pesquisa com as cidades mais seguras da Europa e do mundo. As taxas de criminalidade das cidades são avaliadas e elas recebem pontuações que variam de 0 (muito perigosa) a 100 (muito segura).

O índice de 2019 mostra que Málaga (índice de segurança de 75,63) e Valência (índice de segurança de 69,84) estão entre as cidades mais seguras da Espanha.

Madrid (índice de segurança de 64,85) e Barcelona (índice de segurança de 57,25) estão entre as menos seguras (porque são cidades mais turísticas e, principalmente por isso, ocorre um número maior de furtos).

A revista britânica “The Economist” também faz seu ranking, mas destacando apenas os grandes centros europeus. Na última edição (realizada em 2017), Madrid e Barcelona estavam entre as dez mais seguras, ocupando a 5ª e 6ª posição, respectivamente. Elas só perdiam para Amsterdã, Estocolmo, Zurique e Frankfurt. São bons indicativos da segurança na Espanha.

Principais golpes aplicados na Espanha

1. Desconfie se alguém, no meio da rua, pedir para você trocar notas de dinheiro. Também, se a pessoa se mostrar perdida e solicitar ajuda para entender qual a moeda da Espanha e se “poderia ver uma nota sua”.

2. Desvie educadamente de pessoas que se oferecem para ler sua mão. Elas são bem insistentes e agem, geralmente, em duplas. Enquanto uma te distrai com suas “previsões”, outra rouba a sua carteira.

3. Há pessoas que só querem “ler sua mão” e pedir dinheiro por isso. Elas geralmente pedem uma quantia relativamente alta para isso.

4. Desconfie se alguém esbarrar em você inesperadamente. Sempre confira se sua carteira está onde deixou.

5. Alguns restaurantes, poucos na verdade, mas existem, têm um cardápio em inglês feito para enganar turistas, com preços mais altos do que os cobrados dos moradores locais. Quando desconfiar do abuso, peça para ver o cardápio em espanhol.

10 dicas de segurança na Espanha

1. Antes de embarcar, faça um seguro viagem. No nosso comparador de seguro viagem você pode cotar diversos planos de diversas seguradoras, de acordo com seu perfil e necessidades;

2. Faça uma lista com endereços e telefones de embaixadas e consulados brasileiros. Também anote telefones de emergência do seu banco e da operadora de cartão de crédito no exterior. Será útil em caso de furto ou roubo;

3. Não ande com o passaporte, nem com os documentos originais na bolsa. Use o cofre do hotel para guardar documentos e pertences de valor;

4. Se for possível, utilize porta-dinheiro daquele modelo de tecido, que é usado por dentro da roupa. Deixe na carteira apenas trocados para as atrações e refeições;

5. Não conte dinheiro no meio da rua. Esta dica de segurança na Espanha é válida em qualquer país;

6. Em locais muito movimentados, ande com a bolsa ou mochila na frente do corpo. Não leve carteira no bolso de trás da calça;

7. Evite andar pelas ruas tarde da noite ou em bairros muito desertos ou suspeitos;

8. Não aceite serviços de táxi clandestinos. Muito menos caronas de estranhos. Verifique sempre se o taxímetro foi ligado;

9. Em destinos de praia, não deixe seus objetos sozinhos na areia;

10. Se alugar um carro, não deixe malas e bolsas à vista, evidenciando que é turista.

Por que fazer o seguro viagem?

Agora que você sabe mais sobre a segurança na Espanha, não deixe de fazer um seguro viagem. Além da garantia de atendimento médico e hospitalar em caso de emergência, os seguros de viagem oferecem coberturas para extravio de bagagem, auxílio em caso de perda de documentos e assistência jurídica.

O seguro também é interessante porque oferece atendimento em português com orientações para qualquer problema durante a viagem. Você pode simular a compra do seguro viagem usando o nosso comparador para saber mais detalhes sobre as melhores opções do mercado.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.