A Espanha tem uma costa continental banhada pelo Mar Mediterrâneo ao sul e pelo Mar Cantábrico ao norte e ainda conta com deslumbrantes praias nas Ilhas Canárias, Baleares e da Galiza. E se você está planejando uma viagem para conhecer as praias da Espanha e diante de tantas opções, não sabe quais escolher para o seu roteiro, você está no lugar certo.

Preparamos este artigo para mostrar uma seleção imperdível com 15 praias para todos os gostos e estilos com muitas dicas de atividades, passeios, onde ficar e muito mais. Aproveite a leitura e descubra praias perfeitas para curtir o sol e tirar fotos incríveis durante a sua viagem!

Quais são as melhores praias da Espanha para visitar?

Selecionar 15 praias não é uma tarefa fácil, uma vez que o país tem muitos lugares lindíssimos espalhados pelo continente e pelas ilhas da Espanha. Escolhemos as praias que vão desde as mais turísticas, as mais belas e até aquelas menos conhecidas, mas que definitivamente merecem uma visita.

Para facilitar a sua decisão na hora de montar o seu roteiro pela Espanha, vamos dividir as praias da seguinte maneira:

  • Praias continentais;
  • Praias das Ilhas Baleares;
  • Praias das Ilhas Canárias;
  • Praias das Ilhas da região da Galiza.

Vamos começar apresentando algumas belíssimas praias continentais.

1. Praia La Malagueta, Málaga

Localizada em Málaga, esta é a principal praia da cidade. Bastante popular por ser espaçosa e ficar bem no centro, seu passeio marítimo oferece dezenas de bares e restaurantes que atraem turistas de todas as partes.

Praia la Malagueta, Málaga, Espanha
Conheça a praia mais famosa de Málaga e desfrute desse paraíso espanhol

A praia é a junção perfeita da área urbana de Málaga com a beleza praiana do lugar. Sugiro passar pelo menos 3 dias na cidade e desfrutar desta praia, que é uma das principais atrações para quem visita esta região.

O que fazer na praia?

Você pode fazer um passeio em um luxuoso catamarã para ver o pôr do sol. Desfrute de uma bebida e música relaxante a bordo e admire as vistas deslumbrantes da paisagem urbana de Málaga.

Também é possível conhecer a cidade histórica com um passeio de bicicleta na Cidade Velha, Marina e Praia. Você se encantará com os lugares mais bonitos da região. Poderá visitar o local de nascimento de Picasso, um mercado de produtos frescos e muito mais. Curta um passeio encantador pela praia.

2. Praia de La Barceloneta, Barcelona

Sem dúvidas, la Barceloneta é a principal praia de Barcelona. É praticamente impossível visitar a cidade e não a conhecer. Famosa por ser bem movimentada e animada, um banho no mar mediterrâneo em dias quentes é uma das melhores coisas a se fazer por lá.

Cercada de outras atrações importantes, como La Rambla de Mar, o Port Vell e o Port Olímpic, sugerimos que você dedique pelo menos 3 dias em Barcelona e que dentro destes 3 dias, 1 pelo menos seja exclusivo para esta praia.

O que fazer na praia?

Você poderá maravilhar-se com o sol se pondo sobre o Mediterrâneo em um cruzeiro saindo de Barcelona. Suba a bordo de um iate de 12 metros e desfrute de um passeio de barco ao pôr do sol com tapas e open bar.

Outra opção é dar um mergulho no mar, divertindo-se com brinquedos infláveis e admirando a paisagem urbana de Barcelona ao pôr do sol. Embarque em um passeio em um catamarã ao pôr do sol com bebidas e desfrute de boa música, vistas panorâmicas da costa e áreas de sol e sombra.

3. Praia Aiguablava, Begur, Costa Brava

Localizado na região da Costa Brava, não muito longe de Barcelona, esta praia de águas claras e cristalinas é um local ideal para passeios em família, até porque a região oferece uma ótima infraestrutura. Boa para a prática de mergulho, sugerimos que você passe 1 dia nesta praia para aproveitar as águas turquesas que ela tem.

O que fazer na praia?

Você pode mergulhar nas águas cristalinas da Costa Brava, explorando a rica biodiversidade marinha, em um emocionante passeio de mergulho com almoço em um restaurante local.

Outra atividade é uma fabulosa excursão de 1 dia pela praia da Costa Brava, descobrindo praias, caminhadas e natação. Já pensou que incrível combinar caminhadas costeiras até pontos secretos para você nadar e mergulhar com snorkel no Mar Mediterrâneo, com uma visita a Tossa de Mar? É uma experiência única!

4. Praia de las Catedrales, Ribadeo, Galiza

Esta praia ao norte da Galiza não tem esse nome à toa, seus arcos rochosos esculpidos pela natureza formaram grutas que se assemelham às catedrais góticas, por isso o nome da praia remete às catedrais religiosas. De uma beleza única, sua visita durante o verão vale muito a pena, principalmente para passar 1 dia por lá.

O que fazer na Praia?

Você pode descobrir a encantadora cidade de Lugo em um passeio guiado de um dia saindo de A Coruña até a praia de As Catedrais em um ônibus. Explore a encantadora Lugo e a costa de Ribadeo antes de passar algum tempo no Monumento Natural de As Catedrais Beach.

Praia de Las Catedrales, Galiza, Espanha
Caminhe pela Praia de las Catedrales, contemplando os rochedos que se parecem com as catedrais

Partindo de Oviedo ou Gijon, você descobrirá os vilarejos de marinheiros de Cudillero e Luarca. Você terá acesso total à praia de Cathedrals, aos famosos penhascos de Vidio Cape, ao cemitério de Luarca e ao mirante do pico.

5. Praia de la Concha, San Sebastián

Situada dentro de uma baía e cercada por montanhas, esta praia de San Sebastián, ao norte de Espanha, é ideal para famílias e para a prática de esportes aquáticos. Com areia fina e dourada, reserve 1 dia para aproveitar o local.

 O que fazer na praia?

Você poderá embarcar em um passeio de iate exclusivo na baía de La Concha, explorando a baía de uma perspectiva diferente, longe das multidões.

Se ainda quiser partir de San Sebastian para descobrir a costa leste em direção à Pasaia, você poderá conhecer as falésias dramáticas. Experimente fazer um tour em Kantauri 2 Baías, maravilhando-se com as colinas e explorando Pasaia.

Agora chegou a hora de conhecer algumas praias das Ilhas Baleares.

6. Praia de Muro, Maiorca

Situada ao noroeste da ilha de Maiorca, esta praia é ideal para famílias e tem uma infraestrutura de hotéis e bares ao seu redor. Com areia branca e águas calmas e cristalinas, para muitos, é considerada uma das melhores praias do arquipélago.

Como neste artigo ainda vamos abordar outras praias da ilha, reserve pelo menos 1 dia para conhecer a Praia de Muro, mas lembre-se que Maiorca merece pelo menos de 4 a 5 dias para ser desbravada.

O que fazer na praia?

Você pode acelerar pelas águas cristalinas da Baía de Alcudia em um tour guiado de jet ski saindo de Can Picafort. Você também verá Playa de Muro de uma perspectiva única à beira-mar enquanto pedala.

Aguente firme para um emocionante passeio de jet ski em Cala D´or, passando por  Caló des Moro, Cala Mondragó e pelas cavernas. Mergulhe com snorkel nas águas cristalinas para descobrir a colorida vida marinha sob o mar.

7. Praia de Formentor, Maiorca

Considerada como uma das melhores praias da ilha, ela está situada no nordeste do arquipélago e é rodeada por um bosque de pinheiros; sendo uma ótima pedida para crianças, pois é rasa e o mar é calmo.

Praia de Formentor, Maiorca, Espanha
A Praia de Fomerntor em Maiorca reserva uma natureza esplendorosa com águas cristalinas

Aproveite que já estará nesta região da ilha, e visite o Farol de Formentor, que oferece uma vista deslumbrante para o Cabo de mesmo nome. Dispense 1 dia para esta praia e para conhecer o farol.

O que fazer na praia?

Você poderá fazer uma excursão saindo do leste de Maiorca para conhecer as fascinantes paisagens de Formentor e visitar os mercados típicos do interior da ilha. Uma rota muito completa!

Outra opção é desfrutar de vistas espetaculares para o famoso farol de Formentor e a espetacular praia de Formentor em um passeio de barco turístico de quatro horas e meia até a área de Formentor saindo de Alcúdia.

8. Praia Cala Millor, Maiorca

Nenhuma praia de Maiorca irá decepcionar, e a praia Cala Millor não fica de fora neste quesito. Localizada na região leste da ilha, ela conta com um agradável passeio com palmeiras que margeiam a orla da praia. Tem águas cristalinas e rasas, contando com boa infraestrutura.

Praia Cala Millor, Maiorca, Espanha
Nada melhor do que sentar em uma praia como a Cala Millor e tomar um drink apreciando a vista

Planeje ficar por ali por 1 dia, para conhecer bem a região e desfrutar da praia.

O que fazer na praia?

Visite as pequenas cavernas e as belas praias da costa leste de Mallorca nesta viagem de lancha rápida saindo de Cala Rajada em direção a Cala Millor. Você se aventurará em Canyamel, Font de Sa Cala, Cala Millor, Cala Bona e muito mais.

Você está procurando uma experiência única em Cala Millor? Os piqueniques boho na praia são o melhor dia para tirar lindas fotos e a desculpa perfeita para reunir sua família e amigos na bela ilha de Mallorca e passar o dia comendo, bebendo, tomando sol, nadando e criando memórias.

9. Praia Es Trenc, Maiorca

Uma das praias mais bonitas da Espanha, e talvez até uma das melhores praias da Europa, Es Trenc é conhecida por suas águas cristalinas e suas dunas de areia branca, lembrando muito o Caribe. Bastante isolada e praticamente intacta, esta praia ao sudeste da ilha merece 1 dia de visitação e com certeza, renderá fotos espetaculares.

O que fazer na praia?

Navegue pela espetacular costa sudeste de Maiorca a bordo de um catamarã e ancore em Cala Marmols ou Es Caragol e em Es Trenc. Nade e mergulhe de snorkel nas águas turquesas enquanto a tripulação prepara uma deliciosa refeição de churrasco.

Você navegará pelas águas cristalinas do mar Mediterrâneo, admirando as vistas espetaculares do litoral sul de Mallorca. Você poderá fazer um passeio de barco nadar e mergulhar com snorkel nas incríveis águas da praia Es Trenc.

10. Praia Es Figueral, Ibiza

A ilha de Ibiza é um deslumbre em beleza natural, famosa por suas festas e ambiente jovem e descontraído, suas praias de águas cristalinas e areia branca são bastante atrativas para os turistas que frequentam a ilha.

Praia Es Figueral, Ibiza, Espanha
A Praia Es Figueral tem uma vista maravilhosa que parece cena de filme

A praia de Es Figueral, não foge à regra, águas quentes e cristalinas, tem uma parte com rochedos, o que a torna ainda mais única. Há estacionamento gratuito próximo à praia e passar o dia inteiro nela será algo que você certamente deveria considerar ao viajar para Ibiza!

O que fazer na praia?

Pequenos ilhéus e enseadas paradisíacas esperam por você nesta atividade de paddle surf e snorkel na praia de Es Figueiral. Uma experiência única no norte de Ibiza!

Você poderá explorar as belezas naturais da costa de Ibiza em um tour guiado de caiaque e um mergulho de snorkel saindo de Es Figueral. Explore cavernas secretas, praias e ilhas, e desfrute de lanches e sucos durante a atividade.

11. Praia Cala Salada, Ibiza

Pode parecer uma imagem de fundo de tela do Windows, mas essa praia realmente é uma das mais deslumbrantes de Ibiza. A Cala Salada tem este nome porque está dividida em duas calas: a Salada e a Saladeta. De extensão menor, ela tem areia branca, falésias, vegetação abundante e águas claras. Com certeza, Cala Salada é o lugar para curtir o sol e o mar tranquilamente.

O que fazer na praia?

Curta a intocada parte norte de Ibiza e confira as incríveis ilhas de Ses Margalides em um cruzeiro. Explore Cala Salada e Saladeta com direito a bebidas e mergulhe com snorkel, nade e faça uma breve visita ao aquário.

Você poderá descobrir praias deslumbrantes e navegue ao longo da costa de Ibiza em um passeio de barco ao pôr do sol em Cala Salada e Cala Gracio com mergulho com snorke. Refresque-se em paradas para nadar, saltar do barco para o mar e desfrute de bebidas e lanches a bordo.

12. Praia Cala Macarella, Menorca

Uma das praias mais famosas de Menorca, a praia da Cala Macarella é um deslumbre para quem tem a oportunidade de conhecê-la; com águas azuis-turquesa, tem falésias que a circulam, tornando o local um verdadeiro cartão-postal. Dispense 1 dia para conhecer esta joia de praia, valerá muito a pena!

O que fazer na praia?

Navegue em um cruzeiro pela costa sul de Menorca, fazendo paradas em Turqueta, Macarella, Mitjana e Escorxada. Nade nas águas azul-turquesa, mergulhe com snorkel, pratique remo e tome sol enquanto explora enseadas e praias.

Descubra os mundos subaquáticos em um cruzeiro de lancha por Menorca com snorkel saindo de Cala Galdana em direção a Macarella e Cala Trebalúger. O passeio é feito com um instrutor e você poderá nadar perto das cavernas Macarella.

A seguir veremos as Prais das Ilhas Canárias.

13. Praia Las Teresitas, Tenerife

A Praia Las Teresitas, localizada nas Ilhas Canárias, é um símbolo de Santa Cruz de Tenerife. Destaca-se pela sua areia dourada e pelas palmeiras. Devido às barreiras protetoras, a força das águas é reduzida, fazendo com que as ondas cheguem suavemente à orla. Planeje um dia inteiro para conhecer esta praia, mas reserve mais dias para conhecer o restante da ilha.

 O que fazer na praia?

Faça uma caminhada em uma das poucas florestas que datam da era terciária, habitat dos dinossauros no passado: Monte de Mercedes. Lugares, vilarejos e praias de Anaga, terminando com um coquetel na praia de Teresitas. Você vai adorar o passeio no Puerto de la Cruz.

Praia Las Teresitas, Tenerife, Espanha
A Praia Las Teresitas proporciona uma multiplicidade de cores entre mar e montanha

Outra atividade bem divertida é a andar de stand-up paddle em um curso para iniciantes em Santa Cruz de Tenerife. Descubra a bela praia de Las Teresitas com vista para as montanhas Anaga e reme pelas águas claras.

14. Praia de Mespalomas, Gran Canária

À primeira vista, parecem dunas do deserto. Esta praia localizada ao sul da ilha de Gran Canaria, próxima à Reserva Natural Especial das Dunas de Maspalomas, tem quase três quilômetros de areia dourada e ondas suaves, cercada por uma variedade de hotéis e apartamentos.

É o lugar ideal para férias perfeitas ao sol com a família, por isso, dispense um dia inteiro para conhecer esta praia, mas aproveite mais dias para conhecer o resto da ilha.

 O que fazer na praia?

Em Gran Canaria, desfrute de uma aula de surf de 2 horas em uma das melhores praias do sul dessa região. Um instrutor profissional irá ensiná-lo a manusear a prancha e a mover-se como um peixe na água.

Em Maspalomas, curta um incrível passeio guiado de camelo nas dunas. Encante-se com a paisagem desértica da Grã Canária no conforto de uma sela com dois assentos em um passeio de 30 minutos, acompanhado por guias.

Veja a opção de praia da região da Galiza

15. Praia de Rodas, Ilhas Cíes, Vigo

Considerada uma das praias mais intocadas da Península Ibérica, está localizada ao longo da costa noroeste, nas Ilhas Cíes, Galiza, um arquipélago paradisíaco e desabitado.

A ilha é composta por três ilhotas que, à primeira vista, lembram uma lagoa. Essas três ilhas são conectadas por uma faixa de areia fina e branca chamada Praia de Rodas. Esta praia encantadora tem um mar deslumbrante que é rodeado por uma extensão de areia suave, vegetação e pequenas colinas que tornam única a paisagem deste arquipélago.

Praia de Rodas, Penísula Ibérica, Espanha
Praia de Rodas, Ilhas Cíes, considerada uma das praias mais intocadas da Península Ibérica. Foto: Cláudia Rodrigues

Dispense um dia inteiro para conhecer a ilha e aproveitar a praia. Existe a possibilidade de acampar na ilha, mas como é uma reserva natural, se quiser mais conforto, a melhor opção é hospedar-se na cidade de Vigo.

O que fazer na praia?

Tenha uma aventura oceanográfica nas Ilhas Cíes e navegue a partir de Vigo, com um guia cientista marinho. Explore a praia de Rodas e contribua para a pesquisa oceanográfica.

Você também poderá fazer turismo científico completo nas Ilhas Cíes, navegando desde Baiona. Explore a Praia de Rodas, contribua com a ciência cidadã e mergulhe na realidade virtual para descobrir tesouros subaquáticos.

Qual é a melhor época para conhecer as praias da Espanha?

Durante a primavera e o verão, que vai de maio até o final de setembro.

Vale lembrar que, embora as temperaturas ultrapassem os 25 °C nesse período, o fluxo de turistas aumenta significativamente, especialmente nos meses de verão. Algumas praias no norte da Espanha, mesmo no auge do verão, têm águas frias, o que contrasta bastante com as ilhas ao sul e a costa próxima à África, onde as águas são mais quentes.

Como se locomover nas praias da Espanha?

A melhor opção para se locomover entre as praias da Espanha é por avião, ônibus ferry ou trens. Para isso, você pode usar sites como o da Omio para pesquisar e comparar preços e fazer a melhor escolha do meio de transporte que seja mais adequado para sua viagem.

Vale a pena alugar carro nas praias da Espanha?

Sim, principalmente nas ilhas e mesmo dentro do território continental, alugar um carro na Espanha valerá muito a pena se você quiser a comodidade de não depender dos transportes públicos e desbravar lugares muitas vezes distantes do centro das cidades.

Sugerimos que você dê uma olhada no site da DiscoverCars para alugar um carro e aproveitar da comodidade de ter seu próprio meio de locomoção durante sua viagem pelas belas praias da Espanha.

Espero muito que com essa lista de 15 praias da Espanha você possa aproveitar ao máximo o que o verão tem de melhor. Estenda sua canga e recarregue seu estoque de vitamina D! Boa viagem!