Como funciona o transporte público na Alemanha: principais meios e rotas

Visitar Alemanha  / 

Sempre quando viajamos para outro país, devemos pesquisar sobre hospedagens, passagens, meios de transportes, seguro viagem, entre outras coisas. Por isso, se você vai viajar para a “terra da cerveja e do automóvel” e pretende saber como funciona o transporte público na Alemanha, nos acompanhe neste artigo.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Aqui, também vamos esclarecer para você quais são os principais meios e rotas, os custos, os passes, assim como algumas especificidades e curiosidades sobre o assunto.

Como funciona o transporte público na Alemanha e quais são os principais meios de transportes

Todas as grandes cidades alemãs possuem uma rede de transporte público muito boa e ampla. Você pode se locomover nas grandes cidades da Alemanha de ônibus, bondes, metrôs (U-Bahn), trens e trens suburbanos (S-Bahn). Os trens são os meios de transportes preferidos dos alemães, para curtas, médias e, até mesmo, longas viagens.

Já nas áreas rurais, o ônibus é o meio de transporte público mais utilizado e também funciona bem.

Se você quer saber como funciona o transporte público na Alemanha, é importante ter a informação que não existem catracas para acessá-los. Sem aviso prévio, fiscais aparecem para fiscalizar se você está usando o transporte sem comprar o ticket ou com o bilhete errado. Caso seja “pego”, pode receber uma multa de até 60€.

Veja também informações sobre aluguel de carro na Alemanha.

Como funciona o transporte público na Alemanha: principais rotas

As cidades da Alemanha são divididas em zonas. Berlim, a capital do país, por exemplo, é dividida em A (região mais central, onde fica a maior parte dos pontos turísticos), B (fica em volta da região A e ali ficam algumas atrações e pontos de interesse, como o Memorial do Muro de Berlim e o Aeroporto Berlim-Tegel) e C (região mais afastada).

Esse ticket será útil para ir, por exemplo, para o Campo de Concentração Sachsenhausen ou, até mesmo, para o Aeroporto Berlim-Schönefeld.

Por isso, é relevante sempre se situar e saber em qual zona está o local em que você deseja chegar.

transporte publico alemanha trem

As rotas são de acordo com as cidades. As principais cidades estão listadas a seguir e o site Moovit nos ajuda a saber como se deslocar dentro de cada uma delas; basta clicar nos respectivos links.

Rota romântica na Alemanha: veja nossas dicas sobre como ir e quais cidades para visitar.

Como funciona o transporte público na Alemanha: passes e custos

Se você pretende saber como funciona o transporte público na Alemanha, deve entender que os preços das passagens mudam conforme as zonas tarifárias. Se o seu destino for mais afastado do centro, consequentemente mais caro será o seu ticket. Além disso, os tipos de ticket variam conforme cada cidade.

Há diversos passes à venda, como: bilhete de 24 horas de duração, tickets semanais e mensais, bilhete para percursos curtos, tickets normais – que lhe dão a possibilidade de viajar por um determinado período de tempo -, tickets específicos para grupos, além de bilhetes para múltiplas viagens.

Seu ticket começa a valer a partir do momento que você o carimba na plataforma ou dentro do transporte e tem duas horas de duração. Os bilhetes unitários de passagens simples (zonas A e B) custam 2,80€.

Em alguns casos, depois de adquirido o seu passe, é preciso validá-lo em uma máquina nas plataformas ou dentro dos meios de transportes (metrô e ônibus) para não pagar uma multa, caso não o valide. O sentido do passe é único e, caso deseje retornar para o seu ponto inicial, deve comprar outro bilhete.

Custo de vida na Alemanha: veja os principais custos para viver no país.

Passagens antecipadas e principais empresas de transporte público

Para verificar antecipadamente suas passagens, saber se há ofertas, como bilhetes para grupos, por exemplo, você pode encontrar mais informações nos portais das operadoras de transportes que atuam nas principais cidades alemãs:

Os ônibus de longa distância na Alemanha estão sendo cada vez mais ampliados. Eles passam por todas as grandes cidades do país e costumam oferecer boa alternativa às passagens de trem e de avião, que geralmente custam mais caro.

Alguns deles transitam por toda a Europa. É possível viajar por cerca de 5 horas de Munique até Praga, na República Tcheca, por pouco mais de 30 euros.

As empresas mais conhecidas de ônibus que atuam na Alemanha são:

Apesar de estas serem as principais empresas de transporte público na Alemanha, a melhor alternativa é reservar sua passagem por meio de portais comparadores de preços, como o checkmybus.de.

O site oferece versão em português, além de cálculo do preço em reais e encaminha o cliente para os portais das companhias para que ele compre sua passagem de forma online.

Turismo na Alemanha: confira um roteiro completo e dicas para visitar o país.

Onde comprar as passagens

Você pode adquirir sua passagem nas bilheterias ou nas máquinas das estações de metrô e de trens. Além disso, os motoristas de ônibus e de bonde vendem passagens simples e diárias. No entanto, para os bondes, é preciso possuir o valor trocado (exato) em moedas.

É necessário possuir uma passagem válida para acessar qualquer transporte público na Alemanha. Ela deve ser adquirida antes mesmo de sua entrada em um meio de transporte, para não correr o risco de ter que pagar uma multa caso não esteja com sua passagem.

Como funciona o transporte público na Alemanha: especificidades e curiosidades

Agora que você já viu informações sobre como funciona o transporte público na Alemanha e viu que são meios de locomoção eficientes, confira algumas especificidades e curiosidades sobre eles.

1. O símbolo do metrô é um U em uma placa azul. Isso porque a letra U significa U-Bahn, que é metrô em alemão;

2. Para locais mais longe, é utilizado o S-Bahn, uma espécie de trem. As estações de S-Bahn são identificadas por um S em uma placa verde;

3. Os trens regionais são usados, por exemplo, para se deslocar para o Campo de Concentração Sachsenhausen e Potsdam. Identificam-se as linhas de trens regionais com RB, seguido de um número. Por exemplo, RB20, que vai para Potsdam;

4. Visando evitar imprevistos, na plataforma existem quadros informando a previsão de horários de: metrô, ônibus e bonde nos dias da semana. Além disso, painéis eletrônicos mostram daqui a quanto tempo chagará o transporte público;

5. Metrô e bondes funcionam até à meia-noite e são substituídos por ônibus noturnos, identificados pela letra N mais o número da rota. O ônibus percorre uma linha mais ampla, não totalmente igual à dos ônibus regulares.

6. É importante observar sempre no placar eletrônico da plataforma a indicação de destino do trem. Além disso, é importante saber que podem passar trens de diversas linhas em um mesmo trilho;

7. Seu bilhete começa a valer a partir do momento em que o carimba na plataforma ou dentro do transporte;

8. Em algumas cidades alemãs, como Berlim, há os bilhetes turísticos, que, além do direito de usar o transporte público, trazem vantagens para os turistas. O Berlin City TourCard, por exemplo, é um ticket em que pode ser utilizado o transporte público de forma ilimitada, dentro da zona e do prazo escolhidos, e ainda lhe proporciona descontos em algumas atrações na cidade.

Turismo em Berlim: veja o roteiro que preparamos de 3 dias na capital da Alemanha.

Como funciona o transporte público na Alemanha: descontos e isenções

Isenções

Apesar de haver espaço especial para idosos nos ônibus e trens, não há preço diferente ou isenção de tarifa para idosos.

Mas estudantes pagam um ticket por semestre diretamente na universidade. Não há desconto no transporte público na Alemanha para quem está de visita ao país, mesmo quem apresente a carteirinha internacional de estudante.

Descontos

Agora que você já sabe que não existem cobradores, roletas ou catracas no transporte público na Alemanha e que é necessário validar previamente seu ticket para não correr risco de pagar multa, é importante ter conhecimento também de que se comprar seu ticket com antecedência pode conseguir bons descontos.

Além disso, se você comprar abono de um ou sete dias de transporte público na Alemanha, tem a possibilidade de pagar menos no valor de seus bilhetes. As passagens funcionam até às 3h horas do dia seguinte de sua validação.

Outra forma de economizar é comprar ticket de trem com desconto direto na Deutsche Bahn (DB), que fica dentro das principais estações de trem ou por meio do site da companhia ferroviária.

O BahnCard 25 oferece desconto de 25%, e se a reserva for feita com antecedência, pode ganhar mais redução no valor.

Há cartões de transporte público na Alemanha e em vários outros países europeus que são vendidos por um valor fixo, e você pode utilizar toda a rede de transportes, sem limite de uso, por determinado período.

Cada cidade possui seus cartões e regras. Por isso, nossa sugestão é calcular, na ponta do lápis, quanto você gastaria com e sem esse cartão para verificar se vale a pena. A economia pode ser bem grande!

Se você está com viagem marcada para a Alemanha, não deixe de fazer seu checklist de viagem e de verificar o que não pode faltar na sua mala!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.