Elvas em Portugal: descubra a maior cidade fortaleza do mundo

Visitar Portugal  / 

Conhecida por suas muralhas, Elvas em Portugal impressiona os turistas mais desavisados. Localizada no Alentejo, quase na fronteira com a Espanha e a apenas alguns quilômetros de Badajoz, a cidade impressiona por suas construções fortificadas.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Considerada a maior cidade fortaleza do mundo, foi listada em 2012 pela UNESCO como Patrimônio Mundial e abriga ainda a maior fortificação abaluartada do mundo, com o Forte de Santa Luzia, 3 fortins e o Aqueduto da Amoreira.

No entanto, nem só por suas fortificações e muralhas Elvas é conhecida, pois também abriga igrejas, conventos, ermidas, fontes, chafarizes, museus, monumentos arqueológicos, vilas romanas, pelourinhos, arcos e com isso soma ao seu valor um patrimônio arquitetônico e histórico inestimável.

A cidade abrigou celtas, romanos, muçulmanos, espanhóis e portugueses e pode ser considerada um museu a céu aberto. Com tantas conquistas e retomadas, Elvas em Portugal possui ainda uma variedade de construções militares e uma outra vintena de espólios de guerras.

Descubra tudo o que precisa saber para planejar a sua viagem a Elvas.

História de Elvas, em Portugal

Elvas, em Portugal, foi construída com apenas um propósito: servir à defesa nacional nas terras da fronteira do país com a Espanha. A forte muralha foi erguida em local estratégico, e foram estas mesmas muralhas que lhe renderam o título de cidade mais fortificada da Europa e o codinome de Rainha da Fronteira.

A cidade passou a integrar o território português apenas em 1228, com o Rei D. Sancho II, mas as construções e as tradições dos seus habitantes apontam para registros celtas, romanos e muçulmanos.

O domínio foi elevado enfim à cidade em 1513, com D. Manuel I, mas o posicionamento estratégico fez com que os seus moradores assistissem mais do que casamentos reais.

Em 1640, durante a Guerra da Restauração, a sua população quase foi dizimada devido a violência dos cercos, da fome, das batalhas e das epidemias. Graças aos seus habitantes – e a uma força vinda diretamente de Estremoz – é que Portugal existe como território nacional. Por conta disto, a cidade também ficou conhecida como Chave do Reino, pois passar pela fronteira fortificada era adentrar o reino português.

O que fazer em Elvas, Portugal

Elvas é uma cidade com muita, muita coisa para ver e visitar. Vale a pena olhar com calma para as atrações da cidade e ficar mais de um dia para ver tudo. Entretanto, separamos apenas alguns dos locais imperdíveis para ajudar a planejar a sua visita.

Castelo de Elvas

Situado no ponto mais alto da cidade, o castelo foi cenário de banquetes, casamentos e tratados e paz ao longo dos séculos. Sua construção foi reedificada e reformada ao longo do tempo, com acréscimos e demolições. Atualmente Monumento Nacional, a vista do Castelo é incrível.

Forte de Santa Luzia

Uma construção militar com muita arte em si: esta é a melhor definição para o Forte de Santa Luzia. Com muito espaço para ser explorado e com um museu em seu interior, vale a pena reservar um horário estendido para a visita.

forte de santa luzia em elvas

Praça da República

A praça é o cartão de visitas da cidade: toda em pedras portuguesas, fica bem no centro histórico da cidade e abriga, entre outras coisas, a Igreja da Sé, o posto de turismo, a torre do relógio e várias esplanadas que convidam para um café no meio da tarde.

Igreja da Sé

Uma das construções mais imponentes da cidade, a Igreja conta com três naves abobadadas e no seu exterior, na lateral, é possível contemplar pórticos manuelinos esculpidos em pedra ao lado de gárgulas góticas. O altar barroco em mármore policromático completa a vista do interior, junto com o órgão no coro alto.

Aqueduto da Amoreira

Com projeto de Francisco de Arruda, o mesmo responsável pela Torre de Belém e pela Sé de Elvas em Portugal, o Aqueduto pode ser considerado uma das construções portuguesas mais imponentes. Com quase 8km de extensão, possui 1300 metros de galeras subterrâneas e 843 arcos.

Pode ser enxergado de quase qualquer monte que rodeia a cidade e levou quase 20 anos para ser concluído.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Rua das Beatas

A rua das Beatas traduz o espírito alentejano de maneira fiel: o chão em pedra abre passagem por entre as casinhas de cal com portas e janelas coloridas e rodeadas de flores e folhas. A rua estreita abre passagem pelas portas em arco ogival, outra herança medieval muito bem preservada.

Igreja de Santa Maria de Alcáçova

Construída no local da principal mesquita de Elvas em Portugal, a Igreja guarda apenas dois símbolos do seu passado religioso: o mirhab e a cisterna, ambos no exterior da construção.

Porta do Templo

A Porta do Templo faz parte das muralhas primitivas e é uma das construções que remetem para a primeira Cerca Islâmica, junto com o Arco de Santa Clara. Fica ao pé do Pelourinho e da Igreja das Domínicas.

Onde fica Elvas

Elvas fica localizada no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo. Fica a 208km de Lisboa e 350km da cidade do Porto. Faz fronteira a norte com o município de Arronches, a leste com o município espanhol de Badajoz e a sul com Vila Viçosa.

Como chegar

Carro

Alugar um carro e pegar a A6, autoestrada que leva até Elvas, pode ser uma das maneiras mais práticas e rápidas de chegar. Quem estiver por Évora consegue visitar Elvas de carro pela A6 num percurso que dura cerca de 1 hora.

Trem

Não existe trem com linha direto para a cidade. Saindo de Lisboa, ou do Porto, por exemplo, é preciso ir com destino a Badajoz e para isso podem ser necessárias até duas trocas de linhas.

O site da Comboios de Portugal (CP) tem todas as informações de valores das passagens, bem como horários e o mapa completo da linha até Elvas.

Avião

A região não possui aeroporto. Para chegar até lá só mesmo via transporte terrestre. Contudo, Portugal possui três aeroportos: o Humberto Delgado, em Lisboa, o Francisco Sá Carneiro, no Porto, e o Internacional de Faro, em Faro.

Ônibus

A Rede Expressos e a Rodoviária do Alentejo fornecem uma série de linhas que podem levar o visitante até Elvas em Portugal.

No site da Rodoviária é possível ver, por exemplo, que existem duas linhas que ligam Évora à Elvas, a 8551 e a 8976. São linhas locais, mas que servem como opção para quem estiver mais por perto.

Quando visitar e onde ficar

Elvas, em Portugal, está localizada na região do Alentejo e segue todas as condições climáticas esperadas da região: os meses de verão são extremamente quentes, e a cidade pode muitas vezes ser considerada uma das mais quentes do país; os meses de inverno são muito frios, com geadas ocasionais e temperaturas negativas frequentes.

A melhor época para visitar Elvas são os meses de primavera e outono, quando o clima fica mais ameno e mais seco, por conta da distância do litoral.

No Booking encontra vários hotéis em Elvas, a diferentes preços. Para uma experiência mais real, aconselhamos que fique dentro das muralhas.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Tatiana é brasileira e vive em Portugal desde 2013. Mestre em Estudos Culturais e Interartes pela Universidade do Porto, atualmente cursa o mestrado em Estudos Editoriais na Universidade de Aveiro. Copywriter e revisora, brinca que a sua principal especialidade é atender as dúvidas e ajudar aqueles que desejam conhecer Portugal e a Europa.