Conhecida por suas muralhas, Elvas em Portugal impressiona os turistas mais desavisados. Localizada no Alentejo, quase na fronteira com a Espanha e a apenas alguns quilômetros de Badajoz, a cidade impressiona por suas construções fortificadas.
Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus pelo melhor preço.
Considerada a maior cidade fortaleza do mundo, foi listada em 2012 pela UNESCO como Patrimônio Mundial e abriga ainda a maior fortificação abaluartada do mundo, com o Forte de Santa Luzia, 3 fortins e o Aqueduto da Amoreira.
No entanto, nem só por suas fortificações e muralhas Elvas é conhecida, pois também abriga igrejas, conventos, ermidas, fontes, chafarizes, museus, monumentos arqueológicos, vilas romanas, pelourinhos, arcos e com isso soma ao seu valor um patrimônio arquitetônico e histórico inestimável.
A cidade abrigou celtas, romanos, muçulmanos, espanhóis e portugueses e pode ser considerada um museu a céu aberto. Com tantas conquistas e retomadas, Elvas em Portugal possui ainda uma variedade de construções militares e uma outra vintena de espólios de guerras.
Descubra tudo o que precisa saber para planejar a sua viagem a Elvas.
Índice do artigo
História de Elvas, em Portugal
Elvas, em Portugal, foi construída com apenas um propósito: servir à defesa nacional nas terras da fronteira do país com a Espanha. A forte muralha foi erguida em local estratégico, e foram estas mesmas muralhas que lhe renderam o título de cidade mais fortificada da Europa e o codinome de Rainha da Fronteira.
A cidade passou a integrar o território português apenas em 1228, com o Rei D. Sancho II, mas as construções e as tradições dos seus habitantes apontam para registros celtas, romanos e muçulmanos.
O domínio foi elevado enfim à cidade em 1513, com D. Manuel I, mas o posicionamento estratégico fez com que os seus moradores assistissem mais do que casamentos reais.
Em 1640, durante a Guerra da Restauração, a sua população quase foi dizimada devido a violência dos cercos, da fome, das batalhas e das epidemias. Graças aos seus habitantes – e a uma força vinda diretamente de Estremoz – é que Portugal existe como território nacional. Por conta disto, a cidade também ficou conhecida como Chave do Reino, pois passar pela fronteira fortificada era adentrar o reino português.
O que fazer em Elvas, Portugal
Elvas é uma cidade com muita, muita coisa para ver e visitar. Vale a pena olhar com calma para as atrações da cidade e ficar mais de um dia para ver tudo. Entretanto, separamos apenas alguns dos locais imperdíveis para ajudar a planejar a sua visita.
Castelo de Elvas
Situado no ponto mais alto da cidade, o castelo foi cenário de banquetes, casamentos e tratados e paz ao longo dos séculos. Sua construção foi reedificada e reformada ao longo do tempo, com acréscimos e demolições. Atualmente Monumento Nacional, a vista do Castelo é incrível.
Forte de Santa Luzia
Uma construção militar com muita arte em si: esta é a melhor definição para o Forte de Santa Luzia. Com muito espaço para ser explorado e com um museu em seu interior, vale a pena reservar um horário estendido para a visita.
Praça da República
A praça é o cartão de visitas da cidade: toda em pedras portuguesas, fica bem no centro histórico da cidade e abriga, entre outras coisas, a Igreja da Sé, o posto de turismo, a torre do relógio e várias esplanadas que convidam para um café no meio da tarde.
Igreja da Sé
Uma das construções mais imponentes da cidade, a Igreja conta com três naves abobadadas e no seu exterior, na lateral, é possível contemplar pórticos manuelinos esculpidos em pedra ao lado de gárgulas góticas. O altar barroco em mármore policromático completa a vista do interior, junto com o órgão no coro alto.
Aqueduto da Amoreira
Com projeto de Francisco de Arruda, o mesmo responsável pela Torre de Belém e pela Sé de Elvas em Portugal, o Aqueduto pode ser considerado uma das construções portuguesas mais imponentes. Com quase 8km de extensão, possui 1300 metros de galeras subterrâneas e 843 arcos.
Pode ser enxergado de quase qualquer monte que rodeia a cidade e levou quase 20 anos para ser concluído.
Rua das Beatas
A rua das Beatas traduz o espírito alentejano de maneira fiel: o chão em pedra abre passagem por entre as casinhas de cal com portas e janelas coloridas e rodeadas de flores e folhas. A rua estreita abre passagem pelas portas em arco ogival, outra herança medieval muito bem preservada.
Depois de testarmos as principais opções do mercado, a nossa escolha é Cartão Wise. É gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão Wise é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.
Igreja de Santa Maria de Alcáçova
Construída no local da principal mesquita de Elvas em Portugal, a Igreja guarda apenas dois símbolos do seu passado religioso: o mirhab e a cisterna, ambos no exterior da construção.
Porta do Templo
A Porta do Templo faz parte das muralhas primitivas e é uma das construções que remetem para a primeira Cerca Islâmica, junto com o Arco de Santa Clara. Fica ao pé do Pelourinho e da Igreja das Domínicas.
Onde fica Elvas
Elvas fica localizada no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo. Fica a 208km de Lisboa e 350km da cidade do Porto. Faz fronteira a norte com o município de Arronches, a leste com o município espanhol de Badajoz e a sul com Vila Viçosa.
Como chegar
Carro
Alugar um carro e pegar a A6, autoestrada que leva até Elvas, pode ser uma das maneiras mais práticas e rápidas de chegar. Quem estiver por Évora consegue visitar Elvas de carro pela A6 num percurso que dura cerca de 1 hora.
Trem
Não existe trem com linha direto para a cidade. Saindo de Lisboa, ou do Porto, por exemplo, é preciso ir com destino a Badajoz e para isso podem ser necessárias até duas trocas de linhas.
O site da Comboios de Portugal (CP) tem todas as informações de valores das passagens, bem como horários e o mapa completo da linha até Elvas.
Avião
A região não possui aeroporto. Para chegar até lá só mesmo via transporte terrestre. Contudo, Portugal possui três aeroportos: o Humberto Delgado, em Lisboa, o Francisco Sá Carneiro, no Porto, e o Internacional de Faro, em Faro.
Ônibus
A Rede Expressos e a Rodoviária do Alentejo fornecem uma série de linhas que podem levar o visitante até Elvas em Portugal.
No site da Rodoviária é possível ver, por exemplo, que existem duas linhas que ligam Évora à Elvas, a 8551 e a 8976. São linhas locais, mas que servem como opção para quem estiver mais por perto.
Quando visitar e onde ficar
Elvas, em Portugal, está localizada na região do Alentejo e segue todas as condições climáticas esperadas da região: os meses de verão são extremamente quentes, e a cidade pode muitas vezes ser considerada uma das mais quentes do país; os meses de inverno são muito frios, com geadas ocasionais e temperaturas negativas frequentes.
A melhor época para visitar Elvas são os meses de primavera e outono, quando o clima fica mais ameno e mais seco, por conta da distância do litoral.
No Booking encontra vários hotéis em Elvas, a diferentes preços. Para uma experiência mais real, aconselhamos que fique dentro das muralhas.
-
Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?
Para entrar na Europa, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.
COTAR SEGURO » -
Viaje sempre com internet no celular
Nós indicamos o chip internacional da America Chip. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.
VER PLANOS → -
Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão
Ter um carro à disposição é um conforto enorme em uma viagem pela Europa. Nós sempre alugamos através da Mobility, que tem os melhores preços do mercado.
VER CARROS »