Praias de nudismo em Portugal: roteiro para uma experiência naturista

Visitar Portugal  / 

Portugal tem se revelado um paraíso para os adeptos da nudez na Europa, com praias magníficas, campings e acomodações onde as pessoas podem ficar da forma como vieram ao mundo: nus. Se interessa ou quer experimentar viver essa experiência? Listei algumas das praias de nudismo em Portugal. Confira.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Conexão com a natureza

Como citado pela Federação Portuguesa de Naturismo (FPN):

O naturismo é uma forma de viver em harmonia com a natureza caracterizada pela prática da nudez social, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

Se antes, destinos como França, Croácia e Espanha fascinavam turistas sem roupas, Portugal tem atraído uma parcela significativa de nudistas interessados em suas belezas naturais, bons aposentos, clima excelente e ótimos preços em comparação a outros países da Europa.

Praias de nudismo em Portugal

Existem 8 praias de nudismo em Portugal oficiais para a prática de nudismo ao longo de sua costa de 934 km. Além de outras onde a nudez é tolerada, isto é, sendo comum a presença de pessoas nuas e também banhistas em trajes de banho compartilhando o mesmo espaço.

A maioria das áreas naturistas encontram-se na região Sul, devido ao clima favorável e também pelas suas belas praias, algumas localizadas em áreas mais afastadas garantindo privacidade.

Almada se destaca por ter 2 praias oficiais em seu Concelho, uma delas muito frequentada pelo público LGBT. Além disso, conta também com uma associação fundada em 2017, conhecida como Alma Naturista.

As praias de nudismo em Portugal são:

Região Sul

  • Praia das Adegas (Odeceixe);
  • Praia da Barreta (Faro);
  • Praia do Homem Nu (Tavira);
  • Praia dos Alteirinhos (Odemira);
  • Praia do Salto (Sines).

Região de Lisboa

  • Praia da Bela Vista (Almada);
  • Praia do Meco (Sesimbra);
  • Praia da Adiça (Almada).

Praias onde o nudismo é tolerado

  • Afife (Norte de Viana do Castelo);
  • Rio Alto (entre Póvoa do Varzim e Viana do Castelo);
  • Furadouro (entre Espinho e Aveiro);
  • Palheirão (entre Aveiro e Figueira da Foz);
  • Osso de Baleia (Pombal);
  • Vigão (entre Figueira da Foz e Leiria);
  • Salgado (entre Nazaré e S. Martinho do Porto);
  • Gralha (Sul de Nazaré);
  • Rei Cortiço (perto de Caldas da Rainha);
  • Valmitão (Sul de Peniche).

Importante ressaltar que nos locais mencionados acima, a nudez é ocasional, não sendo um lugar oficial para a prática do nudismo.

Contudo, independente disso, é obrigatório seguir o código de ética naturista que pode ser consultado na página da Federação Portuguesa de Naturismo.

Diferença entre naturismo e nudismo

De acordo com a Federação Internacional de Naturismo, ambos são sinônimos, inclusive alguns clubes nos Estados Unidos e Alemanha preferem usar o termo “nudismo”, mas isso é opcional.

No entanto, alguns adeptos da prática no Brasil afirmam que o naturismo está mais conectado com a ideia de nudez na natureza mas, em linhas gerais, ambas as palavras estão corretas.

Praia da Comporta em Portugal: guia de visita ao paraíso.

A nudez em Portugal em números

  • 42 anos de existência, desde 1977, a FPN promove o naturismo em Portugal;
  • 4 clubes federados no país, os sócios possuem o Cartão Naturista Internacional;
  • 8 praias oficiais onde a nudez é permitida;
  • 7 acomodações nudistas no país;
  • 10.000 adeptos do naturismo no país (número estimado).

Em Outubro do ano passado, Portugal foi palco da 36ª edição do Congresso Mundial Naturista sediado na Costa da Caparica.

O objetivo do evento foi discutir assuntos relacionados ao naturismo a nível mundial e também divulgar os espaços nudistas no país (praias e alojamentos).

algarve, praias de nudismo em portugal

Conheça as mais bonitas praias de Portugal.

Acomodações nudistas em Portugal

Além das praias livre de roupas, Portugal também oferece uma variedade de acomodações onde a ausência de vestimenta em contato com a natureza, se tornou algo natural e que tem atraído visitantes de diversas partes do mundo, principalmente da Europa.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

São ambientes aconchegantes e na maioria das vezes cercados pela paisagem litorânea ou mesmo rural da região, desde chalés, pousadas e áreas de camping, onde a prioridade é despir-se de roupa, timidez e “pré-conceitos”.

Portanto, se você vai às praias de nudismo em Portugal, porque não escolher hospedagem seguindo a mesma filosofia? Confira algumas das hospedagens nudistas em Portugal:

Monte Naturista O Barão em Santiago do Cacém

O Monte Naturista O Barão é um espaço de férias naturista com 4 bungalows de madeira com capacidade para 2 a 4 pessoas. Além de área para camping com espaço inclusive para motorhomes, sauna e piscina de água salgada.

Samonatura em Odemira

Samonatura são quatro casas aconchegantes localizadas em uma bela região rural com vista para o mar, o alojamento oferece sauna, piscina de água salgada, jacuzzi e área de jogos, sendo ideal para famílias adeptas do nudismo.

Natur Viana em Viana do Castelo

Situado no Norte de Portugal, Natur Viana esbanja beleza devido a natureza exuberante da região. Além de ser considerada uma área de camping nudista, dispõe também de 4 tendas cercadas pela vegetação e também um chalé especial de 25 m2.

Trailers e motorhomes também são aceitos no local, que em se tratando de lazer oferece piscina, trilhas na mata e passeios de jeep off road.

Quinta do Maral em  Marvão

Quinta do Maral é um espaço naturista instalado no Parque Natural da Serra de São Mamede, sendo uma área de camping, podendo acomodar trailers e motorhomes, mas que também possui um apartamento pequeno disponível para locação.

No que diz respeito a lazer, possui piscina, bar e atividades extras como observação de aves na natureza, sem esquecer de mencionar a bela paisagem rural do local. É considerado um local auto-sustentável.

Portugal Naturally em  Albufeira

Uma confortável guesthouse localizada em Ferreiras, Portugal Naturally dispõe de piscina, jacuzzi, sauna e bar, em uma região ensolarada quase o ano inteiro.

A pousada está perto de algumas praias de nudismo em Portugal e também do aeroporto de Faro, sendo um lugar ideal para curtir a cidade, além da nudez.

Vila Pura em Tavira

Vila Pura é um pequeno hotel onde a nudez integral só é obrigatória na área da piscina. É um ambiente ideal para casais, em termos de lazer, além da piscina, há também bicicletas para os hóspedes passearem pelas redondezas.

Casa Risa em Mexilhoeira Grande (Algarve)

Bela pousada clothing optional (nudez opcional) Casa Risa é voltada para a comunidade LGBT e cisgênero. O espaço oferece 13 quartos confortáveis, um agradável jardim ao redor da piscina, e claro, o sol esplêndido Algarvio.

Interessante observar que a maioria dos proprietários dessas acomodações não são portugueses, tendo deixado seus países de origem para viver em Portugal, transformando um estilo de vida em um empreendimento também.

Que tal fazer uma road trip em Portugal?

Aluguel de casa para temporada para nudistas

Você sabia que existe uma plataforma como o Airbnb, porém focada exclusivamente no público nudista?

O Naturist BnB é um site onde todos os espaços para locação são destinados para os adeptos do nudismo.

Como funciona o Naturist BnB

O site funciona de forma simples: os naturistas que desejam hospedar alguém publicam um anúncio na plataforma descrevendo o ambiente que vivem e mencionando as regras de hospedagem.

O hóspede naturista pode usar um buscador para selecionar o país, o tipo de acomodação e o preço (valor cobrado por diária).

As acomodações cadastradas são variadas, desde veleiros a casa na árvore, no Norte e Sul do país, e também em diversos outros lugares da Europa.

Praias fluviais em Portugal: o que visitar de norte a sul do país.

Os benefícios da prática do nudismo

Depois de conhecer as praias de nudismo em Portugal, saiba que a nudez social coletiva pode trazer alguns benefícios para o nosso corpo. É importante salientar ainda que o naturismo não está relacionado a sexo ou a práticas exibicionistas. É apenas um estilo de vida, onde se contempla a nudez coletiva em contato com a natureza e com estes benefícios:

  • Banhos de sol, mar, lago e piscina sem trajes, permite a oxigenação do corpo por toda a pele de forma parelha e homogênea;
  • O sol é elemento catalisador de vitamina D e previne a osteoporose e raquitismo;
  • Todas as pessoas nuas são diferentes em suas formas mas iguais em seu estado de nudez. Todos são aceitos exatamente como são, e isto reforça (valoriza) a nossa auto-estima com relação ao nosso corpo;
  • Sensação plena de liberdade e igualdade (sem status sociais), afinal todos estão iguais, ou seja, nus.

Conheça também a praia de Lagos em Portugal, uma das mais paradisíacas do país.

Nudismo em Lisboa

Nudistas de Lisboa também já podem contar com um local naturista na cidade, na verdade, uma piscina que inclui até aula de hidroginástica.

De acordo com um adepto da prática, o encontro ocorre uma vez por mês e é organizado pelo Clube Naturista do Centro (CNC), sendo realizado em 2 locais, um deles na piscina municipal do Alvito e também em um clube em Sacavém.

Vale considerar que o espaço naturista no clube funciona apenas por algumas horas, sendo reservado exclusivamente para este tipo de encontro.

Quem tiver interesse em aderir ao banho de piscina nu, deve enviar uma solicitação para a CNC por e-mail, estando sujeito a uma aprovação, além de aceitar as regras da piscina e o código de ética naturista.

Agora que já conhece as praias de nudismo em Portugal, que tal uma visita ao país?

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.