Palatino em Roma: dicas sobre a melhor maneira de conhecer

Visitar Roma  / 

O Palatino em Roma é a mais central das 7 colinas da Cidade Eterna, e está a 40 metros de altura acima do Fórum Romano. É um importante ponto turístico da cidade e possui ruínas importantes para a história romana.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Vamos ver mais detalhes sobre o Palatino em Roma e sua visita.

Onde fica o Palatino em Roma

O Monte Palatino em Roma está localizado a 40 metros de altura do Fórum Romano. O endereço é Via di San Gregorio, 30.

Como chegar

A melhor maneira de chegar ao Palatino em Roma é utilizando os transportes públicos da cidade.

  • Metrô: linha B, descer em Colosseo;
  • Ônibus: linhas 60, 75, 84, 85, 87, 117, 175, 186, 271, 571, 810 e 850.

Quanto custa visitar o Monte Palatino em Roma

Os bilhetes para visitar o Palatino, em Roma, são vendidos em conjunto com os bilhetes do Coliseu e do Fórum Romano.

Por serem das atrações mais populares da cidade, elas acumulam filas de visitação, principalmente aos fins de semana, feriados e alta temporada. A melhor opção é comprar os ingressos online, com antecedência e sem riscos, por exemplo, na Get Your Guide.

Dica: muitas atrações em Roma são de acesso gratuito para cidadãos da União Europeia com menos de 18 anos (e mais de 65) e com valor reduzido para menores de 25 anos.

Áudio Guia

A maioria dos pontos turísticos em Roma possui a opção do aluguel do áudio guia. Muitas vezes, não alugamos por achar desnecessário. Porém, na visita ao Coliseu, Fórum Romano e Palatino em Roma, na minha opinião, o áudio guia é muito útil.

Afinal, estaremos visitando ruínas, e sem saber exatamente o que são, fica difícil de entender e imaginar como eram.

O custo do áudio guia é 5?€, e é necessário deixar algum documento na hora do aluguel, como forma de “caução”.

Horário de funcionamento

O Monte Palatino está aberto todos os dias a partir das 8h30. O horário de encerramento varia de acordo com o horário do pôr do sol (fecha mais ou menos 1h antes do pôr do sol).

fórum romano em roma

O que visitar no Palatino em Roma

O Palatino de Roma possui uma infinidade de ruínas, que fazem parte da história das civilizações. Cada ruína possui a sua importância, porém, existem aquelas que não podem deixar de ser vistas pelos turistas:

Domus Flávia

Foi um palácio construído em 81 a.C. Sua construção foi feita por ordem do Imperador Domiciano, que mandou fazer o palácio para ser usado como residência oficial e pública (lá aconteciam as cerimônias oficiais). Atualmente, no Palatino em Roma, podemos ver algumas partes dessa construção.

Casa da Lívia

Famosa por ser um dos edifícios mais conservados do Palatino em Roma, ela foi construída no século I a.C. Ao visitá-la podemos ver algumas partes da decoração que foi utilizada como, por exemplo, restos de mosaicos.

Casa de Augusto

A Casa de Augusto foi construída para ser a residência oficial de Otaviano. Atualmente, podemos ver nas suas ruínas as pinturas coloridas em suas paredes.

Jardins Farnese

Famoso por ter sido um dos primeiros jardins botânicos da Europa, foi construído no século XVI. Sua construção foi feita sobre as ruínas do Palácio de Tibério.

Hipódromo de Domiciano

A função do estádio não foi, até hoje, definida. Historiadores têm dúvidas se era utilizado para corridas ou somente como jardim.

Museo Palatino em Roma

O Museu Palatino em Roma é uma visita imperdível para quem vai visitar o Monte Palatino. Nele podemos encontrar uma pequena exposição de peças encontradas durante as escavações.

Um pouquinho de história

O Monte Palatino em Roma é um dos mais antigos da cidade. Acredita-se que ele era habitado desde o século X a.C. Devido às construções (ruínas) encontradas, podemos supor que era habitado pelas pessoas mais ricas, que construíram casas enormes e palácios.

Ele já foi sede de vários cultos da antiga religião romana, onde foram construídos diversos tipos de templos. Foi um lugar de residência de pessoas importantes e de imperadores. Atualmente, tem mais de 20 ruínas romanas que podem ser visitadas pelos turistas.

Uma lenda do Palatino em Roma

Existe também uma lenda que diz que a caverna onde a loba Luperca (aquela que cuidou de Rômulo e Remo, lembram?) ficava no Monte Palatino em Roma. Quando os irmãos cresceram, não chegaram a um acordo sobre onde iam construir uma cidade, e Rômulo matou Remo e criou Roma.

O que visitar por perto

Já que você vai fazer a sua visita no Palatino em Roma, aproveite para turistar também em alguns pontos importantes que estão lá pertinho:

  • Circo Máximo de Roma (aproximadamente 277 m);
  • Arco de Constantino (aproximadamente 339 m);
  • Fórum Romano (aproximadamente 424 m);
  • Coliseu de Roma (aproximadamente 478 m);
  • Santa Maria in Cosmedin (aproximadamente 492 m).

roma coliseu

Veja as nossas dicas sobre o que fazer de graça em Roma.

Onde se hospedar perto do Palatino em Roma

Para quem quer ficar pertinho do Palatino em Roma e das atrações turísticas ao seu redor, veja as nossas sugestões de hospedagem:

Descubra mais hotéis em Roma e confira nosso roteiro para visitar a cidade em 2 dias.

Dica: se está planejando viajar para a Itália, é importante saber que é obrigatório ter um seguro viagem. Antes de contratar um seguro viagem, faça uma cotação online para conhecer as várias opções à disposição. Você pode usar o nosso comparador de seguro viagem sem complicações e sem compromissos para descobrir qual a proteção mais barata e adequada para sua viagem.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.