Gênova: saiba o que visitar na importante cidade portuária da Itália

Visitar Itália  / 

A Itália foi em 2015 o quinto país mais visitado do mundo, de acordo com a Organização Mundial do Turismo. Para se ter uma ideia, o país europeu recebe, em média, 48 milhões de turistas todos os anos ficando atrás somente da França, dos Estados Unidos, da Espanha e da China. Por isso hoje vamos falar mais sobre a cidade italiana de Gênova e o que visitar nela, confira.

Tudo sobre como visitar a cidade italiana de Gênova

Gênova é a sexta cidade italiana em termos populacionais e tem pouco mais de 600 mil habitantes. Já em sua região metropolitana são 1,5 milhões de pessoas e a cidade, na região da Ligúria, e é famosa por sua influência comercial na Itália e em toda a Europa.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Aliás, a zona portuária de Gênova é a maior da Itália e o maior porto do Mar Mediterrâneo tendo como concorrentes os portos de Barcelona (Espanha) e Marselha (França).

Conheça as 6 cidades mais baratas na Itália.

Localizada a 145 quilômetros para o Sul de Milão, se você pretende conhecer Gênova sai mais barato comprar um voo com destino a Milão e depois descer. Apesar de existir aeroporto em Gênova, as passagens costumam ser mais caras.

Você pode ir de Milão para Gênova de carro, ônibus ou trem e é bem perto (145 quilômetros pela A7). Com paisagens exuberantes, visitar Gênova pode ser uma boa pedida para quem vai visitar a Itália.

Veja o que fazer em Milão: sugestão de roteiros de 1 dia e 5 dias.

História

A cidade tem mais de 2.500 anos de história e por conta de sua posição geográfica e de porto no Mar Mediterrâneo foi, desde sempre, uma importante base nas guerras travadas na Itália e na Europa como um todo.

Em 1797 Gênova foi anexada ao Império Francês com a chegada de Napoleão Bonaparte, mas 10 anos depois foi reintegrada ao Reino de Sardenha. É a cidade onde nasceram quatro papas da Igreja Católica, são eles: Inocêncio IV, Adriano V, Inocêncio VIII, Bento XV.

Carnaval de Veneza: dicas para curtir a festa de máscaras mais famosa.

Principais pontos turísticos de Gênova

Para você que pretende visitar Gênova, nós separamos alguns pontos para você visitar, confira:

principais pontos turisticos de genova

1. Aquário de Gênova

O Aquário de Gênova é o maior da Itália e recebe, todos os anos, mais de 1,2 milhões de visitantes. É um passeio que vale a pena realizar, especialmente para quem tem filhos pode ser um excelente programa. Compre online ingressos para o aquário e evite filas.

Saiba como funciona o transporte público na Itália.

2. Via Garibaldi

A Via Garibaldi é famosa por ser a rua dos palácios e são 19 ao todo. Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, a Via Garibaldi é endereço certo para quem gosta de história e de revisitar o passado.

3. Catedral de Gênova

Também conhecida por ser a Catedral dos 1100 afrescos, a Catedral de Gênova é dedicada a São Lourenço e tem centenas de anos.

4. Piazza De Ferrari

A Piazza De Ferrari é a principal praça da cidade italiana e fica no coração de Gênova. Sua fonte é bastante conhecida e visitada e a praça relembra o século 19 quando Gênova era o principal centro econômico e financeiro da Itália.

Veja a nossa lista das cidades italianas mais bonitas.

Nos últimos 3 anos, você teve uma passagem aérea que se atrasou ou foi cancelada?

Se você passou por atraso, cancelamento ou superlotação em um dos seus voos para a Europa, solicite uma compensação de até R$ 2700 por passageiro.

REINVIDICAR »

5. Lanterna de Gênova

Inaugurado em 1128, a Lanterna de Gênova é o principal farol do porto da cidade da Itália. Ele é um dos faróis mais antigos do mundo e acredite, ainda está em pleno funcionamento.

6. Reale Palazzo Museum

O Palácio Real de Gênova foi inaugurado em 1655 e guarda muita história. Durante a visita é possível ver móveis e decorações originais, além de telas e estátuas maravilhosas.

7. Praias

Gênova possui diversas praias e um visual muito lindo. Algumas das praias para visitar na cidade são: Praia Nervi, Bagni Nuovo Lido, Bagni Europa, Bagni Aldebaran. A maioria delas possui bastante estrutura, com cadeiras e espreguiçadeiras para alugar e poder curtir a praia com conforto.

Conheça também os principais museus em Roma: quando e como visitar, preços e outras atrações

Como chegar na cidade

A melhor maneira de chegar até Gênova para quem vai de avião é escolher o aeroporto de Milão e, depois, pegar um transporte até a cidade italiana. Distantes 145 quilômetros uma da outra, os acessos são bem facilitados. A dica de escolher o aeroporto de Milão se dá por conta de haver uma maior oferta de voos e, com isso, os preços são mais acessíveis.

como chegar na cidade de genova

Outra o opção é chegar pelo sul da França. Nice está a apenas 197 quilômetros de distância e você já pode aproveitar e conhecer Cannes, Nice e também Mônaco.

Conheça os principais aeroportos na Itália e tudo o que precisa saber.

Onde ficar

Uma maneira segura e fácil de encontrar uma hospedagem em Gênova é através do site Booking. A cidade conta com mais de 200 opções de hotéis. Com excelentes opções de hospedagem, as diárias variam mas em um bom hotel ficam em torno do 100 euros para duas pessoas.

Entre os melhores hotéis da cidade estão:

Confira um roteiro pela Itália: 7 dias no país das maravilhas.

Restaurantes

A cidade italiana é muito bem servida de restaurantes e opções não faltam. Você pode optar por uma deliciosa pizza e o Pizza Ravecca conta com preços super acessíveis e pratos muito bons. Veja alguns restaurantes muito bem classificados em Gênova e faça a sua escolha.

Que tal um food tour pela cidade para experimentar o melhor da gastronomia da cidade?

Curiosidades sobre Gênova

Selecionei algumas curiosidades sobre a cidade de Gênova que acredito que são interessantes. Uma bastante triste e duas outras históricas. Em Agosto de 2018 uma ponte desabou em Gênova e ao menos 25 pessoas morreram fazendo a cidade italiana, de maneira triste, estampar os principais jornais do mundo.

Calça jeans (ou genes?)

A outra curiosidade histórica se deve às calças jeans. Isso mesmo. Você sabia que o nome se deve porque os marinheiros de Gênova usam calças que eram chamadas de “genoese” e “genes”? Pois é, porém quando o tecido chegou aos Estados Unidos e por uma questão de pronúncia foram apelidadas de calças jeans, quando na verdade a ideia era dizer “calças de genes”. Além disso, o senhor Levi Strauss é que leva a fama como o “inventor” da calça jeans quando isso não é bem verdade.

Terra do famoso explorador

A última curiosidade é em relação a Cristóvão Colombo, o descobridor das Américas. Apesar de não ser consensual, muitos historiadores afirmam que explorador e navegador italiano era natural de Gênova e que lá nasceu entre os dias 22 de agosto e 31 de outubro de 1451. Ele entraria para a história no dia 12 de outubro de 1492 quando, cumprindo ordens dos Reis Católicos espanhóis, realizou o descobrimento da América.

Cidades da Itália mais visitadas: as preferidas dos turistas.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.