Se você está planejando fazer uma viagem para conhecer a Itália, não pode deixar de incluir Gênova no seu roteiro. A capital da Ligúria é uma das cidades marítimas mais importantes da região e contempla várias atrações, passeios e paisagens charmosas com monumentos repletos de arte e cultura. Diante de tantas possibilidades, é importante escolher o que fazer em Gênova para você aproveitar ao máximo a sua estadia.

Pensando nisso preparamos um guia com roteiros diferenciados de até três dias de viagem para que você conheça os pontos turísticos, a famosa gastronomia, hospedagens e muitas dicas. Acompanhe!

O que fazer em Gênova?

Com pouco mais de 600 mil habitantes, Gênova é a capital da região da Ligúria e um dos principais polos comerciais da Itália. Além de sua importância econômica, a cidade foi revalorizada na última década e se tornou uma parada obrigatória para os turistas que visitam a região.

A arquitetura elegante e a decoração elaborada dos edifícios antigos de Gênova, símbolos da riqueza e do poder que a república marítima possuía no passado, formam uma combinação interessante com as maravilhosas paisagens naturais da cidade praiana, sendo um dos mais belos pontos turísticos da Itália.

Como você pode ver no mapa a seguir, as atrações de Gênova estão no centro histórico da cidade. Assim, você poderá se locomover facilmente entre as principais atrações turísticas:

Para que você aproveite ao máximo a sua estadia em Gênova, veja as nossas sugestões de roteiros para viagens de 1 a 3 dias na cidade.

O que fazer em 1 dia em Gênova?

Devido à posição estratégica da cidade no Mar Mediterrâneo, muitas atrações de Gênova estão relacionadas ao seu papel no passado enquanto potência marítima.

Com uma estadia de apenas 1 dia, é possível ter um gostinho do que é a cidade portuária mais importante da Itália. Veja como você pode organizar o seu roteiro para otimizar o tempo disponível em Gênova:

  • Comece o passeio pelo Farol de Gênova, conhecido como “La Lanterna”. Vale a pena subir no topo da torre de 70 metros, não somente para conhecer o interior de um dos principais símbolos da cidade, mas também para apreciar as vistas mais bonitas do mar da Ligúria;
  • Vá até o Porto Antigo (Porto Antico), uma das principais áreas da cidade. Além da paisagem belíssima a partir do porto, aproveite para visitar a Biosfera, uma imensa esfera de vidro que simula as condições de uma floresta tropical, com plantas, animais e flores típicas do ambiente;
  • Ainda na região do Porto Antigo, conheça o Aquário de Gênova, com mais de 60 tanques, 15 mil animais e 600 espécies diferentes, sendo o maior aquário da Itália;
  • Ao lado do Aquário você poderá conhecer o Museo Galata, um museu marítimo que narra a história da cidade de Gênova. O ingresso do museu também inclui a visita ao submarino Nazario Sauro, um dos únicos submarinos do país que podem ser visitados por turistas;
  • Finalize o dia no Bigo, o elevador panorâmico projetado por Renzo Piano que proporciona uma visão panorâmica de todo o Porto Antigo e da paisagem marítima de Gênova.

Uma alternativa para quem quer conhecer os principais pontos da cidade em pouco tempo é optar por um passeio a pé guiado pelo centro histórico de Gênova.

O que fazer em 2 dias em Gênova?

Tem mais tempo em Gênova? Excelente! A lista de atrações da cidade é extensa e ainda há muito para se conhecer no local.

No segundo dia, sugiro que você concentre o seu passeio no centro histórico da cidade. Além daquilo que você já visitou na região do porto durante o primeiro dia, veja o que você poderá conhecer em Gênova:

  • Visite o Palácio Real, a residência de diversas famílias aristocráticas ao longo dos séculos. Vale a pena conhecer o palácio e apreciar a decoração elegante das salas do edifício, reestruturado pelos Savóia no século XIX;
  • Passeie pelas “Strade Nuove”, as principais ruas do centro histórico de Gênova. Formado pelas Via Garibaldi, Via Cairoli e Via Balbi, o conjunto encanta os seus visitantes devido à beleza arquitetônica das 19 construções históricas no local;
  • Na Via Garibaldi você poderá visitar os Palazzi dei Rolli, a região de Gênova com a maior concentração de palácios históricos. No local, conheça as residências luxuosas decoradas por artistas de fama mundial ao longo do século XVI;
  • Visite também a Catedral de São Lourenço, cuja construção começou no século V. Contemple a fachada gótica da Igreja, os belíssimos afrescos do seu teto e as relíquias do Museu do Tesouro da igreja;
  • Ao lado da Catedral está o Palácio Ducal, um edifício medieval que abriga exposições de arte e fotografia de diversos períodos;
  • Outra atração imperdível é a grandiosa Piazza De Ferrari, a principal praça da cidade e o coração do centro histórico genovês;
  • Não deixe de conhecer também o Teatro Carlo Felice, um dos principais teatros da Itália.

Como os passeios que sugerimos podem demorar, recomendo que caso você tenha um dia a mais em Gênova, deixe para visitar a Piazza de Ferrari e o Teatro Carlo Felice no dia seguinte.

Catedral da cidade italiana de Gênova
Separe ao menos duas horas para conhecer a Catedral de Gênova e o museu

Lembre-se de que você não precisa seguir o roteiro exatamente na ordem que sugeri, mas ele foi pensado para que você possa otimizar ao máximo o seu tempo em Gênova, conhecendo o maior número de atrações.

O que fazer em 3 dias em Gênova?

Uma estadia de três dias na capital da Ligúria é ideal para conhecer não somente os monumentos históricos de Gênova, mas também ter a oportunidade de apreciar as paisagens naturais da região.

Veja o que você pode conhecer no seu terceiro dia de passeio na cidade:

  • Conheça a casa de Cristóvão Colombo, um dos principais navegadores do mundo. A casa do genovês foi reformada no século XVII e transformada em um museu que abriga objetos, mapas, instrumentos, documentos e cartas de Colombo;
  • Visite a Porta Soprana, um dos vestígios das muralhas medievais que protegiam Gênova no passado;
  • Próximo à Porta você encontrará o Chiostro di S. Andrea, as únicas ruínas preservadas após a demolição do complexo do mosteiro de S. Andrea della Porta, do século XII;
  • Vá até o Belvedere Montaldo, a região mais alta de Gênova e o principal mirante da cidade.

Quem tiver o privilégio de passar três dias em Gênova, pode incluir uma visita às praias da região no roteiro. Particularmente, eu sugiro a excursão até Portofino, uma das praias mais bonitas da Ligúria.

Outra possibilidade para as estadias mais longas é visitar as Cinque Terre, que estão a menos de 100 km de Gênova. Como o tempo será reduzido, sugiro que você visite Manarola ou Riomaggiore, as principais vilas do conjunto.

Quantos dias são suficientes em Gênova?

Três dias são suficientes para conhecer as principais atrações de Gênova. Assim, você poderá conhecer todos os pontos turísticos mais importantes da cidade portuária, que narram a história de Gênova, com a sua relevância artística, cultural e econômica.

Além disso, um passeio de três dias é o ideal também para que você separe algumas horas para relaxar nas belas praias da cidade, seja apenas apreciando as suas paisagens, caso esteja viajando durante o inverno, ou para aproveitar o sol e o mar da Ligúria no verão.

O que não pode deixar de conhecer em Gênova?

O Aquário de Gênova. Sendo uma cidade marítima, não é de se surpreender que um aquário seja a principal atração de Gênova. Projetado pelo arquiteto Renzo Piano em 1992, o tem uma extensão de mais de 27 mil m² e abriga milhares de animais de espécies diferentes, das mais comuns até as mais raras.

A diversidade é uma das principais características do local, uma vez que cada um dos seus 63 tanques recria o habitat natural de espécies diferentes.

Entrada do Aquário de Gênova
Desde a abertura, o Aquário de Gênova já recebeu mais de 20 milhões de visitantes

Devido à sua fama mundial, o aquário é visitado por mais de 1 milhão de turistas todos os anos. O passeio é recomendado para todas as pessoas, mas pode ser particularmente interessante para quem viaja para Itália com crianças.

Com base na minha experiência, posso garantir que a visita ao local é realmente imperdível e vale a pena separar ao menos 3 horas para explorar o Aquário de Gênova com calma.

O que fazer a noite em Gênova?

Tenho certeza de que não faltarão opções para aproveitar a animada vida noturna de Gênova, repleta de alternativas para todos os gostos.

Todo o centro histórico é bem animado à noite, mas os bares e restaurantes ao longo da orla do Corso Italia costumam ser as melhores opções para aproveitar a noite genovese. Estive no Bisù Genova, um bar à beira-mar com mesas nas áreas internas e externas, inúmeras opções de drinks e música ao vivo.

Caso esteja buscando uma alternativa mais animada, a balada mais famosa de Gênova é a Casa Mia Club, a poucos passos da Piazza De Ferrari. O local organiza vários eventos ao longo da semana e vale a pena conferir qual é a proposta da noite.

Para os apaixonados por música, recomendo o Count Basie Jazz Club, onde se apresentam várias bandas de jazz ou o Black Mullet, com estilos musicais diferentes.

Qual é a melhor época para conhecer Gênova?

A melhor época para visitar Gênova é durante o verão. Os meses de junho a setembro são os favoritos de quem visita Gênova, uma vez que é o melhor período do ano para aproveitar o litoral genovês e a agitação dos bares e restaurantes à beira-mar.

Como Gênova não é uma das principais metas turísticas do país, pode ser interessante incluir a cidade no seu roteiro pela Itália durante o verão e aproveitar as águas cristalinas das praias locais, sem precisar enfrentar a lotação de outras cidades praianas no mesmo período.

Praia perto de Gênova
O verão é a melhor época para aproveitar as águas do Mar da Ligúria

Além disso, como os dias são mais longos e ensolarados nesse período do ano, o verão é a melhor época para aproveitar as deslumbrantes paisagens costeiras de Gênova, com as suas casas coloridas à beira-mar e barcos de todos os tipos.

O que fazer em Gênova no inverno?

Gênova oferece uma programação variada também durante os meses de dezembro e março, no inverno italiano. Veja algumas das opções para incluir no roteiro:

  • Experimente patinar na Ice Skate Rink, uma pista no Porto Antigo que está aberta nos meses de inverno;
  • Conheça os produtos típicos do Mercado de Natal de Gênova, um dos principais da Itália;
  • Fuja do frio nas históricas Termas de Genova, criadas no século XIX.

O que fazer em Gênova no verão?

O verão é uma estação muito animada em Gênova e, dessa maneira, não faltam opções para quem quer aproveitar ao máximo a estadia na cidade durante os meses mais quentes do ano.

Conheça as nossas sugestões de atividades para incluir na sua lista sobre o que fazer em Gênova no verão:

  • Tenha uma tarde relaxante nas belíssimas praias de Gênova, como a Praia Nervi;
  • Aprecie o Palco Sul Mare Festival, um festival de música que acontece na região do Porto Antigo;
  • Assista a um filme no Circuito sul Mare, o cinema ao ar livre que acontece nos meses de verão.

O que fazer além do óbvio em Gênova

Além das atrações turísticas que sugerimos, você também pode enriquecer a sua estadia em Gênova com opções de passeios menos comuns. Veja as nossas sugestões a seguir:

Quanto custa viajar para Gênova?

Para um passeio de 3 dias, reserve cerca de R$ 2 mil por pessoa, excluindo as passagens de ida e volta do Brasil.

Mesmo sendo uma das cidades italianas mais bonitas, na minha opinião, Gênova não é uma das maiores metas turísticas do país. Assim, conhecer a cidade não é um passeio tão caro para os padrões italianos.

O seu orçamento, porém, dependerá de vários fatores como o tipo de hospedagem, a duração da estadia, o número de atrações que planeja visitar, etc. Para que você tenha uma estimativa de quanto poderá gastar em Gênova, veja os preços médios que separamos:

Item Preço médio para uma pessoa por 3 dias
Hospedagem em hotel 3 estrelas 201€
Atrações turísticas (Genova City Pass 72h) 55€
Transporte Incluído no Genova City Pass
Alimentação 120€
Total 376€ = R$ 2.086,80

Consideramos a cotação do euro em 21 de abril de 2024: 1€ = R$ 5,55.

Qual é o gasto diário em Gênova?

Em média, uma pessoa gasta de 60€ por dia de viagem em Gênova, incluindo os gastos com alimentação, transportes e atrações turísticas.

O café da manhã em Gênova custa em torno de 9€, enquanto almoçar ou jantar pode custar de 19€ a 30€ por pessoa, dependendo do restaurante escolhido.

Para visitar as atrações turísticas de Gênova e usar o transporte público urbano de forma ilimitada, recomendo o Genova City Pass, que custa de 20€ para 24 horas, 40€ para 48 horas, ou 55€ para 72 horas.

Quantos euros levar para Gênova?

Para visitar as principais atrações da cidade, conhecer a gastronomia lígura e fazer pequenas compras, uma pessoa deve levar cerca de 200€ para três dias em Gênova.

A melhor maneira de levar dinheiro para o seu passeio em Gênova é com o cartão da Wise, um cartão de débito multimoedas aceito em mais de 160 países, incluindo a Itália.

Eu uso o meu cartão da Wise em todas as minhas viagens pela Itália, pois foi a forma mais prática que encontrei para pagar minhas despesas sem precisar me preocupar.

O que não deixar de comer em Gênova?

Agora que você sabe o que fazer em Gênova, conheça os principais pratos da gastronomia genovese e onde experimentar cada um deles:

  • Pasta alla genovese: o tradicional macarrão com o pesto alla genovese é um dos pratos mais famosos não somente a gastronomia da cidade, mas também da Itália. Você pode provar o típico molho com basílico, alho e nozes em restaurantes tradicionais, como o Al Marmo;
  • Frisceu: essa especialidade consiste em bolinhos de massa fritos recheados com ervas e bacalhau. Você pode experimentar o frisceu na Antica Osteria del Gazzo;
  • Stoccafisso alla genovese: o prato consiste em um tipo de peixe típico da região (o stoccafisso) cozido com verduras e batatas. Busque pela especialidade na Osteria Sopra Il Mare, um dos melhores restaurantes para quem quer experimentar pratos com frutos-do-mar em Gênova.

Como sobremesa recomendo o panera, um doce gelado preparado com creme e café: é uma ótima opção principalmente para amenizar o calor dos dias mais quentes em Gênova.

Onde se hospedar em Gênova?

Existem diversas regiões com opções de hospedagem interessantes em Gênova para os turistas que visitam a cidade. Lembramos que cada bairro tem as suas particularidades e pode ser o ideal para as necessidades de um determinado tipo de visitante.

Para quem tem pouco tempo para conhecer a cidade ou simplesmente prefere ficar perto das principais atrações, sugiro o centro histórico. Caso você se hospede na região, entre a Piazza de Ferrari e Via Garibaldi, terá a vantagem de poder chegar até a maioria dos pontos turísticos a pé.

O bairro Nervi também é uma opção interessante para se hospedar em Gênova. No leste da cidade, a região é residencial, charmosa e elegante. Mesmo sendo um pouco distante das principais atrações, Nervi atrai muitos turistas por ser um bairro litorâneo.

Por fim, a região de Boccadasse também oferece opções interessantes de hospedagem. Com as suas casas de cores pastéis e arquitetura típica do litoral da Ligúria, o bairro é um dos mais bonitos de Gênova, além de contar com dezenas de bares e restaurantes.

Qual o melhor transporte para conhecer Gênova?

Com estações próximas à maioria dos pontos turísticos, o ônibus é o melhor transporte público para aproveitar o passeio em Gênova. Cada bilhete custa 2€, mas você também pode optar pelo cartão turístico para usar o transporte de forma ilimitada. O bilhete de 110 minutos também é válido para o metrô, que atravessa os bairros mais centrais de Gênova.

Para estadias mais curtas, você também pode optar pelo ônibus hop-on hop-off. Essa opção é indicada principalmente para quem quer conhecer várias atrações em pouco tempo. Existem opções de 24 horas e 48 horas a partir de 25€.

Por fim, para quem planeja fazer bate e volta e conhecer outras cidades perto de Gênova, é interessante alugar um carro na Itália. Com o seu próprio veículo, você poderá incluir várias cidades da maravilhosa Ligúria no roteiro, como Cinque Terre e Portofino.

Como se planejar para visitar Gênova?

Agora que você já sabe o que fazer em Gênova e como programar a sua viagem, confira as dicas que separamos para facilitar o seu planejamento.

Seguro viagem é obrigatório

Como a Itália faz parte do Espaço Schengen, o seguro viagem para visitar o país é obrigatório. Você precisará de um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.

Você pode encontrar opções de seguro viagem com ótimo custo-benefício no Seguros Promo, um comparador de seguros em que é possível buscar os melhores planos para o seu passeio.

Não se esqueça do chip internacional

Caso precise fazer uma ligação, usar o tradutor ou procurar um lugar no mapa, você precisará estar conectado durante a sua viagem.

A forma mais prática de garantir conexão em Gênova é comprar um chip internacional. Como o chip será entregue no seu endereço de residência brasileiro, você já chegará na Itália com a possibilidade de usar normalmente todas as funções do seu celular.

Uma das melhores alternativas do mercado é a America Chip, que oferece vários planos de celular com cobertura na Europa. Para garantir o seu, basta acessar o site, selecionar uma das alternativas e aguardar o envio do chip.

Com as sugestões de roteiros e as dicas que apresentamos sobre o que fazer em Gênova, tenho certeza de que você já está preparado para aproveitar o melhor que a cidade marítima tem a oferecer. Prepare as malas e buon viaggio!