Se você está organizando uma viagem para a Itália e precisa de ajuda para entender o que fazer em Milão, então está no lugar certo! Separamos um guia completo com diversas opções de roteiros para visitar a capital da moda de acordo com o seu período de tempo disponível na cidade. Vamos conferir!
Índice do artigo
O que fazer em Milão?
A primeira coisa que você deve fazer ao programar um roteiro por Milano, é estabelecer quanto tempo você vai ficar na cidade.
Milão é uma das cidades mais turísticas de toda a Itália, além de ser uma grande metrópole. Assim, as opções de atrações são inúmeras para os turistas, mas nem sempre é possível visitar tudo em pouco tempo.
Assim, dividir o seu passeio pelos pontos turísticos de Milão de acordo com os dias que você vai ficar na cidade pode ser muito mais simples e prático para você.
O que fazer em 1 dia em Milão?
Se você tem somente 1 dia para conhecer Milão, deverá priorizar as atrações mais famosas e importantes. Porém, saiba que você não vai conseguir conhecer toda a cidade, uma vez que ela é muito grande.
Confira o roteiro de 1 dia que separamos para você. Mas, saiba que você não precisa seguir exatamente a ordem apresentada: ela foi pensada para otimizar o seu tempo, mas você pode também utilizar combinações ao longo do seu passeio.
Esses são os pontos turísticos que você pode conhecer em 1 dia em Milão:
Duomo de Milão
O Duomo de Milão, o Duomo di Milano, é o cartão postal da cidade. Sem dúvidas, essa imensa igreja construída em estilo gótico é uma das principais atrações de todo o país, e não somente de Milão.
Começar o seu passeio pela Catedral é também interessante do ponto de vista logístico. Se você estiver de trem, aproveite a conexão entre os trens e o metrô que existe na Stazione Centrale: basta pegar a linha amarela do metrô e descer na estação “Duomo”. Fácil, não é?
É claro que você não vai querer deixar de conhecer o interior do Duomo e também os telhados de mármore. Eles são simplesmente imperdíveis, principalmente se você estiver visitando a cidade pela primeira vez.
Quando estive em Milão em janeiro de 2023, comprei um ingresso para o Duomo que já incluía o acesso ao interior da Catedral e também a subida aos telhados de elevador. Comprei o meu ticket para o Duomo no Get Your Guide.
Galleria Vittorio Emanuelle II
A melhor parte de visitar Milão em um dia é que muitas atrações são próximas umas das outras: é o caso da belíssima e majestosa Galleria Vittorio Emanuelle II.
A galeria fica do lado da Catedral. Ela concentra restaurantes e lojas de luxo, espalhadas embaixo dos seus tetos de vidro e tons de dourado. O ingresso à Galleria é gratuito.
Teatro alla Scalla
O Teatro alla Scalla fica atrás da Galleria Vittorio Emanuelle e, além de ser uma das atrações mais importantes de Milão, é um ícone da ópera italiana. Você pode visitar esse teatro inaugurado em 1778 e conhecer as suas grandes salas e coleções.
Castello Sforzesco
Saindo da Galleria, você poderá seguir pela via Dante em direção ao Castello Sforzesco (é uma linha reta, mesmo).
O castelo foi construído por Francesco Sforza, governante de Milão no século XV, sobre as ruínas de um antigo castelo romano. Hoje, ele é um símbolo da história da cidade.
Se você quiser realmente visitar o interior do castelo, então separe um tempinho (pelo menos 1 hora), uma vez que o castelo possui diversas salas em seu interior.
Parco Sempione
O Parco Sempione é um parque que está localizado atrás do Castello Sforzesco. Ele é conhecido pelos seus espaços verdes e lagos, que contrastam com a modernidade da cidade de Milão. Você pode visitar o parque de forma gratuita.
O que fazer em 3 dias em Milão?
Você vai ficar 3 dias em Milão? Maravilha! Então podemos pensar em um roteiro mais extenso e que inclua outras atrações da cidade.
Além daquilo que você já fez no primeiro dia, você pode dividir a sua viagem da seguinte forma:
Quadrilatero della Moda
Comece o seu o segundo dia em Milão visitando o Quadrilatero della Moda, também conhecido com Quad d’Oro, o coração da capital da moda.
Esse bairro está no centro histórico da cidade e vale a pena ser conhecido mesmo que você não queira fazer compras em Milão. Formado pela Via della Spiga, Via Montenapoleone, Via Manzoni e Corso di Porta Venezia, o luxo Quadrilatero é um símbolo da cidade.
Pinacoteca di Brera
A Pinacoteca di Brera também está localizada no centro de Milão. Esse museu é considerado um dos mais importantes de toda a Itália e conta com um acervo muito variado.
O bairro de Brera, em que está o museu, também é conhecido pelos seus cafés e restaurantes charmosos. Que tal fazer uma pausa para conhecer a gastronomia milanese?
A Última Ceia
De Brera, você pode usar o transporte público da cidade ou caminhar por 20 minutos para chegar na igreja de Santa Maria delle Grazie, conhecida por abrigar o afresco “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci.
Mas, atenção: é fundamental que você reserve o seu ingresso para conhecer A Última Ceia com antecedência. O espaço no interior na igreja é reduzido e somente cerca de 20 pessoas podem entrar de cada vez. Com isso, os ingressos costumam ficar esgotados dias antes da visita.
Pinacoteca Ambrosiana
No terceiro dia, que tal começar o passeio pela Pinacoteca Ambrosiana? O museu que abriga um acervo imenso de obras de relevância mundial, como Caravaggio, Boticelli, Rafaello e Leonardo da Vinci.
A Pinacoteca está conectada à Biblioteca Ambrosiana, uma das bibliotecas mais importantes da Itália que também é aberta para visitas.
Cemitério Monumental de Milão
O Cemitério Monumental de Milão é muitas vezes esquecido pelos turistas, principalmente por aqueles que não possuem muito tempo para conhecer a cidade. Essa atração turística fica um pouco afastada do centro histórico, mas merece ser visitada.
O monumento foi criado no ano de 1864 a partir de influências góticas, bizantinas e romanas. Além do próprio edifício, o Cemitério abriga diversas tumbas cobertas, compostas por estilos arquitetônicos e esculturas majestosas. Além disso, o lugar conta também com o mausoléu de Giuseppe Verdi, um dos maiores nomes da música italiana.
Arco della Pace
Do Cemitério, siga em direção ao Arco della Pace, construído no século XIX. Esse monumento é muito parecido com o Arco do Triunfo de Paris e foi dedicado à paz alcançada entre as nações europeias em 1815.
Naviglio Grande
Por fim, termine o seu terceiro dia de passeio em Milão no Naviglio Grande, um canal no coração da cidade que começou a ser construído em 1152.
Ele está situado no bairro de Navigli e atrai muitos turistas devido aos seus bares e restaurantes, perfeitos para o tradicional aperitivo dos italianos. Além da parte gastronômica, a vista do Naviglio também é linda e perfeita para fotos.
O que fazer em 5 dias em Milão?
Com mais de 3 dias na cidade, você poderá conhecer atrações um pouco menos ambicionadas pelos turistas, mas que nem por isso são menos importantes.
Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci
Começamos o seu quarto dia em Milão com essa grandiosa atração. Esse museu (em português, Museu da Ciência e da Tecnologia Leonardo Da Vinci) fica pertinho da igreja de Santa Maria delle Grazie, que já mencionamos.
Ele abriga uma das coleções da ciência mais importantes de toda a Europa em uma exposição permanente dedicada a da Vinci.
City Life
O City Life é um dos símbolos da modernidade de Milão. Nesse local estão os três arranha-céus projetados por Zaha Hadid, Arata Isozaki e Daniel Libeskind. Para chegar no City Life, basta descer na estação “Tre Torri” do metrô.
Pirelli HangarBicocca
Esse museu abriga exposições de artistas contemporâneos nacionais e internacionais. Apesar de ficar um pouco afastado do centro de Milão, vale muito a pena separar um tempinho para visitar uma das exposições do Pirelli HangarBicocca.
Gallerie d’Italia
Por fim, você pode finalizar o seu dia visitar as Gallerie d’Italia, um museu localizado na Piazza della Scala, no centro histórico, que abriga uma ampla coleção de obras do século XIX e XX.
Dia 5 nos arredores de Milão
Se você vai ficar 5 dias em Milão, então é recomendável que você visite os arredores da cidade, uma vez que você já terá conhecido todas as principais atrações turísticas locais.
Uma cidade muito próxima de Milão e que não pode ficar de fora da sua lista é Como. A cidade é belíssima e caracterizada pela presença do Lago di Como, um dos lagos mais bonitos da Itália.
Além disso, Como também possui diversas atrações, entre elas: Catedral de Como, Basílica di Sant’Abbondio e Villa Olmo. Você não pode deixar de pegar a Funicolare em Como, que permite que você suba as montanhas da cidade em menos de 10 minutos e tenha um vista espetacular e panorâmica do lago.
Outras opções de cidades nos arredores de Milão para o seu quinto dia de passeio são:
- Bergamo: essa cidade histórica e de aspecto medieval fica a cerca de 50 km a nordeste de Milão;
- Lugano: o que você acha de dar um pulinho na Suíça? Lugano fica a 80 km de Milão e pode ser facilmente alcançada com um trem direto;
- Pavia: localizada a cerca de 30 km a sul de Milão, Pavia é uma cidade universitária com uma rica história e cultura. Destaques incluem a catedral românica e o Palácio Ducal.
Quantos dias são suficientes em Milão?
Para conhecer as principais atrações da cidade e aproveitar tudo aquilo que a capital da Lombardia tem para oferecer, recomendamos que você fique 3 dias em Milão.
O que não pode deixar de conhecer em Milão?
A principal atração de Milão é, sem dúvidas, a catedral da cidade. Todos os turistas que visitam Milão devem conhecer o Duomo de qualquer jeito.
Com os seus 11 mil quilômetros de superfície, o Duomo é a maior igreja do território italiano (lembre-se de que a Basílica de São Pedro faz parte do Estado do Vaticano e não da Itália). Além disso, a Catedral é a terceira maior igreja do mundo e um dos exemplos mais significativos da arquitetura gótica italiana.
A construção do Duomo di Milano começou no ano de 1396, mas, até os dias de hoje, deixa milhares de turistas de boca aberta diante das suas torres, pináculos e fachada decorada com esculturas e gárgulas.
É possível subir até o topo da catedral para apreciar a vista panorâmica da cidade. Você pode optar por subir os mais de 500 degraus ou ir de elevador.
Contudo, o exterior não é a única parte que surpreende: o interior da Catedral é igualmente impressionante, com vitrais coloridos e grandes estátuas, além de uma seção subterrânea com mosaicos romanos.
Outras atrações “obrigatórias” da cidade são:
- Galleria Vittorio Emanuelle II;
- Castello Sforzesco;
- A Última Ceia.
O que fazer a noite em Milão?
A vida noturna de Milão é muito agitada e cheia de opções para todos os gostos, idades e interesses.
A melhor opção para quem quer aproveitar a culinária milanese em um bom bar ou restaurante é a região de Navigli, conhecida pelos seus canais e pela grande oferta gastronômica. Porém, as regiões de Brera e Ticinese também são repletas de bares e clubes para aproveitar o melhor da noite de Milão.
O que fazer além do óbvio em Milão?
Existem outras opções para conhecer Milão de forma diferente, é claro. Vamos conhecer alguns pontos turísticos menos comuns para você enriquecer a sua experiência na capital da moda.
Estádio San Siro
O Estádio San Siro, ou Giuseppe Meazza, é uma atração que não pode ficar de fora da lista dos amantes de futebol.
Um dos principais estádios de futebol de toda a Itália, o San Siro é a casa do Milan e da Inter de Milão, dois dos principais times italianos e europeus. É possível entrar no estádio e conhecer o museu que conta um pouquinho da história dos dois clubes e de momentos marcantes do futebol italiano.
A visita guiada ao museu e estádio custa a partir de 30€ e vale a experiência.
Bosco Verticale
O Bosco Verticale ficou muito famoso em toda a Europa por ser uma proposta de área verde no meio da modernização da cidade de Milão.
Os turistas podem visitar esse marco da arquitetura contemporânea a partir do chão ou de pontos de vista elevados, como aquelas dos terraços do Palácio Lombardia.
Museo del Novecento
O Museo del Novecento está localizado no centro de Milão, ao lado do Duomo. Ele abriga uma coleção de arte moderna e contemporânea muito importante para a história da Itália pós-unificação.
Fondazione Prada
Se você é um apaixonado pela moda italiana, pode aproveitar o passeio em Milão para conhecer a Fondazione Prada, um museu que abriga exposições de arte contemporânea.
Qual a melhor época para conhecer Milão?
Depende muito.
Milão é uma daquelas cidades que podem ser visitadas o ano todo, uma vez que cada uma das estações do ano enriquece ainda mais a beleza milanese de formas diferentes.
Se você quer conhecer o frio da cidade e, quem sabe, ver um pouco de neve, então visite Milão durante o inverno italiano (de dezembro a março). Porém, saiba que essa época pode ser também chuvosa, o que pode atrapalhar o seu passeio.
Por outro lado, conhecer Milão no verão (de junho a setembro) também pode ser interessante, uma vez que diversos festivais e eventos culturais acontecem na cidade nessa época. Contudo, a cidade costuma ser bem quente e abafada durante o verão italiano.
Se você busca temperaturas mais amenas e um clima mais agradável, então recomendamos que você visite a cidade durante a primavera (de março a junho) ou o outono (de setembro a dezembro).
O que fazer em Milão no inverno?
Durante o inverno italiano você pode aproveitar todas as atrações de Milão com as temperaturas baixas, um pouco chuva e, até mesmo, neve.
A capital da moda não para durante o inverno, então é possível aproveitar da mesma forma. Um diferencial, porém, são as atrações exclusivas do inverno milanês, como:
- Visitar o mercado de Natal na Piazza Duomo: o mercado de Natal em Milão é uma das maiores atrações da cidade durante o inverno. A partir do início de dezembro, a praça da Catedral é transformada em uma vila encantadora, com várias barracas que vendem presentes de Natal, comida e bebida típicas;
- Patinar no Palazzo del Ghiaccio: a pista de patinação no Palazzo del Ghiaccio é uma atração muito famosa do inverno milanês. Essa pista, uma das maiores da cidade, fica na região de Porta Vittoria.
O que fazer em Milão no verão?
Milão é uma cidade incrível para se conhecer também durante o verão, de junho a setembro, época em que a capital da moda é inundada pelo forte sol do verão italiano.
Durante o verão, diversas festas, festivais e shows são organizados ao ar livre em diferentes pontos da cidade. Algumas das melhores opções para aproveitar o verão milanês são:
- Visitar o Parco Sempione: como mencionamos, o parque que fica atrás do Castello Sforzesco. É uma delícia visitar esse parque no verão: você poderá se refrescar na sua ampla área verde e aproveitar os diversos bares em volta do local;
- Assistir a um espetáculo no Teatro alla Scala ao ar livre: durante o verão, o Teatro alla Scala oferece apresentações gratuitas ao ar livre na Piazza della Scala, em frente ao teatro;
- Fazer um aperitivo no Naviglio Grande: nessa época, o Naviglio Grande recebe centenas de pessoas que querem aproveitar o calor com um aperitivo à beira da água.
Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Milão, é só preparar as malas e partir. Buon viaggio!