Você já passou pela árdua tarefa de escolher um destino para sua família viajar, mas agora chegou a hora dos pormenores, de planejar os merecidos dias de férias. Após a escolha do destino, você deve considerar onde vão dormir. Vou compartilhar minhas dicas para escolher hospedagem com crianças.
Índice do artigo
A escolha deve considerar os novos hábitos
Uma importante atitude ao se viajar com crianças é adaptar os seus costumes de viajante antes de ter filhos e depois de ter filhos. Nossas escolhas antes de termos crianças na equação talvez não sejam as mais apropriadas para diminuir as variáveis estressantes durante as férias em família.
São escolhas que já estamos tão acostumados a fazer que muitas vezes nem nos damos conta que poderíamos simplificar as viagens nessa nova realidade apenas fazendo alguns ajustes.
Escolher hospedagem com crianças em cidade ou na natureza?
Vocês estão viajando para a natureza ou cidade? Irão bater perna todos os dias? Quando viajo para cidade com meus filhos prefiro ficar em um apartamento mais central, mesmo que isto me custe um pouco mais.
Ao escolher hospedagem com crianças em cidades grandes, não abro mão de me hospedar em um bairro central próximo a diversas atrações que planejamos visitar. É que com crianças, quanto menos tivermos que caminhar na cidade ou gastar tempo em transporte público, melhor.
A disposição fica reservada para as atrações e não se dissolve em reclamações de calor ou frio e cansaço antes mesmo do dia começar.
Já quando nosso objetivo é ir para a natureza, optamos por alugar um carro e a localização já não importa muito, pois normalmente as atrações naturais são espalhadas e afastadas e teremos que usar o carro de qualquer jeito. Sempre checamos com estas acomodações se há onde estacionar.
Em tempo, se pudermos evitar alugar um carro em cidades, evitaremos. É comum as regras de trânsito de carros de passeio em partes centrais de cidades grandes serem bem diferentes de lugar para lugar e já recebemos muitas multas por conta disso. Além disso, já juramos muitas vezes que estávamos estacionando em lugar certo, só para sermos surpreendidos com uma multa no para-brisa no dia seguinte.
Apartamento ou hotel?
Via de regra, com crianças pequenas, preferimos ficar em apartamento para termos mais espaço. Por isso, fazemos questão de escolher hospedagens com crianças que tenham ao menos uma sala. Assim, eles dormem e nós temos a chance de vermos uma televisão, conversarmos, partilharmos um vinho em silêncio ou até mesmo arrumar a mala.
A primeira coisa a se fazer ao chegar em um apartamento de férias com crianças é ir ao supermercado e estocar café da manhã, lanches e mantimentos para refeições fáceis.
Hotéis são divertidos, mas dividindo um quarto apertado com crianças os adultos acabam em silêncio desde cedo, vidrados na tela do celular com medo de acordar os pequenos.
Ao viajar para destinos mais fora da zona de conforto ou sem opção de apartamento central, meu conselho é finalmente buscar um hotel, porém um com piscina e café da manhã. Os adultos da viagem têm então um espaço para que as crianças se refresquem ao fim de um dia repleto de atividades e gastem as últimas gotas de energia fora de um quarto de hotel.
O café da manhã incluso salva a busca por restaurantes ao lado de filhos famintos gastando desde cedo aquela disposição a qual mencionei anteriormente.
Analise a hospedagem com um olhar atento
Checar os famosos reviews é essencial. O lugar é sujo e não tem nada do prometido? Há hospedagens com avaliações relativamente altas, mas devido a sua localização e se você se atentar às opiniões encontrará relatos de sujeira ou nenhuma panela no apartamento.
Outra dica é filtrar os reviews por hóspedes que viajaram com famílias e ver o que eles dizem sobre a experiência.
Recentemente também aprendi a avaliar pelas fotos a quantidade de tralha em hospedagens de férias. Aconteceu quando me hospedei com a família em uma linda casinha de pedra tradicional em Portugal, porém cheia de cacarecos. Uma infinidade de enfeites frágeis e interessantíssimos que resultou em duas crianças surtadas querendo pegar e correr com tudo e dois pais exaustos.
E aí? Gostou dessas dicas para escolher hospedagem com crianças para sua próxima viagem?