Kiev na Ucrânia: guia de viagem à capital que conecta culturas

Viajar pela Europa  / 

Um lugar que poderá surpreender você é Kiev, Ucrânia. A capital do país, também conhecida como Kyiv, é um importante centro cultural e industrial no Leste Europeu.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Ao contrário de muitas das grandes cidades que faziam parte da União Soviética, Kiev, na Ucrânia, se definiu como um lugar mais cosmopolita – em parte, pela maior conexão com a Europa. Por isso, é bem mais fácil se comunicar por lá em inglês do que na vizinha Rússia.

Kiev talvez não seja a cidade mais bonita que você irá conhecer, mas algumas belezas surgem apenas diante dos olhares mais atentos.

Uma vantagem é ser um destino entre os mais baratos para viajar na Europa hoje em dia, reservando experiências que merecem ser descobertas pelos brasileiros.

Ruas cheias de estilo, igrejas douradas, museus com histórias que você não encontra nos livros, gastronomia diversa e até uma praia às margens do Dnieper, entre outros atrativos, fazem Kiev, na Ucrânia, valer muito a pena!

Onde fica Kiev, na Ucrânia

A capital da Ucrânia, também chamada de Kyiv, é a maior cidade do país e fica localizada na região centro-norte do país, localizado na Europa Oriental. Desenvolveu-se, como muitas cidades europeias, às margens de um rio, o Dniepre.

Fica a mais ou menos 850 quilômetros de distância de Moscou, capital russa, e a apenas 135 quilômetros de Chernobyl, para onde seguem vários tours saindo de Kiev.

O melhor período para visitar Kiev é entre junho e setembro, quando o clima é mais convidativo.

Como chegar e como se locomover em Kiev

A viagem entre São Paulo e Kiev dura pelo menos 18 horas – mas a maioria fica em torno de 25 a 30 horas até chegar ao Aeroporto Internacional Boryspil (a 35 quilômetros do centro de Kiev).

Não existem voos diretos, e a maioria faz conexão em Istambul (Turquia) ou outras cidades, como Madrid e Barcelona (Espanha), Paris (França) ou Roma (Itália).

As principais empresas aéreas que operam entre o Brasil e Ucrânia são a British Airways, Alitalia, Air France e Turkish Airlines. Você pode encontrar os melhores voos e até agendar alertas sobre passagens utilizando a plataforma Kayak.

Para ir do aeroporto para o centro de Kiev, na Ucrânia, você pode pegar um SkyBus (serviço de ônibus que conecta a cidade com o aeroporto), um ônibus para a estação de metrô Kharkivska ou um táxi.

Uma vez em Kiev, é possível fazer praticamente todos os passeios de transporte público, que inclui ônibus, trólebus, bondes e metrô.

As passagens custam de 3 a 4 Hryvna ucranianos. Um UAH equivale a R$0,18 (cotação de 29 de novembro de 2019). O táxi também é bastante em conta: para cursar Kiev, Ucrânia, de um lado a outro, gasta-se em média UAH100 (R$18).

Sugerimos também a Excursão Hop-on Hop-off de Kiev para ver as principais atrações da cidade. Reserve por UAH480 no Get Your Guide.

História de Kiev, na Ucrânia

Fundada no século V, Kiev, na Ucrânia, é uma das cidades mais antigas de toda a Europa. Foi um importante posto comercial e, por sua posição estratégica, tornou-se um centro da civilização eslava oriental.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Cresceu e enfrentou diversas invasões, até ser incorporada pela ex-União Soviética. O período de dominação russa foi intenso, com marcas que podem ser percebidas no idioma ucraniano, muito próximo do russo, e em uma série de outros elementos da cidade.

É um sentimento complexo, que hoje se expressa na atual crise política que envolve os dois países. Violentas manifestações separatistas, nos últimos 5 anos, têm destacado a maior resistência a temas russos e uma crescente afinidade e aproximação de Kiev, na Ucrânia, com a União Europeia.

5 pontos turísticos imperdíveis em Kiev

Praça da Independência

Os prédios soviéticos em meia lua são um dos ícones de Kiev e se concentram nesta, que é a mais importante praça da cidade. Seu nome vem dos protestos de independência do país em relação ao domínio da União Soviética, no começo da década de 1990.

Endereço: Maidan Nezalezhnosti, Kiev, Ucrânia
Como chegar: Estação Maidan Nezalezhnosti da linha Obolonsko–Teremkivska do metrô
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingressos: gratuito

Catedral de São Vladimir ou Volodymyr

A mais importante da Igreja Ortodoxa Ucraniana teve sua caríssima arquitetura bizantina finalizada no século XIX. Ela foi realizada em comemoração aos 900 anos do batismo realizado por São Vladimir, do povo ancestral que ali morava, chamado de Rus’, que são os originários dos eslavos.

Para se ter uma ideia da dimensão desta construção, os azulejos de seus mosaicos vieram de Veneza e os tijolos dourados vêm do Mosteiro de Kiev-Petchersk.

Endereço: Tarasa Shevchenko Blvd, 20, Kiev, Ucrânia
Como chegar: estação Universytet do metrô
Horário de funcionamento: 7h30 às 19h30, todos os dias
Ingressos: gratuito

Museu do Estado Ucraniano da Grande Guerra Patriótica de 1941-1945

Guerra patriótica é a forma como a Rússia e os antigos países da União Soviética chamam a Segunda Guerra Mundial. O museu foi aberto em 1974, em homenagem ao 30º aniversário da libertação da Ucrânia dos invasores nazistas em Pechersk, no antigo palácio Klov.

Neste complexo, com museu e centro de pesquisa, há mais de 400 mil objetos, túneis, esculturas soviéticas e veículos de guerra, como tanques e aviões. No topo, não deixe de visitar o Monumento da Mãe Pátria.

Endereço: Lavrska St, 24, Kiev, Ucrânia
Como chegar: estação Dnipro do metrô
Horário de funcionamento: segunda a domingo, de 10h as 18h (confirme o horário de cada atração no site oficial)
Preço: UAH30 (valores podem variar de acordo com a exposição e serviços extra, como audioguia)

Mosteiro de Kiev-Petchersk Lavra

Outra atração obrigatória é o mais antigo mosteiro da Ucrânia e patrimônio mundial da UNESCO. É um dos locais mais importantes da Igreja Ortodoxa, em funcionamento desde 1051.

O complexo religioso ocupa toda uma colina e abrange diversos edifícios, onde há constantes missas – a maioria rezada em grego, como rege a tradição.

Endereço: Lavrska St, 15, Kiev, Ucrânia
Como chegar: linhas de ônibus 24 e 38, até o ponto Kiev-Petchersk Lavra
Horário de funcionamento: 9h às 20h, todos os dias
Preço: UAH50 para adultos e UAH25 para crianças

Dica: o ideal é conhecer o complexo com o auxílio de um guia, explicando os detalhes e a história do local. Confira esta dica de passeio que combina o Lavra e o Museu da Guerra Patriótica. Reserve por UAH2000 no Get Your Guide.

Ucrânia Kiev

Catedral de Santa Sofia de Kiev

Uma das mais antigas e mais belas igrejas da cidade, primeiro monumento da Ucrânia indicado como patrimônio mundial da UNESCO.

Construída em 1307, possui 13 cúpulas douradas, revestimentos de mosaicos e afrescos bizantinos do século XI, além da torre com o sino mais pesado da Ucrânia.

Endereço: Volodymyrska St, 24, Kiev, Ucrânia
Como chegar: ônibus 24A e 114A ou trólebus 6, 16, 18, todos na parada Sofiiska Square
Horário de funcionamento: diariamente, das 10h as 18h
Preço: UAH20 para circular no complexo; para visitar a catedral e as salas de exposição do refeitório, UAH180 (adultos) ou UAH60 (crianças). Confira mais informações no site oficial

Dica: veja como realizar uma visita guiada à Catedral de Santa Sofia de Kiev durante 3 horas no Get Your Guide.

Mini roteiro: o que fazer em 2 dias em Kiev, na Ucrânia

Primeiro dia em Kiev

Inicie explorando a parte mais antiga da cidade, onde se concentram a Catedral de Santa Sofia, a Praça da Independência e o Mosteiro com Cúpula Dourada de São Miguel.

Se der tempo, inclua o Golden Gate, portão principal das fortificações do século XI na cidade. A Catedral de São Vladimir fica próxima dali.

Depois da pausa para almoçar, a sugestão é conhecer a Igreja de Santo André (com arquitetura barroca e uma vista linda da cidade).

Siga para a rua Andriivs’kyi, onde há a descida histórica que liga a Cidade Alta ao bairro Podil. O percurso é repleto de casinhas em estilo Art Nouveau, e muitos conhecem a via como a Montmartre de Kiev – em referência ao charmoso bairro em Paris.

Terminar o seu dia em um dos bares e restaurantes do distrito de Podil, um dos mais antigos da cidade, é uma boa pedida.

Segundo dia em Kiev

Vale começar com um passeio para ver o famoso Arco da Amizade no parque Khreshchatyk. Pegue um ônibus ou metrô e siga alguns quilômetros para fazer um tour pelo monastério Kyiv Pechersk Lavra ou pelo Museu do Estado Ucraniano da Grande Guerra Patriótica. Ambos os passeios são mais demorados, então aproveite.

Nas redondezas, visite o Monumento da Mãe Pátria, que se impõe na paisagem de Kiev. Impossível não vê-lo de várias regiões da cidade, trata-se de uma enorme escultura soviética que representa uma mulher segurando um escudo, com a foice e o martelo com uma das mãos e uma espada com a outra.

Na Ucrânia, não deixe de vistar também o Ballet Kiev. Veja como assistir a companhia de dança ucraniana.

Onde ficar em Kiev, na Ucrânia

Hotel Categoria Estrelas Localização Preço médio da diária
Premier Palace Luxo (melhor hotel) 4,7 no Google Localização: 5-7/29 T. Shevchenka Blvd, Pushkinska St. UAH5.720
Evropeyskiy Hotel Melhor custo benefício 3,8 no Google Dilova St, 14А UAH900
Podolski Hostel Mais barato 4,1 no Google Naberezhno-Lugova St, 7 UAH380
Kyiv Central Station Hostel 4,7 no Google Hoholivska St, 25 UAH308
Staro Hotel Alternativa 4,5 no Google Kostyantynivs’ka Street 34 UAH1.300

 

Onde comer

Puzata Hata

O Puzata Hata é um conhecido café onde você encontra comida tradicional ucraniana de qualidade, com um valor bem atrativo de UAH15 a 30 por refeição.

Não deixe de provar a Kvas, uma bebida local fermentada à base de pão. Possui alguns endereços em Kiev.

Endereço: 24 Sahaidachnoho St.

Kureni

O Kureni já é um restaurante ucraniano mais sofisticado. Possui muitos pratos típicos interessantes no cardápio, mas entre suas especialidades o destaque é o famoso frango à Kiev (empanado e recheado com manteiga e ervas). É um dos pratos mais populares do país.

Endereço: Parkova Doroha vul. 4

Musafir Teatralna

Comida boa, atmosfera agradável e música garantem uma experiência e tanto no Musafir Teatralna, com bons preços e pratos que satisfazem os paladares mais exigentes. Alguns têm influência tártara e do Uzbequistão.

Endereço: Bogdana Khmelnitskoho St., 3B

Ukrainskie Stravi

Outra dica é o Ukrainskie Stravi, que se destaca por ter várias opções vegetarianas e veganas no menu. Eles não falam muito bem inglês, o que pode se tornar uma experiência e tanto, mas a hospitalidade e a decoração interessante quebram qualquer barreira. Não fica tão próximo do centro da cidade, então vale se planejar.

Endereço: Otradnij Prospect, 22

Mama Manana

Um pedacinho da Georgia na Ucrânia, com uma culinária típica do Leste Europeu, garantem uma experiência que vale a pena no Mama Manana.

Endereço: Velyka Vasylkivska vul. 44

Dicas locais para explorar Kiev

Visita a Chernobyl

A partir de Kiev, vale muito a pena visitar a antiga cidade de Chernobyl, devastada por um acidente nuclear em abril de 1986. Costuma ser um passeio de um dia inteiro, às vezes com mais de 8 horas de tour.

O Get Your Guide disponibiliza diversos tours guiados, não deixe de conferir. Sugerimos Excursão em Grupo de 1 Dia a Chernobil saindo de Kiev, por UAH2349.

Beco Peizazhna

Perto do Museu Nacional da História da Ucrânia, você pode trilhar o caminho de azulejos do Beco Peizazhna. Ele exibe várias esculturas de personagens cobertos de mosaicos, como o Pequeno Príncipe e o Gato da história de Alice no País das Maravilhas.

É um lugar mágico de Kiev, ainda mais bonito durante o pôr do sol.

Mercado na Andrew’s Descent

Se tiver tempo para as compras, como produtos tradicionais e lembranças, o mercado na Andrew’s Descent é uma bela dica. Fica aberto todos os dias, mas aos sábados e domingos fica anda mais vibrante!

Planejando sua viagem a Kiev, Ucrânia

É importante ter seguro de viagem para visitar Kiev. Sugerimos que faça uma simulação no comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo para conferir as várias opções de seguro para a sua viagem à Europa.

Uma dica é não comprar visando somente o preço, e sim os benefícios que o plano lhe oferece.

Leia ainda nosso artigo sobre países do Leste Europeu para visitar de ônibus e planeje sua viagem.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.