Pontos turísticos de Madri: 10 lugares a não perder

Visitar Madrid  / 

Madri é um destino imperdível para quem gosta de apreciar a cultura e a arquitetura da cidade e também para aqueles que não resistem a umas comprinhas e à boa gastronomia. E em uma viagem rápida já é possível conhecer os principais pontos turísticos de Madri.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Pontos turísticos de Madri: nosso top 10

Neste artigo, selecionamos os 10 pontos turísticos de Madri que você não pode deixar de visitar. Confira!

Puerta del Sol

pontos turisticos de madri medronho urso

A Praça Puerta del Sol (“Porta do Sol”) é uma das mais conhecidas de Madri, onde são encontrados alguns dos prédios e locais mais significativos da cidade.

A praça foi construída em diversas fases: iniciou com a criação da Casa de Correios, no século XVIII, sendo finalizada um século depois, por volta da década de 1860. Mais tarde, no século XX, os jardins e a fonte foram incluídos e a área de pedestres, ampliada.

Nesta praça, os visitantes podem encontrar os seguintes pontos turísticos:

  • Estátua do Urso e do Medronheiro: estátua que é o símbolo de Madri;
  • Relógio da Casa de Correios: local onde são emitidas as badaladas do réveillon;
  • Quilômetro Zero: local onde se iniciam as estradas radiais da Espanha.

A Puerta del Sol fica no centro de Madri, perto da Plaza Mayor. A entrada é gratuita e é possível chegar ao local de metrô.

Plaza Mayor

pontos turisticos de madri plaza mayor

O que comprar na Espanha barato: confira os itens que vale a pena.

A Plaza Maior está entre os pontos turísticos de Madri que você precisa conhecer. Cercada por construções de três andares e pórticos, a praça tem 129 metros de comprimento e 94 de largura.

Devido a muitos incêndios na praça, ela foi reconstruída e reformada várias vezes.

É possível visitar três lugares especiais na Plaza Mayor:

  • Arco de Cuteleiros: é a mais conhecida porta de acesso à praça;
  • Estátua de Felipe III: presente do Duque de Florença para o então rei espanhol;
  • Casa da Padaria: edifício mais relevante e, inicialmente, a padaria de maior importância da capital.

A Plaza Mayor fica a cerca de 400 metros da Puerta del Sol, tem entrada gratuita e fica aberta todos os dias. O metrô é o meio de transporte mais indicado para chegar ao local.

Madri é uma das cidades mais bonitas da Europa: confira o nosso Top 10.

Gran Via

Construída entre 1910 e 1929, a Gran Via (“Grande Avenida”) é a avenida mais famosa de Madri e uma das mais importantes obras espanholas. A conexão entre o centro de Madri e a Plaza de España existe por causa da Gran Via.

A avenida, que fica a cerca de 400 metros da Puerta del Sol, possui opções de restaurantes, cinema e lojas de moda.

A Gran Via tem animação todos os dias do ano e é possível chegar ao local de metrô.

Museu do Prado

O Museu do Prado é o museu mais famoso da capital espanhola e também um dos museus de arte mais importantes e conhecidos no mundo! O prédio, de 1819, abriga coleções de pinturas do século XVI até o XIX.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

As obras “As Meninas”, de Velázquez e “3 de maio de 1808”, de Goya, estão entre as mais importantes expostas no museu.

Para visitar as principais salas do museu e suas obras mais importantes, é necessário que você reserve uma manhã ou uma tarde para a programação. O Museu do Prado funciona de segunda a sábado, das 10h às 20h, e fecha uma hora mais cedo nos domingos e feriados.

Os ingressos para adultos custam 15 euros e é possível ver gratuitamente a exposição permanente de segunda a sábado, a partir das 18h, e aos domingos e feriados, a partir das 17h. Saiba mais aqui.

O museu está localizado no Paseo del Prado, e é possível acessá-lo por meio de ônibus ou metrô.

Veja como comprar ingressos para o Museu do Prado no nosso artigo.

Parque do Retiro

pontos turisticos de madri parque del retiro

Desde que foi aberto ao público, em 1868, o “Parque del Buen Retiro” é o mais importante da cidade.

Nele, há bastantes atrações, como shows e apresentações com marionetes e passeios de barco. É ideal para curtir o dia com crianças!

Veja alguns dos pontos para visitar no parque:

  • Lago artificial;
  • Palácio de Cristal, com exposições temporárias;
  • Monumento a Alfonso XII.

O parque, a cerca de 800 metros do Museu do Prado, funciona todos os dias, de outubro a março, das 6h às 22h, e de abril a setembro, das 6h até a meia-noite. É possível acessar o local de ônibus ou de metrô.

Palácio Real de Madri

pontos turisticos de madri palacio real

Conhecido também como palácio de Oriente, o Palácio Real de Madri é o palácio principal da Espanha e o local da residência (oficial) da Família Real Espanhola.

Pelo fato de a realeza não morar neste palácio, hoje em dia acontecem cerimônias e recepções no local.

É o maior palácio da Europa; possui mais de 3.000 cômodos. Os jardins de Sabatini e do Campo de Moro rodeiam o Palácio Real, que foi construído no século XVIII.

As visitas ao Palácio Real incluem a entrada do visitante nos salões oficiais, na Arsenal Real (uma das coleções mais relevantes do mundo, com armaduras e escudos) e na Farmácia Real, uma recriação do laboratório.

O palácio localiza-se na Plaza de Oriente e fica aberto de outubro a março: todos os dias, das 10h às 18h, e de abril até setembro: todos os dias, das 10h às 20h. Os ingressos para adultos custam 10 euros, e você pode chegar ao local de ônibus ou de metrô.

Saiba como é o turismo na Espanha.

Museu Reina Sofia

Com grande coleção de obras modernas da Espanha, o Museu Reina Sofia é um dos principais pontos turísticos de Madri e um dos museus mais relevantes da cidade.

Criado em 1992, apresenta obras de 1881 (quando Pablo Picasso nasceu) em diante. As coleções abrangem obras de pintores espanhóis renomados, como Picasso e Salvador Dalí.

O museu é bastante extenso. Por isso, o ideal é ficar uma manhã ou uma tarde no local para conhecer as principais obras contemporâneas expostas.

O Museu Reina Sofia situa-se a cerca de 300 metros da estação de metrô Atocha. Funciona de segunda a sábado (exceto terça), das 10h às 21h, e aos domingos até às 19h. O museu não abre nas terças-feiras, nos dias 1 e 6 de janeiro, 2 e 16 de maio, 9 de novembro e 24, 25 e 31 de dezembro. A entrada individual geral custa 10 euros. Saiba mais sobre a compra de ingressos.

O acesso é gratuito ao museu todos os dias de segunda a sábado (exceto terça, que o local está fechado), a partir das 19h, e aos domingos, a partir das 13:30.

Museu Thyssen-Bornemisza

O Museu Thyssen-Bornemisza também está entre os principais pontos turísticos de Madri e é também um dos mais importantes museus da cidade, complementando as coleções expostas nos museus do Prado e Reina Sofia.

A coleção abrange em torno de 1.000 obras de arte, compradas pelo Estado espanhol da família Thyssen-Bornemisza, em 1993.

O museu está situado no Palácio de Villahermosa, que foi construído no século XVIII. Por isso, possui uma localização privilegiada.

O Museu Thyssen-Bornemisza fica a cerca de 400 metros do Museu do Prado, funciona às segundas-feiras, das 12h às 16h, e de terça a domingo, das 10h às 19h. É possível chegar até o local de metrô e os ingressos para adultos custam 10 euros.

Conheça os principais pontos turísticos da Espanha, divididos por cidade.

Estádio Santiago Bernabéu

pontos turisticos de madri santiago bernabeu

É o estádio do clube de futebol Real Madrid. Está entre os pontos turísticos de Madri mais visitados: mais de um milhão de visitantes por ano! É também um dos estádios mais famosos do mundo!

Inaugurado em 1947, o estádio, que hoje tem o nome de Santiago Bernabéu, que foi durante 35 anos presidente do clube, tem capacidade para receber em torno de 80.000 espectadores. É um dos que campos do país onde cabem mais pessoas.

O visitante pode fazer um tour pelo estádio, pisar no gramado, passar pelo banco de reservas, conhecer os vestiários e acessar a sala de troféus.

O estádio do Real Madrid fica próximo à estação de metrô Santiago Bernabéu e fica aberto à visitação de segunda a sábado, das 10h às 19h, e domingos e feriados, das 10:30 até às 18:30. O horário pode sofrer alterações em dias de jogo. O preço do ingresso para visitação para adulto é 25 euros. Saiba mais aqui.

Parque Warner Madrid: aventure-se pelas dezenas de atrações.

Mercado de San Miguel

pontos turisticos de madri mercado san miguel

O Mercado de San Miguel foi inaugurado há mais de 100 anos. Hoje, o edifício histórico é um dos maiores mercados gastronômicos do mundo e, lógico, é um dos pontos turísticos de Madri que você não pode deixar de conhecer.

O mercado vende desde queijos e presuntos especiais até mariscos frescos. São muitos stands, com gastronomia variada.

O Mercado San Miguel fica na Plaza de San Miguel, do lado da Plaza Mayor e próximo à estação de metrô da Ópera. Funciona de segunda a quinta-feira e domingo, das 10h à meia-noite. Às sextas, sábados e feriados, o mercado fica aberto das 10h até 1h da manhã.

Entenda tudo sobre a nova lei de cidadania espanhola para netos de espanhóis.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.