Mykonos na Grécia: tudo sobre a ilha mais badalada do país

Visitar Grécia  / 

Quem nunca quis viajar para a Grécia e desfrutar de férias maravilhosas no Mar Egeu? Hoje vamos falar sobre a ilha paradisíaca de Mykonos na Grécia, que é a mais badalada do país.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Saiba tudo sobre a Grécia.

Breve história de Mykonos na Grécia

Kares e Fenícios foram os primeiros habitantes da ilha de Mykonos, mas os Jônios se estabeleceram e dominaram a área por volta de 1.000 a.C. Dizia-se que existiam duas cidades na ilha, que Datis e Artafernis se estabeleceram no local em 490 a.C. e que Mykonos era, provavelmente, uma ilha pobre.

Os conquistadores romanos deram lugar aos bizantinos, que, no século VII, construíram obras defensivas na ilha contra os piratas da Arábia. Depois do triste final da quarta Cruzada em 1204, a ilha foi concedida a Andreas e Jeremias Gizi.

Quando o estado grego cosmopolita foi estabelecido, Mykonos passou a ter uma classe cidadã burguesa dinâmica, que alimentava seus laços com o sul da Rússia, Itália, França, Alexandria, Esmirna, Constantinopla e os Siros.

Outros fatos aconteceram com o passar do tempo e, em descobertas atuais, reminiscências de tribos do período Neolítico foram reveladas.

Hoje, Mykonos é uma ilha bastante moderna. Muitas celebridades têm residências na região e podem ser vistas com frequência nas lindas casinhas brancas da ilha ou almoçando e jantando em tavernas.

Atualmente, Mykonos é a ilha mais badalada da Grécia, vive cheia de jovens, beach clubs e muitas festas incríveis são feitas na região!

Como ir a Mykonos na Grécia

Mykonos na Grécia compõe o arquipélago das Cíclades, com ilhas do Mar Egeu. A ilha faz parte da periferia do Egeu Meridional.

É possível chegar a Mykonos de avião, ferry (barco) ou por meio de cruzeiros que navegam de uma ilha a outra. Confira mais sobre os Cruzeiros pelo Mediterrâneo.

Geralmente, quem viaja para Mykonos também visita Atenas (voo direto de 45 minutos) ou alguma ilha do arquipélago, como Santorini (2h20min de voo, com parada em Atenas). Durante a alta temporada, aumenta a oferta de voos e também os preços das passagens aéreas.

O ferry é a maneira mais simples de se deslocar para Mykonos e de Mykonos até outras regiões. Se você estiver hospedado em Mykonos Town, perto do porto velho, é só pegar o “ônibus barco”, que sai do porto novo onde os ferrys chegam.

Locomoção dentro da ilha

Opte por se locomover de quadriciclo ou scooter pela ilha. Se preferir, use os ônibus. Quase não vemos carros na região.

Onde se hospedar em Mykonos na Grécia

A melhor área para se hospedar em Mykonos é o centro da ilha, que é conhecido como Mykonos Town ou Chora, local com a melhor infraestrutura de restaurantes, bares, tavernas típicas gregas e lojas.

A região é linda e possui muitas opções de hospedagem. Mas ficar perto dos principais pontos da ilha, como Moinhos de Vento e Little Venice (Pequena Veneza) tem seu preço.

Veja, portanto, algumas sugestões de bons lugares para ficar na ilha, com diferentes estilos e preços:

O que fazer em Mykonos na Grécia

myconos na grecia o que fazer

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Há muitas programações deliciosas para fazer em Mykonos na Grécia, mas, com certeza, a principal delas e o principal motivo pelo qual você quer visitar a região é para aproveitar o Mar Egeu!

Praias

Não deixe de ir às seguintes praias: Elia, Ornos, Paradise, Paraga e Ágios Sostis. Todos que as visitam adoram! As praias de Mykonos têm águas cristalinas, areias douradas e pedras brancas!

Pequena Veneza

A pitoresca Pequena Veneza, nome como também Mykonos é conhecida, é um lugar romântico da ilha e muito disputado para ver o pôr-do-sol perto do mar.

Moinhos de vento de Mykonos

myconos na grecia moinhos vento

Os moinhos são ícones muito conhecidos da ilha e estes moinhos de vento no topo de uma colina são a primeira coisa que você vai ver quando chegar a Mykonos.

Ficam em frente à Pequena Veneza e são considerados cartões-postais da ilha. Eles foram construídos pelos venezianos no século XVI. O pôr-do-sol nos moinhos de vento de Mykonos às 21h também é uma atração imperdível!

Igreja de Panagia Paraportiani

Situada na cidade de Chora, é a igreja mais fotografada de Mykonos. Panagia Paraportiani é composta por cinco pequenas igrejas que foram construídas no decorrer de 200 anos.

Festas de Mykonos e pubs

Não deixe de participar de algumas das famosas festas da ilha e de ir aos conhecidos e animados pubs de Mykonos. O Skandinavian Bar é muito frequentado por turistas que visitam a ilha por ser considerado o bar mais animado de Mykonos Town.

Vielas de casinhas brancas

myconos na grecia vielas casinhas brancas

Passear por Mykonos Town também vale muito a pena! Todas as casinhas são parecidas e você vai se apaixonar pelo local.

Você pode entrar nas lojinhas de souvenir, comer em um dos badalados restaurantes ou bares da região, apreciar galerias de arte, fazer compras em lojas de moda ou de decoração, tudo com um clima muito agradável!

As ruelas ficam muito cheias de dia e de noite, principalmente na alta temporada.

Confira o artigo que eu fiz sobre o turismo na Grécia.

Locais próximos para viajar

É possível aproveitar a viagem a Mykonos na Grécia e visitar, também, outras regiões próximas, como: Atenas (fica a 175 km de distância de Mykonos), Corfu (a 637 km), Santorini (a 136 km) e Creta (a 306 km de distância de Mykonos).

Melhor época para visitar Mykonos na Grécia

A melhor época para visitar Mykonos na Grécia é de março a junho. A temperatura ainda está amena nesse período para aproveitar as praias e a ilha não vai estar tão cheia quanto no verão europeu.

Descubra quais são as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.