Praias da Grécia: confira a lista das 20 a conhecer

Visitar Grécia  / 

Situada no sudoeste da Europa, a Grécia possui milhares de ilhas espalhadas pelos mares Egeu e Jônico e é um dos principais países para quem quer aproveitar o sol e as belas paisagens naturais da Europa. Se você é fascinado(a) por essas belezas, confira a nossa lista de 20 praias da Grécia a conhecer.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Lista de 20 praias da Grécia

1. Balos Lagoon, Kissamos

A lagoa de Balos é uma das mais famosas praias da Grécia e também uma das mais visitadas da região. Ela tem uma areia bem branca e água azul-turquesa cristalina, rasa. Desabitada, a praia fica protegida do vento por conta das rochas ao seu redor e, por isso, não tem muitas ondas, parecendo uma piscininha, ideal para crianças.

Em alta temporada, uma sugestão é atravessar a lagoa a pé (aproximadamente 500 m) e encontrar um cantinho mais tranquilo para você curtir a paisagem.

A praia fica no extremo noroeste da ilha de Creta e é possível chegar a esse paraíso grego de duas maneiras: de barco, partindo do porto de Kissamos (cerca de 40 km de Chania) – primeira parada em Balos – ou por uma estrada de terra e, depois, uma caminhada.

Endereço: Peninsula, Gramvousa 734 00

Dica: curta um passeio de barco de um dia a partir do porto de Kissamos e se encante com a Lagoa de Balos. A partir de 27€ no Get Your Guide.

2. Praias da Grécia: Elafonisi, Creta

Uma das praias da Grécia mais populares, Elafonisi possui uma geografia pouco comum, o que a torna tão bonita. Ela é composta pela ligação entre Creta e uma ilha próxima, com uma extensão de areia branca (parecendo um pouco rosada), que desaparece com a alteração de maré, e água cristalina. É ideal para passeios em família, pois não possui ondas e tem águas tranquilas.

Esta praia fica no extremo oeste da ilha de Creta, a duas horas de Chania, por uma estrada não muito conservada. Você pode chegar através de excursões ou alugar um carro.

Endereço: Kissamos 730 01

3. Platis Gialos, Mykonos

É uma das praias da Grécia mais populares, devido ao grande número de hotéis que são quase na areia. Com bastante estrutura de espreguiçadeiras e guarda-sóis, além das águas rasas cristalinas, esta praia atrai muitas famílias e casais.

Platis Gialos é ideal para quem curte esportes aquáticos, diversão e festa.

praias da grecia platis gialos

Os ônibus da cidade de Mykonos para Platys Gialos partem do terminal Fabrika, e demoram cerca de 15 minutos. Ele para a poucos metros da praia. Você também pode ir caminhando de Paradise Beach e Paraga, a cerca de 15 a 20 minutos, passando por Agia Anna ao longo do caminho.

Endereço: Platis Gialos 846 00

4. Praias da Grécia: Plaka, Naxos

Plaka é uma das praias da Grécia com pedras e cascalhos, com pouca areia, mas muito confortável, ideal para quem quer relaxar. A praia é bem limpa, com água transparente, tranquila, bem frequentada, com pouco vento e oferece uma vista espetacular da baía e da ilha em frente.

Você pode viajar para Naxos de ferry ou catamarã de alta velocidade. A partir do porto de Pireaus, o tempo médio de viagem para Naxos é de cerca de 5h30min.

Endereço: Plaka 843 02

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

5. Myrthos Bay, Kefalonia

Myrthos Bay é uma das mais belas praias da Grécia e também uma das mais bonitas praias da Europa, eleita diversas vezes com a melhor praia grega por suas belezas e limpeza. Myrthos também é conhecida como “uma das praias mais dramáticas na Grécia”, com seu “arco de uma milha e meio de seixos brancos deslumbrantes”.

Com forma semicircular rodeada e impressionantes falésias brancas com vegetação em cima, a praia é um verdadeiro cenário de filme: área verde, terreno abrupto, pedras brancas e águas cristalinas.

Aproveite para relaxar com a estrutura de espreguiçadeiras, guarda-sóis e bares da praia e não deixe de ver o belíssimo pôr-do-sol na praia!

A praia fica a 25 km (cerca de meia hora) do vilarejo de Fiskardo e a 30 km ao norte de Argostoli, em uma área em torno de grandes colinas verdes.

Endereço: Pylaros 280 81

6. Praias da Grécia: Praia Kleftiko, Milos

A praia possui formações rochosas, que podem ser acessadas pelo mar. A região é formada por grutas naturais e raros fenômenos geológicos. Aproveite a água cristalina de Kleftiko para nadar e, próximo ao local, não deixe de ir a Gerontas, outro lugar impressionante de tal formação geológica.

A maneira ideal para chegar à praia é por excursões diárias, do porto de Adamas, para mergulho ou snorkel ao redor das águas cor de esmeralda. Não é uma praia para relaxar, mas para apreciar a espetacular beleza natural! A bela praia da Grécia fica do lado oeste de Milos.

Endereço: Kleftiko, Milos 848 00

7. Praia Simos, Elafonissos

Simos consiste em duas praias: Megalos (Grandes) Simos e Mikros (Pequenas) Simos, que podem ser acessadas a pé de uma a outra, por meio de um trecho estreito de areia branca. As praias possuem águas exóticas turquesas cristalinas, ideais para nadar e praticar windsurf, e dunas de areia branca.

Aproveite sua estrutura com espreguiçadeiras, guarda-sóis, bares de praia e um par de tavernas nas proximidades. Chegue cedo durante a alta temporada, pois a praia costuma lotar.

Simos fica na ilha de Elafonisos, uma pequena ilha grega entre o Peloponnese e o Kythira.

Endereço: Simos 300 26

8. Praias da Grécia: Sarakiniko Beach, Milos

Sarakiniko é uma das praias da Grécia, com beleza mais reservada. São longas rochas horizontais inclinadas sobre o mar. Essas pedras são erodidas pelo tempo e pela água salgada, e possuem buracos por toda parte.

O interessante dessa praia é que toda a paisagem é formada pelas rochas vulcânicas e não possui sinais de vegetação. A área é totalmente colorida em um branco brilhante, que contrasta com o lindo azul-turquesa das águas circundantes. Este cenário incrível dá a impressão de estar andando na paisagem lunar. Aproveite para tirar lindas fotos!

Sarakiniko fica na costa norte da ilha de Milos, ao longo da estrada costeira a leste de Adamas. Você pode chegar ao local de barco, partindo de vários pontos, como Santorini, por exemplo.

Endereço: Sarakiniko 480 60

9. Navagio, Zakynthos

A “praia do naufrágio” se tornou o principal destino turístico de Zakynthos, ilha grega que era desconhecida pela maioria das pessoas até 1980, quando um navio escocês, que fazia o trajeto da Turquia para a Itália, suspeito de transportar contrabando, foi perseguido por autoridades gregas.

Ele acabou ficando encalhado nas suas areias brancas e águas cristalinas. Hoje, a cidade é um dos principais cartões-postais da Grécia. A ilha fica a noroeste da Grécia e pertence ao país.

Para chegar à praia, é simples: há passeios e tours que saem de todas as partes da ilha. Você tem duas alternativas: ir até a praia (de barco, saindo de Porto Vromi, Agios Nikolaos e Skinarialugar) ou ter a vista do mirante (alugando um carro).

Como a praia costuma encher bastante, principalmente no verão europeu, para pegá-la um pouco mais vazia, uma sugestão é alugar um barco privativo e ir chegar bem cedo.

Endereço: Navagio, Zakinthos 290 91

Dica: faça uma excursão de um dia em Navagio, a Praia do Naufrágio, e Grutas Azuis e admire as vistas incríveis da ilha, por 36€ no get Your Guide.

10. Praias da Grécia: Red Beach, Santorini

Red Beach é também uma das mais bonitas praias da Grécia. Ela é ideal para quem quer relaxar e admirar o contraste da água do mar verde esmeralda e os tons meio avermelhados das rochas que contornam a região.

A praia fica na parte sul da ilha de Santorini, a 5 minutos ao sul da vila de Akrotiri. Você pode chegar ao local de diferentes formas. As melhores são de carro ou scooter.

Como o estacionamento fica a 10 minutos da praia, você precisa caminhar um pouco pela costa para chegar até o mar. Por isso, uma dica é ir com tênis antiderrapante confortável para caminhar até a praia.

Endereço: Grecia, Thira 847 00

11. Canal d’Amour, Corfu

O local possui lindas formações rochosas, que parecem esculpidas à mão. É perfeito para quem quer nadar entre as cavernas e túneis. Uma dica é alugar ou levar um snorkel.

O Canal d’Amour fica na ilha Curfu, a aproximadamente de 40 minutos do centro de Corfu. É possível alugar um carro ou ir de excursão até a praia.

Endereço: Kanali tou Erota 490 81

12. Praias da Grécia: Lalaria Beach, Skiathos

Em Lalaria Beach, as areias dão lugar a pedrinhas brancas, combinando com a cor da encosta do local, perfeito para quem ama admirar a natureza. É incomum a formação de rochas. Então, em um dos lados da praia tem uma “porta”, construída pelo tempo.

praias da grecia lalaria skiathos

Lalaria fica ao norte da ilha de Skiathos. Há barcos para chegar nesta ilha, a única maneira possível de acessá-la. Por isso, o ideal é agendar um passeio com uma agência local.

Endereço: Skiathos 370 02

13. Porto Katsiki, Lefkada

Porto Katsiki também está na lista das mais belas praias da Grécia. Ela é cercada por falésias e possui águas totalmente azuis. Uma dica é admirar o maravilhoso mar pelos mirantes.

A praia fica a sudoeste da ilha de Lefkada e é possível chegar até ela de carro (há estacionamento na parte alta) ou, mesmo, de barco, que sai das vilas de Vassiliki e Nydri.

Endereço: Apollonii 310 82

14. Praias da Grécia: Falasarna, Creta

Esta praia já ganhou prêmio de uma das mais bonitas de Creta e está sempre entre as mais belas da Europa. Possui areia branca e fina e suas águas são mornas e cristalinas. Esta praia atrai milhares de turistas todos os anos, sendo um dos destinos mais famosos de Creta.

Falasarna é ideal para aqueles que querem passar as suas férias em um lugar calmo, com belas praias e muitas possibilidades de excursões.

A praia fica na costa oeste da ilha de Creta e você pode chegar de carro ou de ônibus, pois o destino é bem popular.

Endereço: Kissamos 734 00

15. Praia Mylopotas, Ios

A praia de Mylopotas é bem popular e possui vários beach clubs, que funcionam no verão. A praia é organizada, com fácil acesso e tem muitos hotéis nas redondezas. Ela possui areia bem branca e fina e águas transparentes, com tons de verde e azul, de acordo com a profundidade do mar.

Mylopotas fica a três quilômetros de distância de Chora e é possível chegar ao local a pé mesmo. Se você preferir, pode ir de carro.

Endereço: Chora, Ios 840 01

16. Praias da Grécia: Praia de Manganari, Ios

Manganari é famosa por ter sido o cenário do filme Imensidão Azul. Ela é uma das praias de Ios que receberam a Blue Flag (bandeira azul) por possuir águas cristalinas. Além disso, suas águas são mornas, ideais para quem quer relaxar.

A primeira praia de Manganari possui estrutura de espreguiçadeiras e guarda-sóis, assim como restaurantes próximos. As demais são mais tranquilas.

É possível chegar a Manganari de carro, quadriciclo ou ônibus, que para no porto, sem tantas opções de horário.

Endereço: Chora, Ios 840 01

17. Praia de Galifos, Folegandros

É uma pequena praia de nudismo (opcional), que você pode chegar através de uma pequena caminhada a partir da praia de Agali. A água é cristalina, com tons de esmeralda, e há uma parte com areia, apesar de a praia em si ser com pedrinhas. Como a praia não possui estrutura, o ideal é levar água e comida.

Galifos fica na ilha de Folegandros e você pode chegar de barco.

Endereço: Folegandros 840 11

18. Tsigrado, Milos

Esta linda praia de águas cristalinas não é tão popular, pois possui difícil acesso. Mas é ótima para quem gosta de privacidade e quer relaxar.

praias da grecia tsigrado milos

Ela fica na ilha de Milos e, para chegar ao local, você precisa descer por uma escada vertical e fazer uma pequena trilha ou pode chegar de barco.

Endereço: Rd Greece, Milos 848 00

19. Praias da Grécia: Antisamos, Kefalonia

É uma das melhores praias da Grécia para quem quer relaxar. Sua água proporciona ao banhista uma temperatura agravável e a praia oferece total infraestrutura de cadeiras, guarda-sóis, restaurante e estacionamento. O ideal é chegar cedo e passar o dia na praia.

Antisamos fica em Kefalonia e você pode chegar até ela de ferry.

Endereço: Kefalonia 280 80

20. Praia Super Paradise, Mykonos

Também com águas cristalinas, mas com areias douradas e macias, a Praia Super Paradise se destaca por sua beleza e tranquilidade.

A bela praia está localizada na ilha de Mykonos, próxima à praia Padadise, e você pode chegar até ela de carro. Tem estacionamento no local.

Endereço: Mikonos 846 00

Dica: navegue pela costa sul de Mykonos a bordo de um iate, a partir de 110€ na Get Your Guide.

Dicas locais para visitar as praias da Grécia

Como você pôde observar, a Grécia possui lindas praias e ilhas, e essas foram apenas algumas das mais bonitas do país. Confira, agora, algumas dicas locais para quando for visitar a região.

1. Para aproveitar ao máximo as praias da Grécia, marque sua viagem entre maio e setembro (junho e setembro são melhores, pois não é alta temporada europeia), quando o clima no país vai estar de sol e calor;

2. Leve em sua mala bastantes roupas de banho, short, camiseta e tênis antiderrapante confortável. Não se esqueça de levar, também, protetor solar e um casaco, no caso de fazer frio à noite. Confira o artigo que fizemos sobre checklist de viagem, que pode lhe ajudar a verificar o que levar na sua viagem;

3. Sempre que possível, vá de uma ilha à outra de barco. Assim, você admira mais paisagens e otimiza melhor seu tempo de viagem;

4. Hospede-se em ilhas bem localizadas, como Creta, Santorini e Mykonos, por exemplo. Assim, você demora menos tempo para conhecer as praias da Grécia que deseja. Reserve sua hospedagem com antecedência;

5. Chegue cedo às praias, principalmente na alta temporada. Dessa forma, você consegue melhor localização e explora mais pontos das ilhas;

6. Sempre que possível, compre seu cruzeiro com antecedência. Uma boa dica é utilizar o site Get Your Guide;

7. Não se esqueça de contratar seu seguro viagem obrigatório (cobertura mínima de 30 mil euros) para a Grécia. Sempre recomendamos a cotação dessa proteção no nosso comparador de seguro viagem;

8. Se possível, inicie seu roteiro pela ilha de Milos;

9. Se possível, alugue um carro para conhecer as praias na Grécia e mirantes que são de difícil acesso por barcos;

10. Admire os pôr-do-sol no mar Egeu;

11. Leve ou alugue snorkel, para mergulhar nas águas cristalinas das praias da Grécia.

Agora que você já conhece algumas das mais belas praias da Grécia, veja também o artigo que escrevemos sobre turismo na Grécia, para descobrir os melhores pontos turísticos do país e quanto custa viajar para a região.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.