Viena é uma cidade para ser visitada. Sua elegância e beleza fascinam turistas dos quatro cantos do mundo. A capital mundial da música espera por você, então prepare-se, pois Viena irá te surpreender! Confira nossas dicas imperdíveis para saber o que fazer em Viena e desfrutar ao máximo a cidade.

O que fazer em Viena?

Há muito o que se fazer em Viena, que é a terra da música e de monumentos e prédios barrocos de beleza inigualável.

A capital austríaca abriga palácios, jardins, museus, cafés, igrejas e o Rio Danúbio, que ajudam a compor um cenário tão harmonioso que você com certeza irá se apaixonar.

No mapa abaixo destacamos os principais lugares que você deve visitar. Confira mais detalhes desses locais ao longo do texto.

Quantos dias são suficientes em Viena?

Três dias são mais que suficientes para conhecer Viena. Sentir a capital mundial da música e visitá-la é um privilégio para os olhos e ouvidos. Além disso, sua história imperial é rica e muito bem contada pelos museus e palácios espalhados pela cidade.

São muitas atrações turísticas que também incluem diversão, como o Prater, o parque de diversões mais antigo do mundo.

Mas se o seu desejo é conhecer a vasta cultura vienense e como ela impactou e impacta o mundo até hoje, as opções são inúmeras para visitação, como: o Palácio de Schönbrunn, a Catedral de Santo Estêvão (Stephansdom), o Palácio de Hofburg, o Belvedere, a Ópera Estatal de Viena, entre outras.

O que fazer em 1 dia em Viena?

Um dia em Viena não é o suficiente para vivenciar a cidade, mas ainda assim é possível conhecer um pouco dela. Siga esse roteiro para que você visite pelo menos algumas das atrações mais imperdíveis da capital austríaca.

  • Conheça o imponente Palácio de Schönbrunn, também conhecido como o “Palácio de Versalhes de Viena”, então se você já visitou Versalhes ou pelo menos já o viu por fotografias, irá entender a imponência e beleza deste prédio vienense. Você pode adquirir um ingresso para um tour no Palácio e Jardins de Schönbrunn sem fila;
  • Passeie mais pela região da Cidade Velha de Viena, conhecida pelo nome de Innere Stadt e encante-se com a sua bela arquitetura histórica e ruas estreitas;
  • Visite a Catedral de Santo Estêvão. Sua arquitetura gótica abriga três torres, sendo a maior delas com mais de 130 metros, onde você pode subir para ter uma bela vista da cidade. É uma visita obrigatória, pela importância da catedral para a metrópole;
  • Conheça a Ópera de Viena por dentro, afinal, ir à Viena e não ir à Ópera é quase um crime! Caso não tenha a possibilidade de assistir a um espetáculo, você pode optar pela visitação guiada que geralmente acontece à tarde.

Quer conhecer mais lugares? Então recomendo que você adquira um ticket para o ônibus turístico Hop-On Hop-Off ou faça tours guiadas a pé ou de bicicleta, por exemplo.

Innere Stadt, rua comercial, em Viena, Áustria
Rua na Innere Stadt mistura lojas, serviços e edifícios de arquitetura barroca. Foto: Cecilia Odainai

Você também pode adquirir o Viena PASS, um cartão turístico que dá acesso a muitos pontos turísticos, além do ônibus Hop-On Hop-Off. Selecione a opção de dias desejados (disponível de 1 a 6 dias de passeio) e divirta-se!

O que fazer em 2 dias em Viena?

Com dois dias para explorar Viena, você consegue conhecer mais pontos turísticos da capital. Saiba o que fazer no seu segundo dia na cidade:

  • Visite o Palácio de Hofburg, que foi a residência imperial dos Habsburgos. Lá você terá acesso aos antigos aposentos reais, à belíssima Biblioteca Nacional Austríaca e o Museu da Sissi, que conta a história da icônica rainha do Império Austro-Húngaro;
  • Almoce no Naschmarkt, o mercado de rua mais famoso de Viena, onde você pode se deliciar com a culinária local e fazer compras. Lembre-se: o mercado não abre domingo, então planeje bem o seu passeio para não perder a chance de conhecer o imperdível Naschmarkt;
  • Visite o Museu de História da Arte de Viena. O prédio por si só já é uma obra de arte da arquitetura e abriga uma das maiores coleções de arte do mundo, incluindo obras de Rembrandt, artista do estilo barroco;
  • Termine o dia no Parque Prater, que é considerado um dos parques de diversões mais antigo do mundo, existindo desde 1766. A entrada no Prater é gratuita e você paga somente se quiser brincar em alguma das atrações do parque. Recomendo que vá na famosa roda-gigante, que possui um encanto retrô único e oferece uma vista inesquecível para a cidade. Compre seu ingresso antecipado para a roda gigante e evite filas!

O que fazer em 3 dias em Viena?

Você chegou ao seu terceiro dia de viagem e, assim como eu, já deve estar apaixonado por Viena. A beleza dessa cidade virou até uma espécie de sentimento dentro de mim, por isso, é uma das minhas cidades favoritas do mundo. Confira as dicas para seu dia:

  • Explore a Ringstrasse, uma estrada formada por um conjunto de ruas que contorna o coração de Viena. Nela você encontrará os principais prédios governamentais do país, como o Parlamento Austríaco, que é encantador por sua arquitetura e imponência. Aproveite e vá em algum dos inúmeros cafés para fazer uma pausa como um local;
  • Vá até a Igreja de Karlskirche e aprecie sua arquitetura barroca e afrescos. Junto com a Igreja de São Estêvão, é um importante marco religioso da cidade. Nesta igreja você também pode comprar ingressos para assistir ao espetáculo das Quatro Estações de Vivaldi;
  • Conheça o Palácio Belvedere, que é hoje um museu e conta com um jardim extenso e impecável à sua frente, junto com um enorme espelho d’água. Mesmo que você não entre no museu e só queira observar a arquitetura e o jardim, já será um passeio inesquecível;
  • Faça um cruzeiro pelo Rio Danúbio, especialmente à noite, quando o clima fica ainda mais especial com as luzes da cidade acesas e refletindo na água. Confira o tempo do passeio, porque pode variar de 1,5 hora até mais de 3 horas;
  • Termine o dia no Hundertwasserhaus, um edifício residencial colorido com linhas orgânicas e sinuosas, que lembram os projetos de Gaudí na Espanha. O Hundertwasserhaus foi projetado nos anos 80 pelo artista austríaco Friedensreich Hundertwasser. Na região você também pode visitar o museu com obras do artista.

O que não pode deixar de conhecer em Viena?

É impossível ir para Viena e não explorar o Innere Stadt, o coração de cidade. É lá que se concentra grande parte dos atrativos turísticos da cidade. A seguir destaco três lugares que realmente são imperdíveis:

1. Catedral de São Estêvão

A Catedral de São Estêvão é a principal igreja de Viena e um dos marcos da cidade. Sua maior torre, com 136 metros de altura, oferece uma vista incrível da cidade.

Aproveite para passear pela Rua Graben, que é uma das ruas mais famosas de Viena, com seus edifícios e monumentos históricos, além de abrigar muitas lojas, das mais tradicionais às marcas famosas.

2. Ópera de Viena

A Ópera de Viena também é uma passagem obrigatória para quem vai visitar a cidade. Para entrar, você tem duas opções: ou assistir a uma apresentação de ópera, balé ou concerto, ou fazer a visitação guiada dentro do prédio.

Os ingressos para a visitação e apresentações musicais e de balé, você pode comprar diretamente no site da Ópera de Viena.

3. Palácio de Schönbrunn

Saindo da área de Innere Stadt para o Palácio de Schönbrunn, é um lugar mais distante de outros pontos turísticos, mas também é uma parada obrigatória da capital austríaca.

O Schöbrunn é considerado um dos mais belos palácios do mundo e foi construído no século XVII para servir de residência de verão da família imperial austríaca. São inúmeros jardins de beleza inigualável e mais de 1400 cômodos, grande parte aberta à visitação.

O que fazer a noite em Viena?

A vida noturna em Viena inclui, além de óperas e música clássica, as casas noturnas. Então se você quer sair para dançar em Viena (e aqui não estamos falando de valsa), vá até a região de Innere Stadt, Donaukanal e MuseumsQuartier.

Se prefere bares e pubs, seu lugar é nos bairros de Spittelberg e Naschmarkt. Muitos oferecem música ao vivo, o que pode deixar sua noite ainda mais animada!

Se você procura por um entretenimento mais clássico, preciso dizer novamente: vá à Ópera de Viena. O valor é variado, dependendo de que área escolher para assistir a apresentação, por isso é um passeio que vale a pena e cabe em qualquer bolso.

Há também concertos de música clássica nas igrejas de São Estêvão e Karlskiche, o que pode ser uma experiência especial e inesquecível.

Viena também é conhecida por suas casas de jazz, então se você é um fã do ritmo, aposte na casa Jazzland, no bairro Bermudadreiek.

Vai viajar para cidades próximas da capital austríaca? Confira nosso guia para fazer um bate e volta de Viena.

Qual a melhor época para conhecer Viena?

Para quem busca sossego e economia, a melhor época para conhecer Viena é na baixa temporada, que ocorre em abril, maio, setembro e outubro, meses de primavera e de outono. São as épocas com menos turistas na cidade e o clima pode ser mais ameno.

Os valores de voos, hotel, passeios e alimentação também tendem a ser mais baixos. Especialmente na primavera, você poderá apreciar o festival de cores de flores nos jardins espalhados pela cidade.

O verão não é muito quente como no Brasil e também é uma ótima época para visitar a cidade, com atrações exclusivas na temporada. No verão é quando turistas e locais curtem mais a região do Rio Danúbio, com seus cafés, bares, cruzeiros e passeios de caiaque. É a época mais cheia do ano da capital austríaca e também a mais cara.

Confira a experiência do Kyrillos do canal Vida Nômade:

Já o inverno tem seu encanto pela neve, mercados e concertos de Natal da cidade. Viena tem uma paisagem estonteante por si só, mas no inverno ela ganha toques especiais e deslumbrantes, com seus prédios e ruas cobertos de neve e suas luzes de Natal. Também é uma época que a cidade fica mais cheia de turistas, portanto, mais cara.

O que fazer em Viena no inverno?

O inverno em Viena é uma época mágica, com neve e suas luzes de Natal, além de concertos e mercados especialmente pensados para a temporada. Como você pode imaginar, é muito fria essa época, com média máxima de 6 °C. Então prepare seu casaco e confira o melhor deste período do ano na cidade:

  • Concerto de Ano Novo em Viena, com a Orquestra Filarmônica de Viena, é um evento disputadíssimo. Planeje-se bem e reserve com muita antecedência seu ingresso pelo site da Orquestra, pois é a apresentação de música clássica mais famosa do mundo! Caso não consiga ingressos para o Concerto de Ano Novo, você pode tentar assistir outros concertos menores, mas não menos emocionantes;
  • A Wiener Eistraum (Ice World Vienna) tem várias pistas de gelo para patinar no inverno, e fica em frente à Prefeitura de Viena. No entorno, você pode encontrar muitas barraquinhas com bebidas e comidas quentes para completar a diversão e aquecer um pouco mais do frio congelante da cidade;
  • Os mercados de Natal acontecem em toda a cidade, mas o mais famoso também fica na região da Rathaus (prefeitura). Lá você encontrará barracas de comida, entretenimento para as crianças e música ao vivo para animar sua estadia na cidade e sentir o clima de um perfeito Natal vienense.

O que fazer em Viena no verão?

Verão é a época mais agitada da capital austríaca, então aproveite o que há de melhor nessa época do ano:

  • Nade no Alte Donau (Danúbio Velho). Um banho de rio no meio da cidade é bem refrescante e é o que vienenses e turistas fazem no verão de Viena! Se você preferir, pode também fazer um passeio de barco por lá;
  • Aproveite as piscinas públicas espalhadas pela cidade. Paga-se um preço módico para entrar nelas e é um refresco para os dias quentes;
  • Assista ao concerto da Orquestra Filarmônica nos jardins do Palácio de Schönbrunn, que acontece no fim de junho para celebrar o início do verão. Reserve com muita antecedência seu ingresso, pois é um evento bastante disputado e totalmente gratuito.

Divirta-se nos principais festivais de verão em Viena

  • O Festival Internacional de Dança de Viena (ImPulsTanz) acontece no verão e é um dos festivais de dança mais importantes do mundo. O evento ocorre em toda a cidade, então é possível que você participe de alguma apresentação ou atividade enquanto estiver lá;
  • Entre junho em julho também acontece o Jazz Fest Wien, com algumas apresentações gratuitas espalhadas pela cidade;
  • O Kultursommer Festival acontece por 40 dias no verão, com mais de mil apresentações por toda a cidade. Tem arte para todos os gostos e idades!

O que fazer além do óbvio em Viena?

Fugir do óbvio em Viena é uma missão para poucos, já que há tanto a ser oferecido pela cidade. Mas se quiser sair um pouco da vibração elegante e clássica da cidade, há algumas coisas bem legais a se fazer:

  • Pratersauna é uma antiga sauna no bairro de Prater (o mesmo do parque de diversões). Hoje em dia o local é uma casa noturna de música eletrônica. No verão, você pode aproveitar a piscina a céu aberto, tanto de dia, quanto de noite;
  • Supersense é um café na Praterstrasse, que faz às vezes também de museu e loja. O local tem um conceito especial: o de celebrar o mundo analógico. Discos de vinil, câmeras polaroid, estúdio de gravação, estão todos lá, no mesmo lugar e ao mesmo tempo. Lá você pode prensar seu próprio disco de vinil e imprimir cartões no sistema antigo de tipografia e 100% manual no melhor estilo Gutemberg;
  • Spittelberg é um bairro moderninho, contrastando com a sensação imperial e aristocrática de Viena. São muitas lojas alternativas, cafés e restaurantes, tirando o turista do “sentimento Viena”, parecendo até que você saiu da cidade!

Quanto custa viajar para Viena?

Viajar para Viena custa cerca de R$ 9 mil por pessoas para três dias na cidade. Calculamos uma média geral de quanto custa viajar para Viena abaixo.

Mas lembramos que tudo dependerá da época da sua viagem, suas prioridades de gastos e suas opções de hospedagem. Confira abaixo a média de preços para uma pessoa:

Item  Preço médio para 1 pessoa por 3 dias
Passagens Aéreas R$ 6.500
Hospedagem R$ 1.134
Atrações e Passeios R$ 475 = 88€
Transporte R$ 156 = 29€
Alimentação R$ 810 = 150€
TOTAL  R$ 9.075

*Conversão considerando a cotação do dia 17 de abril de 2023: 1€ = R$ 5,40.

Quantos euros levar para Viena?

Levando em conta os gastos médios da tabela acima (sem hospedagem e passagens aéreas), é recomendado levar entre 90€ e 125€ por dia, a depender do seu planejamento de gastos.

Mas para evitar sustos na sua viagem, é melhor não andar com tanto dinheiro pelas cidades que for passar. Maior susto ainda será se você usar seu cartão de crédito internacional e ser cobrado um alto valor de IOF a cada movimentação.

Por isso, a dica de ouro dos viajantes experientes é abrir uma conta gratuita na Wise e solicitar o cartão de débito multimoedas, que tem bandeira Visa. É muito fácil de usar e é aceito em praticamente todos os países.

Com a Wise você fará transações da sua conta bancária em reais e poderá comprar euros com as melhores taxas cambiais do dia e menor IOF que um cartão de banco comum.

Qual o gasto diário em Viena?

Antes de tudo, você deve se perguntar: qual é meu perfil de viagem? Se você for um viajante on-budget como eu, provavelmente 70€ será mais que suficiente para o seu dia, contando que suas reservas de hospedagem e atrações locais já tenham sido pagas.

Agora se você faz questão de vivenciar tudo o que há de melhor na cidade, é recomendado que considere um orçamento acima de 120€ por dia. Isso pode incluir mais passeios ou excursões, experiências em restaurantes e bares famosos, além de compras em lojas luxuosas.

O que não deixar de comer em Viena?

Aproveite para se fartar em Viena, pois a cidade tem muitos pratos típicos que são deliciosos! Destacamos três deles e onde você poderá comê-los:

Sachertorte

A Sachertorte é uma torta típica vienense, criada especialmente em uma festa do Príncipe Clement no século XIV. A Sacher é feita de chocolate, recheada com geleia de damasco, coberta com chocolate amargo cremoso e finalizada com uma moeda de chocolate em formato de carimbo de cera.

Sachertorte, Café Sacher, em Viena, Áustria
A imperdível e deliciosa Sachertorte do Café Sacher. Foto: Cecilia Odainai

É servida com chantilly e você pode se deliciar acompanhando-a com um bom café. A história da Sacher é muito interessante e o mais legal é que a receita continua secreta. Por isso, para experimentar a receita original, só mesmo indo ao Café Sacher em Innere Stadt.

Wiener Schnitzel

O Wiener Schnitzel é o prato schnitzel típico vienense. Tradicionalmente é feito com filé de carne empanado e frito, junto com salada de batata e rodelas de limão. Você pode experimentá-lo no restaurante Figlmüller, para uma receita deliciosa e autêntica.

Goulash

O Goulash é um prato de nome conhecido por alguns brasileiros, consistindo em um cozido de carne com cebola e especiarias. Experimente este prato no restaurante Rebhuhn, um típico Beisl. Beisls são considerados bistrôs austríacos, sendo restaurantes tradicionais que servem comida local.

Não sabe onde comer em Viena? Não deixe de conferir um guia completo com os sabores da cidade.

Onde se hospedar em Viena?

Não sabe onde se hospedar em Viena? Assim como qualquer cidade, algumas localizações são ideais para se hospedar. Considerando a melhor localização, fique na área de Innere Stadt. Ao longo do texto você pôde notar que a maior parte dos pontos turísticos e vida da cidade se concentram lá.

Como é o melhor ponto da cidade para ficar, consequentemente também é o mais caro. O mesmo acontece para o bairro MuseumQuartier, onde se concentram os museus da cidade e também está na região de Innere Stadt.

Neubau, Wieden, Leopoldstadt e Mariahilf são os bairros para se hospedar fora das duas regiões que falei anteriormente, sendo considerados locais mais jovens e alternativos. Mas se você procura preços módicos em Viena, Landstrassen e Margareten podem ser os bairros que você encontrará boas acomodações.

Qual o melhor transporte para aproveitar tudo que tem para fazer em Viena?

Viena possui uma excelente malha de transportes públicos, para alegria dos vienenses e de nós, turistas. Confira quais são as suas melhores alternativas para se locomover pela cidade:

  • Metrô (U-Bahn): Viena tem um dos sistemas de metrô mais modernos e eficientes da Europa, com cinco linhas que cobrem a maior parte da cidade. O metrô funciona das 5h às 0h30 nos dias de semana, com serviços noturnos especiais nos finais de semana. A passagem simples custa €2,40;
  • Ônibus e bondes (Straßenbahn): Viena também tem uma rede extensa de ônibus e bondes que complementam o metrô. Os ônibus e bondes geralmente funcionam das 5h às 0h30, mas há também serviços noturnos especiais. As linhas de bonde mais usadas por turistas são as 1 e 2, que fazem o trajeto da Ringstrasse. A tarifa simples para cada um desses transportes também é de €2,40;
  • Táxi e carro de aplicativo: use em caso de necessidade, porque esses tipos de transportes são muito mais caros do que outras opções de transporte público.

Para não precisar se preocupar com passagem em transporte público, muitos turistas adquirem o Vienna Card, que também dá desconto em ingressos de alguns pontos turísticos famosos e restaurantes.

Parlamento Austríaco, Viena, Áustria
A beleza do Edifício do Parlamento Austríaco também pode ser explorada com o ônibus turístico. Foto: Cecilia Odainai

Mas o melhor negócio é comprar o Vienna PASS, que é uma versão mais completa do Vienna Card: além de dar acesso aos transportes, também inclui a entrada de muitos pontos turísticos que você irá visitar.

Como se planejar para visitar Viena?

A Áustria faz parte da União Europeia, o que facilita para nós brasileiros porque não precisamos solicitar visto antes da viagem para lá. Leve com você o passaporte com validade mínima de seis meses, anote os locais que planeja visitar e imprima ou leve no celular os comprovantes de onde você vai se hospedar. Confira outras dicas:

Não esqueça do seguro viagem

Fique atento: é obrigatório contratar um seguro viagem para ir a Áustria, então nem pense em sair do Brasil sem já ter contratado seu seguro! Faça agora sua cotação com o Seguros Promo e utilize nosso cupom EUDTURISMO5 para ter 5% de desconto na sua contratação de seguro.

Chip internacional

Outra coisa que vai ajudar muito na sua viagem é ter seu celular sempre conectado, sem depender da disponibilidade de wi-fi dos lugares que for visitar. Por isso, contrate um serviço de chip internacional que possa te acompanhar em todas as cidades que for visitar.

No site da America Chip você pode optar por um pacote com internet ilimitada e de alta velocidade, além de poder optar por 100 minutos de ligações para o Brasil.

Garanta as atrações com antecedência

Para ser ainda mais prático em sua viagem, compre ingressos com antecedência para as atrações que você deseja visitar. Isso é economizar tempo e dinheiro na sua viagem.

O Get Your Guide tem inúmeros passeios, excursões e, se preferir, apenas venda de tickets para os lugares mais cobiçados pelos turistas.

Cartão de débito internacional

E para finalizar, vou repetir uma dica superimportante: não ande com um montante de dinheiro pelas cidades que for visitar, isso além de perigoso é arriscado. Adquira seu cartão de débito Wise agora, fique seguro e economize bem mais com taxas e câmbio.

Acho que para finalizar este artigo eu só poderia parafrasear o músico Billy Joel e dizer: “When will you realize Vienna waits for you?”. Boa viagem!