Oslo é a capital da Noruega e é uma cidade rica em história e cultura. Mesmo assim, você deve estar se perguntando sobre o que fazer em Oslo. Localizada no fiorde de Oslo, a cidade oferece uma variedade de atrações turísticas, desde belos parques até museus fascinantes.

Se você está planejando visitar a capital norueguesa, este artigo lhe dará algumas dicas sobre as melhores atividades para fazer na cidade, mesmo que você esteja lá por poucos dias.

O que fazer em Oslo?

Oslo ou “Oslove“, como a cidade pode ser carinhosamente chamada, se divide entre uma parte antiga que se mescla com uma arquitetura moderna e bem nórdica, sendo ela minimalista, elegante e diferente.

Pensando em melhorar a sua experiência, criei este mapa onde destaquei o que você pode fazer em diferentes dias para tirar o maior proveito desta cidade tão maravilhosa.

Os pontos destacados em vermelho se referem ao que fazer em 1 dia em Oslo. Os pontos em azul incluem o roteiro do que fazer em 3 dias em Oslo e os pontos em verde mostram o que fazer estando 5 dias na capital norueguesa.

O que fazer em 1 dia em Oslo?

Sua viagem é rápida, você está literalmente só passando pela cidade e quer ver o melhor que ela pode oferecer? Não tem problema. Apresento a lista dos lugares que você precisa visitar em um dia, caso a sua estadia seja curta:

  • Você vai começar o seu dia na Ópera de Oslo para visitar um dos monumentos mais importantes da região Nórdica. É possível andar em seu teto, visto que o seu projeto arquitetônico conta com rampas que viram parte do telhado;
  • Saindo de lá, é a hora de visitar a Fortaleza Akershus, que começou a ser construída no século XIII e aguentou invasões de forças suecas no século XVII;
  • Depois vá para Rua Karl Johans, a principal da cidade. Aproveite para desfrutar da vista, quem sabe fazer umas compras ou, até mesmo, uma sua refeição;
  • Aproveite e passe por “Stortinget” e veja o suntuoso Parlamento Norueguês;
  • Depois dê uma passada no Palácio Real, você pode visitar, mas também pode só tirar foto de onde a realeza norueguesa vive;
  • Por fim, se a sua viagem estiver marcada após 14 de agosto de 2023, vale visitar o Centro Nobel da Paz, que estará temporariamente fechado até a data citada. Apesar de os prêmios Nobel serem entregues pela Suécia, o prêmio da Paz é sempre entregue na Noruega.

O que fazer em 3 dias em Oslo?

Se você tem mais tempo e pode passar 3 dias em Oslo, siga o roteiro que recomendamos para o primeiro dia, afinal de contas, ali está o mais essencial para se ver na cidade.

Além disso, sugerimos outros passeios mais descontraídos e culturais:

Roteiro para o segundo dia

Comece o dia no Museu Nacional para conhecer um pouco sobre a arte do país e da região.

Depois vá andando para o Teatro Nacional, que foi construído em 1899 e é um dos principais teatros do país. Você estará em perto da Rua Karl Johan e pode aproveitar para conhecer um restaurante novo.

Por último, aproveite o Parque Vigeland que é conhecido por ser o parque que contém mais de 200 estátuas, sendo o maior parque de esculturas do mundo. A entrada é gratuita e é um ótimo lugar para relaxar.

Roteiro para o terceiro dia

Comece seu segundo dia indo para o Museu Fram que conta a história da expedição polar norueguesa.

Depois você vai ao museu que está logo em frente que se chama Museu do Kon-Tiki que conta a história da Expedição Kon-tiki que foi contada no filme de mesmo nome.

Parque Vigeland em dia de verão
O Parque Vigeland é um dos pontos turísticos mais famosos da capital norueguesa

Depois é a hora de ir para o Museu do Barco Viking para conhecer um pouco mais sobre o povo Viking, suas batalhas e sobre a história daqueles barcos e suas viagens. Por fim, visite também o Museu Norueguês da História Cultural.

Observação: você vai notar que muitos roteiros te indicam começar o seu trajeto pelo museu de história cultural e terminar o roteiro no Museu Fram. Mas meus amigos noruegueses que foram comigo me recomendaram fazer a ordem inversa para evitar filas de turistas que seguem aquele caminho, então estou compartilhando esta dica com vocês.

O que fazer em 5 dias em Oslo?

Vai ficar quase uma semana na cidade? Então você tem tempo de sobra para conhecer ainda mais do que a cidade oferece de melhor e que não teve tempo de fazer nos outros dias.

Roteiro para o quarto dia

  • Comece o dia visitando Holmenkollen, que é a maior pista de esqui do mundo. Você ainda pode viver a emoção de pular de Holmenkollen no simulador de esqui que fica dentro do Museu do Esqui. O museu está fechado para reformas até o final de 2023, mas você ainda consegue visitar a área da pista e saber sobre as atualizações dos passeios em seu site oficial;
  • Depois pegue um transporte público até uma das minhas áreas favoritas da cidade, Aker Brygge. Ela é famosa por seu píer e é onde muitas pessoas vão nadar durante os longos dias de verão. Você também encontra muitos restaurantes com mesas ao ar livre e uma variedade imensa de sabores sendo servidos;
  • Depois de já estar bem alimentado de alimentos e vistas bonitas, não deixe visitar o Museu de Munch, um lugar bem diferente arquitetonicamente e que tem as obras de Edvard Munch, famoso pela obra “O Grito”;
  • Por fim, encerre o dia visitando Grünerløkka que é uma das áreas mais badaladas de Oslo. Ela conta com uma mistura de lugares elegantes e alternativos, além de mercados que vendem produtos importados, e ainda conta com cafés deliciosos e galpões industriais onde acontecem algumas festas e shows.

Roteiro para o quinto dia

Por que não fazer um passei o de barco? Como Oslo é uma cidade litorânea, nada melhor do que fazer um cruzeiro turístico no fiorde de Oslo admirando a beleza da região. Você pode aprender com um guia sobre a história e a geografia de Oslo em um passeio de 2h que te mostra algumas das regiões mais bonitas da cidade.

Na volta você ainda pode pegar uma balsa para visitar Hovedøya e aproveitar o dia para fazer caminhadas, conhecer suas ruínas e, se estiver sol, aproveitar suas praias.

Quantos dias são suficientes em Oslo?

Como Oslo não é uma cidade grande, eu acredito que 3 dias é o ideal para quem deseja ver os principais pontos turísticos da cidade e ainda aproveitar alguns programas culturais. Mas depende muito do seu estilo de viajante e das atrações que você deseja visitar.

Agora, se você deseja explorar como os locais vivem, vai precisar de 5 a 7 dias para conseguir desfrutar também de algumas trilhas nas regiões ao redor da cidade.

O que não pode deixar de conhecer em Oslo?

Se você tiver poucas horas em Oslo e só puder visitar um único lugar, você não pode deixar de conhecer a Fortaleza de Akershus, pois é gratuito e é um ótimo lugar para descobrir a história de Oslo e aproveitar um dia de verão.

A construção do Castelo e da Fortaleza de Akershus foi iniciada em 1299 durante o reinado do rei Håkon V. O castelo medieval, que foi concluído em 1300, tinha uma localização estratégica no final do promontório e resistiu a vários cercos ao longo dos tempos. O rei Cristiano IV da Dinamarca (1588-1648) mandou modernizar o castelo e convertê-lo em um castelo renascentista e residência real.

É possível fazer visitas guiadas à fortaleza durante os meses de verão e a área da fortaleza é um local popular para grandes eventos, incluindo shows, comemorações de feriados, cerimônias e até mesmo o Festival Medieval anual.

O que fazer a noite em Oslo?

Você pode aproveitar a noite de Oslo tanto para visitar a Fortaleza quanto para caminhar por Aker Brygge, com suas luzes e seus restaurantes.

Outra opção é passar por Karl Johans e ver o que está acontecendo na região. Durante o verão é comum ver algumas performances nas ruas e bons músicos tocando em bares e restaurantes.

Agora, se você gosta mais de um ambiente alternativo e multicultural, Grünerløkka é o local que você precisa ir. Não importa se você vai querer relaxar, comer bem, ou festar, Grünerløkka pode te oferecer o que você busca.

O que fazer em Oslo no inverno?

Não ver a Aurora Boreal. É isso mesmo que você leu.

Muita gente vai até Oslo buscando ver a Aurora Boreal, mas é praticamente impossível vê-las de lá devido à poluição visual da cidade.

Então se você tiver de carro e a previsão do tempo estiver favorável, você pode dirigir por uma hora e vê-la em uma região mais afastada da cidade. Mas esta opção não deve estar na sua lista de coisas para fazer em Oslo em si. Você pode fazer isso em Tromsø ou nas Ilhas Lofoten.

Mas então o que você pode fazer durante o inverno em Oslo?

  • Pratique esqui cross-country em Frognerseteren;
  • Vá a feira de Natal Jul i vinterland em Spikersuppa patinar, comer e aproveitar o mercado de natal;
  • patinar no gelo na Estação Frogner;
  • Visite o Parque de Inverno de Oslo Tryvann;
  • Beba muito Gløgg e Julebrus.

O que fazer em Oslo no verão?

O clima de Oslo é bem agradável no verão, por isso aproveitar os longos dias de sol é algo que com certeza você deve fazer estando lá.

Algumas opções para te ajudar a aproveitar mais o verão em Oslo são:

O que fazer além do óbvio em Oslo

Se você já conheceu os pontos turísticos mais bonitos da cidade, algumas opções de coisas para fazer e experimentar em Oslo além do óbvio são:

Fazer uma trilha nos arredores da cidade. Mesmo durante os meses de inverno, tem algumas trilhas que são de fácil acesso e, que se não tiver neve, ou gelo, são bem seguras. Como a caminhada de Oslofjord que proporciona uma vista incrível da cidade.

Você também pode visitar o Parque de Verão de Oslo e aproveitar o clima de verão para fazer arvorismo, tirolesa e passar um dia na natureza.

Trinity Church em Oslo
A Igreja da Trindade é uma das maiores igrejas de Oslo. Foto: Marienne Pires

Visitar a região onde fica a igreja da paróquia da Trindade, e o mural de Picasso localizado ao lado do quarteirão governamental, uma região que guarda lembranças de uma das coisas mais tristes que aconteceram na história recente da Noruega que foi um atentado em 2011.

Quanto custa viajar para Oslo?

Os custos de viagem para Oslo podem variar dependendo do seu estilo de viajante. Uma viagem para Oslo sem muitos exageros custa em média R$ 12.605 por pessoa, considerando uma viagem com duração de 7 dias e uma taxa de conversão da coroa norueguesa do dia 17 de abril de 2023 (1 NOK = R$ 0,47 + IOF).

O que mais vai impactar no valor que você vai gastar são os restaurantes que você decidir visitar e as atrações também. Mas vamos levar em consideração alguns dos principais gastos que você vai ter para viajar para a Noruega.

Item Preço médio para 1 pessoa por 7 dias
Passagens aéreas Saindo de São Paulo R$ 7 mil
Hospedagem em hotel 3 estrelas R$ 2.400,00
Atrações turísticas R$ 700,00
Transporte (bilhete semanal) R$ 155,00
Alimentação (em restaurantes) R$ 2.350
Total R$ 12.605

Qual o gasto diário em Oslo?

Se você estiver viajando sozinho para Oslo, dependendo do seu estilo de viagem, pode pagar R$ 270 por uma pernoite em um hostel em quartos compartilhados ou R$ 342 em um hotel 3 estrelas. Se você preferir uma viagem mais confortável, pode desembolsar um pouco mais de R$ 1.330,00 por uma pernoite em um hotel de luxo.

Alguns museus têm entrada gratuita em dias específicos da semana. Por isso vale sempre a pena conferir o site oficial deles.

O gasto com restaurantes pode variar, mas a média de gasto de viajantes é de 700 NOK (R$ 335,26) por dia, considerando que a pessoa intercale comer em restaurantes e em redes fast food. Veja a média de gastos diários com alimentação, com base em dados do Numbeo.

Item Custo em coroa norueguesa Custo em real*
Refeição para uma pessoa em restaurante barato 200 NOK R$ 95,80
Refeição para duas pessoas em restaurante mediano 1.100 NOK R$ 526,89
Combo do McDonalds (Big Mac ou equivalente) 120 NOK R$ 57,46

*Cotação do dia 17 de abril de 2023: 1 NOK = R$ 0,47 + IOF

Quanto dinheiro levar para Oslo?

Apesar de a moeda oficial da Noruega ser a coroa norueguesa, vai ser muito difícil você trocar esta moeda no Brasil.

Por isso recomendamos que você troque os seus reais por euros e os seus euros por coroa norueguesa já estando lá, pois todas as casas de câmbio do país aceitam euros, mas a maioria não aceita real.

Agora, falando sobre quantidade de dinheiro, este é um fator que depende do seu estilo de viajante, fiz um comparativo para que você veja qual custo você terá dependendo do seu estilo de viagem:

  • R$ 5.270,73 (11.000 NOK) para uma estadia barata;
  • R$ 7.187,36 (15.000 NOK) para uma viagem econômica;
  • R$ 8.145,67 (17.000 NOK) para uma semana de estadia confortável;
  • R$ 21.082,92 (44.000 NOK) para uma semana de férias de luxo em Oslo.

Uma boa dica é levar o cartão multimoedas Wise, pois além de não precisar ficar contando moedas e trocando notas, na volta você consegue gastar o dinheiro que está na sua conta em outros países.

O que não deixar de comer em Oslo?

Apesar de a culinária norueguesa não ser muito famosa, há alguns pratos que você precisa conhecer para entender mais da cultura local. Por isso, fiz uma lista de pratos que você deve provar e ainda te conto onde você pode achar cada um deles:

  • Burnost (queijo marrom): você com certeza vai encontrar no buffet de café da manhã do seu hotel, ou em qualquer mercado da cidade;
  • Salmão defumado: o salmão defumado norueguês tem um sabor incomparável e você pode deliciar esse prato sozinho ou acompanhado de pão integral com manteiga, como uma brusqueta. Você pode experimentar no Fiskerit Youngstorget na Youngstorget 2b;
  • Lompe med pølse: o cachorro quente norueguês vem com “lompe” que é um pão de batata fino que se assemelha muito ao crepe. Você pode encontrar esse prato em qualquer lugar e ainda pedir um que vem enrolado com bacon. Este é um exemplo típico de uma refeição econômica para moradores e viajantes de Oslo;
  • Leverpostei (patê de fígado): praticamente toda criança cresceu comendo patê de fígado com torradas. Talvez você não encontre essa iguaria no seu buffet de hotel, mas com certeza encontrará em qualquer mercado da cidade;
  • Cavalinha em lata: se assemelha muito a uma sardinha em lata com molho de tomate e lá é muito consumido, até mesmo no ambiente de trabalho, mas somente em áreas externas, ou específicas, afinal de contas é peixe e o odor ao abrir a lata é forte. Você com certeza também encontra essa comida em qualquer mercado;
  • Chocolate norueguês: os noruegueses têm muito orgulho de seu chocolate. A marca se destaca é a Freia e seu produto mais famoso é a barra de chocolate ao leite. Você pode encontrar em qualquer mercado e até mesmo no aeroporto;
  • Skolebrød (pão escolar): se você é chegado em doces no café da manhã, com certeza esse prato é para você! Esses pãezinhos eram colocados na merenda escolar e vendidos nas vendas de bolos escolares também, e por isso eles recebem este nome. Eles se assemelham aos donuts e você pode encontrar no buffet do hotel, ou em padarias da cidade;
  • Waffles: os noruegueses têm o hábito de comer um waffle fino que lembra a forma de cinco corações dourados unidos. Você pode comê-los com chantilly, frutas vermelhas, geleia e também com queijo marrom. Você pode encontrar na Haralds Vaffel na Torggata 7;
  • Aquavit: apesar do gosto ser um pouco parecido com vodka, mas com o sabor característico de cominho, essa bebida alcoólica é feita à base de grãos ou batatas. Sinceramente, não acho nada gostoso. Mas se quiser experimentar uma bebida típica, esta é a minha recomendação. Compre uma garrafa do aquavit mais famoso, Linie, em qualquer loja de bebidas, ou peça a qualquer bartender uma dose ou um coquetel aquavit.

Onde se hospedar em Oslo?

Na minha opinião, o melhor lugar para se hospedar em Oslo e para ficar a poucos passos de distância dos principais locais é no centro de Oslo.

Essa região fica ao longo do fiorde principal; é uma seção à beira-mar que começa em Filipstadkaia, a principal estação ferroviária, e atravessa a orla até o leste até a Ópera de Oslo.

Nesse bairro você encontra mais de 100 hotéis, além de estar próximo de todas as atrações que mencionamos no roteiro do primeiro e do segundo dia. Essa parte da cidade se divide em subpartes que são: Sentrum (centro), Gamle (velho) e Aker Brygge.

Outras opções de lugares próximos ao centro que são um pouco mais acesssíveis, mas de fácil acesso, são: Frogner, Majorstuen e Grünerløkka. Para aqueles que gostam de um lugar mais calmo, porém ainda bem localizado, St. Hanshaugen é uma região interessante que fica no topo de um morro e com uma bela vista da cidade.

Qual o melhor transporte para aproveitar tudo que tem para fazer em Oslo?

O transporte público em Oslo funciona muito bem e é sempre pontual. Você pode se locomover na cidade com metrô, trem, bondinho, ônibus e barco e acompanhar os horários de cada um deles, fazer seu roteiro e ainda comprar sua passagem através do aplicativo da Ruter.

Os metrôs rodam das 5h30 até 1h da manhã e somente duas linhas de ônibus, a 31 e a 37, rodam a noite toda. Você ainda pode contar com ônibus noturnos que funcionam na sexta à noite, no sábado à noite e nas noites antes dos feriados.

Você também pode contar com patinetes elétricos e bicicletas para alugar no centro da cidade. Para usufruir desses meios, é baixar os apps das empresas que oferecem esse serviço.

Passeio no barco em Oslo
Os barcos também fazem parte do sistema de transporte público em Oslo. Foto: Marienne Pires

Para aqueles que gostam de se locomover enquanto escutam um pouco da história do local, uma opção bem interessante é ônibus turístico hop-on hop-off, que apesar de não contar com áudios em português, apresenta áudios em inglês, espanhol, italiano e outros idiomas.

Agora, se você deseja fazer um bate e volta, você ainda pode alugar um carro para conhecer as cidades ao redor de Oslo, conhecer outros fiordes da Noruega, fazer uma trilha maior, ou subir uma montanha. Porém, para ser bem sincera, se você só for ficar na cidade de Oslo, essa opção não compensa tanto.

Como se planejar para visitar Oslo?

Este artigo deve estar te deixando cada vez mais empolgado para a sua viagem, não é mesmo?

Mas é importante se planejar bem para visitar Oslo e fazer uma viagem bem tranquila. Por isso, para garantir que você vai ter uma boa experiência e se precaver, separamos alguns pontos que você deve levar em consideração:

Visto para a Noruega

Como a Noruega faz parte do Espaço Schengen, brasileiros podem visitar o país por até 90 dias, dentro de um espaço de 180 dias, sem a necessidade de ter um visto para a noruega especial em mãos.

Seguro viagem para Noruega é obrigatório

De acordo com o Tratado de Schengen, para entrar em qualquer país que faz parte desta região você precisa de um seguro viagem Europa com cobertura para despesas médicas e hospitalares igual ou superior a EUR 30 mil ou o equivalente em outra moeda.

Para adquirir sua apólice, recomendamos realizar a cotação no site do Seguros Promo e utilizar nosso cupom de desconto, o EUDTURISMO5 para abater 5% do valor.

Compre ingressos com antecedência

Se você deseja evitar filas para economizar tempo e ainda economizar dinheiro também, a melhor maneira é adquirir seus bilhetes para os passeios turísticos por meio do Get Your Guide.

O site te permite pagar por seus passeios em real tanto no cartão de débito, como no cartão de crédito e ainda oferece cancelamento grátis em diversas compras.

Outra opção também adquirir o Oslo Pass por 1, 2 ou 3 dias através do Visit Oslo. Ele inclui entradas gratuitas a museus, transporte público gratuito e descontos em restaurantes e serviços.

Alugando um carro

Caso você queira explorar os arredores da cidade, uma opção é utilizar o app Getaround. Eu já o usei para uma viagem e ele funciona como se fosse um “Airbnb de carros”, ou seja, você aluga o carro com o proprietário através da plataforma.

É importante notar que para dirigir na Noruega com a Carteira de Habilitação brasileira é necessário ter consigo a Carteira de Motorista Internacional, também chamada de PID, ou Permissão Internacional para Dirigir.

Mantenha-se conectado durante toda a sua viagem

Hoje vivemos em um mundo digital e como você pode perceber, além do Google Maps, outros aplicativos de viagens vão facilitar e muito o seu passeio. Então manter-se conectado a uma boa internet faz total diferença na sua experiência de viagem.

As taxas de roaming internacional são altíssimas, por isso, melhor do que pagar por elas é comprar um chip internacional que vai te dar uma boa conexão e um bom preço. Por isso recomendamos a America Chip, uma empresa que oferece chip internacional com cobertura em mais de 200 países.

E vamos combinar que além de garantir que você vai conseguir se locomover bem dentro da cidade, uma boa conexão ainda vai te permitir falar com a sua família e postar aquelas fotos e vídeos bonitos em suas redes sociais.

Agora que você já tem o seu roteiro e o seu planejamento em mãos, te desejo uma excelente viagem para a Noruega!