Oslo na Noruega: guia para a capital que resiste em meio à natureza

Viajar pela Europa  / 

Considerada uma das capitais mais bonitas da Europa e da Escandinávia, Oslo na Noruega impressiona os visitantes. A pequena cidade impressiona pela magia da sua história, pela natureza, um dos seus principais atrativos e, principalmente: pela arte que a rodeia.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Conheça mais sobre a cidade, seus principais pontos turísticos e um mini-roteiro de 2 dias para aproveitar o que Oslo na Noruega tem de melhor.

Onde fica a cidade de Oslo na Noruega

Capital da Noruega, Oslo é, também, a maior cidade do país. Situada ao sudeste, é o centro cultural, científico, econômico e governamental, além de ser considerada uma cidade global.

Também é tida como uma das cidades mais caras do mundo. Sua região metropolitana cresce anualmente, tornando Oslo na Noruega a capital europeia com maior crescimento anual. A moeda oficial é a Coroa Norueguesa (NOK ou kr).

Apesar do idioma local ser o norueguês, facilmente comunica-se em inglês na cidade.

Como ir à Oslo na Noruega

Ainda não existem voos diretos para Oslo saindo do Brasil. Porém, companhias aéreas como GOL, TAP, KLM, Air France, SWISS e Lufthansa oferecem opções com apenas uma escala na ida e na volta.

São dois os principais aeroportos da cidade: o Aeroporto Gardermoen, o mais importante da Noruega e o mais próximo de Oslo, e o Aeroporto de Torp.

Por não ser um voo com passagens baratas, principalmente por precisar ter escala, sugerimos fazer uma comparação utilizando o comparador do site Kayak. Os viajantes terão acesso aos melhores preços, de acordo com as datas possíveis. Ainda é possível colocar alertas de passagens, para receber sempre a baixa ou o aumento dos preços.

Se já tiver pela Europa, é possível chegar à Oslo na Noruega de barco. Eles costumam sair de alguns dos principais portos do norte do continente, como de Londres ou Amsterdam. Caso prefira ir de trem, a cidade conta com a Estação Central de Oslo.

Saiba mais sobre como viajar de trem na Europa.

Como se locomover em Oslo na Noruega

Oslo na Noruega é uma cidade relativamente pequena, o que facilita muito deslocar-se apenas em uma breve caminhada. No entanto, se quiser ir mais rápido, pode contar com a rede de transportes que é bastante eficiente.

Rede de transporte em Oslo na Noruega

Metrô (T-Bain): com 6 linhas, o metrô funciona, normalmente, entre 5h30 até meia-noite;

Ônibus: com horários parecidos com o do metrô, a frequência costuma ser de 5 a 10 minutos. São mais de 50 linhas que circulam pelo centro e pelos subúrbios da cidade;

Bondes (Trikken): são 6 linhas de bonde, com quase 100 estações pela cidade. Boa opção para locomover-se para bairros e parques mais afastados do centro da cidade.

Outros meios de transporte em Oslo na Noruega

Uma boa opção também é percorrer a cidade em ônibus turístico. A excursão de Ônibus Hop-On Hop-Off em Oslo e Opções de Passeio de Barco tem duração de 24 ou 48 horas e você pode descer e subir quantas vezes quiser, em diversas paradas pela cidade.

Conheça mais a história de Oslo

A história de Oslo na Noruega é bastante ligada à cultura escandinava e, sobretudo, viking. Eles começaram a navegar por ali no ano 800 d.C até o princípio do século XI.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Com batalhas sangrentas no mar, conquistaram as terras nórdicas. Além disso, são parte do avanço nas construções de embarcações em madeira e metal.

No século XX, Oslo foi vítima da ocupação nazista em 1940, quando Hitler estabeleceu controle sobre as exportações da cidade. Depois de libertada, em 1945, recuperou-se.

Hoje, com uma monarquia parlamentar, é parte do Espaço Schengen e tornou-se moderna e jovem, misturando tradição, história, lendas e muita cultura.

Oslo na Noruega Ópera House

No país, não deixe de visitar os impressionantes fiordes da Noruega.

10 pontos turísticos em Oslo na Noruega a não perder

São muitos os passeios e atrações a serem visitadas em Oslo. Mas separamos aqui as 10 principais, que devem constar no seu roteiro. Certamente, será uma experiência de viagem.

Confira os melhores:

1. Museu Munch

Um dos museus mais interessantes de Oslo na Noruega é o dedicado às obras do artista Edvard Munch. Inaugurado em 1963, ele expõe obras doadas pelo próprio Munch, deixadas em seu testamento.

A coleção, que possui mais de mil pinturas e cerca de 15 mil desenhos, mostra mais da metade da obra do artista conhecido, principalmente, pelo quadro “O Grito“.

O museu mostra algumas das versões desta obra, pois a original está em outro museu da cidade, a Galeria Nacional.

Localização: Tøyengata 53, 0578 Oslo, Norway
Como chegar: Metrô: linhas 1, 2, 3, 4 e 5. Ônibus: linhas 20 e 60
Horário:
De 11 de junho até 9 de setembro:
Todos os dias, das 10h às 17h
De 10 de setembro até 25 de setembro:
Todos os dias, das 11h às 16h
De 29 de setembro até 23 de dezembro:
Todos os dias, das 10h às 16h
Ingresso:
Adultos: 120kr
Estudantes: 60kr
Menores de 18 anos: entrada gratuita

2. Parque de Esculturas Vigeland

É um dos locais mais visitados de Oslo na Noruega, recebendo mais de um milhão de pessoas por ano. O parque abriga as esculturas feitas pelo arquiteto Gustav Vigeland, que dedicou 20 anos de trabalho ao local, a grande obra de sua vida.

Ele esculpiu as esculturas ao ar livre no antigo jardim de sua casa que se transformou em parte do parque. Com 32 hectares, é um super passeio na cidade.

Preste atenção à grande fonte de bronze, com seus seis gigantes, e a escultura do menino zangado, entre as mais de 200 que compõem o parque.

O melhor é que o grande museu ao ar livre fica aberto durante todo o dia, com entrada gratuita.

Localização: Nobels gate 32, 0268 Oslo, Norway
Como chegar: Bonde: linhas 12, 15 e 19. Ônibus: linha 20
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

Oslo na Noruega Parque Vigeland

3. Catedral de Oslo (Domkirke)

Conhecida como Igreja de Nosso Salvador, a Catedral de Oslo na Noruega é a terceira catedral da cidade. Seus cinco sinos pertenceram à antiga Trindade, destruída em um incêndio.

É na torre da Catedral de Oslo que está, também, o relógio mais antigo da Noruega, de 1718. Na visita, preste atenção ao altar de estilo barroco e nos detalhes de sua arquitetura.

Se quiser conhecer o santuário enquanto passeia pela cidade, faça a excursão a pé auto-guiada de Oslo com guia de áudio e aprenda mais sobre a história de Oslo.

Localização: Karl Johans gate 11, 0154 Oslo, Norway
Como chegar: Bonde: linhas 15 e 19. Ônibus: linha 37
Horário: todos os dias, das 10h às 16h
Ingresso: gratuito

4. Galeria Nacional da Noruega (Nasjonalgalleriet)

Outra das visitas de arte obrigatórias em sua visita à Oslo na Noruega, a Galeria Nacional conta com a maior coleção de pinturas e esculturas do país.

Inaugurada em 1837, estão lá tanto obras clássicas como da arte moderna. São mais de 4.500 pinturas e cerca de mil esculturas, além de obras gráficas, gravuras e desenhos.

É aqui que está duas das grandes obras de Edvard Munch: “O Grito” e “A Madonna“. Além do artista, veja quadros de El Greco, Van Gogh, Monet e Picasso.

Localização: Universitetsgata 13, 0164 Oslo, Norway
Como chegar: Ônibus: Nationaltheatret, linhas 150, 160 e 250. Metrô: Stortinget. Bonde: Tullinløkka
Horário:
De terça a sexta: das 10h às 18h (quinta até as 19h)
Sábados e domingos: das 11h às 17h
Ingresso:
Adultos: 120kr
Estudantes e maiores de 60 anos: 95kr
Crianças entre 6 e 15 anos: 40kr
Menores de 6 anos: entrada gratuita

6. Ópera de Oslo

O edifício de mármore da Ópera de Oslo já virou icônico na cidade. A sua localização também é especial: fica nas margens do mar do Norte, em frente ao fiorde norueguês, o que faz com que um de seus palcos fique a 16 metros sob o nível do mar.

O auditório principal tem capacidade para 1.360 pessoas. Além da arquitetura do prédio, com uma fachada de mármore e vidro, o interior tem também uma decoração especial.

Mas a visita vale, principalmente, pelo terraço, com um dos melhores mirantes de Oslo.

Localização: Ópera de Oslo na Noruega
Como chegar: Trem e ônibus: Jernbanetorget
Horário:
De segunda a sexta, das 10h às 21h
Sábados e domingos, das 12h às 21h
Ingresso:
A entrada ao edifício é gratuita. Porém, paga-se ingresso caso queira assistir alguma apresentação. O valor varia, dependendo do espetáculo.

7. Aker Brygge

Uma das zonas mais animadas de Oslo na Noruega, o bairro de Aker Brygge foi construído entre 1986 e 1998, após a demolição de antigos edifícios industriais na região.

Com uma linda paisagem natural, um de seus principais pontos turísticos é a The Sneak Peak, uma torre de cristal com um elevador que sobe 54 metros, oferecendo uma bela vista do local e da cidade.

Local para aproveitar, também, suas cafeterias e restaurantes, principalmente em um fim de tarde em temporadas com clima mais ameno.

Localização: Aker Brygge
Como chegar: Bonde: AkerBrygge (linhas 12, 13, 16, 19)
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

8. Palácio Real de Oslo

O Palácio Real de Oslo na Noruega ainda é habitado: é lá que reside a família real norueguesa. Constitui, também, um dos principais monumentos da cidade.

No entanto, seu interior só pode ser visitado nos meses entre junho e agosto. Se for em outro período, preste atenção no exterior do edifício.

Abrigando uma capela, uma sala de baile, a sala do trono e a sala dos pássaros, o Palácio Real de Oslo, desenhado pelo arquiteto Hans Linstown, ainda conta com um jardim aberto ao público.

Suas árvores majestosas e esculturas de importantes personagens da história da Noruega podem ser vistos de maio a outubro.

Todos os dias, a partir de 13h30, acontece a Troca da Guarda de sua Alteza Real, com um desfile de 40 minutos. Se quiser seguir o trajeto, a marcha inicia no Forte Akerhus.

O Palácio Real é uma das paradas do Passeio a Pé Essencial de Oslo, com guia local e em português, com duração de 3 horas.

Localização: Slottsplassen 1, 0010 Oslo, Norway
Como chegar: Bonde e ônibus: paradas Nationaltheatret e Slottsparken
Horário:
Tours pelo palácio:
Todos os dias das 10h às 17h
As visitas guiadas em inglês: todos os dias das 12h às 16h
25 de junho: fechado.
Ingresso:
Adultos: 140kr
Crianças, estudantes e maiores de 60 anos: 110kr
Menores de três anos e pessoas com mobilidade reduzida: entrada gratuita

5. Forte de Akershus

De origem medieval, o Forte de Akershus foi cenário de diversas batalhas e é, hoje, uma das principais atrações turísticas de Oslo na Noruega.

Fica junto ao mar e, por isso, desempenhou um papel importante na história do país, tendo sido atacado em diversas situações.

Além disso, o Forte de Akershus também funcionou como prisão e, atualmente, ainda continua como zona militar que pode ser visitada pelos turistas. Também serve de local para eventos oficiais.

Na sua visita, percorra as diversas áreas do Forte como o Castelo, as salas onde importantes decisões foram tomadas, as masmorras, a cripta e os Museus da Defesa e da Resistência.

A entrada é gratuita mas, se quiser conhecer as partes obscuras da fortaleza, faça o passeio a pé de mitos e lendas em Oslo, com guias especializados e histórias interessantes.

Localização: Forte de Akershus
Como chegar: Bonde: linha 12
Horário:
Do dia 1º de maio até o dia 30 de setembro:
Porta principal: das 6h às 21h
Portas laterais: de segunda a sexta: das 7h às 21h
Portas laterais: de sábado e domingo: de 8h a 21h
Do dia 1º de outubro até o dia 30 de abril:
Porta principal: das 6h às 21h
Portas laterais: todos os dias das 10h às 21h
Ingresso: gratuito

Oslo na Noruega Forte de Akershus

9. Museu dos Barcos Vikings

Passeio para os que gostam de curiosidades e história, o Museu dos Barcos Vikings, em Oslo na Noruega, exibe os navios vikings mais bem conservados do mundo. São 3 barcos conservados, que foram encontrados junto à restos de tapeçaria e móveis.

Além da história, é interessante conhecer as lendas por trás das embarcações. O Oseberg foi descoberto em 1904 e foi construído por volta do ano 820; o segundo chama Gokstad, data de 890 e foi encontrado em 1884 e o Tune, o primeiro deles a ser descoberto, em 1867.

E se quiser mais detalhes, uma sugestão é a Excursão sobre Vikings, com duração de 4 horas, que passa pelo Museu dos Barcos Vikings e inclui uma viagem de barco no fiorde de Oslo (ou de ônibus no inverno).

Localização: Huk Aveny 35, 0287 Oslo, Norway
Como chegar: De balsa até Bygdøy
Horário: todos os dias, das 9h às 18h
Ingresso:
Adultos: 100kr
Maiores de 60 anos e estudantes: 80kr
Menores de 18 anos: entrada gratuita

10. Grünerløkka

Região com bares, músicos de rua e pubs alternativos, Grünerløkka é considerada a zona mais moderna de Oslo na Noruega.

Antes uma zona industrial e da classe trabalhadora, Grünerløkka agora é local principalmente de diversão noturna e, claro, para quem busca a parte mais festiva da cidade.

Localização: Grünerløkka
Como chegar: Bonde: linhas 11, 12 e 13.
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

Roteiro em Oslo na Noruega: o que fazer em 2 dias

Se só tiver 2 dias na cidade, separe o que Oslo na Noruega tem de melhor. Para isso, preparamos um mini-roteiro. Inclua no seu planejamento e aproveite!

Primeiro dia em Oslo

No primeiro dia em Oslo na Noruega, aproveite a manhã para conhecer a Fortaleza de Akershus e toda a sua história. A localização não poderia ser mais bonita: perto do mar. Um dos passeios mais importantes da cidade.

De lá, saia para o Palácio Real de Oslo. Se for na hora da troca da guarda real, uma dica interessante é ir acompanhando, do Forte ao Palácio, todo o trajeto. Ao chegar lá, visite o exterior e, se for entre maio e outubro, faça o passeio pelo seu interior.

Próximo ao Palácio está a Catedral de Oslo. Aproveite o meio da tarde para conhecer o seu interior. Depois, siga o passeio até o incrível Parque de Esculturas Vigeland.

À noite, vá assistir à um espetáculo na incrível Ópera de Oslo e depois siga para a curtição no bairro de Grünerløkka.

Segundo dia em Oslo

Comece o segundo dia de passeio por Oslo na Noruega e vá conhecer o principal museu da cidade e do país: a Galeria Nacional e veja as grandes obras guardadas no país.

Na parte da tarde, aproveite para fazer um passeio de balsa e conhecer o Museu dos Barcos Vikings. O passeio e as lendas do museu valem a pena ser conhecidos em uma viagem à cidade.

À noite, vá curtir a outra região agitada da cidade: Aker Brygge.

Uma segunda opção para o passeio no segundo dia, caso não queira entrar em museus, é fazer uma excursão de barco pelos Fiordes de Oslo. O paraíso natural fica bem próximo da capital e possui uma paisagem única com a costa e as montanhas.

Desde 2005, os fiordes da Noruega são considerados Patrimônio da Humanidade por reunir cascatas, glaciares, bosques e altas montanhas.

São várias as opções de passeio, mas recomendamos três:

Quando ir à Oslo na Noruega?

Se você não se importa com baixas temperaturas, é possível ir no outono europeu, ou no inverno. Este último, no entanto, é o menos aconselhável: por conta da nevasca, alguns transportes podem ser afetados.

Caso possa escolher, a melhor época do ano para viajar à Oslo na Noruega é de abril a setembro, entre as estações de verão e primavera. As temperaturas estão mais amenas, sendo o mês de julho o mais quente.

Se quiser ver neve na Europa, veja nosso artigo completo sobre o assunto.

Quanto custa uma viagem para Oslo na Noruega?

Mesmo sendo uma das cidades mais caras da Europa, é possível economizar em uma viagem à Oslo na Noruega. Para isso, uma dica é preciosa: planejamento e organização.

Quanto mais antecedência você pesquisar valores de passagens e hospedagem, maior a possibilidade de encontrar bons preços.

Além disso, saber a média de alimentação na cidade ajuda a planejar os custos. Separamos algumas informações importantes para ajudar.

Passagens aéreas

Para chegar à Oslo na Noruega saindo do Brasil, ainda não é possível através de voos diretos. Por isso, pesquise bastante em comparadores de passagens aéreas. Assim você terá acesso a todos os voos disponíveis e poderá fazer comparações e simulações de datas e valores.

Para saber a média de custo, utilizamos a área de voos do site Kayak. Simulamos uma viagem em agosto de 2020 para Oslo, mês com temperaturas agradáveis para conhecer a cidade.

A melhor passagem é na TAP Air Portugal, com escala em Lisboa na ida e na volta. As passagens aéreas estão custando R$ 3.843.

Seguro Viagem

A Noruega faz parte do Espaço Schengen. Isso quer dizer que é obrigatório ter um seguro viagem para entrar no país. Além disso, a exigência é que o seguro cubra, no mínimo, 30 mil euros em despesas médicas hospitalares.

Com os melhores valores e custos benefícios, utilizamos o nosso comparador seguro viagem, uma parceria com o portal Seguros Promo.

É possível encontrar seguro viagem para a Noruega com valores desde R$12 a R$60, por dia, dependendo da cobertura.

Desconto no Seguro Viagem

Nossos leitores ainda ganham até 10% de desconto. Insira o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO e adquira 5%. Se escolher boleto bancário como forma de pagamento, você ainda ganha mais 5% de desconto.

Hospedagem

A hospedagem em Oslo na Noruega não costuma ser barata, mas é possível encontrar desde hostel com diária a 20 euros como hotel de luxo por 200 euros.

Compare preços de hospedagem no Booking.

Alimentação de rua

Veja uma média de gastos em alimentação de rua em Oslo na Noruega. São informações básicas, que podem mudar de acordo com o restaurante escolhido, mas ajudam na hora de montar o seu planejamento financeiro da viagem.

Veja os principais valores de acordo com o site Numbeo:

Alimentação de rua Preço
Cerveja (570ml) 89 kr | 8,87€
Almoço em restaurante barato 190 kr | 18,93€
Refeição para 2 pessoas em restaurante mediano, com 3 pratos 800 kr | 79,70€
Cappuccino 42,33 kr | 4,22€
Água 24,66 kr | 2,46€

Supermercado

Uma dica de economia para cidades caras é ir aos supermercados locais para adquirir itens básicos. Veja o preço médio de alguns produtos:

Item Preço
Cerveja (570ml) 30,04 kr | 2,99€
Garrafa de vinho 150 kr | 14,94
Água (garrafa de 1,5 litro) 16,79 kr | 1,67€
Queijo local 105,23 kr | 10,48€

Transporte

Para usar a rede de metrô, bonde e ônibus é possível utilizar o mesmo bilhete único. O preço depende da distância da corrida. Veja os valores médios:

  • Bilhete único: 36 NOK;
  • Uso de 24 horas: 105 NOK;
  • Bilhete para 7 dias consecutivos: 249 NOK;
  • Para 30 dias consecutivos: 750 NOK.

Os bilhetes devem ser adquiridos nas máquinas das estações de metrô, em pontos de informação turística e em alguns supermercados da cidade. No caso dos ônibus, você pode comprar os bilhetes dentro do transporte também.

Atrações

Apesar de cara, Oslo na Noruega tem muitas atrações gratuitas. Para as pagas, sugerimos o Oslo Pass, que dá direito a entrada em praticamente todas as atrações da cidade, além de incluir transporte público e descontos em atividades e restaurantes.

É possível comprar vários tipos de Oslo Pass:

  • 24 horas: 445 NOK (adulto); 235 NOK (criança) e 355 NOK (viajantes de 67 a 99 anos de idade);
  • 48 horas: 655 NOK (adulto); 325 NOK (criança) e 520 NOK (viajantes de 67 a 99 anos de idade);
  • 72 horas: 820 NOK (adulto); 410 NOK (criança) e 655 NOK (viajantes de 67 a 99 anos de idade).

vista de oslo na noruega

Saiba mais sobre quanto custa viajar para a Noruega em nosso artigo.

Onde ficar em Oslo?

como falamos, a hospedagem em Oslo não costuma ser barata. Por isso, siga nosso conselho: planeje, pesquise e reserve com antecedência.

A melhor região para ficar na cidade é no centro. É lá, também, o local com mais ofertas, tanto em hotel como em hostel. Busque nos arredores do Teatro Nacional, da Estação Central e da Catedral de Oslo.

Se quiser ficar em uma zona mais animada, a região de Grünerløkka é uma alternativa, apesar de ficar mais afastado do centro. O bairro de Frogner também é uma boa sugestão.

Veja a média de diária de alguns hotéis na cidade:

Hotel Categoria Estrelas Localização Preço médio
Grand Hotel Luxo (melhor hotel) 5 estrelas Próximo ao Palácio Real de Oslo 258€
Clarion Hotel The Hub Melhor custo benefício 4 estrelas Próximo à Estação Central 180€
Citybox Oslo Mais barato 3 estrelas Próximo à Estação Central 87€
Anker Hostel Hostel 2 estrelas Grünerløkka 27€ | Por pessoa
Club 27 Albergue Gamle Oslo 34€ | Por pessoa

A moeda local é a Coroa Norueguesa (NOK). Porém, optamos por mostrar os valores em Euros por ser a moeda mais utilizada em hotelaria de destinos europeus. 

Oslo na Noruega: o quê e onde comer?

Prepare-se para comer peixe: o salmão defumado é um dos principais ingredientes da culinária norueguesa. Mas não só: os pratos típicos também levam carne de alce, rena e aves selvagens.

Quando estiver em Oslo, não deixe de provar o brunost, um queijo de cabra local de gosto peculiar, o smalahove, cabeça de cordeiro defumada, o kanelsnurrer, rolinhos de canela assados e, claro, a cerveja norueguesa.

Veja alguns bons lugares para comer essas iguarias:

E se você vai viajar para a Escandinávia, pode ser interessante ler nossos guias de Estocolmo, Helsínquia e Copenhagen. Boa viagem!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.