Fiordes da Noruega: saiba porque deve visitar estas obras de arte naturais

Viajar pela Europa  / 

Conhecer os Fiordes da Noruega exige mais planejamento do que tão somente comprar a passagem e reservar o hotel. E isto porque, num roteiro por terras norueguesas, cabe uma variedade incrível de possibilidades, desde as conexões dos voos até lá, e uma esticadinha por outros países, até o tipo de turismo que se deseja fazer.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

A verdade é que, para a maioria dos turistas, conhecer o país significa imediatamente conhecer os Fiordes da Noruega: paisagens naturais de tirar o fôlego e dignas de compartilhamento incessante nas redes sociais.

Elementos geomorfológicos, é possível encontrá-los nas zonas costeiras onde a erosão das montanhas causada pelo gelo forma passagens de água com extensões de quilômetros país adentro.

O fenômeno existe em diversos países, inclusive no Chile, mas os Fiordes da Noruega possuem um encanto especial.

O que são os Fiordes da Noruega?

Os Fiordes da Noruega são formados a partir do movimento das geleiras, que ao derreterem, formaram fendas na terra, a partir do processo de erosão, formando assim um fiorde, grandes paredões por onde correm os rios gelados em direção ao mar.

Muito comuns na península da Escandinávia, principalmente na Noruega, os fiordes como os conhecemos hoje só existem em regiões que são, ou foram, frias o suficiente para permitir a formação de geleiras abaixo do nível do mar e são belezas datadas da Era Glacial.

As geleiras, ou glaciares, que estão acima do nível do mar e situam-se no interior de uma região, não conseguem encontrar passagem para o mar e por este motivo não podem formar um fiorde. Um exemplo deste tipo são as geleiras atualmente presentes no interior da Suíça.

Quais são?

Os Fiordes da Noruega são vários. Atualmente, contabilizam-se 12 fiordes disponíveis para visitação e atividades ligadas ao turismo, sendo eles:

  • Fiorde de Oslo
  • Fiorde de Lyse
  • Fiorde de Hardanger
  • Fiorde de Nærøy
  • Fiorde de Sogn
  • Fiorde de Nord
  • Fiorde de Geiranger
  • Fiorde de Trondheim
  • Fiorde do Troll
  • Fiorde de Lyngen
  • Fiorde de Porsanger
  • Fiorde de Varanger

Os Fjords, ou fiordes em norueguês, são uma das principais atrações do país. Em 2005, a UNESCO nomeou dois deles, Geiranger e Nærøy como Patrimônio Mundial da Humanidade por sua beleza.

Nem todos os Fiordes da Noruega fazem parte de um ambiente inóspito e aventureiro, na verdade alguns deles ficam dentro ou nos limites de grandes cidades, como o Fiorde de Oslo, por exemplo.

Saiba também onde ver a Aurora Boreal e qual a melhor época do ano.

Como visitar os Fiordes da Noruega

No geral, uma das melhores maneiras de visitar os Fiordes da Noruega é de trem. A linha que percorre a costa, a Hurtigruten, possui paradas em toda a costa do país e isso inclui as regiões dos fiordes.

Quem prefere uma boa viagem de carro, ou ônibus, existem túneis e pontes que ligam toda a extensão territorial, uma boa desculpa para fazer uma viagem de trailer ou carro.

Na Rentcars há muitas opções de carros disponíveis e você pode escolher devolver seu veículo em outro local, sem ser onde você alugou. Confira o site e saiba mais.

visitar fiordes noruega

Como alguns fiordes e cidades mais próximas ficam localizados em pequenas ilhas próximas da costa, muitas vezes a única solução é utilizar as balsas elétricas, transporte muito comum na região. A boa notícia é que essas balsas e os demais serviços marítimos funcionam o ano todo e não param nos meses mais frios.

Para quem possui pouca prática em organizar passeios mais ecológicos ou na natureza selvagem, visitas guiadas costumam ser uma boa opção. Várias agências possuem pacotes de visitas pelos Fiordes da Noruega. Um bom exemplo é a Get Your Guide, que conta com um cruzeiro turístico pelos fiordes de Oslo, por 36,10€ por pessoa. Lá vai encontrar várias opções, até passeios com buffet.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

A recomendação costuma ser uma só: tenha em conta que a Noruega é muito maior do que se costuma imaginar e isso significa mais tempo de estrada entre um ponto e outro do mapa. Concentre os planos em alguns locais de maior interesse e faça as visitas com calma, para aproveitar todos os momentos.

O consenso entre os especialistas é que é impossível ver todos os pontos, ou todos os Fiordes da Noruega em uma única viagem de férias. Por isso, mais vale conhecer o que der com qualidade e depois arrumar mais desculpas para voltar.

Não perca nosso guia de turismo em Oslo, na Noruega.

Onde ficar na Noruega

Escolher a hospedagem para visitar os Fiordes da Noruega depende muito das atividades programadas. Isto porque é possível programar passeios históricos na cidades, trilhas e acampamentos nos parques e dias tranquilos no meio dos campos.

Na verdade, independente da escolha, é possível entrar na Kayak e encontrar uma opção confortável, com bons preços e bem localizada, na medida para a visita planejada.

Descubra também quanto custa viajar para a Noruega: veja os gastos detalhados.

Como ir para a Noruega

A Noruega possui 9 aeroportos, entre os pequenos para voos domésticos e os maiores que recebem voos internacionais. Tudo depende do ponto de partida.

É importante ter em conta o destino final antes de programar os voos, se a viagem terá uma grande extensão percorrida em terra firme, porque é possível programar a ida por um aeroporto e a volta por outro, por exemplo.

Apesar da distância, nem sempre o voo é caro, algumas empresas possuem buscadores de voos que podem ajudar, como a Kayak.

Nunca é demais lembrar: é obrigatório ter seguro de viagem para visitar a Noruega. Sugerimos que faça uma simulação no comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo para conferir as várias opções de seguro para a sua viagem à Europa.

Porque visitar

Visitar os Fiordes da Noruega é apenas uma parte de um passeio muito maior, com muito para absorver e que pode agradar aos mais variados prazeres e que se adapta à toda família.

Para os mais interessados na cultura e na história, o país valoriza imenso as próprias tradições, e por isso é possível encontrar museus e eventos voltados para esse fim.

Existem atividades de pesca e observação da natureza, que podem ou não envolver noites nas florestas com trilhas demarcadas e um enorme aprendizado ecológico.

No verão, é possível combinar atividades como esqui e mergulho nos fiordes para o mesmo, por conta do clima que mantém as neves nos picos e a água amena da corrente quente do Golfo.

Escolher alguns fiordes para conhecer é também escolher conhecer a cultura local que pode variar de vilarejo para vilarejo.

Curiosidade: por conta da Corrente do Golfo, a temperatura nos Fiordes da Noruega é considerada amena e eles quase nunca congelam.

Descubra também o que visitar na Suécia e na Dinamarca.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Tatiana é brasileira e vive em Portugal desde 2013. Mestre em Estudos Culturais e Interartes pela Universidade do Porto, atualmente cursa o mestrado em Estudos Editoriais na Universidade de Aveiro. Copywriter e revisora, brinca que a sua principal especialidade é atender as dúvidas e ajudar aqueles que desejam conhecer Portugal e a Europa.