Período de alta temporada na Europa: saiba como se planejar

Viajar pela Europa  / 

Na hora de pensar e começar a planejar as viagens, principalmente quando é um destino tão procurado quanto a Europa, muitas pessoas ficam um pouco confusas sobre quais os meses de alta e de baixa temporada. Por isso vamos falar aqui sobre o período de alta temporada na Europa.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Inicialmente o que todo mundo sabe é que o período de alta temporada na Europa é mais caro e a baixa temporada é o mais barato. E realmente a lógica é essa. Mas é possível entender um pouco mais sobre as diferenças entre esse período, curtir a Europa e ainda economizar.

Afinal, quando é o período de alta temporada na Europa?

Não é novidade que a Europa é um dos principais desejos da maioria dos brasileiros e amantes de viagens. O velho continente abriga encantos tanto arquitetônicos quanto naturais que encantam os visitantes.

Na Europa, a alta temporada é o verão. Essa estação acontece entre junho e setembro, sendo agosto o mais movimentado porque é o mês de férias dos europeus.

No verão as temperaturas se elevam consideravelmente, o que estimula as caminhadas pelas ruas e diminui o risco de ter passeios cancelados por conta da neve, por exemplo, e por isso, a alta temporada europeia se dá no verão.

Então, se você pretende viajar no período de alta temporada na Europa prepare-se para o calor, os pontos turísticos cheios e, claro, os elevados preços.

Mas calma, prestando atenção em alguns itens, dá para curtir o melhor da Europa no verão sem gastar todas as suas economias.

Confira nosso artigo sobre as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Como é a alta temporada na Europa

A Europa reúne os países que mais recebem turistas no mundo. Paris, Roma, Londres, Lisboa, Madrid, são apenas alguns exemplos dos lugares mais badalados.

Na alta temporada é possível apreciar as belas e clássicas construções europeias e ainda curtir uma praia. E se você é daqueles que adora um pé na areia e um banho de mar, os melhores meses para viajar são junho e setembro, pois o clima estará quente, mas as praias da Europa não estarão tumultuadas como em julho e agosto.

como e alta temporada na europa

Os destinos que reservam as praias mais procuradas são França, Espanha, Portugal, Itália e Grécia. Mas, não fique restrito apenas a esses lugares mais conhecidos.

Pesquise e explore outras regiões, como a costa da Bulgária, por exemplo, porque com certeza valerá a pena.

Conheça algumas das cidades da Europa mais baratas para viajar.

Dias mais longos

Nessa época do ano, em alguns países da Europa, principalmente naqueles situados ao Norte, os dias duram mais, pois o sol nasce por volta das 5h30 e se põe depois das 21h.

Logo, você poderá aproveitar melhor os destinos. Além disso, o clima é mais estável e com poucas chances de chuvas.

Na alta temporada você conseguirá fazer mais passeios e atividades ao ar livre, visitar os parques que são super bonitos e agradáveis e também participar de festivais de música e ainda brincar em parques de diversão.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Construções e reformas por todos os lados!

Prepare-se também para ver – e ouvir – várias obras pelas ruas, e não são as artísticas, são de construção civil mesmo. O verão é a melhor época para reformas, então as construtoras aceleram os projetos nessa estação antes da chegada do inverno.

Férias dos estabelecimentos

Há ainda o fato de que alguns estabelecimentos fecham no período de alta temporada na Europa, pois são as férias dos funcionários. É um pouco estranho, mas acontece.

Veja nossas dicas e sugestões para viajar para a Europa em julho.

Viajar para Europa na alta temporada: dicas para economizar

Na alta temporada os preços quase dobram. Isso é verdade. Mas não é impossível realizar esse sonho de conhecer a Europa. Como todos os destinos há também opções que gastam um pouco menos e mesmo economizando é possível curtir o continente.

Passagens para o período de alta temporada na Europa

Um dos primeiros itens da viagem que deve ser providenciado são as passagens. E atualmente, com a ajuda da internet, é super fácil conseguir encontrar promoções com trechos mais baratos.

alta temporada na europa passagens

Para te ajudar na pesquisa você pode criar alertas para promoções com os trechos desejados em sites como o Skyscanner ou fazer simulações em outros como o Kayak, Submarino Viagens ou o Viajanet.

Outras dicas são

  • Usar os programas de milhas de cartão de crédito;
  • Procurar voos em horários alternativos;
  • Procurar companhias aéreas low-cost;
  • Usar aeroportos secundários e deslocados da cidade;
  • Pesquisar alguns dias antes e dias depois;
  • Pesquisar por passagens no meio da semana;
  • Usar vários comparadores de preços de passagens;
  • Experimentar usar um computador diferente para comparar preços.

E a regra básica para fazer uma viagem para a Europa é: pesquisar e planejar com antecedência.

Hospedagem

Outro item essencial e que também pesa no orçamento é a hospedagem. Para escolher o local ideal, mesmo que a intenção seja economizar, não reserve logo de cara a opção mais barata que encontrar.

Procure ver a localização exata do hostel ou hotel, se tem opções de transporte público como metrô e ônibus por perto, se é próximo dos principais pontos que você deseja visitar, assim como verificar se há boas opções para alimentação nas imediações.

Para simular os melhores locais para se hospedar, assim como para passagens aéreas, existem vários sites de busca, sendo os principais deles Booking, TripAdvisor e Trivago.

Alimentação

Gastar pouco com alimentação na alta temporada na Europa é outro desafio. A primeira dica é: faça sua própria comida. Se você fica hospedado em hostel, por exemplo, a maioria deles oferece como uma das comodidades a cozinha compartilhada.

Então, você pode ir ao supermercado e cozinhar suas refeições. Acredite, com isso você fará uma economia de no mínimo 50% no seu orçamento para alimentação.

Se você optar por comer fora, procure bairros mais afastados dos centros turísticos, restaurantes menos famosos ou ainda os fast foods.

Outras dicas

Você pode economizar ainda na água: se você não tem sua própria garrafinha compre uma no supermercado e antes de sair para turistar encha com a água da torneira da sua hospedagem ou de algum outro lugar.

Na Europa, a maioria das cidades tem água insipida, inodora e incolor, ou seja, pronta para beber.

outras dicas alta temporada na europa

Outra dica é não gastar com um chip local para ter internet na rua, a menos que você não possa ficar nunca desconectado. A maioria das cidades tem internet Wi-Fi aberta nas ruas, principalmente nos principais pontos turísticos.

Viajar pela Europa gastando pouco: 10 dicas a considerar.

Custos médios de passagens e hospedagem

Apesar de variar bastante, de acordo com as datas da viagem, as promoções das companhias e a cidade do Brasil de origem e a de destino na Europa, é possível chegar a uma média de valores para passagens e hospedagens.

Quando comparados aos valores na baixa temporada, os preços na alta podem dobrar. Na baixa temporada o valor fica em média R$ 2.500 por pessoa (ida e volta). Já na alta esse valor chega a R$ 4.000.

Depois de muito pesquisar e escolher o melhor custo benefício das passagens, é hora de fazer o mesmo com a hospedagem. Como as principais alternativas de hospedagem você tem os tradicionais hotéis, os hostels e o Airbnb.

Se você optar por hotéis, o valor médio encontrado será algo em torno de 70 euros por dia. Caso escolha por hostel esse valor pode cair para menos da metade. E no AirBnb você pode alugar quartos ou o apartamento inteiro e ainda tem a opção de negociar com o anfitrião e conseguir um desconto no valor ofertado.

Confira detalhadamente quanto custa viajar para a Europa. Agora é só seguir as dicas e curtir a Europa!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Evellyn Lima é brasileira e atualmente não tem endereço fixo. Resolveu viver uma vida de nômade digital. É jornalista, redatora, revisora e compartilha detalhes e surpresas das suas viagens no Instagram @ninguemcontadaviagem.