País Basco: saiba tudo sobre a região autônoma da Espanha

Visitar Espanha  / 

Você já ouviu falar sobre o País Basco? Neste artigo vamos te contar como chegar ao País Basco, qual é a sua história, quais são suas principais cidades e te falar quais são os principais pontos turísticos da região.

Procura ingresso para as melhores atrações da Europa?

Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus pelo melhor preço.

VER ATRAÇÕES»

Além disso, vamos te dar sugestão de roteiro no País Basco, assim como dicas de gastronomia e de onde se hospedar! Você descobrirá, ainda, qual é a melhor época para visitar o local.

O que é e onde fica o País Basco

O País Basco é uma das 17 comunidades autônomas espanholas e tem nacionalidade histórica reconhecida pela Constituição Espanhola.

A região não é um país independente; é uma área com 20 mil Km² situada entre a Espanha e a França, onde vivem os bascos.

Breve história do País Basco

Os bascos estão no País Basco há mais de 4 mil anos. Essa população conservou grande parte de sua cultura original, principalmente a língua (o Euskara, a língua mais antiga da Europa, que não parece com nenhum outro idioma) e o nacionalismo.

Durante esse tempo, o território basco foi ocupado por romanos, visigodos, mouros e francos. E, segundo a historiadora da UNESP, Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez, por volta do século XV, a Espanha e a França pegaram sua parte do local.

Já no século XVII, os bascos foram divididos em dois Estados, devido à demarcação definitiva das fronteiras. De acordo com o geógrafo da Universidade de São Paulo (USP), André Martin, 90% do território basco está na Espanha e ali a integração foi mais difícil do que na França.

Duas comunidades autônomas na Espanha constituem o País Basco do Sul:

  • A comunidade autônoma do País Basco;
  • A comunidade foral de Navarra.

Guerra Civil Espanhola (1936-1939)

Assim como ocorreu na Catalunha, durante a Guerra Civil Espanhola, os bascos lutaram contra o general Francisco Franco, o líder nacionalista que implantou uma ditadura cruel. Para se vingar, o general restringiu movimentos de independência do povo, fomentando ainda mais o nacionalismo basco e fazendo aparecerem organizações terroristas que eram a favor da criação de um Estado independente.

O ETA (sigla de Euskadi Ta Askatasua, ou “Pátria Basca e Liberdade”) é o mais conhecido desses grupos e surgiu em 1959*.

No decorrer das últimas 4 décadas, terroristas criaram atentados contra o governo central em busca da independência. Em 1978, houve uma rápida trégua na luta, com a promulgação de uma nova Constituição espanhola favorável à autonomia do País Basco.

Com o fim da ditadura, o País Basco reconquistou uma relativa autonomia, com Parlamento próprio e um sistema tributário independente.

ETA

O ETA era apoiado pela população, mas costumava agir com violência, assassinando autoridades políticas e militares.

Mesmo sendo a favor da independência, os bascos tornaram-se contrários a essas práticas do grupo terrorista que depôs suas armas em 2011. Em maio de 2018, o País Basco se livra do grupo separatista ETA.

Principais cidades do País de Basco

As principais cidades da comunidade autônoma do País Basco são Bilbao (em basco, Bilbo, a mais populosa), San Sebastián (em basco, Donostia) e Vitoria (em basco, Gasteiz).

Como chegar ao País Basco

Dependendo de onde você estiver e para onde você for dentro do País Basco, é possível chegar de várias formas:

  • De avião, nos aeroportos de Bilbao, de San Sebastián e de Vitoria. Veja aqui os melhores preços;
  • De barco, por meio do porto de Bilbao;
  • Da estrada, de ônibus ou de carro;
  • De trem.

Em cidades como Bilbao, é possível se deslocar de metrô.

O que visitar no País Basco

Há muitos pontos turísticos a visitar no País Basco. Veja alguns deles:

Já possui um cartão de débito internacional para usar na Europa?

Depois de testarmos as principais opções do mercado, a nossa escolha é Cartão Wise. É gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão Wise é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

Pedir Cartão»
  • Monte Igueldo, com vista panorâmica para a Baía de La Concha e um parque de diversões temático;
  • Praia da Concha;
  • Aquário São Sebastião;
  • Praça da Constituição;
  • Museu Guggenheim Bilbao;
  • Catedral de Santa Maria;
  • Museu de Bellas Artes;
  • Rio Nervión.

Caso você esteja programando sua viagem para a Espanha, não deixe de dar uma olhada no Portal Oficial de Turismo da Espanha.

Roteiro de 4 dias no País Basco

A seguir, veja uma sugestão de roteiro que você pode fazer em 4 dias no País Basco.

Primeiro dia: Bilbao

pais basco bilbao

Conheça Bilbao, uma linda cidade, rodeada por montanhas e cortada pela ria de Bilbao. Vá ao Museu Guggenheim Bilbao.

Passe pelo “Casco Viejo”, que fica no centro da cidade, com construções do século XIV, e composto por 7 ruelas de pedestres. Aproveite para fazer compras no local.

Não deixe de ir, também, ao Mercado da Ribeira e à Catedral de Santiago.

Caminhe às margens do Rio Nervión e visite os bares e os restaurantes da região.

Confira o nosso guia de viagem para visitar Bilbao.

Segundo dia: San Sebastián

pais basco san sebastian

San Sebastián é a cidade mais agitada do País Basco e uma das preferidas no verão europeu, com turistas de todo o mundo! Há uma mistura de centro histórico e praias na cidade! San Sebastián é conhecida pela população como “pequeno Rio de Janeiro”.

Vá à Praia das Conchas e ao Monte Igueldo para ter uma vista incrível da praia e da cidade. Visite o aquário e o Museu Naval. Depois curta um restaurante no local.

Terceiro dia: San Sebastián

Visite a praia de Zurriola, dos surfistas, localizada do outro lado do Rio Urumea, e a Ondarreta, a mais frequentada.

Conheça o Museu San Telmo e depois suba o Monte Urgül. Visite a parte Vieja da cidade, passe pelo Mercado Municipal de Peixe e pela Praça da Constituição, onde são celebradas muitas festas, e caminhe pelo centro histórico da cidade.

Caminhe também pela praia e entre no Parque Miramar.

À noite, vá a um dos bares de tapas da cidade.

Quarto dia: Vitória

pais basco vitoria

Na cidade, você pode conhecer a Catedral de Santa Maria, o Parque da Flórida, o Parque Salburua, a Praça da Virgem Branca, o Pântano de Landa, a Praça Nova e a reserva natural Humedales de Salburua.

Aproveite para passear no centro histórico de Vitória e para comer Pintxos, pequeno lanche (normalmente são presuntos serranos, Anchovas, frutos do mar etc. sobre fatias de pão), típico dos bares no País Basco.

Verifique o roteiro que fizemos de 15 dias pela Espanha e confira a lista de pontos turísticos da Espanha!

Onde se hospedar no País Basco

Para sua maior comodidade, as melhores opções de hospedagem estão nas principais cidades do País Basco: Bilbao, San Sebastián e Vitoria.

A maioria dos turistas opta por ficar em San Sebastián, pelo fato de a cidade possuir mais pontos turísticos. Por isso, veja algumas opções de acomodações no local:

Gastronomia no País Basco

A culinária inovadora basca encanta pessoas do mundo todo! Veja algumas comidas e bebidas comuns no País Basco:

  • Batom de sardinha;
  • Shot de foie com kalimoxto (vinho tinto com Coca-Cola);
  • Pescada com alho fermentado com purê de batata;
  • Pintxos;
  • Espeto de Anchova e azeitonas, temperadas com pimenta;
  • Espeto de camarão com vinagreta;
  • Tapas bascas;
  • Bombons de morcela e maçã;
  • Marmelada com queijo de ovelha e nozes;
  • Tartelete de tortilha, pimenta e cebola caramelizada;
  • Ervilhas lágrima;
  • Pastel basco;
  • Ostras;
  • Jogos de verduras, com ovos, cogumelos, sopa de legumes e espuma de espinafre;
  • Fritada de bacalhau.

Quando visitar o País Basco

A melhor época para visitar o País Basco é de abril a outubro. Nesse período, o clima está mais agradável na região e você pode aproveitar as praias!

Se você gosta de viajar para a Europa e quer economizar, não deixe de ler o artigo que eu fiz sobre as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

No Norte de Espanha, vale a pena visitar também os Picos de Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Para entrar na Europa, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Nós indicamos o chip internacional da America Chip. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme em uma viagem pela Europa. Nós sempre alugamos através da Mobility, que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.