Picos de Europa: saiba tudo sobre esse belíssimo parque da Espanha

Visitar Espanha  / 

O Parque Picos de Europa é o primeiro parque nacional da Espanha. Foi denominado parque em 1918, por Don Pedro Pidal, marquês de Villaviciosa e, em 2002, foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. Saiba tudo sobre ele abaixo.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Como é formado o Picos de Europa

Os Picos de Europa formam três maciços que são conhecidos pelos seguintes nomes: Andara ou Maciço Oriental, Maciço Ocidental ou Cornión e Urrielles ou Maciço Central.

Temperatura nos Picos de Europa

As chuvas nos Picos da Europa são constantes, uma vez que está próximo do mar (20 quilômetros de distância). Durante o inverno se vê muita neve, porém, mesmo quando não está nevando, os campos de neve costumam permanecer. Este é um dos mais famosos destinos de neve na Europa.

Além disso, o clima dos Picos de Europa faz com que os nevoeiros sejam frequentes, o que é um problema para os alpinistas que apreciam o lugar. Uma vez que se trata de cumes altos, relevo acentuado, intercalado por desfiladeiros e cânions.

Conheça também o arquipélago dos Açores em Portugal e descubra suas belezas.

Características dos Picos de Europa

A cordilheira apresenta 200 níveis de mais de 2 mil metros de altitude e a diferença pode ser de mais de 2.300 metros.

 

Maciço Central: a partem ais abrupta dos 3, onde se encontram as mais altas altitudes – Torrecerredo de 2.646 metros, Naranjo de Bulnes de 2.519 metros e Pico Tesoureiro de 2.570 metros.

Maciço Ocidental: altos picos e a parte mais extensa – Peña Santa de Castilla de 2.596 metros, com paisagem composta de florestas de encostas, prados, carvalho. Aqui podemos apreciar os lagos de Covadonga.

Maciço Oriental: o de menor altitude e também menor extensão. Sua paisagem é composta de rochas que contrastam com pastagens verdes. Quatro rios atravessam esta parte do parque, canalizados em profundos desfiladeiros – Hermida (perto do rio Deva), Beyos (perto do rio Sella), Divino (onde corre o rio Cares) e as ravinas de La India (onde corre o rio Duje).

No Parque Picos de Europa na Espanha você terá a opção de vários pontos de vista para admirar a beleza natural do local. São paisagens de perder o fôlego. E se você não tem medo de altura, fica a nossa primeira dica, use o teleférico Fuentedé, ele vai levar você até uma altura de 1.800 metros acima do mar. E o que os seus olhos vão ver será simplesmente espetacular, sem falar no gostinho de aventura e no frio na barriga. Aventure-se, vale a pena.

 

O que você deve saber antes de visitar os Picos da Europa

Preparamos uma lista com as principais informações para você preparar a sua visita ao Picos da Europa.

Visitar de carro

Se está pensando em visitar o parque de carro: a circulação com veículos é restrita às estradas que atravessam o Parque e a um número reduzido de vias que não são sinalizadas, como passagem limitada aos serviços do Parque ou ao seu uso por fazendeiros ou proprietários.

A melhor maneira de conhecer o parque é caminhando. O trânsito a pé é viável para quase todo o Parque Nacional, sendo excluído apenas nas Zonas de Reserva e limitado ao traçado de estradas, trilhas ou rotas de escalada em Zonas de Uso Restrito.

 

Atenção: Respeite as propriedades privadas. Se encontrar um caminho fechado, não tente ultrapassar. Assim como não perturbe a tranquilidade desses lugares, especialmente o gado e a vida selvagem.

Vai visitar o Parque Picos de Europa de carro? Veja aqui quanto custa alugar um carro para esse passeio.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Conheça 20 cidades para fazer uma escapada na Espanha e aventure-se.

Preserve a fauna e flora local

A coleta de espécimes ou materiais naturais, sejam animais, plantas ou minerais não é permitida. É proibido o uso de dispositivos de rádio ou que possam gerar ruído de qualquer tipo. Não escreva, nem desenhe em pedras ou árvores.

 

Não é permitido fazer churrasco

É restrito o uso de fogões a gás ou churrasqueiras a carvão nas áreas fora das zonas de Assentamento Tradicional (basicamente, os cascos das aldeias), em nenhum caso qualquer atividade provavelmente causará um incêndio florestal.

Cuide do seu lixo

Não é preciso dizer, mas vamos falar mesmo assim, que você deve cuidar do seu lixo e não deixar nada, absolutamente nada, para trás. No Picos de Europa você encontrará lugares adequados para deixar o lixo, não deixe de usá-los corretamente, pois estão divididos para reciclagem.

Quer viajar pela Espanha? Conheça nosso roteiro pela Espanha e crie o seu!

Restrições com animais domésticos

Se vai levar o seu cão, ele deve estar na coleira e todo o tempo junto com você. É proibido soltá-lo em qualquer lugar do Parque dos Picos da Europa.

Banhos no parque

O banho em águas fluviais no parque só é permitido nas áreas balneares, tenha atenção a sinalização para usar corretamente o espaço. É expressamente proibido usar qualquer tipo de produto e limpeza dentro do parque, essa regra vale para cada canto.

Saiba quais são as principais e melhores praias da Espanha.

Outras restrições

Estão proibidos o uso de pipas, balões de gás ou ar quente e aeromodelismo (incluindo drones), bem como o uso de asa-delta ou parapentes não é permitido.

Esportes extremos são proibidos no parque sem autorização expressa conseguida anteriormente a sua visita.

Não é permitido fazer acampamento no parque, assim como é proibido o uso de guarda-sol de cores chamativas. O mesmo serve para guarda-sol.

 

Como chegar até Picos da Europa

Aconselhamos a partida de Santander, aproveite e conheça a cidade, outra maravilha da Espanha. Agora, vamos lá, siga a rota:

De Santander pegue a estrada A-8 até chegar em Unquera, vá para o desvio até chegar a N621 (direção Panes). O próximo desvio será até Arenas de Cabrales seguindo pela AS114, chegando até a Potes e entrando pela zona de Cuñaba, isto é, Maciço Oriental.

Não tenha medo de seguir estas instruções ou simplesmente use o GPS do seu carro ou o Google Maps. São duas maneiras de chegar bem fáceis, sem erros.

Sugerimos uma excursão inesquecível aos Picos de Europa e Potes, para garantir o seu ingresso para essa aventura, clique aqui.

Bom passeio e curta a paisagem e a natureza desse lugar incrível!

Vai visitar o Parque Picos de Europa? Então é preciso contratar um seguro viagem para Espanha, é obrigatório.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Os artigos do Euro Dicas Turismo são escritos por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e têm as melhores dicas de viagem para oferecer: roteiros, guias, pontos turísticos e conselhos essenciais para quem viaja para a Europa.