Museu Guggenheim Bilbao: guia de visita a um dos melhores museus do mundo

Visitar Bilbao  / 

O Museu Guggenheim pertence à Fundação Solomon R. Guggenheim e está presente em cinco localidades no mundo: Bilbao, Nova York, Berlim, Veneza e Abu Dhabi. Hoje, vamos falar sobre o Museu Guggenheim Bilbao, na Espanha.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Você sabia que este monumento é, atualmente, um dos locais mais visitados da Espanha? Entenda por que e saiba mais sobre ele neste artigo!

O que é o Museu Guggenheim

É um museu de arte moderna, contemporânea, impressionista e inovadora do século XX, construído entre 1993 e 1997 e projetado pelo arquiteto Frank O. Gehrycom. Possui uma área de 24.000 m², sendo 11.000 m² destinados às exposições.

Se você gosta de museus contemporâneos, que tal visitar o Tate Modern?

A estrutura

De acordo com as pessoas que visitam o museu, o que chama mais sua atenção é a estrutura do prédio. Isso porque o museu é coberto por uma fusão de formas complexas e curvadas em diversos pontos, em titânio, vidro e calcário.

As curvas onduladas foram feitas com o auxílio de um software de design 3D: o CATIA.

 

A estrutura, de cor prateada e futurística, lembra escamas de peixes ou barcos, que homenageiam a cidade portuária de Bilbao.

O interior

Para conhecer seu interior, é preciso seguir um caminho com início, meio e fim, galeria por galeria, a começar pelo considerado ponto de referência: o átrio central do prédio. Com 55 metros de altura, ele lembra uma flor cheia de curvas e liga as 20 galerias, distribuídas pelos três andares.

 

O Museu Guggenheim conta com exposições permanentes e temporárias, com obras pictóricas tradicionais, esculturas, pinturas, instalações de arte e vídeos. As exposições mudam com frequência e o museu costuma receber coleções temáticas.

Porém, a exposição permanente The Matter of Time, uma sequência de esculturas em aço, desenhadas por Richard Serra, é bastante elogiada pelos visitantes. Ela está na Arcelor Gallery, uma galeria que tem 30 metros de largura e 130 metros de comprimento, a maior do recinto.

 

Didática que desperta o interesse do público

É possível baixar o app Guggenheim Bilbao e viajar virtualmente pelo universo do museu, conhecer o edifício, descobrir a coleção, navegar pelas salas interativas, apreciar as mais de 300 imagens e seus vídeos. O aplicativo está disponível em inglês, espanhol e francês.

São disponibilizados, ainda, outros recursos com conteúdos sobre o Museu, como revistas, folhetos informativos, textos de parede, cartazes, além de espaços didáticos desenhados, com o objetivo de complementar as exposições por meio de diferentes ferramentas educacionais.

Saiba mais sobre os recursos informativos do Museu Guggenheim.

O Museu Guggenheim de Bilbao dá muito valor à forma como são expostas suas coleções. Por isso, oferece programas ligados à educação, como palestras, oficinas de arte, visitas ao museu com o próprio artista, além de concertos, festivais e workshops. Dessa forma, ajuda as crianças e os jovens a se interessarem por arte e a compreendê-la melhor.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

O Museu Guggenheim de Bilbao está entre os melhores museus da Espanha.

Onde fica e como chegar?

O Museu Guggenheim localiza-se na Avenida Abandoibarra, 2 – 48009, Bilbao, bem no centro da cidade e ao norte da Espanha.

É possível chegar ao local de trem, de ônibus, de carro ou de metrô – estação “Moyua”, saída “Ercilla-Guggenheim”. Saiba mais sobre todos os meios de transporte e as coordenadas.

Uma informação interessante é que os meios de transporte públicos em Bilbao são adaptados e acessíveis para pessoas com deficiência.

Confira o que fazer de graça na Espanha.

Qual é o horário de funcionamento?

O Museu Guggenheim funciona de terça a domingo, das 10h às 20h. O local não abre às segundas-feiras, exceto nos dias: 26 de março, 2 e 30 de abril, todas as segundas-feiras de julho e agosto, 3 e 10 de setembro de 2018.

A bilheteira fecha meia hora antes do encerramento do museu e nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro o monumento está fechado.

Quanto custam os ingressos?

Os ingressos custam 16€ para adultos, 9€ para reformados e estudantes menores de 26 anos de idade e a entrada é gratuita para amigos do museu e para crianças menores de 12 anos de idade, desde que estejam acompanhadas por adultos.

Porém, as tarifas do museu variam de acordo com as exposições.

Como comprar ingressos para o Museu Guggenheim?

É possível comprar os ingressos na bilheteria do Museu Guggenheim ou online, pelo site do museu ou pelo Get Your Guide. A compra com antecedência pela internet evita que você pegue filas enormes na entrada do estabelecimento.

Quanto tempo dura a visita?

São necessárias, pelo menos, duas horas para conhecer as principais obras e as 20 galerias do Museu. Mas é possível passar uma manhã ou uma tarde no local e almoçar em um dos dois restaurantes internacionais localizados em seu interior: Nerua, de alta cozinha, e Bistró Guggenheim Bilbao, especializado em uma gastronomia mais informal.

Entenda como é o turismo na Espanha e não deixe de contratar um seguro de viagem para Espanha.

Vale a pena visitar?

Sim! Apesar de só ter praticamente uma obra permanente, vale a pena visitar o Museu Guggenheim, não somente pelas suas exposições com obras que viajam o mundo, mas também aproveitar e almoçar em um restaurante renomado, bem como apreciar o belo prédio com arquitetura contemporânea do século XX.

As curvas vistas de diversos ângulos, os arcos, as cores, as texturas e, é claro, a estrutura fantástica de titânio nos deixam com a sensação de movimento quando olhamos para o lindo prédio contemporâneo.

E essa estrutura foi projetada, também, com esse objetivo: o “movimento” representa as mudanças às quais as cidades de todo o mundo estão submetidas.

Ir a Bilbao e não conhecer o Museu Guggenheim é como ir a Paris e não conhecer o Museu do Louvre.

Se você gosta de arte, também vale a pena conhecer o Museu Dalí, em Espanha.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.