Saiba o que fazer na Galícia: pontos turísticos e outras dicas para visitar

Visitar Espanha  / 

Se você procura saber o que fazer na Galícia, nós vamos te contar um pouco mais sobre região da Espanha que merece ser visitada, entre outras coisas, pela sua rica culinária.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Sua capital, Santiago de Compostela, é muito conhecida porque é a reta final dos peregrinos que percorrem o famoso Caminho de Santiago. Só pelo fato da importância desse destino mundialmente conhecido, a região e a cidade já mereceriam uma visita.

O que fazer na Galícia e para onde ir

Porém, os turistas que buscam a região se surpreendem com outras atrações, suas belas paisagens e as impressionantes praias, pois tem o seu litoral banhado pelas águas do mar Cantábrico e pelo oceano Atlântico.

A Galícia está situada no noroeste da Península Ibérica. Os principais destinos turísticos da região são: Santiago de Compostela, A Coruña, Vigo, Lugo, Ourense e Pontevedra. Alguns monumentos da região são Patrimônio da Humanidade da Unesco, como a Torre de Hércules ou as Muralhas de Lugo.

Como é o clima na Galícia

Devido a sua localização, a Galícia é uma região com clima suave e úmido, diferente de outros climas na Espanha. As temperaturas durante o verão são altas, porém, não se comparam ao calor que faz no sul da Espanha, ficando entre 20 e 25 graus.

Já na primavera são um pouco mais baixas e no outono o frio já dá as caras, sendo bem intenso no inverno. A temperatura média do inverno na Galícia fica entre 8 e 10 graus. Além disso, a chuva é constante na região, nas estações da primavera, outono e inverno.

Devido as baixas temperaturas no outono e inverno e as chuvas durante a primavera, o melhor momento para conhecer a região é durante o verão.

Nós também já contamos por aqui sobre 10 pequenas cidades da Espanha que vale a pena visitar.

Principais atrações turísticas da Galícia

Para os amantes da boa gastronomia, a Galícia é uma região imperdível da Espanha, cheia de coisas para fazer e com comidas tipícas. O seu ponto forte são os produtos locais e as receitas feitas com frutos do mar, considerados os melhores da Espanha. Na hora da sobremesa, não deixe de experimentar a famosa “Tarta de Santiago”.

Para acompanhar a boa comida, o turista poderá se deliciar com os também excelentes vinhos produzidos na região, entre os mais famosos estão: Ribeiro e Albariño. Ou ainda, a popular bebida chamada “queimada gallega”, um aguardente que se queima em uma tigela de barro seguindo um ritual da região.

Também não falta o que fazer para os amantes de esportes. As estações náuticas e os campos de golf são os mais populares entre as coisas para fazer em Galícia.

10 atrações que fazem valer a pena conhecer a Galícia

Parque Nacional das Ilhas Atlânticas

Onde se encontra a praia que foi eleita pelo jornal The Guardian, “a melhor praia do mundo”. O parque está localizado nas Rías Baixas e é composto pelos arquipélagos de Cortegada e Sálvora.

Cabo Fisterra

Cabo Fisterra

Os romanos pensavam que esse era o ponto mais ocidental da terra, e que o mundo acabava bem ali. O que podemos apreciar neste cantinho da Galícia são belas praias, algumas de mar tranquilo e outras de grandes ondas.

Catedral e Centro Histórico de Santiago

A catedral completou 800 anos e se conserva de maneira impressionante. Aos mais curiosos é possível fazer uma visita guiada que percorre os telhados e descobrir segredos dessa construção tão antiga. Além disso, a Praça da Quintana é outro ponto da cidade para admirar a beleza do local e observar o vai e vem de peregrinos.

Muralha Romana de Lugo

Essa muralha rodeia a cidade de Lugo e é a única em todo o mundo que está conservada na sua totalidade.

Diz a lenda que os romanos construíram essa muralha não para proteger pessoas e sim para proteger um bosque, “O Bosque Sagrado de Augusto”. Uma construção de mais de 17 séculos, medindo mais de 2 quilômetros e com 10 portas no total. Além da beleza do lugar, você conta com uma vista linda da cidade.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Torres de Hércules

Localiza em A Coruña, a torre é o símbolo da cidade. Além de admirá-la de fora, é possível conhecer a estrutura por dentro, que ainda conta com um museu. A visão da torre durante à noite é espetacular.

Ribeira Sacra e Canón do Sil

Ribeira Sacra e Canón do Sil

Um lugar para admirar os charmosos mosteiros, que durante muitos séculos estiverem completamente afastados do resto do mundo, isolados.

Você pode escolher entre algumas rotas ou se tiver tempo, faça todas, pois vale a pena: rota do românico (Ourense – Cabo do Mundo), rota dos mosteiros (Monforte – Parada de Sil – Ourense), rota dos encoros (pode ser feita de carro ou de catamarã), rota da ribeira do miño (Monforte – Chantada – Monforte). Um dia é necessário para fazer cada uma das rotas.

As Rías

Se diz que as rías galegas, esses longos braços de mar que penetram na terra, são as pegadas dos dedos de Deus. História a parte, são 1.498 quilômetros de costa que vão de Vigo até Ribadeo. Um lugar para explorar a natureza, as praias, os vinhedos e a gastronomia.

Praia das Catedrais

É considerada um monumento natural. Está localizada em Ribadeo e é possível se hospedar e comer na região. Porém, atenção, durante os meses de verão, de 1 de julho até 30 de setembro, e durante a Semana Santa, é necessário pedir uma autorização para visita-la. É gratuita e pode ser conseguida no site das praias das Catedrais.

Castros

Castros

Estão situados em lugares estratégicos e nos oferecem espetaculares vistas. Se tratam de povoados que foram protegidos durante os tempos de guerra. O Castro de a cidade fica em Ourense (Punxin – San Amaro) ou de Viladonga, outro Castro que merece uma visita.

Hórreos

As famosas construções de pedra ou madeira, elevadas do chão por pilares e que servem para guardar as colheitas. É uma oportunidade de apreciar a arquitetura rural da Galícia. Em Ourense, você poderá ver nada menos que 34 hórreos. O maior conjunto de toda a região.

Como chegar até a Galícia partindo de Portugal e da Espanha?

De Portugal é possível viajar até a Galícia de ônibus. Partindo do Porto, com destino a Vigo, a passagem ida e volta pode custar somente 21 euros. Também é possível sair de Portugal direto para Santiago de Compostela. Você pode conferir as preços e horários aqui nos site da Autna.

Se quiser saber mais sobre como viajar de ônibus pela Europa, confira nossas dicas.

Outra opção partindo de Portugal são os trens. A empresa Renfe disponibiliza horários e preços em seu site, pro exemplo, do Porto até Vigo a viagem tem duração de 2 horas e 15 minutos aproximadamente.

De Lisboa é possível voar direto para Santiago de Compostela. A passagem varia entre 80 a 125 euros. E você pode encontrar passagens mais baratas procurando no site da Kayak.

Veja também como planejar sua viagem para a Europa e a experiência de fazer turismo na Espanha.

Partindo da Espanha rumo a Galícia

De uma cidade da Espanha para Santiago de Compostela, os preços dos voos podem variar de acordo com o local da partida. De Madrid, cerca de 43 euros, de Barcelona, 23 euros e de Valencia, 110 euros.

Confira como viajar pagando pouco com companhia aéreas low cost.

Também é possível viajar de ônibus, por exemplo, saindo de Madrid, em direção A Coruña. O preço do trajeto pode variar muito, considerando o horário da viagem e a data. Confira algumas tarifas e horários no site da empresa Asla.

Há também a opção de viajar de uma cidade espanhola até uma das cidades da Galícia de trem e você pode consultar as ofertas, horários e comprar as passagens antecipadas no site da Renfe.

Top 5 melhores restaurantes em Vigo

Falamos tanto da gastronomia da Galícia, então, anote os 5 melhores restaurantes em Vigo, cidade que se destaca na região entre as pessoas que gostam de uma boa comida.

Casa Marco

Localizado na Avenida de Garcia Barbon, 123 é um lugar agradável e que serve comida mediterrânea. Também é considerado ter um bom preço em relação a qualidade dfa comida e tem sempre o seu atendimento elogiado pelas pessoas que passam por lá.

El Mosquito

El Mosquito

Localizado na Plaza Pedra, 4 é especializado em comida galega e o preço médio por pessoa é de 27 euros. Com decoração original, é possível experimentar as delícias da comida da região e beber um bom vinho, fechando a noite com um dos deliciosos doces do cardápio, sopa de manga e maracujá ou um collant de chocolate com sorvete de creme.

Taberna a pedra

Localizado na Rua Cesteiros, 2 é um ambiente mais informal, que é reconhecido pela qualidade dos mariscos e pela comida mediterrânea. Uma de suas iguarias mais famosa é a torta de queijo. Porém, prepara-se, porque o local está sempre cheio, mas vale a pena esperar.

Marujo Limón by Rafa Centeno

Localizado na Rua Montero Ríos, 4 é considerado um dos melhores restaurante de Vigo, ou o melhor, que recebeu uma estrela Michelin, em 2018. O preço médio do restaurante por pessoa é de 80 euros.

Também é possível optar pelo menu gastronômico largo, 82 euros, para conhecer os pratos que são preparados no restaurante. Também existe uma segunda opção, ao custo de 58 euros, com a mesma proposta, porém, com menos opções.

Marina Davila

Marina Davila

Localizado na Muelle de Reparaciones de Bouzas, sem número, está entre os melhores restaurantes em Vigo. Os pratos são preparados com frutos do mar, com opções de entradas e pratos principais ou também é possível optar por um menu completo, que custa cerca de 35 euros por pessoa. O restaurante é considerado uma atração turística da cidade, uma vez que é muito apreciado pelos viajantes que passam por lá.

Quanto dinheiro é necessário para visitar a Galícia?

Partindo de Portugal ou de uma cidade da Espanha, o valor a passagem é bem econômico, obviamente fazendo a compra com antecedência. A hospedagem nas cidades da Galícia também não são caras, assim como, comer em restaurantes e visitar as atrações turísticas.

Em média, segundo pesquisa realizada na região, um turista gasta 82 euros por dia. Porém, pode ser uma viagem com um custo inferior, pela metade, se o seu interesse for aproveitar a paisagem e comer em lugares simples e de boa qualidade. Pois comer bem e pagar pouco é uma das vantagens das cidades da Galícia.

Saiba também quanto custa viajar para Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Ana Bárbara é autora e editora no Euro Dicas Turismo. Formada em jornalismo, é apaixonada por viagens e gosta de usar o tempo livre para conhecer novos lugares, livros, filmes e pessoas.