Conhecer Londres precisa entrar na sua lista de desejos da vida. A cidade é uma das mais importantes do mundo, cheia de história e atrações. Ao visitar a capital inglesa, você inevitavelmente irá passar pelo Rio Tâmisa, o rio que banha e divide Londres a meio. E hoje vamos te contar mais sobre o maior rio da Inglaterra.
Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.
Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.
Índice do artigo
O Rio Tâmisa
O Tâmisa (ou River Thames em inglês) é o principal e o maior rio da Inglaterra. Ele nasce na aldeia de Kemble, atravessa cidades como Oxford, Wallingford, Reading, Marlow, Eton, Windsor e Londres.
O Rio Tâmisa desagua no Mar do Norte e tem 346 quilômetros de comprimento. O rio que corta diversas cidades da Inglaterra possui 114 pontes, 20 túneis e 6 linhas férreas. Sendo que 12 pontes estão localizadas na cidade de Londres.
Ele já foi a principal rota do comércio da Inglaterra, muito antes de existirem estradas e ferrovias no país. Muitas indústrias se instalaram nas suas margens e, ainda hoje, o rio tem um papel fundamental na cidade.
Confira um guia completo do que fazer em Londres e aproveitar ao máximo sua estadia na cidade.
Passeio de barco pelo Rio Tâmisa
É possível fazer um cruzeiro pelo Rio Tâmisa e ver a cidade de Londres de outra perspectiva. Há opções de cruzeiro de uma hora, bilhete de 24 horas, cruzeiro de 2 horas no fim do dia para apreciar o pôr-do-sol com espumante e coquetel, passeio noturno com jantar de luxo (5 pratos), entre diversas opções de passeios.
Os passeios pelo Tâmisa iniciam em £ 12 libras e existem saídas dos principais píers da cidade: Westminster, London Eye, Torre de Londres e Greenwich.
É possível comprar ingressos antecipados antes da sua viagem para Londres pelo site de passeios Get Your Guide e desfrutar de horas incríveis.
O que se encontra nas margens do rio que corta Londres
No Rio Tâmisa estão a impotente e bela Tower Bridge (Ponte da Torre), a London Bridge (Ponte de Londres), a Ponte de Westminster e a London Eye. Além disso, estão instalados ao longo do rio o Parlamento britânico, o Aquário de Londres, o HMS Belfast, entre outras importantes atrações e pontos turísticos da capital londrina.
Se você fizer um passeio pela roda-gigante London Eye (a terceira maior do mundo) poderá ter uma vista incrível da capital da Inglaterra e do Rio Tâmisa. Além disso, poderá ver o Parlamento e o Big Ben na outra margem do rio. A vista é espetacular e o passeio vale a pena.
Se visitar Londres no verão, poderá aproveitar os dias mais longos, e o bom tempo, para fazer caminhadas e passeios nas margens do rio e curtir o visual incrível da cidade.
Para mim, um dos locais mais incríveis que visitei em Londres, foi um passeio pelas margens do Tâmisa, ao lado da Tower Bridge. O dia estava ensolarado e foi possível curtir o ar livre, sem preocupação. Além disso, há galerias, lojas e restaurantes para aproveitar o visual do rio com vista para a Tower Bridge.
Confira se vale a pena visitar o Museu de Cera de Londres.
Como foi a poluição e a despoluição do Rio Tâmisa
O rio que corta Londres já foi um dos mais poluídos do mundo. No ano de 1858, o rio era conhecido como “O Grande Fedor” e inclusive sessões do Parlamento britânico tiveram que ser suspensas pelo mau cheiro vindo dele.
A água do Rio Tâmisa deixou de ser considerada potável em 1610. E em 1858, todos os dejetos da cidade eram jogados no rio. Foi então que a cidade resolveu construir sistemas de captação de esgoto para combater as doenças e a epidemia de cólera.
Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.
De lá pra cá, são 160 anos de investimento para tratar a despoluição do rio que corta Londres. Foram investidos milhares e milhares de libras para que o rio voltasse a ser o que era antes.
Em 1950, foram construídas as primeiras estações de tratamento de esgoto para que o rio voltasse a se recuperar. Já em 1960, foi aprovada a lei que proibia qualquer tipo de esgoto fosse jogado no Tâmisa.
Hoje, o rio já conta com mais de 120 espécies de peixes e não é mais considerado um mar morto.
Atualmente, velejadores, remadores e pescadores já podem utilizar o rio, que hoje em dia cheira normal, sem odor nenhum.
Salmão no Tâmisa
O salmão, que é um peixe muito sensível à poluição, foi reintroduzido no rio na década de 70. A pesca do salmão também serve como controle de como está o rio atualmente.
Devido ao grande número de habitantes – 8 milhões – o cuidado com o Rio Tâmisa é constante. E a ONG Thames21 faz limpezas periódicas do rio para tentar mantê-lo limpo. A organização afirmou que em 10 anos foram retiradas mais de 250 mil sacolas plásticas do local.
Por isso, é muito importante a conscientização de moradores e turistas para com a limpeza das ruas e dos rios.
Antes de preparar suas malas, confira quais são os melhores museus de Londres e os museus gratuitos em Londres.
-
Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?
Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.
COTAR SEGURO » -
Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão
Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.
VER CARROS » -
Viaje sempre com internet no celular
Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.
VER PLANOS »