Palácio de Westminster: como visitar o Parlamento Britânico

Visitar Londres  / 

O Palácio de Westminster é um dos símbolos da capital inglesa junto com o Big Ben. Visitar a Inglaterra é incrível e Londres é uma das cidades mais sensacionais do mundo. Mas será que é possível visitar a sede do Parlamento Britânico por dentro? Hoje vamos te contar todos os detalhes para sua visita, veja tudo a seguir!

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Tudo sobre o Palácio de Westminster

COMO CHEGAR

de metrô (estação Westminster), pelas linhas Circle, District e Jubilee;

HORÁRIO

visita aos sábados e durante as férias parlamentares de verão (agosto);

TICKET

£ 19,50 com audioguia, £ 26,50 tour guiado, ou £ 65 tour exclusivo da Get Your Guide

História do Palácio de Westminster

O Palácio de Westminster (Westminster Palace) também é conhecido atualmente como Casas do Parlamento (Houses of Parliament). Com sede as margens do Rio Tâmisa, já foi a residência principal da monarquia inglesa no final do período medieval. Desde 1512, o Parlamento britânico utiliza o Palácio, que sofreu um grande incêndio no ano de 1834. O que foi salvo da tragédia foram os claustros, a cripta da St Stephen’s Chapel, a Jewel Tower (que abrigam as joias e o ouro) e o Westminster Hall.

O Palácio é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO e também um patrimônio britânico. É uma das atrações mais visitadas de Londres para fotos, principalmente do seu exterior, com a torre onde está o Big Ben. Atravessando a Ponte de Westminster para o lado da London Eye, é ainda melhor para tirar fotos e conseguir visualizar todo o edifício neogótico.

O que ver

Para a reconstrução do novo Palácio de Westminster, foi criado um concurso e 97 projetos foram enviados para competição. Os vencedores foram os arquitetos ingleses Charles Barry e Augustus Welby Pugin. A construção do novo palácio ficou pronta no ano de 1847. Atualmente, o enorme edifício conta com 1.200 quartos, 11 pátios e mais de 3,5 quilômetros de corredores.

Houses of Parliament

O Palácio de Westminster é um dos maiores parlamentos do mundo. Entretanto, a sala “Câmera dos Comuns do Reino Unido” não consegue acomodar todos os membros do parlamento sentados. Ao todo, são 650 membros do Parlamento britânico (como se fossem deputados). O membro que preside a casa é chamado de Speaker.

Na visita ao Palácio de Westminster, é possível solicitar um guia de áudio em português. Entre os locais mais interessantes da visita estão:

  • Westminster Hall;
  • St Stephen’s Hall;
  • Câmara dos Comuns (House of Commons);
  • Câmara dos Lordes (House of Lords).

Veja as imagens internas do Palácio:

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Onde fica

O Palácio de Westminster fica na região central de Londres, em uma área muito turística, perto da London Eye e Abadia de Westminster. O endereço é Westminster, London SW1A 0AA, Reino Unido

Como chegar no Palácio de Westminster

A melhor forma de chegar ao Big Ben e ao Palácio é transporte público. Se você for de metrô, há uma estação bem na frente, chamada Westminster (linhas District, Circle ou Jubilee). Também existem várias linhas de ônibus que passam na região e você deve descer perto da Parliament Square, na Victoria Street.

Ir de carro para o centro de Londres não é uma boa ideia. São cobradas altas tarifas para circular na região central londrina. Além disso, as vagas de estacionamento são bem limitadas.

Como comprar ingressos para o Palácio de Westminster

Os ingressos para o Palácio de Westminster em 2020 tem os seguintes valores:

  • Com audioguia: £19,50 (comprando online de forma antecipada), com duração de 60 a 75 minutos, em média;
  • Tour guiado: £26,50 (comprando online de forma antecipada), com duração média de 90 minutos.

As visitas guiadas acontecem somente aos sábados e durante todo o mês de agosto. Nos tours em inglês, há visitas guiadas a cada 15-20 minutos. Também há visitas com guia em italiano, alemão, francês e espanhol, porém a periodicidade é menor. Os ingressos podem ser comprados na hora ou pelo site do UK Parliament.

Outra opção incrível é fazer uma visita guiada exclusiva aos bastidores do Parlamento Britânico com guia turístico especializado (em inglês). O passeio tem duração de 2h e você vai conhecer toda a história do governo, dos monumentos e dos bastidores com a Get Your Guide. Você ainda pode aproveitar para fazer passeios de barco no Rio Tâmisa, com saída bem próxima do palácio e incrível vista para o Palácio de Westminster, London Eye, Torre de Londres, também com a Get Your Guide. Vale a pena!

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento do Palácio de Westminster ao público é aos sábados e durante as férias parlamentares em agosto. Confira a seguir as datas de abertura ao público:

  • Todos os sábados até 29 de agosto de 2020;
  • A maioria das datas entre 2 e 17 de abril;
  • A maioria das datas entre 22 e 29 de maio;
  • De segunda a sexta-feira: entre 22 de julho e 5 de setembro de 2020 (exceto 31 de agosto);
  • A maioria das datas entre 18 de setembro e 9 de outubro.

NOTA IMPORTANTE: o Palácio encontra-se fechado desde o dia 17 de março de 2020, por conta da epidemia do coronavírus. A data de reabertura será anunciada pelo site oficial, assim que tudo for normalizado.

Dicas locais e curiosidades de Londres

O Palácio de Westminster não é apenas um local de trabalho dos parlamentares britânicos, mas praticamente um museu. Há muito da histórica inglesa, com obras-de-arte, estátuas, afrescos e monumentos no seu interior. Uma das salas principais é a Galeria Real, decoradas com duas enormes pinturas de Daniel Maclise. Já na Robing Room você encontra as incríveis pinturas de William Dyce.

É muito importante que você programe sua visita ao Palácio com antecedência e compre os ingressos online. As datas são bem limitadas (apenas sábados e no mês de agosto), assim como o número de visitas guiadas. Outra curiosidade é que o Big Ben faz parte do Palácio de Westminster. Na verdade, o Big Ben é apenas o sino da torre que se chama Elizabeth Tower. O sino do Big Ben foi instalado no ano de 1859 e a sua torre é uma das imagens mais fotografadas de Londres.

Quanto tempo ficar em Londres

Para conhecer Londres com tempo, reserve pelo menos 7 dias na cidade europeia. Há muita coisa para fazer e atrações para visitar, além de muitos museus gratuitos incríveis. Para saber o que visitar, você deve fazer uma lista com as atrações mais próximas e fazer seu roteiro do que mais tem interesse. Mesmo com 7 dias na cidade é impossível visitar tudo, porque a cidade é gigante e as atrações bem longe umas das outras.

Por isso, faça um roteiro bem definido, saia bem cedo do hotel, coloque calçados bem confortáveis, leve uma mochila com água, lanches, carregador de celular e se prepare para explorar a cidade a pé, de metrô, ônibus, Uber, ou Black Cab. Alternando a forma de transporte, para ter várias experiências e ver a cidade de vários ângulos.

O que ver por perto

Há muita coisa para fazer por perto da atração. Depois de tirar fotos no Palácio de Westminster e no Big Ben, atravesse a ponte e fotografe perto da London Eye e nas margens do Rio Tâmisa. Um ótimo lugar para descansar e bater fotos com bons ângulos da roda gigante de Londres é no Westminster Pier, em frente da Metropolitan Police. Ali também há uma cabine telefônica tradicional inglesa, que fica bem legal nas fotos.

London Eye

Depois siga para a Abadia de Westminster e conheça a Jewel Tower (Torre das Joias). Os dois têm ingressos pagos, mas você pode visitar apenas o exterior, que já é incrível. Atrás do Palácio de Westminster também tem um lugar quase secreto dos turistas, que é o Victoria Tower Gardens (Millbank, Westminster, London SW1P 3JA). Um parque público onde muitos londrinos passeiam com seus cachorros e fazem piqueniques. O parque fica ao lado da Torre Victoria e está aberto gratuitamente ao público, das 7h às 22h.

Palácio de Buckingham

O Palácio de Buckingham também fica a apenas 1,3 quilômetros de distância e é um ótimo trajeto para fazer a pé. Em frente ao Palácio de Buckingham fica o incrível St James’s Park, que vale a pena passear. Com um enorme lago, o parque tem patos, gansos, cisnes e muitos esquilos, que chegam a pedir comida para os turistas.

Hyde Park

Se você ainda tiver fôlego no mesmo dia, pode aproveitar para conhecer o gigante Hyde Park, que é o Central Park de Londres. É impossível conhecer todo o Hyde Park em Londres em um dia porque ele é enorme. Mas você pode pesquisar os monumentos que quer visitar e ir diretamente seguindo o mapa ou GPS. Também é possível alugar uma bike elétrica para poder explorar o parque sem cansar tanto, afinal, são 142 hectares de extensão.

Se for em um dia de sol e verão, pode aproveitar para alugar uma cadeira no parque, fazer um piquenique na grama ou sentar em algum café espalhado dentro do parque.

Seguro de viagem para Europa

Curta bastante sua viagem para Inglaterra e não esqueça de contratar um seguro de viagem internacional, que é obrigatório para entrar Europa, com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas. Confira nosso comparador de seguro viagem e economize bastante na escolha da sua seguradora. Compare as coberturas, qual o melhor seguro para cada idade e conheça o Seguros Promo, o maior site comparador de seguros de viagem do Brasil.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.