Roteiro em Moscovo: guia de visita na capital russa

Visitar Rússia  / 

Moscovo (ou Moscou) é a capital da Rússia e um importante centro político, econômico, cultural, religioso, financeiro e educacional do continente europeu. Se você está com viagem marcada para a cidade ou pretende programá-la, confira o roteiro em Moscovo que preparamos para você!

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Roteiro em Moscovo: como chegar ao país

Há muitas companhias aéreas, como British Airways, Alitalia, Air France, LATAM e outras voam do Brasil a Moscou, mas nenhuma delas tem voo direto do Brasil para a capital russa.

Como Moscou fica distante até mesmo das principais cidades europeias, uma passagem de ida e volta para a cidade normalmente custa, no mínimo, R$ 4 mil e pode chegar facilmente a R$ 7 mil, dependendo da companhia aérea e da época do ano em que você viaje.

Sendo assim, uma sugestão é pegar um voo do Brasil para uma cidade da Europa e, dessa cidade, partir para Moscou, de trem, de carro, ou, até mesmo, de avião. Assim, você conseguirá economizar bastante.

Dica: se está planejando viajar para a Rússia, é importante saber que deve ter um seguro viagem. Faça uma cotação no nosso comparador de seguro viagem e descubra qual o melhor e mais barato para você.

Roteiro em Moscovo: como se locomover na cidade

A maioria dos turistas que visitam a Rússia tem dúvidas sobre como se locomover em Moscou. Geralmente, o transporte público é eficiente em Moscou.

Para usar a tecnologia a seu favor, uma dica é usar aplicativos de transporte local, o “Moscovo Guia de Metrô e Mapa Interativo” é muito bom, pois nele você pode fazer simulação da sua origem e destino e receber o passo a passo para chegar ao lugar pretendido.

O metrô é a melhor opção para fugir do trânsito da cidade, e o Aeroexpress, um trem super confortável, também é um excelente meio de locomoção; ele deixa os passageiros nas principais atrações de metrô da cidade.

Além disso, o Uber também é uma boa alternativa para se locomover em Moscou.

Roteiro em Moscovo: atrações imperdíveis

Confira, agora, algumas das principais atrações e monumentos imperdíveis em Moscou.

1. Praça Vermelha

A Praça Vermelha é um dos principais cartões-postais de Moscou e, portanto, uma atração imperdível na cidade que deve entrar no seu roteiro em Moscovo. Essa importante praça abriga o Kremlin, a Catedral de São Basílio e o Mausoléu de Lenin.

O local foi palco de diversos marcos na história, como na época em que Ivan, o Terrível, mutilou presos na Praça Vermelha, ou quando, em 1812, Napoleão usou o espaço para se dirigir às suas tropas.

2. Catedral de São Basílio

Situada na Praça Vermelha, é uma antiga catedral do século XVI, com cúpulas de várias cores e torres de tijolos vermelhos, que podem ser vistos, até mesmo, por quem ainda está distante.

catedral de sao basilio em moscou

Esta linda catedral é uma das construções mais simbólicas e famosas da capital da Rússia.

Faça um tour privado e visite a Praça Vermelha e a Catedral São Basílio.

3. Kremlin de Moscovo

O Kremlin é um imenso complexo arquitetônico e fortificado de igrejas e palácios, situado no centro de Moscou, com museus de arte e peças representando o Estado russo.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Cercada por muros bem altos, a conhecida fortaleza é a sede do governo e, desde 1991, também passou a ser a moradia oficial dos chefes de Estado do país.

Pelo Get Your Guide, você pode adquirir seu ingresso para visitar a Praça Vermelha, o Kremlin e o metrô.

4. Teatro Bolshoi

O Teatro Bolshoi é uma icônica sede do balé e da ópera da Rússia, lar do mundialmente conhecido Ballet Bolshoi e da Ópera Bolshoi da Rússia. Ele é considerado um dos símbolos de Moscou e foi inaugurado ao público em 1780. Trata-se de um luxuoso teatro de repertório neoclássico.

moscovo teatro bolshoi

E, como é tão famoso e procurado, se você deseja assistir a um espetáculo que esteja em cartaz, deve se antecipar para comprar ingresso.

Você pode conhecer o local comprando ticket para o Teatro de Bolshoi com antecedência pelo Get Your Guide.

5. Mausoléu de Lenin

Também situado na famosa Praça Vermelha, o mausoléu de granito em forma de pirâmide inaugurada em 1930 é um memorial que abriga a sepultura de uma das personalidades políticas mais conhecidas da Rússia: Lenin, o chefe de Estado e líder da Revolução Russa.

Como o local costuma ter muita fila, o ideal é comprar seu ingresso com antecedência pelo Get Your Guide para fazer um passeio a pé pelo Mausoléu de Lenin.

6. Shopping GUM

GUM é um shopping center russo, um dos templos de consumo mais conhecidos de Moscou. Ali, você pode fazer muitas compras, admirar a arquitetura e conhecer mais sobre a história da cidade.

A linda construção está localizada em porção da Praça Vermelha, de frente para os muros do Kremlin.

7. Galeria Tretyakov

A Galeria Tretiakov é um museu russo que visa preservar e divulgar a arte nacional da Rússia. São mais de 170 mil trabalhos de renomados artistas russos expostos neste tradicional museu de Moscou.

galeria tretyakov

O belo prédio, que fica próximo ao Kremlin, possui dois andares e 62 salas, com coleções de pinturas, esculturas e muitos itens importantes a partir do século XI.

Compre com antecedência uma excursão privada pela Galeria Tretyakov e evite filas.

8. Museu Pushkin

O Museu Estatal Pushkin de Belas Artes é um museu de arte, impressionismo e pintura e é o maior museu de Moscou, dedicado à arte europeia, além de ser um dos maiores do mundo todo neste gênero.

O monumento, que foi inaugurado em 1912, possui uma linda arquitetura e um grandioso acervo, com aproximadamente 600 mil objetos de arte, entre esculturas, pinturas, fotografias e outros.

Nele, há coleções de artistas de renome, como Claude Monet, Pablo Picasso e Van Gogh. Realmente, uma atração imperdível que não pode ficar de fora do seu roteiro em Moscovo.

Não perca tempo nas filas e compre seu ingresso com antecedência para o Museu de Artes Pushkin.

Roteiro em Moscovo: outros monumentos a visitar

Além das expostas, você também pode incluir no seu roteiro em Moscovo os seguintes monumentos:

  • Palácio do Arsenal do Kremlin;
  • Convento de Novodevichy;
  • Catedral de Cristo Salvador;
  • Centro Panrusso de Exposições;
  • Kolomenskoye;
  • Colina dos Pardais;
  • Catedral da Dormição;
  • Gorky Central Park of Culture and Leisure;
  • Torre Ostankino;
  • Jardim de Alexandre, entre outros.

Sugestão de roteiro em Moscovo

Moscou é uma cidade grande, mas muitos pontos turísticos podem ser conhecidos em apenas um dia, principalmente no centro, onde está o mais famoso ponto turístico da cidade, que é a Praça Vermelha.

Veja, então, uma sugestão de roteiro em Moscovo de 3 dias, tempo em que você consegue visitar os principais pontos turísticos da cidade, especialmente se comprar pela internet ingressos para os locais mais disputados, evitando filas e otimizando melhor seu tempo.

Dia 1 do roteiro em Moscovo

Comece o dia bem cedo na Praça Vermelha. É nela que estão os principais monumentos da capital, como:

  • Catedral de São Basílio;
  • Museu de História;
  • Catedral Kazan;
  • Mausoléu de Lenin;
  • Túmulos de heróis soviéticos nos muros do Kremlin, entre outros.

Você pode visitar todos esses pontos nesse dia, pois estão situados no mesmo complexo. Depois, vá até o Marco Zero da cidade. De acordo com a lenda, quem jogar uma moeda nele vai ter sorte. Em seguida, aproveite e conheça a linda Catedral de São Basílio.

Ao final do dia, vá ao belo shopping GUM, admire a arquitetura, coma no local e aproveite para fazer compras.

Veja também o artigo que escrevemos sobre turismo na Rússia.

Dia 2 do roteiro em Moscovo

Inicie o seu dia conhecendo o complexo de Kremlin, onde poderá visitar o Campanário de Ivan, O Grande; o Palácio do Arsenal, além de algumas catedrais.

Depois, passeie pelos Jardins de Alexandre, que fica próximo de Kremlin. O local tem lindas fontes, estátuas e também o Memorial do Soldado Desconhecido, que é uma homenagem àqueles que morreram na Segunda Guerra Mundial.

À tardinha, visite a Catedral de Cristo Salvador, uma igreja ortodoxa de Moscou, com muita história e beleza em detalhes, localizada às margens do rio Moscou.

A Praça Vermelha é um excelente local para aproveitar a noite.

Dia 3 do roteiro em Moscovo

Neste dia, não deixe de visitar a Galeria Tretyakov e o Museu Pushkin. Se você gosta de passeios ao ar livre, passe a tarde no Gorky Park, o principal parque de Moscou, repleto de flores!

Conheça as estações de metrô de Moscou e visite o Teatro Bolshoi. Caso tenha algum espetáculo no local, não perca!

Se sobrar tempo, inclua no seu roteiro em Moscovo alguns dos monumentos citados, de acordo com o seu gosto.

Jante em algum restaurante renomado em Moscou, com vista para a cidade.

Roteiro em Moscovo: onde se hospedar

Como grande parte das principais atrações turísticas do nosso roteiro em Moscovo fica próxima à Praça Vermelha, procuramos acomodações perto do centro de Moscou, bem avaliadas pelos usuários da plataforma. Confira algumas sugestões para você curtir a cidade da melhor maneira possível.

Observação: a diária para casal foi pesquisada em junho de 2019, de um sábado para um domingo de novembro de 2019.

Descubra também quais são os 10 hotéis mais originais da Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.