Moscou é a capital da Rússia e um importante centro político, econômico, cultural, religioso, financeiro e educacional do continente europeu. Se você está com viagem marcada para a cidade ou pretende programá-la, confira o roteiro em Moscou que preparamos para você!

Roteiro em Moscou

Moscou é uma cidade grande, uma das mais visitadas da Rússia, mas muitos pontos turísticos podem ser conhecidos em apenas um dia, principalmente no centro, onde está o mais famoso ponto turístico da cidade, que é a Praça Vermelha.

Veja, então, uma sugestão de roteiro em Moscou de 3 dias, tempo em que você consegue visitar os principais pontos turísticos da cidade, especialmente se comprar comprar ingressos online para os locais mais disputados, evitando filas e otimizando melhor seu tempo.

Dia 1 do roteiro em Moscou

Comece o dia bem cedo na Praça Vermelha. É nela que estão os principais monumentos da capital, como:

  • Catedral de São Basílio;
  • Museu de História;
  • Catedral Kazan;
  • Mausoléu de Lenin;
  • Túmulos de heróis soviéticos nos muros do Kremlin, entre outros.

Você pode visitar todos esses pontos nesse dia, pois estão situados no mesmo complexo. Depois, vá até o Marco Zero da cidade. De acordo com a lenda, quem jogar uma moeda nele vai ter sorte. Em seguida, aproveite e conheça a linda Catedral de São Basílio.

Ao final do dia, vá ao belo shopping GUM, admire a arquitetura, coma no local e aproveite para fazer compras.

Dia 2 do roteiro em Moscou

Inicie o seu dia conhecendo o complexo de Kremlin, onde poderá visitar o Campanário de Ivan, O Grande; o Palácio do Arsenal, além de algumas catedrais.

Depois, passeie pelos Jardins de Alexandre, que fica próximo de Kremlin. O local tem lindas fontes, estátuas e também o Memorial do Soldado Desconhecido, que é uma homenagem àqueles que morreram na Segunda Guerra Mundial.

À tardinha, visite a Catedral de Cristo Salvador, uma igreja ortodoxa de Moscou, com muita história e beleza em detalhes, localizada às margens do rio Moscou.

A Praça Vermelha é um excelente local para aproveitar a noite.

Dia 3 do roteiro em Moscou

Neste dia, não deixe de visitar a Galeria Tretyakov e o Museu Pushkin. Se você gosta de passeios ao ar livre, passe a tarde no Gorky Park, o principal parque de Moscou, repleto de flores!

Conheça as estações de metrô de Moscou e visite o Teatro Bolshoi. Caso tenha algum espetáculo no local, não perca!

Se sobrar tempo, inclua no seu roteiro em Moscou alguns dos monumentos citados, de acordo com o seu gosto.

Atrações imperdíveis no roteiro em Moscou

Confira, agora, algumas das principais atrações e monumentos imperdíveis em Moscou.

1. Praça Vermelha

A Praça Vermelha é um dos principais cartões-postais de Moscou e, portanto, uma atração imperdível na cidade que deve entrar no seu roteiro em Moscou. Essa importante praça abriga o Kremlin, a Catedral de São Basílio e o Mausoléu de Lenin.

O local foi palco de diversos marcos na história, como na época em que Ivan, o Terrível, mutilou presos na Praça Vermelha, ou quando, em 1812, Napoleão usou o espaço para se dirigir às suas tropas.

2. Catedral de São Basílio

Situada na Praça Vermelha, é uma antiga catedral do século XVI, com cúpulas de várias cores e torres de tijolos vermelhos, que podem ser vistos, até mesmo, por quem ainda está distante.

catedral de sao basilio em moscou

Esta linda catedral é uma das construções mais simbólicas e famosas da capital da Rússia.

3. Kremlin de Moscou

O Kremlin é um imenso complexo arquitetônico e fortificado de igrejas e palácios, situado no centro de Moscou, com museus de arte e peças representando o Estado russo.

Cercada por muros bem altos, a conhecida fortaleza é a sede do governo e, desde 1991, também passou a ser a moradia oficial dos chefes de Estado do país.

4. Teatro Bolshoi

O Teatro Bolshoi é uma icônica sede do balé e da ópera da Rússia, lar do mundialmente conhecido Ballet Bolshoi e da Ópera Bolshoi da Rússia. Ele é considerado um dos símbolos de Moscou e foi inaugurado ao público em 1780. Trata-se de um luxuoso teatro de repertório neoclássico.

moscovo teatro bolshoi

E, como é tão famoso e procurado, se você deseja assistir a um espetáculo que esteja em cartaz, deve se antecipar para comprar ingresso.

5. Mausoléu de Lenin

Também situado na famosa Praça Vermelha, o mausoléu de granito em forma de pirâmide inaugurada em 1930 é um memorial que abriga a sepultura de uma das personalidades políticas mais conhecidas da Rússia: Lenin, o chefe de Estado e líder da Revolução Russa.

6. Shopping GUM

GUM é um shopping center russo, um dos templos de consumo mais conhecidos de Moscou. Ali, você pode fazer muitas compras, admirar a arquitetura e conhecer mais sobre a história da cidade.

A linda construção está localizada em porção da Praça Vermelha, de frente para os muros do Kremlin.

7. Galeria Tretyakov

A Galeria Tretiakov é um museu russo que visa preservar e divulgar a arte nacional da Rússia. São mais de 170 mil trabalhos de renomados artistas russos expostos neste tradicional museu de Moscou.

galeria tretyakov

O belo prédio, que fica próximo ao Kremlin, possui dois andares e 62 salas, com coleções de pinturas, esculturas e muitos itens importantes a partir do século XI.

8. Museu Pushkin

O Museu Estatal Pushkin de Belas Artes é um museu de arte, impressionismo e pintura e é o maior museu de Moscou, dedicado à arte europeia, além de ser um dos maiores do mundo todo neste gênero.

O monumento, que foi inaugurado em 1912, possui uma linda arquitetura e um grandioso acervo, com aproximadamente 600 mil objetos de arte, entre esculturas, pinturas, fotografias e outros.

Nele, há coleções de artistas de renome, como Claude Monet, Pablo Picasso e Van Gogh. Realmente, uma atração imperdível que não pode ficar de fora do seu roteiro em Moscou.

Outros monumentos a visitar

Além das expostas, você também pode incluir no seu roteiro em Moscou os seguintes monumentos:

  • Palácio do Arsenal do Kremlin;
  • Convento de Novodevichy;
  • Catedral de Cristo Salvador;
  • Centro Panrusso de Exposições;
  • Kolomenskoye;
  • Colina dos Pardais;
  • Catedral da Dormição;
  • Gorky Central Park of Culture and Leisure;
  • Torre Ostankino;
  • Jardim de Alexandre, entre outros.

Como se locomover em Moscou?

A maioria dos turistas que visitam a Rússia tem dúvidas sobre como se locomover em Moscou. Geralmente, o transporte público é eficiente em Moscou.

Para usar a tecnologia a seu favor, uma dica é usar aplicativos de transporte local, o “Moscou Guia de Metrô e Mapa Interativo” é muito bom, pois nele você pode fazer simulação da sua origem e destino e receber o passo a passo para chegar ao lugar pretendido.

O metrô é a melhor opção para fugir do trânsito da cidade, e o Aeroexpress, um trem super confortável, também é um excelente meio de locomoção; ele deixa os passageiros nas principais atrações de metrô da cidade.

Além disso, o Uber também é uma boa alternativa para se locomover em Moscou.

Descubra também quais são os 10 hotéis mais originais da Europa.