Kremlin de Moscovo: tudo sobre a imponente atração turística

Visitar Rússia  / 

Construído a partir de 1156, o Kremlin de Moscovo é o principal de toda a Rússia (existem cerca de 20 kremlins espalhados pelo país). E se você gosta de admirar e de visitar fortalezas, confira este artigo!

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Aqui, vamos te contar o endereço e como chegar ao Kremlin de Moscovo, o horário de funcionamento desta fortaleza, preços de ingressos, sua história, o que ver por perto, entre outras informações.

Informações sobre o Kremlin de Moscovo

Endereço: 103132 Rússia, Moscou, Kremlin

Horário: todos os dias, exceto quintas-feiras, das 9h30 min às 18h00. As bilheterias ficam abertas das 9h00 às 17h00

Como chegar: metrô – estações Aleksandrovskiy sad ou Biblioteka Lenina

Ingresso para o Arsenal: Inteira: 1.000 rublos russos; Reduzida: 500 rublos (estudantes e idosos russos em período integral, mediante apresentação dos documentos relevantes [Comprar online]

História do Kremlin de Moscovo

Situado no centro da cidade de Moscou, o Kremlin de Moscovo (Московский Кремль) é uma imponente construção cercada por altíssimos muros. A famosa fortaleza é conhecida mundialmente como a sede do governo e, desde 1991, também passou a ser a residência oficial dos chefes de Estado russos.

O Kremlin de Moscovo é um santuário nacional russo e um símbolo do estado russo. Não é à toa que o conjunto arquitetônico do Kremlin de Moscou e a Praça Vermelha estão na lista do Patrimônio Mundial Cultural e Natural da UNESCO como parte do patrimônio histórico e artístico do mundo.

A Reserva-Museu Histórico e Cultural do Kremlin de Moscou inclui a Câmara de Arsenal e o conjunto arquitetônico da Praça da Catedral, um dos maiores e urbanos do mundo: onde se incluem a Assunção, Arkhangelsk, Catedrais da Anunciação, a Igreja do Depoimento do Depósito, as Câmaras Patriarcais, a Torre Ivan o Grande Sino, assim como as salas de exposição na Assunção, campanário e câmara de um pilar das câmaras patriarcais.

A história da formação, desenvolvimento e atividades de uma instituição museológica no Kremlin de Moscovo possui quase três séculos. Sua história sempre esteve relacionada com a história do estado russo. O museu do tesouro, um museu com relíquias estatais e uma enorme riqueza, sempre atraiu a atenção das autoridades.

No passado, o Kremlin de Moscovo era o local de moradia para muitos czares russos. A primeira versão do complexo foi erguida em 1156. Porém, as luxuosas construções em seu interior, como os palácios e as catedrais, só foram criadas posteriormente.

Muitos séculos de história estão conservados no interior de suas muralhas, com mais de 2 km de comprimento, além de tesouros de inestimável valor.

Turismo na Rússia: principais cidades e pontos turísticos.

O que ver no Kremlin de Moscovo

A Reserva-Museu Histórico e Cultural do Kremlin de Moscou inclui:

  • Arsenal;
  • Conjunto arquitetônico da Praça da Catedral, que inclui a Assunção, Arkhangelsk, Catedrais da Anunciação, a Igreja do Depósito da Santa Cruz, as Câmaras Patriarcais da Igreja dos Doze Apóstolos, o conjunto da torre sineira “Ivan, o Grande”, e showrooms no campanário da Assunção e nas câmaras patriarcais;
  • Campanário de Ivan, o Grande, com mais de 80 metros de altura;
  • Exposições de tesouros e antiguidades, como armas, capacetes, canhões, entre outros objetos.

Confira todos os detalhes sobre o que ver no site oficial do Kremlin.

Onde fica o Kremlin de Moscovo

O Kremlin de Moscovo fica no seguinte endereço: 103132 Rússia, Moscou, Kremlin, no centro da capital da Rússia, em uma alta colina acima do rio Moskva.

Confira sua localização no mapa.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Como chegar ao Kremlin de Moscovo

A melhor maneira para chegar ao Kremlin de Moscovo é de metrô: estações Aleksandrovskiy sad ou Biblioteka Lenina.

Moscou está entre as cidades mais baratas da Europa para viajar. Confira nosso artigo e veja as outras que se encontram na lista.

Ingressos para o Kremlin de Moscovo

Arsenal

  • Inteira: 1.000 rublos russos;
  • Estudantes e idosos russos em período integral (mediante apresentação dos documentos relevantes): 500 rublos.

Conjunto arquitetônico da Praça da Catedral e a exposição

  • Inteira (sem descontos): 700 rublos;
  • Estudantes e aposentados russos em período integral (mediante apresentação dos documentos relevantes): 350 rublos;
  • Conjunto arquitetônico da Praça da Catedral com um tour de áudio: 1.000 rublos;
  • Conjunto arquitetônico da Praça da Catedral com uma excursão em áudio para estudantes e pensionistas russos em período integral (mediante apresentação dos documentos): 650 rublos.

Dica: você também pode adquirir seu ingresso para visitar o Kremlin de Moscovo pelo Get Your Guide, por a partir de 1600 rublos.

Ingressos gratuitos

A entrada na Câmara do Arsenal e o Conjunto arquitetônico da Praça da Catedral é gratuita para cidadãos que receberam os títulos de Herói da União Soviética, um herói da Federação Russa ou detentores da Ordem da Glória, participantes da Segunda Guerra Mundial e pessoas equivalentes que são cidadãos da Federação Russa e da CEI, pessoas com menos de 16 anos, pessoas com deficiência do grupo I, crianças com deficiência e acompanhantes, pessoas com deficiência do grupo II, funcionários de museus do Ministério da Cultura da Federação Russa, Conselho Internacional de Museus do ICOM e recrutas.

Toda segunda terça-feira do mês, o Arsenal é visitado gratuitamente por estudantes dos principais programas educacionais profissionais (cidadãos da Federação Russa), pessoas com menos de 18 anos (cidadãos da Federação Russa) e membros de famílias numerosas (cidadãos da Federação Russa).

Confira no site oficial todos os ingressos vendidos.

Horário de funcionamento

O Kremlin de Moscovo funciona todos os dias, exceto quintas-feiras, das 9h30 min às 18h00. As bilheterias ficam abertas das 9h00 às 17h00.

Veja também o calendário de eventos do Kremlin de Moscovo.

Dicas e curiosidades sobre o Kremlin de Moscovo

Dicas

1. Você deve guardar sua bolsa ou mochila em um guarda-volumes, localizado próximo à bilheteria e sem custo adicional;

2. Aproveite para tirar bastantes fotos e fazer vídeos no exterior do Kremlin de Moscovo, pois não é permitido no seu interior;

3. Tome café ou almoce antes de entrar no Kremlin, pois não há restaurantes e cafés ali dentro;

4. Compre seu ingresso com antecedência – a atração costuma lotar e ficar com filas para comprar ingresso na hora;

5. A Reserva-Museu Histórico e Cultural do Kremlin de Moscou inclui o Arsenal e o conjunto arquitetônico da Praça da Catedral, que inclui a Assunção, Arkhangelsk, Catedrais da Anunciação, a Igreja do Depósito da Santa Cruz, as Câmaras Patriarcais da Igreja dos Doze Apóstolos, o conjunto da torre sineira “Ivan, o Grande”, e também showrooms no campanário da Assunção e nas câmaras patriarcais.

Kremlin de Moscovo russia

Quanto custa viajar para a Rússia: confira todos os custos.

Curiosidades

1. O comprimento total das paredes do Kremlin é 2.235 metros;

2. O complexo tem aproximadamente 30 hectares;

3. O Kremlin de Moscovo tem 20 torres de até 80 metros;

4. Os primeiros assentamentos no território do primeiro Kremlin de Moscovo datam da Idade do Bronze (século II a.C.). Porém, a primeira fortaleza construída ali foi fundada em 1156 pelo príncipe Iúri Doldorúki e foi confeccionada de carvalho;

5. Muros vermelhos, torres vermelhas e estralas vermelhas no topo das torres do Kremlin de Moscovo são símbolos do passado comunista do país.

O que ver por perto do Kremlin de Moscovo

Você pode aproveitar o dia em que for visitar o Kremlin de Moscovo para passear pela Praça Vermelha, visitar a Catedral de São Basílio, o Mausoléu de Lenin, os Jardins de Alexandre, a Galeria Tretyakov, o Teatro Bolshoi e ir ao Shopping GUM.

Quer conhecer o Kremlin de Moscovo? Então pegue algumas dicas do roteiro em Moscovo que preparamos e boa viagem!

Dica final: não deixe de viajar com um bom seguro viagem. Sugerimos que faça uma simulação no comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo para conferir as várias opções de seguro para a sua viagem à Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.