Vinho do Porto

Visitar Porto  / 

Portugal possui alguns dos melhores vinhos do mundo. O país europeu é o nono maior exportador da bebida do mundo. O vinho do Porto é um dos vinhos mais famosos do mundo e razões para isso não faltam. Ele é produzido na Região Demarcada do Douro (cerca de 100 km da cidade do Porto) e é armazenado nas caves de vinho do Porto na cidade de Vila Nova de Gaia, ligada a cidade do Porto pela ponte Luís I.

Conhecer e experimentar o Vinho do Porto

A cidade de Vila Nova de Gaia é considerada o local de maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo. As diversas caves localizadas na Ribeira do Rio Douro com vista para o Porto são importantes locais turísticos com visitação durante todo o ano por turistas do mundo inteiro.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Confira um mapa de Portugal e conheça as principais regiões do país europeu.

Visite as caves em Gaia e região do Douro

Além da sensacional experiência de degustar um vinho do Porto diretamente das caves, também é possível visitar as vinícolas produtoras nas cidades: Peso da Régua e Pinhão.

Caves de Vinho do Porto

Vinícolas do Porto: as 6 melhores para incluir no seu roteiro de viagem.

Além da beleza da região, é possível fazer cruzeiros de barco (por dia ou para dormir) e apreciar a boa gastronomia portuguesa presente região.

Você também pode conferir algumas das comidas típicas de Portugal.

O que é o vinho do Porto?

O vinho do Porto é um vinho licoroso e fortificado. A bebida é diferente por causa do seu clima único, pelo fato de a fermentação do vinho não ser completa e pela adição de aguardente. Além disso, possui uma enorme variedade de aromas e um alto teor alcoólico (entre 19% e 22%).

O vinho do Porto é um vinho adocicado e normalmente é servido acompanhado da sobremesa após o jantar. Por ser um vinho bastante forte e doce, ele é servido em pequenas quantidades e geralmente em cálices pequenos.

Aproveite para conhecer a Ponte Luís I, uma das pontes mais bonitas da Europa.

Tipos de vinho do Porto

O vinho do Porto é dividido em três tipos: Ruby, Tawny e Branco. A bebida também possui categorias especiais: Reserva, LBV – Late Bottled Vintage, Tawnies envelhecidos, Colheita, Vintage e Crusted. Ele pode ser envelhecido entre 2 a 40 anos.

Se você é apaixonado por vinho, então sugerimos que confira as dicas que compartilhamos sobre os vinhos portugueses.

Os melhores vinhos do Porto

O vinho do Porto possui uma grande variedade de marcas entre elas estão as mais antigas como Ferreira, Ramos Pinto e Real Companhia Velha. Seguidos da lista:

Já os vinhos do Porto premiados recentemente pelo Wine Spectator e Grand International Wine Awards foram:

Quanto custa?

Os preços do vinho do Porto variam de acordo com as marcas e de seu tempo de envelhecimento (em barris de madeira ou envelhecidos em garrafa). Os preços variam entre  3€ e podem chegar até  6 mil euros.

Temperatura ideal para degustar

O vinho do Porto Ruby normalmente é servido em temperatura entre 15 a 20 graus. Já o Tawny e o Branco podem ser servidos mais gelados. Para armazená-lo é necessário encontrar um local fresco, com pouca umidade e que não seja muito frio.

Onde provar?

É possível degustar os vinhos do Porto nas caves onde eles ficam armazenados em Vila Nova de Gaia (colada ao Porto), nas vinícolas produtoras em Peso da Régua e Pinhão (região do Douro em Portugal), ou então em Wine Bars, pubs, bares e restaurantes de todas as partes de Portugal.

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

Onde degustar Vinho do Porto

A experiência de provar um vinho do Porto sentado em um bar na Ribeira do Rio Douro durante o dia, ou fim de tarde, é incrível e com certeza será um dos momentos mais marcantes da sua viagem por Portugal.

Saiba também como levar vinho para o Brasil.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.