Uma das coisas que sempre me chamam a atenção nas viagens pela Europa são as pontes. Adoro vê-las e fotografá-las e pelo vistos não sou a única apaixonada por pontes. O interesse pelas pontes por parte dos turistas no mundo todo é tão grande, que a European Best Destinations, que tem escritório em Bruxelas e trabalha sem fins lucrativos, fez uma lista com as pontes mais bonitas da Europa.
São quinze pontes sendo: 4 na França, 3 em Portugal, 2 na Itália, 1 na Alemanha, 1 na Hungria, 1 na Suíça, 1 na Espanha, 1 na Bósnia e Herzegovina e 1 na Inglaterra. Esta última não preciso nem dizer que está em Londres, não é mesmo?
Ficou curioso? Vamos contar um pouco de cada uma das pontes mais bonitas da Europa e você já pode ir colocando na sua lista de “lugares que quero conhecer”.
Índice do artigo
1. Viaduto Garabit em Cantal, França
A obra é de Gustave Eiffel junto com o engenheiro Léon Boyer. Podemos apreciar uma ponte imponente e ao mesmo tempo muito elegante, que faz a travessia do Rio Truyère. A extensão desta ponte é de 565 metros e sua altura 52 metros. A construção iniciou-se em 1881 e foi concluída em 1884.
É possível ver a ponte de longe não só pela sua beleza e grandiosidade, mas também, pela sua cor vermelha e sua iluminação, durante a noite.
O que fazer para conhecer uma das pontes mais bonitas da Europa? Você pode ir até a zona Garabit e embarcar em um dos barcos pelo lago e chegará bem no coração da travessia da ponte.
2. Ponte de Millau em Aveyron, França
Em Averyron, também na França, você pode ver a segunda eleita do país como uma das pontes mais bonitas da Europa: Ponte de Millau.
É um ponto turístico bem conhecido, principalmente pela área que está localizado o Viaduto de Millau. Centenas de turistas passam por lá todos os dias para apreciar a ponte, construída em 2004, que tem 2,5 quilômetros de extensão.
A Ponte de Millau é a mais alta do mundo, considerando sua estrutura. O seu ponto mais alto mede 343 metros e está sobre o rio Tarn.
O que fazer em Millau além de ver a ponte mais alta do mundo? Com o tempo bom você pode fazer um passeio de barco no rio Tarn, ou ainda visitar uma fábrica de luvas de marcas internacionais (Causse Gantier). Outra opção é escolher um dos restaurantes locais e experimentar uma deliciosa comida francesa.
3. Ponte Vecchio em Florença, Itália
A ponte de Florença não poderia faltar dentro de uma lista tão importante. Até porque se trata de uma ponte que tem história para contar. Sobre o rio Arno, em documentos de 996 a.C. se encontram relatos de que a Ponte Vecchio já existia.
Porém, a ponte que temos hoje diante dos nossos olhos não é a primeira construção, ela foi reconstruída por duas vezes e escapou por pouco da Segunda Guerra Mundial. Em 1944, Hitler teria dado ordem para não destruir a Ponte Vecchio.
Com certeza, a Ponte Vecchio de Florença é uma das principais atrações turísticas da cidade, para ver, fotografar e caminhar sobre ela. E se quiser deixar a experiência ainda mais inesquecível, recomendamos o cruzeiro pelo Rio Arno com aperitivo.
4. Ponte Vasco da Gama em Lisboa, Portugal
Vamos deixar um pouco França e vamos para Portugal que abriga 3 das 15 pontes mais bonitas da Europa. Começando em Lisboa falando da ponte de maior extensão da Europa, a ponte Vasco da Gama.
A ponte está localizada no sul do Parque das Nações. Dos seus 17,3 quilômetros de extensão, passam sobre o Rio Tejo 12 quilômetros, ligando Lisboa com Montijo e Alcochete, e ambas a Sacavém. A sua altura máxima é de 155 metros.
A ponte foi inaugurada em 1998 e para atravessá-la é necessário pagar um pedágio, que custa bem pouco. Outra opção é curtir um cruzeiro no Rio Tejo em Veleiro para garantir uma vista privilegiada da ponte.
5. Ponte Luís I no Porto, Portugal
A ponte de ferro que fica sobre o Rio Douro liga o Porto a Vila Nova de Gaia. Ela se encaixa bem na paisagem das casas a sua volta e acaba sendo um verdadeiro cartão-postal para a cidade portuguesa.
Você pode chegar, olhar e tirar fotos, atravessar a ponte ou ainda fazer um passeio de barco pelo Rio Douro. Qualquer uma das opções valem a pena para aproveitar a cidade e admirar uma das pontes mais bonitas da Europa.
6. Ponte de Rohan em Landerneau, França
Seguindo a lista das pontes mais bonitas da Europa vamos voltar para França. A Ponte de Rohan foi construída em 1510 e o seu diferencial, que concede para esta ponte um charme todo especial, são as casas construídas sobre ela, algumas com fachada de ardósia. Poderíamos dizer que mais que bonita é uma construção charmosa e curiosa.
7. Ponte Bastei em Lohmen, Alemanha
Na Alemanha também podemos ver uma das pontes mais bonitas da Europa, na cidade de Lohmen.
Com altura de 195 metros, ela foi construída em 1851 e nos presenteia com uma fantástica vista para o vale do rio Elba.
8. Ponte Velha em Mostar, Bósnia e Herzegovina
O país que não recebe muitas visitas internacionais, só por essa ponte já merece entrar nos roteiros para Europa.
Não se trata da ponte original construída em 1566, mas que foi destruída em 1993. Porém, é uma réplica perfeita que foi inaugurada em 2004, com todo o seu charme e encanto e por isso merecendo entrar na lista das pontes mais bonitas da Europa.
9. Ponte Nova em Ronda, Espanha
Prepara-se para perder o fôlego, ficar admirado quando estiver com a Ponte Nova bem diante dos seus olhos. A construção é de 1700, sua altura é de 98 metros, é simplesmente incrível. Sem falar que vale a pena visitar esta pequena cidade da Espanha, que está no alto de um despenhadeiro com 100 metros de altura. É como se você tivesse voltado no tempo.
O espaço interior da ponte no arco central é de 60 metros quadrados, o que torna possível visitar a parte interior.
10. Pont du Gard em Ver-Pont-du-Gard, França
Vamos falar da terceira ponte francesa que está entre as mais bonitas da Europa. Uma preciosidade, uma vez que foi construída pelo Império Romano (18 a.C.). A ponte mede 49 metros de altura e faz parte do Patrimônio da Unesco desde ano de 1985.
Parar para tirar fotos, tomar um banho no Rio Gardon, são opções para quem vai ver de perto esta antiguidade. Porém, é muito comum pessoas que foram até lá, estacionarem o carro próximo à ponte e depois se depararem com um preço absurdo de poucos minutos de estacionamento. Por isso, antes de estacionar para ver a ponte, se informe direitinho sobre tempo e preços. E se você pretende visitar o local, pode ser interessante garantir o ingresso para a Pont du Gard sem fila.
11. Chapel Bridge em Lucerna, Suíça
Uma construção do século XIV, que passou por uma reestruturação em 1993 depois de pegar fogo. A ponte é feita de madeira e está sobre o rio Reuss. É também conhecida como ponte da capela.
Sem dúvidas, o melhor momento para ver a ponte da cidade de Lucerna é durante a noite, graças a iluminação especial que ela recebe.
Além disso, a cidade fica a 1 hora de carro de Basileia e dos Alpes Suíços. Portanto, aproveite para visitá-la.
12. Ponte di Rialto em Veneza, Itália
Construída entre os anos de 1588 e 1591, a Ponte de Rialto é mais uma das belezas da cidade italiana. É uma pequena ponte em forma de arco sobre o Grande Canal construída com pedras.
Você pode admirá-la de perto, de longe para fotografar, ou pode passar bem debaixo dela fazendo um passeio de gôndola.
13. Ponte das Correntes em Budapeste na Hungria
Construída em 1849, a ponte une as duas partes de Budapeste, Buda ao Oeste e Peste ao Leste.
São 5.200 toneladas de ferro e sua extensão é de 380 metros, tendo o ponto mais alto 14,8 metros de altura. Dá para atravessar a Ponte das Correntes a pé, por um cruzeiro pelo Rio Danúbio, ou mesma vê-la de pontos altos da cidade.
14. Ponte 25 de Abril em Lisboa, Portugal
Outra ponte famosa de Portugal que está entre as mais bonitas da Europa também fica em Lisboa e foi construída no ano de 1966. Se você pensa em visitar Lisboa, você precisa dar uma passadinha na Ponte 25 de Abril!
A ponte costuma ser comparada a ponte de Golden Gate de São Francisco. É magnífica!
15. Tower Bridge em Londres, Inglaterra
Para fechar a lista de pontes mais bonitas da Europa não poderia faltar a famosa ponte de Londres, Tower Bridge. Construída em 1894, tem duas torres de 65 metros cada e está sobre o rio Tâmisa. Vale muito a pena fazer um passeio por essa ponte inglesa!
Você pode ver uma exposição permanente na ponte, que conta sua história. Sem falar da vista da cidade que ela proporciona.