Ribeira do Porto: como visitar o coração da cidade

Visitar Porto  / 

A Ribeira do Porto é o coração da cidade! Colorida, movimentada, alegre e cheia de história. Na linguagem popular, ir ao Porto e não passear pela Ribeira é como ir a Roma e não ver o Papa. Esse Patrimônio Mundial da UNESCO fica no bairro de São Nicolau, no Centro Histórico da cidade. E além de todo o agito, ainda tem a beleza arrebatadora do Rio Douro. É realmente um passeio imperdível.

O que visitar na Ribeira do Porto

Casa do Infante

Se trata de um dos edifícios mais antigos do Porto. Foi ali que nasceu o Infante Dom Henrique, o patrono dos descobrimentos de Portugal. Nesse complexo de edifícios está guardado o Arquivo Histórico Municipal do Porto.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

O lugar abriga um museu no qual os visitantes podem explorar um pouco as descobertas marítimas portuguesas e aprender sobre a ocupação romana em Portugal, que aconteceu no século IV.

Praça da Ribeira

Uma das mais antigas praças da cidade está rodeada pelos típicos prédios portugueses com suas fachadas tão inconfundíveis. Ali fica a escultura Cubo da Ribeira, de José Rodrigues.

 

Foi nessa zona que viveu o Duque da Ribeira, que ficou famoso por ter salvo várias pessoas de morrerem afogadas. Após a sua morte, foi cravada ali uma lápide em homenagem a um dos principais personagens da Ribeira do Porto.

Passeio de Barco pelo Rio Douro

Por cerca de 15 euros você faz o chamado Cruzeiro das Pontes do Douro. O embarque é no próprio Cais da Ribeira do Porto e em 50 minutos você passa pelas 5 pontes do Rio Douro. É uma agradável maneira de explorar as belezas do rio. Só não aconselho no frio, pois o vento é cortante.

Se não tiver esse tempo ou quiser economizar, pegue um barco-taxi que faz a rápida travessia da Ribeira do Porto para a Ribeira de Gaia por 2 euros. Lá, você poderá conhecer as famosas caves de vinho do Porto de Vila Nova de Gaia.

Ponte Luís I

A enorme estrutura metálica que une o Porto a Vila Nova de Gaia pode ser atravessada a pé. Ela representa o principal cartão postal da cidade e vive lotada de turistas que circulam entre a Ribeira do Porto e a Ribeira de Gaia.

 

Quem atravessar por cima, sairá em frente ao Mosteiro da Serra do Pilar, que em conjunto com a Ribeira do Porto e a Ponte Luís I, foi eleito Patrimônio Mundial da UNESCO e é uma das pontes mais bonitas da Europa.

Conheça os principais pontos turísticos do Porto.

História da Ribeira do Porto

O local é repleto de restaurantes, lojas de artesanato típico e souvenirs, além de estar sempre cheia de artistas de rua fazendo performances que enchem os olhos dos turistas.

O nome da região veio de sua localização, às margens do Rio Douro. Com origem medieval, o povoamento da área aconteceu no século XIV devido às atividades comerciais e marítimas do país.

Hoje, revitalizada, é considerada uma área nobre da cidade, cheio de hotéis cinco estrelas e restaurantes com chefs renomados. Mas há também charmosos cafés e adegas nos quais você pode saborear a culinária típica de Portugal e apreciar um bom vinho.

Como chegar na Ribeira do Porto

Talvez seja um dos lugares com mais opções de transporte do Porto. Você pode chegar de elétrico (linha 1), ônibus (RBRI 1 e RBRI2), de carro, a pé e até mesmo de barco!

A estação de metrô mais próxima é a São Bento. Você irá caminhar um pouco para chegar até às margens do rio. Mas durante o caminho, permeado pelas ruas e ladeiras características do Porto, você conseguirá respirar a atmosfera do lugar.

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

Todos os ônibus de turismo no estilo Hop on Hop of passam por ali o dia inteiro. Também há muitos tuk tuks circulando por ali dispostos a levar os turistas para qualquer ponto próximo.

Da Ribeira de Gaia, pegue o barco-taxi que custa apenas 2 euros e atravessa rapidamente o Rio Douro.

Vinícolas do Porto: as 6 melhores para incluir no seu roteiro de viagem.

Restaurantes na Ribeira do Porto

Terra Nova: cozinha contemporânea. Perfeito para saborear um típico Bacalhau à Bras. Preço médio é de 30 euros por pessoa.

O Muro by Joachim Koerper: cozinha de autor e culinária mediterrânea. O preço médio é de 25 euros por pessoa. Um dos pratos principais é o Cozido Português Revisitado.

Cais 35 Sushi: com cerca de 20 euros você saboreia as delícias tradicionais da culinária japonesa.

RIB Beef & Wine: uma tradicional steakhouse. O preço médio é de 35 euros por pessoa para degustar pratos como Entrecot sem osso e costela de vaca.

Hotéis na Ribeira do Porto

Pestana Vintage Porto Hotel: 5 estrelas com diárias a partir de 240 euros para um casal.

Descobertas Boutique Hotel Porto: 4 estrelas com diárias em torno de 115 euros para um casal.

Ribeira do Porto Hotel: 3 estrelas com diárias a 110 euros para um casal.

Homey – Guest House: um alojamento de designer com diárias a partir de 90 euros para um casal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Ana é uma jornalista brasileira que em 2017 saiu do Rio de Janeiro e se mudou com a família para o Porto. Ao lado do marido, o fotógrafo André Furtado, criou o site Portuguiando, espaço que usa para contar um pouco sobre a rotina de uma família de brasileiros em Portugal. Hoje se dedica à paixão pela escrita, à maternidade e a explorar a cultura lusitana.