A Ribeira do Porto é o coração da cidade! Colorida, movimentada, alegre e cheia de história. Na linguagem popular, ir ao Porto e não passear pela Ribeira é como ir a Roma e não ver o Papa. Esse Patrimônio Mundial da UNESCO fica no bairro de São Nicolau, no Centro Histórico da cidade. E além de todo o agito, ainda tem a beleza arrebatadora do Rio Douro. É realmente um passeio imperdível.
Índice do artigo
O que visitar na Ribeira do Porto
Casa do Infante
Se trata de um dos edifícios mais antigos do Porto. Foi ali que nasceu o Infante Dom Henrique, o patrono dos descobrimentos de Portugal. Nesse complexo de edifícios está guardado o Arquivo Histórico Municipal do Porto.
O lugar abriga um museu no qual os visitantes podem explorar um pouco as descobertas marítimas portuguesas e aprender sobre a ocupação romana em Portugal, que aconteceu no século IV.
Praça da Ribeira
Uma das mais antigas praças da cidade está rodeada pelos típicos prédios portugueses com suas fachadas tão inconfundíveis. Ali fica a escultura Cubo da Ribeira, de José Rodrigues.
Foi nessa zona que viveu o Duque da Ribeira, que ficou famoso por ter salvo várias pessoas de morrerem afogadas. Após a sua morte, foi cravada ali uma lápide em homenagem a um dos principais personagens da Ribeira do Porto.
Passeio de Barco pelo Rio Douro
Por cerca de 15 euros você faz o chamado Cruzeiro das Pontes do Douro. O embarque é no próprio Cais da Ribeira do Porto e em 50 minutos você passa pelas 5 pontes do Rio Douro. É uma agradável maneira de explorar as belezas do rio. Só não aconselho no frio, pois o vento é cortante.
Se não tiver esse tempo ou quiser economizar, pegue um barco-taxi que faz a rápida travessia da Ribeira do Porto para a Ribeira de Gaia por 2 euros. Lá, você poderá conhecer as famosas caves de vinho do Porto de Vila Nova de Gaia.
Ponte Luís I
A enorme estrutura metálica que une o Porto a Vila Nova de Gaia pode ser atravessada a pé. Ela representa o principal cartão postal da cidade e vive lotada de turistas que circulam entre a Ribeira do Porto e a Ribeira de Gaia.
Quem atravessar por cima, sairá em frente ao Mosteiro da Serra do Pilar, que em conjunto com a Ribeira do Porto e a Ponte Luís I, foi eleito Patrimônio Mundial da UNESCO e é uma das pontes mais bonitas da Europa.
Conheça os principais pontos turísticos do Porto.
História da Ribeira do Porto
O local é repleto de restaurantes, lojas de artesanato típico e souvenirs, além de estar sempre cheia de artistas de rua fazendo performances que enchem os olhos dos turistas.
O nome da região veio de sua localização, às margens do Rio Douro. Com origem medieval, o povoamento da área aconteceu no século XIV devido às atividades comerciais e marítimas do país.
Hoje, revitalizada, é considerada uma área nobre da cidade, cheio de hotéis cinco estrelas e restaurantes com chefs renomados. Mas há também charmosos cafés e adegas nos quais você pode saborear a culinária típica de Portugal e apreciar um bom vinho.
Como chegar na Ribeira do Porto
Talvez seja um dos lugares com mais opções de transporte do Porto. Você pode chegar de elétrico (linha 1), ônibus (RBRI 1 e RBRI2), de carro, a pé e até mesmo de barco!
A estação de metrô mais próxima é a São Bento. Você irá caminhar um pouco para chegar até às margens do rio. Mas durante o caminho, permeado pelas ruas e ladeiras características do Porto, você conseguirá respirar a atmosfera do lugar.
Todos os ônibus de turismo no estilo Hop on Hop of passam por ali o dia inteiro. Também há muitos tuk tuks circulando por ali dispostos a levar os turistas para qualquer ponto próximo.
Da Ribeira de Gaia, pegue o barco-taxi que custa apenas 2 euros e atravessa rapidamente o Rio Douro.
Vinícolas do Porto: as 6 melhores para incluir no seu roteiro de viagem.
Restaurantes na Ribeira do Porto
Terra Nova: cozinha contemporânea. Perfeito para saborear um típico Bacalhau à Bras. Preço médio é de 30 euros por pessoa.
O Muro by Joachim Koerper: cozinha de autor e culinária mediterrânea. O preço médio é de 25 euros por pessoa. Um dos pratos principais é o Cozido Português Revisitado.
Cais 35 Sushi: com cerca de 20 euros você saboreia as delícias tradicionais da culinária japonesa.
RIB Beef & Wine: uma tradicional steakhouse. O preço médio é de 35 euros por pessoa para degustar pratos como Entrecot sem osso e costela de vaca.
Hotéis na Ribeira do Porto
Pestana Vintage Porto Hotel: 5 estrelas com diárias a partir de 240 euros para um casal.
Descobertas Boutique Hotel Porto: 4 estrelas com diárias em torno de 115 euros para um casal.
Ribeira do Porto Hotel: 3 estrelas com diárias a 110 euros para um casal.
Homey – Guest House: um alojamento de designer com diárias a partir de 90 euros para um casal.