Visitar os Açores: o que vale a pena conhecer no arquipélago

Visitar Portugal  / 

A Região Autônoma dos Açores é um território da República Portuguesa com autonomia política e administrativa. Tantos termos burocráticos escondem a beleza do arquipélago, a ponto da Lonely Planet (maior guia de viagens do mundo) decretar que visitar os Açores estava entre os 10 grandes destinos globais de 2017.

Encontre as melhores experiências turísticas na Europa

Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus.

VER ATRAÇÕES»

Talvez você nunca tenha ouvido falar desse pedacinho de terra, um local perfeito para os amantes da natureza e de esportes de aventura. Conheça um pouco mais sobre os Açores.

Leia ainda nosso artigo com tudo o que precisa saber sobre o Arquipélago dos Açores em Portugal.

Visitar os Açores: onde ficam

Os Açores são um arquipélago de 2.325 km², distante a 1.600 quilômetros de Portugal. Está a nordeste do Oceano Atlântico, entre os 36º e os 43º de latitude Norte e os 25º e os 31º de longitude Oeste.

Precisamente, o arquipélago está situado sobre a Dorsal Mesoatlântica, cordilheira que se estende sob o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico e cujos pontos elevados emergem em forma de ilha.

acores mapa

No entanto, sua proximidade com o continente europeu e o fato de pertencer politicamente à República Portuguesa e à União Europeia fez com que os Açores sejam considerados parte da Europa. Na verdade, são consideradas ilhas mais bonitas da Europa.

Os territórios mais próximos são a Península Ibérica, a 2 mil quilômetros ao leste; Ilha de Madeira, a 1.200 quilômetros a sueste; Nova Escócia, a 2.300 quilômetros a noroeste; e Ilhas Bermudas, a 3.500 quilômetros a sudoeste.

Saiba o que vale a pena comprar em Portugal.

Ilhas que compõem os Açores

O arquipélago reúne nove ilhas, divididas em três grupos geográficos.

Grupo Oriental

  • São Miguel: a maior e principal ilha dos Açores, onde fica a sede do governo regional. É famosa pelo Pico da Vara, com 1.105 metros de altitude, a gastronomia, os mirantes para contemplar a vista e os banhos quentes de água férrea;
  • Santa Maria: tem como principais cartões postais o Poço da Pedreira e a Praia Formosa. Foi a primeira ilha povoada pelos portugueses, entre 1427 e 1432.

Ilhas da Europa: conheça as principais e mais bonitas.

Grupo Central

  • Faial: a cidade de Horta é famosa pela Marina de Horta, o primeiro porto de recreio inaugurado nos Açores em 1986. De seu porto saem barcos diariamente para a Ilha do Pico;
  • Pico: a Montanha do Pico, com 2.351 metros de altitude, é o ponto mais alto de Portugal. Também na ilha fica a vinicultura que integra a Paisagem da Cultura da Vinha como Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco desde 2004;
  • Terceira: o centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo é Patrimônio Mundial da Humanidade tombado pelo Unesco;
  • São Jorge: com uma longa cordilheira vulcânica, forma um triângulo de rápido e fácil acesso por via marítima junto das ilhas de Faial e do Pico. Se você gosta de queijo precisa visitar os Açores: essa ilha produz um dos mais saborosos de Portugal!
  • Graciosa: tem acesso mais restrito, e por isso se dedica ao turismo sustentável e de preservação da natureza.

Grupo Ocidental

  • Corvo: a menor das ilhas tem somente 500 habitantes;
  • Flores: famosa pelos campos de hortênsias, integra a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco desde 2009.

Visitar os Açores: pontos a não perder

Visitar os Açores é adentrar um universo ainda intocável e recheado de belas paisagens, que reúnem florestas, cachoeiras, lagoas, praias, picos e até vulcões.

Se trata de um arquipélago pequeno e pouco explorado, portanto você vai encontrar mais opções de turismo dentro das principais cidades, que são:

  • Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel;
  • Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira;
  • Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel;
  • Horta, na Ilha Faial;
  • Praia da Vitória, na Ilha Terceira;
  • Fajã de Baixo, na Ilha de São Miguel;
  • Arrifes, na Ilha de São Miguel;
  • Lagoa, na Ilha de São Miguel;
  • Rabo de Peixe, na Ilha de São Miguel;
  • Rosto do Cão, na Ilha de São Miguel;
  • Vila Franca do Campo, na Ilha de São Miguel.

A principal ilha, a de São Miguel, reúne a maior parte das atrações e é uma boa opção para começar sua viagem.

Lá você encontra o Mercado da Graça, em Ponta Delgada; o Miradouro da Grota do Inferno, com uma vista espetacular; a Lagoa das Sete Cidades, com dois lagos, um azul e outro verde; o Vale das Furnas, onde entre às 12h e 15h é preparado um cozido com o calor da terra e você pode desfrutar de um banho quente; e a Fábrica de Chá Gorreana, fundada em 1883 onde se produz o chá mais antigo da Europa.

visitar acores

O arquipélago reúne centros culturais, museus, patrimônios, reservas naturais e zonas balneares, e tem se tornado forte no ecoturismo e turismo de aventura. Mais informações pelo site oficial de turismo nos Açores.

Melhor época para visitar os Açores

O clima no arquipélago é subtropical, úmido e bastante dinâmico. Mesmo nos meses mais quentes do ano pode fazer sol, chover, ter neblina e fazer sol de novo no mesmo dia.

Já pensou em alugar uma mala para viajar?

A GetMalas tem a solução ideal para quem busca malas premium sob medida para cada viagem.

ALUGAR MALA »

Entre Agosto e Outubro as tempestades tropicais são mais comuns, mas não chegam a atrapalhar. As temperaturas mais baixas chegam a 16ºC e no calor passam tranquilamente dos 30ºC.

Se quiser aproveitar os dias quentes vale a pena visitar os Açores nos meses onde as temperaturas são mais amenas, entre Maio e Setembro.

Saiba tudo sobre turismo em Portugal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da Mobility que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.