Visitar os Açores: o que vale a pena conhecer no arquipélago

Visitar Portugal  / 

A Região Autônoma dos Açores é um território da República Portuguesa com autonomia política e administrativa. Tantos termos burocráticos escondem a beleza do arquipélago, a ponto da Lonely Planet (maior guia de viagens do mundo) decretar que visitar os Açores estava entre os 10 grandes destinos globais de 2017.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Talvez você nunca tenha ouvido falar desse pedacinho de terra, um local perfeito para os amantes da natureza e de esportes de aventura. Conheça um pouco mais sobre os Açores.

Leia ainda nosso artigo com tudo o que precisa saber sobre o Arquipélago dos Açores em Portugal.

Visitar os Açores: onde ficam

Os Açores são um arquipélago de 2.325 km², distante a 1.600 quilômetros de Portugal. Está a nordeste do Oceano Atlântico, entre os 36º e os 43º de latitude Norte e os 25º e os 31º de longitude Oeste.

Precisamente, o arquipélago está situado sobre a Dorsal Mesoatlântica, cordilheira que se estende sob o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico e cujos pontos elevados emergem em forma de ilha.

acores mapa

No entanto, sua proximidade com o continente europeu e o fato de pertencer politicamente à República Portuguesa e à União Europeia fez com que os Açores sejam considerados parte da Europa. Na verdade, são consideradas ilhas mais bonitas da Europa.

Os territórios mais próximos são a Península Ibérica, a 2 mil quilômetros ao leste; Ilha de Madeira, a 1.200 quilômetros a sueste; Nova Escócia, a 2.300 quilômetros a noroeste; e Ilhas Bermudas, a 3.500 quilômetros a sudoeste.

Saiba o que vale a pena comprar em Portugal.

Ilhas que compõem os Açores

O arquipélago reúne nove ilhas, divididas em três grupos geográficos.

Grupo Oriental

  • São Miguel: a maior e principal ilha dos Açores, onde fica a sede do governo regional. É famosa pelo Pico da Vara, com 1.105 metros de altitude, a gastronomia, os mirantes para contemplar a vista e os banhos quentes de água férrea;
  • Santa Maria: tem como principais cartões postais o Poço da Pedreira e a Praia Formosa. Foi a primeira ilha povoada pelos portugueses, entre 1427 e 1432.

Ilhas da Europa: conheça as principais e mais bonitas.

Grupo Central

  • Faial: a cidade de Horta é famosa pela Marina de Horta, o primeiro porto de recreio inaugurado nos Açores em 1986. De seu porto saem barcos diariamente para a Ilha do Pico;
  • Pico: a Montanha do Pico, com 2.351 metros de altitude, é o ponto mais alto de Portugal. Também na ilha fica a vinicultura que integra a Paisagem da Cultura da Vinha como Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco desde 2004;
  • Terceira: o centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo é Patrimônio Mundial da Humanidade tombado pelo Unesco;
  • São Jorge: com uma longa cordilheira vulcânica, forma um triângulo de rápido e fácil acesso por via marítima junto das ilhas de Faial e do Pico. Se você gosta de queijo precisa visitar os Açores: essa ilha produz um dos mais saborosos de Portugal!
  • Graciosa: tem acesso mais restrito, e por isso se dedica ao turismo sustentável e de preservação da natureza.

Grupo Ocidental

  • Corvo: a menor das ilhas tem somente 500 habitantes;
  • Flores: famosa pelos campos de hortênsias, integra a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco desde 2009.

Visitar os Açores: pontos a não perder

Visitar os Açores é adentrar um universo ainda intocável e recheado de belas paisagens, que reúnem florestas, cachoeiras, lagoas, praias, picos e até vulcões.

Se trata de um arquipélago pequeno e pouco explorado, portanto você vai encontrar mais opções de turismo dentro das principais cidades, que são:

  • Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel;
  • Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira;
  • Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel;
  • Horta, na Ilha Faial;
  • Praia da Vitória, na Ilha Terceira;
  • Fajã de Baixo, na Ilha de São Miguel;
  • Arrifes, na Ilha de São Miguel;
  • Lagoa, na Ilha de São Miguel;
  • Rabo de Peixe, na Ilha de São Miguel;
  • Rosto do Cão, na Ilha de São Miguel;
  • Vila Franca do Campo, na Ilha de São Miguel.

A principal ilha, a de São Miguel, reúne a maior parte das atrações e é uma boa opção para começar sua viagem.

Lá você encontra o Mercado da Graça, em Ponta Delgada; o Miradouro da Grota do Inferno, com uma vista espetacular; a Lagoa das Sete Cidades, com dois lagos, um azul e outro verde; o Vale das Furnas, onde entre às 12h e 15h é preparado um cozido com o calor da terra e você pode desfrutar de um banho quente; e a Fábrica de Chá Gorreana, fundada em 1883 onde se produz o chá mais antigo da Europa.

visitar acores

O arquipélago reúne centros culturais, museus, patrimônios, reservas naturais e zonas balneares, e tem se tornado forte no ecoturismo e turismo de aventura. Mais informações pelo site oficial de turismo nos Açores.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Melhor época para visitar os Açores

O clima no arquipélago é subtropical, úmido e bastante dinâmico. Mesmo nos meses mais quentes do ano pode fazer sol, chover, ter neblina e fazer sol de novo no mesmo dia.

Entre Agosto e Outubro as tempestades tropicais são mais comuns, mas não chegam a atrapalhar. As temperaturas mais baixas chegam a 16ºC e no calor passam tranquilamente dos 30ºC.

Se quiser aproveitar os dias quentes vale a pena visitar os Açores nos meses onde as temperaturas são mais amenas, entre Maio e Setembro.

Saiba tudo sobre turismo em Portugal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.