Norte de Portugal: saiba o que conhecer e as curiosidades da região

Visitar Portugal  / 

A região do Norte de Portugal foi a que registrou o maior crescimento de turistas em 2018. Segundo os dados da Entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal, o aumento no turismo confirma uma realidade: a região tem muito a oferecer.

Se você está planejando as suas férias, é hora de conhecer melhor e traçar o seu roteiro pelo norte do país!

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Cidades do Norte de Portugal

Você sabe quais cidades integram a região Norte de Portugal? Antes de planejar a sua viagem, é bom saber essa informação para não deixar nenhuma cidade de fora do seu roteiro luso.

A principal cidade da região é o Porto. É a segunda maior cidade de Portugal e constituiu uma região metropolitana que conta com 17 municípios e cerca de 1,8 milhão de habitantes.

É claro que você não tem como conhecer todas as cidades do norte de Portugal, mas selecionamos as principais além do Porto:

  • Braga;
  • Guimarães;
  • Viana do Castelo;
  • Vila Nova de Gaia;
  • Bragança;
  • Vila Real;
  • Chaves;
  • Viseu;
  • Valença;
  • Espinho.

Quando ir ao Norte de Portugal?

Planejar a sua viagem no tempo certo é muito importante. Sabendo disso, aconselhamos você a procurar a melhor época para ir ao norte de Portugal. Isso dependerá, é claro, das suas preferências pessoais. Aproveite e descubra nesse artigo quais são as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias.

A grande festa anual dos portugueses pode ser uma boa oportunidade de visitar a região Norte. Ela acontece anualmente na noite do dia 23 para 24 de junho. Para os portugueses, essa noite é como celebrar o ano-novo: todos vão para a rua, há queima de fogos e muitas tradições.

A festa inclui muita música, comida e dança, mas não do jeito que você conhece no Brasil. Um ponto positivo é que durante o São João normalmente as temperaturas estão mais altas, já que a festa é justamente ligada ao solstício de verão. Portanto, quem deseja conhecer a tradição portuguesa de perto, essa pode ser uma boa data.

Outras épocas para visitar

Por outro lado, quem deseja experimentar o frio e ter menos concorrência entre os turistas, pode buscar visitar a região entre outubro e março. Nessa época os valores para estadia costumam ser menores. E se você quiser gastar menos, saiba mais como se hospedar em um hostel na Europa.

Já no verão, em junho e agosto principalmente, as altas temperaturas e férias coletivas na Europa levam centenas de turistas à cidade. Por conta das férias, você pode acabar encontrando muitos lugares como restaurantes de portas fechadas. Confira nossa lista completa sobre os melhores restaurantes em Portugal que você precisa conhecer.

Portanto, as melhores épocas podem ser entre março e junho ou setembro e outubro. Com temperaturas amenas e uma concorrência menos disputada entre turistas, você pode aproveitar melhor a região.

A primavera, especialmente, pode se revelar uma ótima época. Isso porque há muitos passeios, como o cruzeiro no rio Douro e também nos campos de plantação de uva na região.

Clima no norte de Portugal

Algo que você precisa saber de antemão é que essa é uma região chuvosa. Por isso, a dica é providenciar um guarda-chuva, principalmente entre novembro e fevereiro. Aproveite e confira a nossa lista completa com as 10 cidades perto do Porto em Portugal para conhecer.

Em geral, o clima de Portugal é mediterrâneo. Contudo, mais ao norte do país as temperaturas começam a diminuir, chegando a menos de 10°C entre dezembro e início de fevereiro ou até mesmo temperaturas negativas.

No inverno

Em algumas cidades, inclusive, pode nevar. Por isso, é ideal uma mala com roupas bem quentes se você visitar a região no inverno. Aproveite para conhecer também os melhores locais para aproveitar a neve na Europa.

clima no norte de portugal inverno

No verão

Já os verões são considerados amenos na região, mas não se engane! Mesmo assim há dias em que a temperatura pode chegar a 38°. Apesar disso, o normal na região na maior parte do verão é um média de 28°.

Principais roteiros para visitar

Se você não sabe por onde começar a sua visita no norte de Portugal, nada melhor do que um roteiro para ajudar na sua viagem. Veja nossa sugestão de roteiro de 7 dias em Portugal

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

Separamos algumas dicas de roteiros para você!

Passeio em Viana do Castelo

Da gastronomia ao passeio no rio, um dia em Viana do Castelo pode dar um novo ar à viagem. Com uma volta pelo centro da cidade você consegue contemplar os principais pontos turísticos: a Igreja da Misericórdia, o Museu do Traje e o Teatro Municipal Sá de Miranda. Visite também os melhores museus de Portugal .

Ali em volta você encontra também as melhores pastelarias da cidade. Não pense que a pastelaria portuguesa é igual à brasileira: elas vendem doces típicos portugueses.

Outra atração bastante conhecida para incluir no roteiro é a Fábrica de Chocolate, que foi inaugurada em 2014. No complexo, onde outra fábrica antiga funcionou por mais de 80 anos, há um restaurante, hotel e museu.

Conheça também os 10 principais castelos em Portugal.

Guimarães: o berço de Portugal

“Aqui nasceu Portugal”: essa é a frase que você vai ver logo que chegar em Guimarães. Segundo conta a história, essa foi a primeira cidade de Portugal. Apesar disso, você pode ter certeza de que é uma das cidades mais limpas e bem conservadas do país.

Guimarães já foi a Capital Europeia da Cultura e é considerada Patrimônio Mundial. O roteiro pela cidade é para conhecer um pouco mais da história do país visitando o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança. Descubra outros 10 patrimônios mundiais em Portugal.

Para completar a visita, no Largo da Oliveira há as melhores opções gastronômicas. Você pode experimentar um pouco das comidas típicas a preços acessíveis e uma ótima qualidade no coração da cidade.

Para garantir as suas memórias da viagem, saiba como escolher as melhores lembranças de Portugal.

Neve e queijo em Covilhã

Ainda mais ao norte de Portugal, há dois motivos para você conhecer Covilhã: queijo e neve. Quando não houver neve, certamente ainda haverá o famoso queijo da Serra da Estrela.

Na verdade, Serra da Estrela é a região mais ao extremo norte do país, onde as temperaturas são baixas e chega a nevar durante o inverno, atraindo centenas de turistas. Mais do que isso, a região é famosa também pelas belas paisagens e o queijo, de reconhecimento internacional pelo seu ótimo sabor.

Na região você pode praticar montanhismo ou então visitar o Ski Parque. Lá você terá a verdadeira experiência na neve com direito a trenós ou montar bonecos. Confira nossas dicas de passeios em Portugal.

Você ainda pode aproveitar para conhecer aldeias históricas em volta e assistir a ao belo pôr-do-sol da serra. Aproveite as degustações de queijo, normalmente combinadas com vinho, e o seu roteiro está completo!

Roteiro do Douro

Você não pode passar pelo norte de Portugal sem fazer um cruzeiro pelo Rio Douro! Os roteiros são os mais diversos, havendo opção de percursos maiores ou menores.

No roteiro de algumas empresas você pode até mesmo passar a noite em uma cidade, provar um almoço típico da região e embarcar novamente na viagem pelo rio. Durante o passeio, você ainda pode fazer degustação de vinho e conhecer ainda mais de perto a beleza natural da região.

Os passeios mais completos costumam contemplar as cidades de Vila Real, Peso da Régua, Pinhão e Porto.

O que o norte de Portugal tem de especial?

Enquanto para o sul de Portugal você encontra as famosas praias e cidades do Algarve, o norte do país reserva experiências incríveis. Da neve ao vinho, você pode conhecer o melhor da tradição portuguesa bem de perto.

Cidades medievais, aldeias, passeios pelo Douro ou uma francesinha no Porto: o norte de Portugal tem atração para todos os gostos. Para muitos turistas, a região é a mais acolhedora de Portugal.

Enquanto em Lisboa você experimenta a vivência de uma cidade grande, no norte tudo é mais íntimo, mas sem abrir mão da mesma estrutura. Como Portugal é um país consideravelmente pequeno, a boa notícia é que para conhecer boa parte do norte você não precisa de muito tempo.

O que conhecer

Cidades como Porto, Guimarães, Braga e Viana do Castelo ligam-se de trem, carro ou ônibus em cerca de 40 minutos. Em um mesmo dia, por exemplo, você consegue visitar mais de uma.

visitar-braga-no-norte-de-portugal

Além disso, no Norte de Portugal você conhece melhor os vinhos portugueses da região do Douro ou o renomado Vinho do Porto. Pode visitar as caves e conhecer a produção deles, ou então fazer o próprio passeio pelo rio.

Ainda há outro fator importante que faz o norte de Portugal ganhar destaque: os valores mais baixos. Tanto na alimentação quanto nos passeios e hospedagens, você pode encontrar opções mais baratas – porém tão boas quanto – do que em outras regiões do país.

Como ir ao norte de Portugal

Há diversas formas de você chegar ao norte de Portugal. De várias cidades do Brasil há voos diretos para a cidade do Porto o ano todo. A cidade é a referência da região, por isso a partir dela você pode conhecer as demais cidades de ônibus, carro ou trem.

Que tal fazer uma Road Trip em Portugal? Leia nossas dicas exclusivas.

Se estiver em Lisboa, as opções aumentam. Apesar de também haver voos para o Porto, a dica é ir de trem. O custo da passagem de Lisboa para Porto fica entre 20 e 30 euros, dependendo do horário. Ainda, há ônibus para Porto normalmente por 20 euros.

Descubra aqui onde comprar passagem de trem na Europa.

De Lisboa você também consegue ir direto para outras cidades da região, como Braga. Se desejar alugar um carro, por exemplo, o tempo de viagem é de cerca de 3h30 e a qualidade das estradas em Portugal é considerada muito boa.

Dicas: o que ver e fazer

Além dos roteiros que você viu acima, há muito mais lugares para ver e aproveitar em Portugal! Confira a lista que separamos para você com as melhores indicações:

  • Livraria Lello (Porto);
  • Bom Jesus do Monte (Braga);
  • Catedral da Sé (Porto);
  • Caves de vinho;
  • Parque Nacional Peneda-Gerês;
  • Foz do Douro;
  • Cais da Ribeira (Porto);
  • Castelo de Lamengo;
  • Centro Histórico do Porto;
  • Majestic Café (Porto).

Veja nossa lista das cidades mais bonitas em Portugal.

Curiosidades

Apesar de ser um país pequeno, cada região de Portugal é muito particular, não é a toa que Portugal é um dos melhores destinos turísticos do mundo. No entanto, há muitas curiosidades que poucos sabem sobre a região Norte do país.

Entre elas, está o fato de o Centro Histórico do Porto ser considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Além disso, há uma atração de destaque mais moderna na cidade: a Casa da Música. Ela foi considerada pelo New York Times como “uma das mais importantes salas de espetáculo” dos últimos 100 anos.

Ainda na cidade do Porto há o maior parque de Portugal e o único da Europa que termina diretamente no mar, chamado de Parque da Cidade. Já sobre as caves de vinhos, você descobrirá que muitas delas são de ingleses que habitaram a região por muitos anos para explorar o potencial da viticultura.

Conheça também o Parque Verde de Coimbra.

Cultura e tradição

Uma das maiores curiosidades atuais é que a escritora J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, morou na cidade do Porto. Para muitos, a Livraria Lello foi a sua principal inspiração.

Ainda, a tradição dos estudantes da região que andam com capas e colheres pela cidade teria sido o ponto de partida para o primeiro livro.

Como você pode acompanhar, o norte de Portugal é rico em cultura, gastronomia, passeios e atrações de todos os tipos. A dica é embarcar na viagem e aproveitar!

E claro, não deixe de conferir nosso artigo com dicas completas sobre o que vale a pena comprar em Portugal.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.