Carcassonne: como conhecer a bela cidade medieval francesa

Visitar França  / 

Localizada na região da Occitânia, ao sul da França, está a bela cidade medieval de Carcassonne – rota obrigatória para quem vai à região sul da França, ou até mesmo Provença.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Conhecida basicamente por causa da Cidadela – construída entre 890 e 910 -, visitar Carcassonne é mergulhar na história da humanidade, visitar diversos edifícios e monumentos seculares e conhecer uma linda cidade banhada pelo rio Aude.

Por isso, se você é apaixonado pela França e está planejando uma viagem, preparamos este artigo com todas as informações necessárias para você conhecer uma das cidades mais charmosas do país.

Onde fica Carcassonne?

Localizada no departamento de Aude, na região da Occitânia, a cidade fica entre o Mediterrâneo e o Maciço Central Francês, na região conhecida por Pirenéus.

Destino procurado pelos turistas que viajam ao sul da França, ela fica a 90 km de Toulouse, 60 km de Narbona e cerca de 70 km costa mediterrânica.

Inscrita na lista de patrimônios da humanidade desde 1997, a cidade se divide em duas: a cidade baixa, que fica nas margens do rio Aude e, a cidade alta ou cidadela, que fica na colina.

Apesar de não parecer, Carcassonne é a segunda maior cidade do departamento – depois de Narbona e possui mais de 50 mil habitantes. Inclusive, ao contrário de diversas cidades medievais da Europa, esta é uma das coisas mais encantadoras de Carcassone, já que ela é uma cidade com vida, com pessoas que vivem lá, comércios, restaurantes e até mesmo escolas.

Conheça o top 10 das cidades mais encantadoras da França.

História de Carcassonne

A história de Carcassonne está diretamente ligada à construção da Cidadela, que data do século X. Foi somente a partir de 1200 que a cidade começou a se expandir para fora da parte murada, a partir da construção da Bastide de Saint-Louis, que é como a parte moderna da cidade ficou conhecida.

É lá que fica todo o comércio, escolas e residências de Carcassonne. Localizada em uma região estratégica da França, na Idade Média havia 5 castelos-fortaleza na região, que ficaram conhecidos como os “cinco filhos de Carcassonne”, que defendiam a passagem para o Languedoque (outra região da França), contra os espanhóis.

O local onde está localizada a cidade já era habitado desde o período Neolítico. Sendo ocupada por romanos e visigodos, na Idade Média Carcassonne chegou a ser invadida pelas cruzadas e foi somente no século XVII que ela acabou perdendo o seu papel militar, modernizando-se com a construção da cidade baixa.

O que fazer em Carcassonne

Engana-se quem pensa que Carcassonne é apenas a cidade murada. Repleta de atrações, eu diria que um dia não é o suficiente para visitar a cidade. Separe 2 dias para conhecer Carcassonne: um dia para a cidadela e outro para a Bastide de Saint-Louis (cidade baixa). Veja abaixo a lista de atrações principais.

Cidadela

1. Basílica de Saint Nazaire

Construída no século XII, ela é famosa porque, em 1096, o Papa Urbano II abençoou suas pedras. Remodelada várias vezes, ela recebeu o título de Basílica concedido pelo Papa Leão XIII, em 1898.

basílica de saint nazaire em carcassonne

2. Castelo Comtal

Castelo fortificado construído no século XIII, este é um dos programais mais imperdíveis da cidadela. Imaginar todas as histórias que este lugar vivenciou é viajar no tempo e espaço.

Na Get Your Guide, você pode comprar o ingresso sem fila para o Castelo de Carcassonne por 9€ e conferir as avaliações de outros usuários, com a vantagem de poder cancelar a reserva com até 24 horas de antecedência e contar com assistência 24 horas por dia, todos os dias.

3. Teatro da Cidadela

Apesar de estar localizado bem no centro da cidade medieval, este teatro foi construído em 1908, no local do antigo claustro de Saint-Nazaire. Com capacidade para 6 mil pessoas, ele recebe peças de teatro, shows, óperas e incríveis festivais de verão até hoje.

Em 1957, Jean Deschamps – famoso ator e diretor francês, criou o famoso Festival de la Cité, que acontece desde então todos os verões. O teatro foi modificado em 1972 e, em homenagem à ação de Jean Deschamps, o Grand Théâtre de la Cité assumiu o nome de “Théâtre Jean Deschamps” em 15 de julho de 2006.

4. Les Lices

Este espaço, entre as duas muralhas, possui pouco mais de 1 km e foi construído no século XII, no momento em que se levantou a segunda muralha. É lá que a cidade faz torneios de cavalaria durante o verão.

5. Le grand puits

Dos 22 poços que abastecem a cidade de Carcassonne , este é o maior e mais antigo. Construído no século XIV, diz a lenda que os visigodos, assustados com a chegada de Atilla, esconderam o tesouro do Templo de Salomão, que muitos consideram ser este poço.

Cidade Baixa

1. Casa de Memórias

Em francês Maisons des Mémoires, lá viveu o poeta Joë Bousquet, assim como Dali, Magritte, Paul Valery, Aragão e Gide. Aberta ao público, o local possui uma maravilhosa exposição permanente e costuma receber interessantes exposições temporárias também.

2. Hotel Murat

Construída no século XVII, ela foi confiscada em 1792 pelo estado, tornou-se sede episcopal de 1826 a 1906 e hoje abriga a Câmara de Comércio e Indústria.

3. Rolland Hotel

Construído de 1746 a 1761 por Jean-François Cavailhès – ex-comerciante de tecidos -, é agora a Câmara Municipal e o mais representativo edifício do século XVIII em termos de arquitetura.

No sul de França, aproveite para conhecer a Costa Azul e visitar cidades como Montpellier, Nimes, Avignon, Nice, Cannes, Antibes, dentre outras.

Atividades e passeios a não perder em Carcassonne

Dependendo do período do ano em que você visitará a cidade, precisará enfrentar filas longas em quase todas as atrações. Por estar localizada na região sul da França, tenha em mente que no verão ela lota e tudo fica mais caro.

No entanto, este é o melhor período do ano para os incríveis festivais, shows, óperas e teatros que Carcassonne oferece. Por isso, vale a pena comprar com antecedência um (ou mais) dos diversos passeios oferecidos pelo Get Your Guide, não somente pela facilidade, como pelo fato de cortar todas as filas, que no calor escaldante do verão não são nada fáceis de enfrentar.

No site, você poderá comprar apenas ingressos para as atrações principais, como passeios guiados e até visitas em vinícolas da região.

Onde ficar

Felizmente, não é difícil encontrar hospedagem em Carcassonne. A cidade oferece desde hotéis 5 estrelas e spas, até pousadas mais simples, Airbnb’s, flats e hotéis mais simples.

Se a ideia é fazer uma viagem sofisticada e vivenciar o clima histórico que a cidade oferece, não perca o maravilhoso Hotel de la Cité & Spa, da Sofitel. Ele é caro, mas fica em plena cidadela, possui spa, piscina e quartos que farão você se sentir em plena Idade Média.

Confira outras opções de alojamento na Kayak, que pesquisa centenas de sites de viagem ao mesmo tempo para ajudar a encontrar o melhor hotel.

Como ir

Para chegar a Carcassonne de avião vindo da Europa, existem diversas opções de empresas low cost como, por exemplo, a Ryanair. Ela tem voos diretos saindo de diversas cidades, como Londres e Bruxelas. Nós recomendamos também o site Kayak, que oferece bons preços e ótimas opções, baseando-se no seu bolso.

Ainda no aeroporto, há sempre um ônibus esperando a chegada dos voos para levar os turistas para a cidade. Custa 6€.

Outra opção são os trens, que chegam de Marselha, Montpellier, Nice, Lyon, Perpignan, Nîmes e Toulouse. Já de Paris, haverá troca de trens em uma dessas cidades.

Quando chegar à estação de trem, poderá pegar um Uber ou o ônibus nº 4 para a Cité.

Dica: se está planejando viajar para a França, é importante saber que é obrigatório ter um seguro viagem. No nosso comparador de seguro viagem você pode cotar diversos planos de diversas seguradoras, de acordo com seu perfil e necessidades. Uma dica é não comprar visando somente o preço, e sim os benefícios que o plano lhe oferece.

Depois de todas essas informações, agora só falta arrumar a mala! Confira nossa sugestão de roteiro na França e… bon voyage!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Gabriela é brasileira, jornalista e vive na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada pelo país desde sempre, foi na França que ela se encontrou e aproveita este espaço para dar dicas e contar histórias e curiosidades sobre este país que vive no imaginário de muita gente. Com um gosto particular por cultura e viagens, ela é nômade digital e nunca mais pretende deixar de ser.