Roteiro na França: principais pontos turísticos a conhecer

Visitar França  / 

Visitar a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e outros monumentos é o sonho de muitas pessoas. E se você é uma delas, confira neste artigo uma sugestão de roteiro na França, com os principais pontos turísticos do país a conhecer.

Aqui vamos mostrar as atividades que você não pode deixar de fazer em uma viagem de uma semana à França, o que você pode priorizar, caso tenha menos tempo no país e o que você pode incluir no seu roteiro na França, caso fique mais tempo e queira conhecer mais lugares.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Além disso, vamos te dar sugestões de onde se hospedar no país.

Roteiro na França: como chegar ao país

A maioria dos pontos turísticos que os visitantes mais almejam conhecer fica em Paris. E para facilitar a vida das pessoas que chegam de avião, a capital da França normalmente é o ponto inicial das viagens ao país.

As companhias áreas LATAM Airlines Group e Air France operam com voos diretos a Paris. Mas há também companhias aéreas, como a Delta, a Lufthansa, a KLM, a Iberia e outras, que operam para Paris com escala (e por isso a passagem pode custar mais barato).

Aeroportos na França: tudo o que você precisa saber.

Preço das passagens aéreas

Partindo do Rio de Janeiro, normalmente as passagens econômicas de ida e volta até Paris custam entre R$ 2 mil e R$ 3.500. Os preços variam com base na companhia aérea escolhida, se você vai despachar ou não bagagem, com a época que você escolhe para viajar (períodos como julho, por exemplo, costumam ser mais caros), entre outros fatores.

Com a Kayak, você pode verificar os valores de diversas companhias e compará-los, para escolher a que melhor lhe atenda. Leia o artigo que escrevemos sobre essa ferramenta e saiba mais.

Se está planejando viajar para a França, é importante saber que é obrigatório ter um seguro viagem. Faça uma cotação no nosso comparador de seguro viagem e descubra qual o melhor e mais barato para você.

Como se locomover na França

Como os transportes públicos na França funcionam muito bem e a linha ferroviária do país é uma das melhores do mundo. Grande parte dos turistas e franceses se locomove de trem entre as cidades.

Com esse meio de transporte, as pessoas chegam mais rápido aos destinos e conseguem viajar e conhecer mais lugares.

Roteiro na França de 7 dias com atrações imperdíveis

Apesar de ser possível conhecer várias cidades de trem, são necessários, pelo menos, quatro dias em Paris para que você conheça as principais atrações da cidade. Dessa forma, em uma semana, você conhecerá algumas das principais e imperdíveis atrações do país.

Entretanto, uma dica para otimizar melhor seu tempo e visitar mais pontos turísticos é adquirir, pela internet, ingressos para as principais atividades em França e, assim, evitar as filas.

Veja uma sugestão de roteiro na França de 7 dias para aproveitar bastante a sua viagem!

Dia 1: Paris

No seu primeiro dia na Cidade Luz, conheça a famosa Pirâmide do Louvre e o Museu do Louvre, o museu mais importante da França e também um dos mais visitados do mundo todo.

Por isso, adquira seu ingresso para o Museu do Louvre com antecedência para evitar filas.

roteiro na franca jardim tulherias

Visite o Jardim de Tuileries, o primeiro jardim da cidade que teve caráter público, se tornando um local para celebrar luxuosas festas devido à sua bela paisagem. Depois, caminhe pela Praça Concorde, uma das praças mais representativas da cidade e a segunda maior do país, ficando atrás somente da Quinconces, de Bordeaux.

Vá também ao Museu Picasso, que expõe obras de Picasso feitas em diferentes períodos, destacando principalmente uma vasta coleção de esculturas. Não deixe de conhecer, também, a Sainte-Chapelle, uma igreja com arquitetura gótica e vitrais, construída, entre 1242 e 1248, para acolher as relíquias da Paixão de Cristo.

Dia 2: Paris

Faça um belo passeio de barco pelo Rio Sena. Depois, visite o Museu d’Orsay, que contém exposições das artes plásticas do século XIX, cobrindo os períodos artísticos entre as criações exibidas no Museu do Louvre e as do Centro Pompidou.

Conheça a Torre Eiffel, torre com 300 metros de altura, principal ponto turístico de Paris e um dos cartões-postais da cidade. Não se esqueça de adquirir seu ingresso pela internet para evitar filas constantes no monumento.

Situado aos pés da Torre Eiffel, o Campo de Marte (Champ de Mars) é um jardim tranquilo, ideal para relaxar e fazer um piquenique. Aproveite a tarde no local.

Curta a noite no Quartier Latin, o Bairro Latino de Paris, que fica ao sul da Île de la Cité e é uma das áreas parisienses mais disputadas e animadas, com muitos restaurantes e cafeterias que oferecem terraços agradabilíssimos e preços acessíveis.

Dia 3: Paris

Neste dia, visite o Arco do Triunfo, um dos monumentos mais conhecidos, que representa as vitórias do exército da França, sob as ordens de Napoleão, que ordenou sua construção. Você pode adquirir sua entrada para o Arco do Triunfo pelo Get Your Guide.

o que fazer em paris visitar arco do triunfo

Depois, caminhe pela Champs-Élysées, a avenida mais famosa de Paris e uma das mais conhecidas do mundo, com muitas lojas de grifes, restaurantes, hotéis e comércio. Almoce por ali.

Visite o Grand Palais, um dos mais bonitos monumentos da cidade e o maior telhado de vidro da Europa.

Se quiser um jantar romântico, uma sugestão é reservar um dos restaurantes da Torre Eiffel.

Dia 4: Paris

No quarto dia, visite a Basílica de Sacré Cœur, que tem uma grande cúpula, possível de ser vista de diferentes pontos de Paris. A igreja fica no encantador bairro de Montmartre, que possui um ambiente especial.

O bairro, também conhecido como “bairro dos pintores”, está em uma colina de 130 metros de altura, é bastante encantador, e vale a pena ser incluído no seu roteiro. Almoce em um dos restaurantes do bairro.

Conheça a Ópera Garnier, uma construção imponente, com estilo neobarroco do século XIX, que serviu de inspiração para a famosa obra “O Fantasma da Ópera”.

Caminhe pela Place des Vosges, a praça planejada mais antiga de Paris, inaugurada em 1612. Finalize seu dia no Île Saint-Louis, um dos distritos mais tranquilos e encantadores de Paris, com lojinhas, além dos restaurantes que servem uma deliciosa gastronomia francesa.

Dia 5: Lyon

A cerca de duas horas de trem de Paris está Lyon, uma encantadora cidade que vale a pena incluir no seu roteiro na França.

Ali, você pode conhecer a Basílica de Notre-Dame de Fourvičre, que é patrimônio cultural da Unesco, com uma linda arquitetura e um mirante de onde é possível ter uma vista incrível da cidade. Depois, passeie pelo centro histórico de Lyon e almoce por ali.

roteiro na franca lyon

Conheça também a Place Bellecour, uma das maiores praças retangulares da Europa, e a Plaza de Jacobins, que possui uma das fontes mais fotografadas da cidade.

Visite, ainda, o Museu de Belas Artes de Lyon, um dos mais relevantes da França e que abriga importantes obras de artes.

Não deixe de jantar em um dos restaurantes estrelados (Aix-en-Provence) na cidade.

Dia 6: Giverny

A cidade de Giverny, que fica a apenas 75 km de distância de Paris e é possível chegar em pouco mais de uma hora, é famosa por ser onde viveu o conhecido pintor Claude Monet. E, se você gosta de saber mais sobre história e arte, vale a pena colocar a cidade no seu roteiro na França.

roteiro na franca giverny

A casa do pintor Monet é a atração principal da cidade. Por isso, visite o local logo cedo. Aproveite para admirar os famosos jardins criados pelo pintor e que serviam de inspiração para suas obras.

Na cidade, visite, também, o Museu do Impressionismo Giverny e o Chateau de Bizy.

Dia 7: Versalhes

Você não pode deixar Versalhes de fora do seu roteiro na França. O Palácio de Versalhes é Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o principal ponto turístico na cidade e um dos mais visitados do país.

Por isso, recomendamos adquirir com antecedência sua entrada para o monumento e, assim, visitar o palácio e os jardins de Versalhes com tranquilidade.

roteiro na franca versalhes

Roteiro na França: atividades para quem fica mais ou menos tempo no país

Menos de uma semana na França

Apresentamos algumas das atrações imperdíveis na França. Como a maioria delas se concentra em Paris, se você tem menos tempo de viagem, nossa sugestão é ficar apenas na cidade e não pegar trem para se deslocar e visitar cidades próximas.

Como falamos, é possível conhecer os principais pontos turísticos de Paris em quatro dias. Então, não deixe de visitar, principalmente:

  • Torre Eiffel;
  • Museu e Pirâmide do Louvre;
  • Jardins de Luxemburgo;
  • Basílica do Sacré Coeur;
  • Arco do Triunfo;
  • Champs Élysées;
  • Place des Vosges;
  • Praça Concorde;
  • Rio Sena (fazer passeio de barco);
  • Montmartre.

Mais de uma semana na França

Mas, se você for passar mais de uma semana na França, uma sugestão é seguir o nosso roteiro, fazendo com mais calma os passeios e conhecendo algumas das cidades próximas, com pontos turísticos interessantes.

Mais lugares que você não vai se arrepender de incluir no seu roteiro na França são:

  • Cannes, conhecida no mundo todo pelo festival de cinema, praias e calçada da fama;
  • Nice, com praias, castelos e centro histórico;
  • Provins, cidade famosa pela arquitetura das ruas e pelas eiras de champanhe;
  • Fontainebleau, conhecer o castelo da cidade, um dos maiores palácios reais do país, entre outros;
  • Euro Disney, a Disney de Paris.

Roteiro na França: o que comer no país

A França é conhecida mundialmente pela sua renomada e refinada gastronomia, com vários restaurantes estrelados espalhados pelo país. Então, a única sensação que você não vai sentir na França é fome!

Alguns pratos típicos da região, que você precisa experimentar, são:

  • Foie Gras;
  • Pato;
  • Sopa de cebola gratinada;
  • Fondue;
  • Steak au poivre;
  • Petit Gâteau;
  • Ratatouille;
  • Mil-Folhas;
  • Pâtisserie;
  • Macarons.

Para experimentar esses pratos e sobremesas e saber onde estão os melhores restaurantes, pesquise, por especialidades e cidades, no TripAdvisor.

Roteiro na França: onde se hospedar

Paris é a melhor cidade para fazer as programações sugeridas no roteiro na França, pois é mais central, detém a maior quantidade de pontos turísticos no país e dela é possível ir, de trem, para as cidades vizinhas.

Veja, portanto, algumas sugestões de onde se hospedar na capital da França:

Observação: a diária para casal foi pesquisada em junho de 2019, de um sábado para um domingo de novembro de 2019.

Conheça os melhores lugares para ficar em Paris: listas para todos os gostos e bolsos.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.